quarta-feira, 22 de novembro de 2017

BDC - Coluna de Notícias 796. (Anexo slide: Foi Deus).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano X – Edição nº 796 (geral) e 48 do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, quarta-feira, 22 de novembro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 47/52, dias: 326/365 e faltam 39 dias para o final do ano.

"Causos e poesias democráticos!"

De esperar: "Esposa: Fiquei a noite toda acordada esperando você chegar! Esposo: Pior foi eu, demorei a noite toda pra chegar, esperando você dormir!" Pitadas de Humor – Março e abril/2015. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Hoje abrimos nosso informativo com uma matéria a respeito da preocupação do governo federal no tocante ao contribuinte declarar seu dependente junto à Receita Federal. A cada ano ele (governo) diminui a idade de dependente unicamente para vigiar a sonegação, está correto! O número de identificação do CPF – Cadastro de Pessoa Física é nacionalizado e único em todo o país, a cada ano a informatização cresce e melhora a eficácia daquela instituição. Do outro lado, o governo federal dá as costas para o grande problema da Cédula de Identidade que, tem validade nacional mas de cunho de validação estadual, o número de identificação só vale para o estado de origem, ou seja, na região onde a cédula foi emitida! Um absurdo! Um cidadão ou cidadã com registro na Cédula de Identidade originalmente emitida no RN e com validade vencida, mora em Mâncio Lima/AC (distante 4.345Km de Natal) se não tiver recursos para deslocamento ao seu estado e renovar sua cédula terá que fazer uma outra identidade naquele estado e ficar com duplo registro, com o agravante de ser solteiro/a no RN e casado/a no Acre. Esse é o retrato do nosso Brasil, quem adora o "jeitinho brasileiro" para algumas vantagens, imagine com esse grande empurrão do órgão federativo, digo melhor - degenerativo! Boa leitura nobre leitor/a.

 

RECEITA FEDERAL VAI EXIGIR CPF DE DEPENDENTE A PARTIR DE 8 ANOS DE IDADE. – A Receita Federal vai passar a exigir CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de dependentes de oito anos ou mais de idade para inclusão na declaração de Imposto de Renda 2018.

A partir de 2019, a exigência de CPF abarcará todos os dependentes, independentemente da idade. Até 2014, o CPF era obrigatório para maiores de 18 anos. Em 2015, a idade caiu para 16 anos. No ano passado, foi para 14 anos e neste ano, para 12.

De acordo com o órgão, o objetivo da mudança na regra é evitar a retenção do contribuinte na malha fina, acelerando o processo de restituição. A nova regra foi publicada nesta segunda (20) no Diário Oficial da União.

COMO TIRAR O CPF?

O CPF pode ser obtido pela internet ou nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Pela internet, os maiores de 18 anos precisam ter título de eleitor. Após a inscrição, será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante.

O contribuinte deve anotar o número e imprimir o comprovante - a Receita não envia mais o cartão plástico (azul). O ideal é também plastificar uma cópia.

A Receita destaca que o número é único e definitivo, já que o cadastro não pode ser realizado mais de uma vez.

Nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou nos Correios, quem tem de 12 a 18 anos precisa apresentar um documento de identidade. Os maiores de 18 anos necessitam apresentar um documento de identificação e o título de eleitor.

O número do CPF e o comprovante de inscrição são entregues na hora em que são requisitados.

Quanto custa? Pela internet, o processo é simples e gratuito. Nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios é cobrada uma taxa de R$ 7,00 (sete reais). Fonte: Folha Online - 20/11/2017, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br.

 

MEC MANDA          ESTADOS E MUNICÍPIOS REDUZIREM SALÁRIOS DE PROFESSORES. – DA REDAÇÃO. O desgoverno Temer (PMDB), através do Ministério da Educação, está orientando prefeitos e governadores a reduzirem salários de professores da educação básica pública de todo o País. A gravíssima denúncia é do prof. João Correia, dirigente do Sinte-Pi, um dos maiores sindicatos de trabalhadores em educação do Brasil. O MEC atualmente é dirigido por Mendonça Filho (DEM-PE).

De acordo com o líder sindical, a redução salarial é para ser feita através da reformulação dos planos de carreira dos educadores. Medida foi tomada agora em novembro e está em consonância com a PEC 55 (PEC da Morte), que prevê congelamento de investimentos em educação por vinte anos. Prefeitos e governadores que não se adequarem a tal orientação serão penalizados através da retenção de repasses federais. FONTE: www.deverdeclasse.org, em 21/11/2017.

 

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Foi na noite de sábado (18), que a Academia Ceará-mirinense de Letras e Artes - ACLA - Pedro Simões Neto celebrou seus 7 anos de fundação e lançou o primeiro número da sua revista. Um periódico semestral, com qualidade editorial e conteúdo repleto de artigos, crônicas, contos, poesias, ensaios, necrológios, etc, sobre o mundo literário de Ceará-Mirim, o Rio Grande do Norte e o Brasil.

A ACLA tem atualmente 30 cadeiras e ao longo desses 7 anos de existência já registra 34 membros, dos quais 4 já partiram, são eles: Lúcia Helena Pereira, cadeira 4, José Eduardo Vilar Cunha, cadeira 6, Pedro Simões Neto, cadeira 20 e Francisco de Assis Rodrigues, cadeira 21.

Sobre a Revista da ACLA escrevo com orgulho e alegria, primeiramente como já disse acima, bela beleza gráfica, nada deixando a desejar em relação às outras revistas das instituições do Rio Grande do Norte, os editores Gustavo Sobral e Joventina Simões, bem como o Conselho Editorial estão de parabéns. A participação dos Acadêmicos é um registro à parte, fenomenal. A ACLA conseguiu nesse primeiro número que dos 40 textos presentes na revista, 34 são assinados pelos seus imortais. É importante saber que do rol de membros atuais, somente 3 não estão com textos na Revista da ACLA.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (570). – E, até agora (21/11), nenhuma informação oficial sobre a continuidade do pagamento do funcionalismo, para os que recebem acima de R$ 2.000,01, É de profunda decepção com o Sr. Robinson, estão dizendo que ele vai a Caicó/RN nesta quinta-feira (23), inaugurar uma obra numa Escola, mas que cara de Pau?, inaugurar obras com que cara?, com o funcionalismo sem receber, o salário de outubro?, que asar tem o povo do RN, em suas escolhas, que asar e, com piora a cada mês, até quando senhores, irresponsáveis, estão brincando com a miséria, e as necessidades do povo, pior, mancomunados com a casta do Ministério Público, e do TCE, para retirar o que resta do Fundo Previdenciário, empobrecendo cada vez mais os instrumentos de defesa dos trabalhadores, como o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado, que situação calamitosa, a população precisa se cuidar, para se livrar desses vermes, esses incompetentes que dirigem o Estado há séculos.

 

FIQUE SABENDO... "E eu pensando que o culpado pelo atraso dos nossos salários era Papai Noel. Por Kelânia Mesquita – Professora (DQU/FANAT/UERN) – Mossoró, 31/10/2017. FONTE: email pessoal do Prof. Romero Cardoso.

Tenho ouvido de alguns colegas, poucos, é verdade, que temem que Robinson imponha represálias a nossa categoria em função da greve aprovada hoje (31/10) em Assembleia!

Ora, como se o governo Robinson precisasse de motivos para maltratar os servidores públicos!

Ele e as pessoas a ele ligadas de alguma forma, direta ou indiretamente, podem até usar essa desculpa, mas qualquer coisa que ele faça como a retirada dos aposentados da folha, ele já faria de qualquer forma, com o sem greve!

Vejam colegas, temos professores na UERN, poucos, é verdade, que até hoje dizem que o salário dos servidores está atrasado graças aquela atitude de um grupo de alunos e professores que impediram a entrada de Robinson e sua comitiva no restaurante popular por ocasião da inauguração...Veja o tamanho do absurdo de um argumento desses!

Da mesma forma agora é esse terror que tentam plantar como se já não estivéssemos vivendo apavorados sem conseguir honrar os nossos compromissos com 2 meses de atrasos salariais ...Há 2 anos. Estamos há 2 anos suportando essa humilhação!

Eu não aceito! Vou como fui na semana passada para frente da governadoria, saindo as 5 da manhã de casa e voltando as 1:30 da madrugada, sim...Vou lutar até o fim pela UERN e pelo serviço público desse país! Em mim ninguém implanta terror! E como eu, tem um batalhão que não vai engolir essa história de que Robinson pode nos prejudicar em função da greve!

Ele já ia tirar os aposentados da folha, e a administração da UERN sabe disso há meses.

Não tem qualquer relação com a greve deflagrada...Se ele não retirar, aí sim poderemos apresentar como uma vitória da pressão que uma greve geral pode surtir!

Portanto, colegas servidores e estudantes, não existem dúvidas...Temos que lutar sem medo algum daquele calhorda! Ou lutamos agora ou a UERN vai fechar as portas, assim como esse governo fechou o hospital da mulher dizendo que abriria processo licitatório para construir um novo...Estamos esperando há 1 ano só vendo a plaquinha "inaugurada" no Campus da UERN. Da mesma forma, mudou status de hospitais para UBS sob alegação de ausência de demanda, quando em realidade não tinha equipe médica.

E sob esse discurso de que pode ser que soframos represália, vamos traindo os nossos princípios e nos tornando irreconhecíveis, e nos apequenando!

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A SEE – Secretaria de Educação do Estado da Bahia, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 3.740 (três mil, setecentos e quarenta) VAGAS PARA PROFESSOR E COORDENADORES PEDAGÓGICOS, inscrições abertas até o dia 12/12/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 2.890,87;

CE: O DETRAN/CE – Departamento de Trânsito do Estado do Ceará realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 363 (trezentas e sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 24/11/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.486,10. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

O DOENTIO PRESENTE DE TRUMP A SEU FILHO. Trump acabou de dar um presente de revirar o estômago ao seu filho: ele mudou a lei para que caçadores americanos sedentos por sangue de elefante possam trazer suas cabeças de volta aos EUA como "troféus". Trump Jr., filho do presidente Trump, já matou e mutilou um elefante, mesmo diante da alarmante ameaça de extinção devido à caça ilegal, papai Trump mudou a lei para que qualquer um se junte à matança e traga de volta para os EUA as partes dos elefantes que caçarem na África. Por Bert Wander - Avaaz. FONTE: www.avaaz.org, em 17/11/2017.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 19: Andrezza Katalyny – Adv. Seguidos por: Cleonilton Ferreira – Facebook e Maria Lúcia - ITEP (20); Fco. Linhares – EMATER (21); Edileusa Andrade – FUNDAC, Maria José Ferreira – Profª., Odeiza Sobral – Enfermeira e Rubens Coelho – Jornalista (22); Almir Nogueira e Francinildo Costa – Professores(23); Ari Pereira – Facebook, João Victor Lemos – Téc. Informática, Luzimara Aquino – UERN, Sandeje Zuza - Autônomo e Vilaine Franco – Assistente Social (24). E dia 25: Edilson Peres – FUNDAC e Fátima Reis – Facebook.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Caro Hermes muito grato pelo jornal DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO. OK. Wilson". – Grande Mestre Wilson Bezerra, eu que sou grato pela sua atenção e aprovação do nosso trabalho ao longo desses anos. Tudo começou com nosso Boletim de Saúde em 2006. Saúde e paz amigo camarada!

 

MEMÓRIA:

HÁ 84 ANOS! – Inaugurado o cinema falado em Mossoró. Quando começavam a espocar foguetões na praça do Almeida Castro, era sinal de que a fita havia chegado de Aracati; à noite haveria sessão de cinema – relembrou Lauro da Escóssia no livro "Memórias de um Jornalista de Província." O Cine Almeida Castro, aliás, foi o primeiro que exibiu filme falado na capital do Oeste, o que ocorreu a 22 de novembro de 1933, apresentando a película "Ama-me Esta Noite", com o ator e cantor Maurice Chevalier e a atriz Jeanethe McDonald. FONTE: http://www.assessorn.com/2016/08/o-cinema-em-mossoro.html.

NA EDIÇÃO Nº 742/2016 (de 21/11), tratamos do seguinte tema: Com PEC, recursos da cultura terão corte de 90%; Você sabe o que faz um Conselho Tutelar? Marcos Pereira, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (522) – Arnaldo Honorato; Fique sabendo... "Quando a arrecadação não atende as expectativas?" - Por Santino Arruda –Coordenador Geraldo SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN.

DIA: hoje é Dia da Liberdade, Dia da Solidariedade com o Povo Libanês, Dia do Músico e Dia Oficial da Música. Amanhã (23) será Dia da Polícia Federal, Dia do Combate ao Câncer Infantil e Dia do Engenheiro Eletricista.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É uma cantora, instrumentista e compositora brasileira. Sendo uma das mais notórias sambistas do país, a cantora recebeu a alcunha de Rainha do Samba. Nasceu em São Luís do Maranhão no dia 21 de novembro de 1947. O nome de batismo foi ideia do pai, inspirado na personagem Alcíone, a protagonista do romance espírita Renúncia, psicografado por Chico Xavier. Ela é a quarta dos nove irmãos e tem mais nove meio-irmãos que seu pai teve com outras mulheres. Sua mãe chegou a amamentar algumas dessas crianças, por considerar que as crianças não poderiam ser culpadas pelas traições do marido. Desde pequena, graças ao pai policial e integrante da banda de sua corporação, João Carlos Dias Nazareth, inserida no meio musical maranhense, ela fez sua primeira apresentação já aos doze anos. O pai foi mestre da banda da Polícia Militar do Maranhão e professor de música. Além disso, foi compositor e entusiasta do bumba-meu-boi, folguedo típico da capital maranhense. Foi ele quem lhe ensinou, ainda cedo, a tocar diversos instrumentos de sopro, como o trompete e clarinete que começou a praticar aos nove anos. Com essa idade, tocava e cantava em festas de amigos e familiares, e na Queimação de Palhinha da Festa do Divino Espírito Santo. Sua mãe, Filipa Teles Rodrigues, entretanto, guardava o desejo de que a filha aprendesse a tocar acordeão ou piano. Não queria que nossa homenageada aprendesse a tocar instrumentos de sopro temendo que a filha ficasse tuberculosa, crendice comum à época. Sua primeira apresentação profissional foi aos 12 anos, na Orquestra Jazz Guarani, regida por seu pai. Certa noite, o crooner da orquestra ficou rouco, sendo substituído pela menina. Na ocasião, cantou a canção "Pombinha Branca" e o fado "Ai, Mouraria". Ela afirmou que seu pai era "bom homem" e incentivava as filhas a serem independentes desde muito cedo, a nunca obedecerem homem nenhum, além de lhes ensinar valores morais rígidos. Aos 18 anos de idade formou-se como professora primária na Escola de Curso Normal. Lecionou por dois anos, quando foi demitida aos 20 anos, por ensinar a seus alunos como se tocava trompete, que seu pai lhe ensinou quando pequena, querendo passar o aprendizado que recebeu, mas isso não agradou a direção da escola, que na época era muito rígida. Após a demissão, continuou a dedicar-se à música, e dessa vez de forma mais intensa e exclusiva. Conseguiu uma vaga em um sorteio e apresentou-se na TV do Maranhão. Ficou fixa na TV, apresentando-se lá nos anos de 1960 até meados dos anos 1970 e além de cantar na TV, também cantava em bares e boates em várias cidades do Maranhão. Querendo alcançar rumos maiores, Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1976. Não conhecia nada no Rio e quem lhe ajudou a se estabelecer foi seu amigo, o cantor Everaldo. Com ajuda dele também, começou cantando na noite, onde Everardo lhe apresentou as boates e bares da cidade. Ensaiava no Little Club, boate situada no conhecido Beco das Garrafas, reduto histórico do nascimento da bossa nova, em Copacabana. Cantou também em boates como Barroco, Bacarat, Holiday e Bolero. Começou a se inscrever em programas de calouros, e foi sendo chamada para se apresentar. Venceu as duas primeiras eliminatórias do programa A Grande Chance, de Flávio Cavalcanti. Nessa mesma época, conheceu a famosa TV Excelsior. Se inscreveu e conseguiu fazer um teste de voz, e passou com boa colocação. Assinou o primeiro contrato profissional com essa TV, apresentando-se no programa Sendas do Sucesso. Depois de seis meses na emissora, realizou turnê por quatro meses pela América Latina, sendo a primeira vez que saiu do Brasil. Após ter feito excursão também por países da  América do Sul, recebeu proposta de turnê na Itália, e assim morou na Europa por dois anos. Voltou ao Brasil em 1972. Em 2007 interpretou a cantora americana Lady Brown, na minissérie Amazônia de Galvez a Chico Mendes, na Rede Globo. Em 2015, canta "Juízo Final" na abertura da novela da Rede Globo, A Regra do Jogo. No Carnaval de 2018, a tradicional escola de samba Mocidade Alegre (SP), irá homenagear os 70 anos de vida e os 45 anos de carreira, com o enredo "A Voz Marrom Que Não Deixa o Samba Morrer". VIDA PESSOAL: Nunca se casou oficialmente, apenas teve muitos namorados. Diz que não quer mais dividir a mesma casa com um namorado e diz que até os dias atuais ainda namora e sai com os homens que lhe despertam interesse. Ao decidir ter um filho, descobriu que não poderia ser mãe. Tentou tratamentos laboratoriais, como inseminação, além de operações espirituais, mas não obteve êxito em nenhuma tentativa. Contraiu uma doença na garganta e nas cordas vocais que só lhe daria mais um ano para poder cantar. Para tentar reverter o quadro, operou espiritualmente em um centro kardecista com Dr. Fritz, uma entidade espiritual. Seguiu o ritual e ficou calada por três dias, após a cirurgia. Surpreendendo os médicos, Alcione se curou e poderia cantar sem restrições, como sempre fez. Afirma não beber mais e nunca ter fumado, e que foi criada no catolicismo, mas diz que desde a cura de sua garganta se tornou kardecista. Agradece a Deus pelo dom de cantar, já que nunca fez aula de canto. Reportamo-nos sobre ALCIONE DIAS NAZARETH, artisticamente conhecida por MARRON, OU RAINHA DO SAMBA, 70 anos, nasceu no dia 21/11/1947, em São Luiz/MA. DISCOGRAFIA: Gravou 40 discos entre estúdios e ao vivo entre 1975 a 2009 sendo: 08 pela Philips, 15 pela BMG/RCA, 05 pela Polygram e 12 pela Indie Records. Gravou cinco participações como personagem em televisão. Seus dotes artísticos são: Voz e trompete. Gênero: MPB, Samba, Pagode e Balda Romântica. Atividade: 1959 até o presente. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alcione_(cantora).

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

 

"A menina negrinha" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

A menina negrinha
Só quer brincar
De plantar sonhos
Neste lugar.

 

A menina negrinha
Só quer pentear
Botões de flores
Em seu doce lar.

 

A menina negrinha
Só quer abraçar
O seu urso de pelúcia
E sementes costurar
.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos libertos, aos povos libanês, músicos, policiais federais, agentes de combate ao câncer infantil e engenheiros eletricistas.

QUEM canta...

"Cajueiro velho / Vergado e sem folhas / Sem frutos, sem flores / Sem vida, afinal / Eu que te vi / Florido e viçoso / Com frutas tão doces / Que não tinha igual...". ("Cajueiro Velho" – Composição: João Carlos. Canta: Alcione.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário