"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" Uma forma diferente de noticiar!" Ano X – Edição nº 805 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA. Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/. |
Mossoró/RN, domingo, 21 de janeiro de 2018 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 03/52, dias: 21/365 e faltam 344 dias para o final do ano.
"Causos, poesias e prosas democráticos!"
"A mãe do artista plástico Ney Morais, com princípio de gripe, virou para ele e disse: - Neinho, tô só querendo gripar! Ele, imediatamente, respondeu: - Pois num queira, não, mamãe". GRIPANDO – Causos do Pirata 2, Julho/2016 por Alcides Andrade de Oliveira Júnior. - Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
A tragédia jamais vista na UERN e nunca será esquecida. Trabalhei trinta e oito anos na FURRN depois UERN, nos idos anos 70/80 passamos por muitas crises e de até seis meses sem receber salários. A época, chegamos a humilhante situação de no comércio não ter crédito para compras quando afirmávamos trabalhar na FURRN, o cadastro era negado "na bucha" e "na cara" como falamos nosso bom vocabulário nordestinês. Essa semana sentimos agravante humilhação para com 86 colegas de quase três décadas dedicadas a instituição serem jogados na lata do lixo como produtos usados e sem valia ou podres. Quase trinta trabalhando equivale a um terço de suas vidas chegando à porta da aposentadoria agora vão ter que recomeçar com poucas chances dada competividade no campo de trabalho. Uma justiça que não é justa, pois, falhou quando não barrou as contratações lá na publicação de seus ingressos na instituição. Foram muitas tentativas para anular esses contratos, como não conseguiram inicialmente agora não é justa essa determinação do STF – Supremo Tribunal Federal que em nome da lei pedia a cabeças desses servidores e servidoras por se encontrarem em desacordo com a Constituição Federal. Ora!, quantas outras aberrações vimos e assistimos ocorrendo no país sem a devida observação legal da justiça para com os políticos, magistrados e outras categorias de baixa patente percebendo salários acima do teto que a CONSTITUIÇÃO FEDERRAL NÃO PERMITE! Ex-presidentes, deputados federais, senadores e o escambau se aposentam com UM MANDATO SÓ, emanados pelo voto, sem a devida carteira assinada, pois, não é profissão e sim cargo público que lá deviam está para elaborarem projetos visando o crescimento do país e viabilizar melhoria de vida da nação e o povo que os elegeram. Boa leitura nobre leitor/a.
TEMER: EXTINÇÃO DE 60,9 MIL CARGOS PÚBLICOS MIRA DATILÓGRAFO E DIGITADOR. Em decreto publicado no "Diário Oficial da União" na quarta-feira (10), o governo extinguiu 60,9 mil cargos públicos da administração federal considerados obsoletos ou que passaram a ser realizados via terceirização. O presidente Michel Temer assinou o decreto na terça (09). Veja aqui a lista completa dos cargos extintos acessando: sos.consumidor.com.br.
"A iniciativa contribui para tornar a arquitetura de cargos e carreiras mais adequada às necessidades atuais e futuras da administração pública", afirmou o Ministério do Planejamento. Entre os cargos extintos estão telefonista, editor de videotape, assistente de som, datilógrafo e digitador.
"A identificação dos cargos descritos no decreto levou em conta sua falta de correspondência com a realidade do trabalho contemporâneo, como nos casos dos cargos de datilógrafos e digitadores", informou a pasta.
Do total de cargos eliminados pelo decreto, 37,8 mil estão vagos. Os demais —que representam 6% dos 635 mil servidores públicos da administração federal– ainda estão ocupados, e serão extintos conforme forem vagando.
Segundo o Planejamento, além de carreiras obsoletas serão extintos também cargos que passaram a ser feitos via da contratação indireta de serviços, como motoristas e telefonistas.
O decreto também veda a abertura de novos concursos públicos e o provimento de vagas em quantitativo superior ao estabelecido no edital das seleções já realizadas.
Temer quer passar a imagem de que está cumprindo seu ajuste fiscal, inclusive com esforços de enxugamento da máquina pública, o que seus assessores costumam chamar de "corte na carne". FONTE: sosconsumidor.com.br/.
ANJOS DA EDUCAÇÃO – É um projeto de iniciativa a OAB – Ordem dos Advogado do Brasil, Subseção de Mossoró, e tem como objetivo arrecadar material escolar para 232 crianças da Unidade Educação Infantil (UEI) "Júlio Galdino Neto", situado no Bairro Aeroporto. A entrega será realizada no dia 16 de fevereiro.
Para participar, basta escolher um item da lista de material escolar, abaixo relacionada, e deixar sua doação na sede da OAB Mossoró (Av. Duodécimo Rosado, 1125, Bairro Nova Betânia) de segunda a sexta-feira ente 08 e 18horas até o dia 15 de fevereiro. Mais informações pelo telefone: (84) 3317-3301.
ESCOLHA SUA DOAÇÃO: Papel Ofício (resma), Lápis de Giz-cera (caixa), Lápis de cor (caixa), Massa de Modelar (caixa) e Lápis-grafite (unidade). 3317-3302.
SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Virada de ano, virada da primeira quinzena de janeiro e o desgoverno Robinson nada faz para a atualizar o pagamento dos servidores públicos do RN. "Convocamos" o Companheiro Santino para relatar o caos no RN.
Terminando o expediente desta sexta feira, 19, o primeiro janeiro de toda minha vida de dirigente sindical no qual precisei ficar, de férias, trabalhando, isto porque o Rio Grande do Norte está submetido a uma tirania, sob a tutela de uma equipe de governo, a mais incompetente, a mais despreparada, a mais desleal, a mais irresponsável de que se tem notícia.
Fiquei no Sindicato e nas ruas, para da sequência as lutas do ano que acabou, mudou de ano sem intervalo, não se viu o Natal, o ano novo raiar, nada, por que o Governo não pagou o salário de dezembro, não pagou o décimo terceiro e também, nem disse, ainda, até esta data, quando pagará.
Acabo de ver o tirano do Rio de Janeiro sendo transferido de penitenciaria, até que enfim se vê algo inimaginável até pouco tempo, um ex-governador na cadeia, mas tem que ir, é muita irresponsabilidade, o que ocorreu no Rio, roubaram o Estado, não se ouve falar noutra coisa, é propina por todo lado, pra todos os corruptos cadeia é pouco para quem rouba o Estado e a nação.
Aqui não é diferente, não há dinheiro para os que levam a vida com honestidade. Recebo telefonemas a toda hora, pessoas que não tem como oferecer mais nada aos filhos, isso é inaceitável, há de ter uma solução, além do mais este Governo de m, passou a discriminar, pagando em datas diferentes por categorias, isso é uma grande injustiça, uma irresponsabilidade. Abraço fraterno e à luta! Santino Arruda (Coordenador Geral do SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN).
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (579). – O ministério do Trabalho está há 20 e poucos dias sem ministro... e ninguém sente falta. Agora, imagine se o gari passasse 20 dias sem recolher seu lixo. Erasmo Firmino, via facebook, em 20/01/2018.
FIQUE SABENDO... "Catarinense vai para o Guinness por trabalhar 80 anos na mesma empresa". Por Estela Benetti – Redação Misturebas. WhatsApp: (47) 9.8404-9514. Texto sugerido por Herbert Mota – Advogado e músico. FONTE: NSCTotal.
Ele já é o empregado mais longevo do Brasil há 10 anos, quando completou 70 anos de casa. Seu primeiro salário na carteira assinada em 17 de janeiro de 1938.
No dia 17 deste mês o catarinense Walter Orthmann, 95 anos, entra para a história mundial como o trabalhador que atua há mais tempo na mesma empresa.
Ele completará 80 anos na RenauxView, indústria de tecidos para moda de Brusque, Santa Catarina. Por isso entrará para o livro dos recordes, o Guinness Book.
Ele já é o empregado mais longevo do Brasil há 10 anos, quando completou 70 anos de casa. Seu primeiro salário na carteira assinada em 17 de janeiro de 1938 era de 200 mil réis. Nessas oito décadas, viu mais sete moedas, 18 zeros cortados em função da inflação, várias crises econômicas e transformações tecnológicas.
Hoje gestor de vendas, quando questionado sobre a razão de manter o emprego por tanto tempo, ele diz: "o trabalho é a minha vida". Seu Walter é uma celebridade, tem contrato até 2021 podendo ser renovado e o seu recorde será comemorado com duas festas pela empresa.
COMO O SENHOR SE SENTE TRABALHANDO AOS 95 ANOS?
Eu me sinto feliz. O trabalho é a minha vida. É muito gostoso trabalhar.
SE TIVESSE QUE FICAR EM CASA, APOSENTADO?
Eu não aguento ficar em casa. A minha vida foi trabalho e o trabalho me faz bem. Tenho saúde com o trabalho.
O QUE O SENHOR TEM A DIZER SOBRE QUEM NÃO GOSTA DE TRABALHAR?
Quem não gosta de trabalhar é doente. Não sabe o que fazer. Trabalhar é saúde, trabalhar é vida. Nascemos para trabalhar.
PARA QUE REGIÃO O SENHOR VENDE PRODUTOS ATUALMENTE?
Agora fico na sede da empresa, em Brusque. Atendo clientes aí.
QUANDO ERA VENDEDOR EXTERNO, O SENHOR VIAJOU MUITO PELO BRASIL?
Trabalhei por mais de 60 anos viajando. Primeiro, o Brasil todo. Depois, somente para o Nordeste.
COMO O SENHOR ESTÁ VENDO OS EMPREGOS DO FUTURO?
Quanto mais moderna a empresa, menos empregos tem. Então, temos que inventar mais empresas. Em Brusque, por exemplo, temos a Havan que já emprega 13 mil pessoas. O Luciano Hang (dono da Havan) é meu amigo. É preciso abrir novos empregos. Mas hoje está difícil conseguir trabalhador. Você precisa de um empregado e não encontra. Ninguém mais quer trabalhar e está caro contratar. As coisas mudaram. A minha faxineira, por exemplo, vem de carro e a mulher que passa roupas lá em casa também. No meu tempo, fui a pé trabalhar durante três anos. Hoje, as pessoas não andam um quilômetro para ir à escola. Na minha vida, sempre fui na escola descalço. Mesmo no meio da geada. Só aos 14 anos, quando fiz a primeira-comunhão, ganhei o primeiro sapato. Tudo era difícil. Aos 13 anos, meu pai queria me tirar da escola para trabalhar na fábrica. Aí a professora pediu para ele deixar eu estudar mais um ano para melhorar no estudo. Era só em alemão. Para pagar os 7 mil réis da escola, eu tinha que trabalhar na casa do professor à tarde.
O SENHOR USOU BASTANTE BICICLETA TAMBÉM?
Muito! Eu trabalhava no escritório e tinha que buscar o Correio de bicicleta. Aí fui subindo na empresa, fui para o setor de faturamento e depois, de vendas. Fui o primeiro do Brasil a viajar para conhecer clientes. Em 1975 não tinha avião. Eu ia de ônibus. Ai depois, quando ampliaram a oferta de aviões, comecei a viajar até o Norte e o Nordeste do Brasil. Eu conheço todas as capitais, de Porto Alegre a Manaus. Acho que a volta do uso de bicicleta é saudável. Hoje as pessoas ficam muito tempo no computador na empresa e em casa. Isso faz mal. Eu tenho tablet, mas uso só na fábrica. Saio de lá, acabou! Não atendo mais ninguém. Uso só para os serviços da empresa. Tudo o que eu preciso para vendas está lá dentro. Não consigo atender todos que me ligam. Sou conhecido no Brasil todo.
O QUE GOSTA DE FAZER QUANDO ESTÁ DE FOLGA?
Gosto muito de esporte. De ver notícias sobre esporte. Quando jovem eu jogava basquetebol, voleibol, fazia ginástica em aparelhos, jogava boliche, bolão. Hoje eu assisto mais esporte. Mas todo dia eu faço, sozinho, 40 minutos de exercícios. Sou bem disciplinado.
QUE OUTROS CONSELHOS O SENHOR DÁ SOBRE A VIDA E CUIDADOS COM A SAÚDE?
O principal é saber viver. Não ficar zangado por qualquer coisa, estar sempre alegre e tomar bastante água. É preciso tomar dois litros por dia. Um carro sem gasolina não vai. O corpo é a mesma coisa. Sem água não funciona. Sou muito cuidadoso com minha saúde. Não tomo refrigerante nenhum há mais de 30 anos. Não tomo café, prefiro chá de camomila. Ao meio dia e à noite, tomo água sem gás ou uma taça de vinho tinto seco. No caso de frutas, opto por aquelas que não me causam problemas. Tenho potássio alto, por isso não posso comer certas frutas.
GOSTA DE LER? O QUE COSTUMA LER?
Eu estudei até a sétima série, mas sempre gostei de ler. Leio a bíblia todas as noites. Sou evangélico Luterano.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A PETROBRAS TRANSPORTES S.A. - Transpetro, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 321 (trezentas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31/01/2018. Escolaridade exigida: DE ACORDO COM A VAGA PLEITEADA. Salários: até R$ 6.619,90;
PB: O Instituto de Previdência do Município de João Pessoa realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 60 (sessenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 04/02/2018. Escolaridade exigida: TÉCNICO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.479,27. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PANO RÁPIDO:
LIBERAÇÃO DE LOTE PARA PIS/PASEP: Os Programas de Integração Social (PIS) e o PASEP - Programa de Formação do Patrimônio do Servidor, iniciaram o pagamento do Calendário 2017/2018 desde o dia 27/07 e liberaram mais um lote com recursos para os nascidos em Janeiro/Fevereiro (PIS) e com final de numeração 5 (PASEP). O pagamento está disponível desde o dia 18/01/2018 (para crédito em conta desde o dia 16) e o dinheiro fica disponível nas agências bancárias: CEF/PIS e BB/PASEP até o dia 29/06/2018, para os que não receberam no dia previsto.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 21: Lourdes Carvalho – Profª., Márcio Freitas - INSS e Sérgio Luiz Lobato - UERN. Seguidos por: Ana Mônica – Profª., Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Dantas – CDSL (22); Evânio Araújo – Adv. (23); George Filadelfo – SEJUCC, Gorete Marques – Prof., Inalda Cabral Rocha – Professora (mãe de Lúcia Rocha), Nara Lima – Facebook, Vilsemar Alves – Jornalista e William Pereira – Prof. (25); Leda Morais – Natal, Lucélia Balbino – FUNDAC e Prof. Zacarias Marinho – UERN (26); Ana Paula Lopes – ex/Fundac , Ângela Vidal – FUNDAC e Denys Tavares – Prof. E dia 27: Ana Paula Lopes – ex/Fundac, Ângela Vidal – FUNDAC e Denys Tavares – Prof.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Prezado Hermes. Cumprimento o jornalista e o comentarista. Sucesso sempre, deseja-lhe o velho repórter Walgom". – Grande jornalista Walter Gomes, satisfação imensa tê-lo conosco, mesmo nesse mundo virtual que por vezes é muito desvirtuado por internautas perdendo tempo com coisas fúteis e inúteis. Estamos no aguardo das novidades do Portal do Walter Gomes para 2018. E o "Brasília em Dia" edição digital? Deixei de receber a tempos! Saúde e paz amigo, para o senhor e demais familiares.
MEMÓRIA:
HÁ 116 ANOS! – Circulou o primeiro número do jornal "O Comércio de Mossoró". Fonte: Mossoró Nossa Terra, Vol. 1, por Almir Nogueira - Prof.;
NA EDIÇÃO Nº 750/2016 (de 14/01), tratamos do seguinte tema: Imprensa filatélica no Brasil completa 135 anos; Fórum de Servidores cobra calendário de pagamento; SINAI trata de pendências trabalhistas; Marcos Pereira, repórter por uma edição! Bronca do leitor/internauta (531), por Carlos Oliveira; fique sabendo... "14 de janeiro – Dia do Lavador de Carros – Conheça o trabalho de um dos maiores lavadores de carro do mundo". Por Igor Napor.
DIA: hoje é Dia Mundial da Religião. Ontem (20) foi Dia da Penitência? (19 ou 20?), Dia de Oxalá/Oxósse, Dia de São Sebastião (Padroeiro da cidade do Rio de Janeiro (feriado), Dia do Farmacêutico, Dia do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e Dia Nacional do Fusca.
DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora brasileira. Nasceu em Assu, no interior do estado do Rio Grande do Norte, onde residiu até os três anos, idade que tinha quando a família se mudou para o Rio de Janeiro. Desde tenra idade demonstrou talento para a música apresentando-se em programas infantis desde os 8 anos de idade. A carreira de nossa homenageada teve início no final da década de 1950, com o nome artístico de Nilde Araújo. Nessa época trabalhava como vendedora nas Lojas Pernambucanas do Rio de Janeiro quando resolveu participar no programa de calouros "A voz de ouro", da TV Tupi, interpretando canções da época. Foi crooner da boite Cave do Rio e estreou cantando Dalva de Oliveira. Seu nome artístico definitivo foi adaptado em 1960 por sugestão do compositor Adelino Moreira. Foi este compositor que à gravadora RCA com o apoio de Nelson Gonçalves. Foi nesse ano que gravou o seu primeiro disco com o samba-canção "Devolvi", de Adelino Moreira. Este trabalho projetou-a definitivamente como cantora romântica e popular. Ela continuou a participar em programas especiais e apresentações esporádicas até ao fim da sua vida. Morava em Maricá, no litoral do Rio de Janeiro. DOENÇA E MORTE: Sofreu um AVC hemorrágico no dia 10 de março de 2007, tendo ficado internada 10 dias. No dia 25 de maio do mesmo ano voltou a ser internada no Hospital de Clínicas Niterói devido a complicações. Faleceu aos 70 anos de idade em Niterói/RN. Reportamo-nos sobre IDENILDE ARAÚJO ALVES DA COSTA (in memorian), artisticamente conhecida como NÚBIA LAFAYETTE, nascida a 21/01/1937 e faleceu em Niterói/RJ a 18/06/2007. Sua discografia consta de 19 discos gravados entre 1960/1981, entre eles a coletânea "A vos quente de Núbia Lafayette (1971). FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Núbia_lafayette.
DEMOCRATIZANDO A POESIA:
(https://rosangelatrajano.com.br/site).
"A abelhinha" (Poesia de Rosângela Trajano).
A abelhinha voava
Nas flores vermelhas
Criando ideias alegres
Enchendo o jardim
Do seu doce mel
A abelhinha fazia barulho
Para o sol não adormecer
Naquela tarde de primavera.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos religiosos, devotos de Oxalá/Oxósse e São Sebastião, farmacêuticos e colecionadores de fusca.
QUEM canta...
"Se quiser fumar eu fumo / Se quiser beber eu bebo / Não interessa a ninguém / Se o meu passado foi lama / Hoje quem me difama / Viveu na lama também...". ("Lama" – Composição: Mário Lago. Canta: Núbia Lafayete).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário