sábado, 5 de agosto de 2017

BDC - Coluna de Notícias 782. (Anexo slide: Passagem do tempo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

Uma forma diferente de noticiar!"

Ano IX – Edição nº 782 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Mossoró/RN, sábado, 05 de agosto de 2017. Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 31/52, dias: 217/365 e faltam 148 dias para o final do ano.

"Causo democrático!"

"Eu pensei nos que se foram / Em todos os meus parentes / Sozinho naquela gruta / Um calor sem procedente / Não entendia de nada / Mas permanecei temente". Jesus e o Diabo no Rio Grande do Norte (3/5), por Mané Beradeiro em 03/07/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

"A reforma trabalhista possibilita empregado negociar férias em até três vezes". Foi assim a chamada jornalística na abertura do Jornal Hoje, pela TV Globo na tarde de sábado (05). Fui! Correndo negociar com meu patrão minhas férias para outubro, novembro e dezembro! É Bão demais, né não? Boa leitura nobre leitor/a.

 

GOVERNANTES NÃO PERCEBEM QUE O MUNDO ESTÁ MUDANDO, diz Mônica Bruckmann. As transformações políticas que estão acontecendo no Brasil e na América Latina têm impacto não só local, mas no mundo todo. Com o objetivo de discutir essas mudanças na economia mundial, o colóquio "Hegemonias e Contra-hegemonias, Sistema Mundial e Integração Regional" vai acontecer na próxima semana, entre os dias 09, 10 e 11 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento, que tem vasta programação na Câmara Municipal, no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e no campus Praia Vermelha da UFRJ, também marca as comemorações dos 50 anos do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) no Brasil.

Para saber um pouco mais sobre as discussões que acontecerão no evento, o Brasil de Fato conversou com a pesquisadora Monica Bruckmann, coordenadora do Grupo de Trabalho Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial do Clacso. Segundo a pesquisadora, o mundo está passando por um grande projeto reestruturação que tem impacto muito grande para a América Latina. "Ao invés de se adaptar, o que a América Latina está fazendo mais uma vez é reproduzir a relação de dependência com os países do norte", afirma. Leiam a entrevista completa no site: www.brasildefato.com.br/.

 

CONTRA ABATES DE JUMENTOS. Deputado acionará Ministério Público contra abate de JUMENTOS em Amargosa-BA. Após a notícia do início do abate de jegues para consumo humano na cidade de Amargosa nesta quarta-feira (26/07), o deputado estadual Marcell Moraes (PV) rechaçou a prática e prometeu entrar no Ministério Público. O parlamentar já agendou visita ao município para protestar pessoalmente contra o que chama de "extermínio de animais indefeso".

A produção que terá como alvo a exportação para China, pode gerar a extinção do animal símbolo da região Nordeste. "Iniciaram a matança desses animais sem apresentação de nenhum estudo de impacto ambiental. Nos últimos 10 anos, sem intervenção para o abate, essa população de jumentos está caindo. Imagina se simplesmente começarmos a abatê-los? Espero que o governador Rui Costa seja coerente e sensível a causa animal e reverta essa situação", enfatizou o ambientalista.

O parlamentar se mostrou preocupado ainda com a falta de controle adequado de doenças em jumentos. "Esses animais possuem a capacidade de ter algumas doenças que muitas vezes nem apresentam sintomas. Não há comprovação alguma sobre os riscos sanitários do consumo dessa carne e muito me admira o início da produção sem um amplo estudo que descarte todos os riscos de contaminação e transmissão de zoonoses", explicou.

Em julho do ano passado, o Ministério Público da Bahia determinou que dois frigoríficos localizados na cidade baiana de Miguel Calmon encerrassem o abate de jegues, equídeos, mulas, jumentos e quaisquer outros animais do gênero, sob pena de responsabilização civil, administrativa e criminal.

A recomendação do promotor de justiça Pablo Antônio Cordeiro de Almeida, obrigou as empresas responsáveis pela criação dos animais a apresentarem as guias de trânsito e os exames sanitários relativos aos jegues custodiados nas dependências dos frigoríficos, além comprovarem com laudos técnicos que o manejo dos animais, bem como a planta frigorífica, não causam danos ou maus-tratos aos equinos. FONTE: ASCOM do deputado, na base de dados do facebook/JumentosBrasil.

 

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOELEIÇÕES NA ADUAERN – Diferentes dos últimos pleitos, neste ano duas chapas (SINDICATO É PRA LUTAR e UNIDOS PELA ADUERN) disputam a direção da ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte para o próximo biênio.

As eleições para a Diretoria da ADUERN no biênio 2017-2019 serão realizadas no dia 16 de agosto. As urnas para votação estarão dispostas em Mossoró e nos Campi de Assu, Caicó, Patu, Pau dos Ferros e Natal, funcionando as mesas receptoras de votos nos seguintes locais: em Mossoró, na sede da ADUERN, em Patu, Assu, Caicó, Pau dos Ferros e Natal, nas respectivas unidades locais da UERN.

SINDICATO É PRA LUTAR, é encabeçada pela professora Rivânia Moura, lotada na Faculdade de Serviço Social (FASSO), e tem também Alexsandro Donato – Vice-presidente; Márcia Maria Alves – Secretária; Ciclene Alves – Secretária Adjunta; Valdomiro Morais –0020Tesoureiro; Zacarias Marinho – Tesoureiro Adjunto; Ana Lúcia Gomes – Cultura, esporte e Lazer; Verônica Aragão – adjunta Cultura, esporte e Lazer; Felipe Caetano Oliveira – Diretor Aposentados; Taniamá Vieira – Diretora Adjunta de Aposentados.

UNIDOS PELA ADUERN, terá como candidato à presidência o professor Denys Tavares de Freitas, docente da Faculdade de Direito (FAD). A chapa é composta também por Mademerson Costa – Vice-presidente; Antonia Liria Nogueira – Secretária; Lucirene Lopes – Secretária Adjunta; Janderson Dantas – Tesoureiro; Isac Nogueira- Tesoureiro Adjunto; Leonardo Rolim – Cultura, esporte e Lazer; Isaac Oliveira Filho – adjunto Cultura, esporte e Lazer; Luzinete Cabral – Diretora de Aposentados e Antonio Gomes Diretor adjunto de Aposentados. Por Cláudio Palheta Jr. Contatos: (84) 9.9614-7935 ou (84) 9.8870-3982 (preferencial).

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (560)Camarada Hermes, Bom dia! Mais uma vez te escrevo e espero que você nos dê uma luz positiva, ou mais o menos, como vamos viver com os nosso salários sempre atrasados. Pelo que vejo não teremos uma solução próxima. Como um "profissional" se candidata ao governador e eleito não tem respeito com o funcionalismo. O dele está garantido assim como os seus assessores. Fica aqui a minha pergunta assim como demais servidores. Até quando vamos ter que aguentar essa situação? Um abraço do camarada Carlos Santos – UERN.

 

FIQUE SABENDO... "O medo causado pela inteligência". Texto sugerido por Herbert Mota, advogado. (Fonte: facebook pessoal em 02/07/2017.

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estreia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembleia de vedetes políticas.

O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável! Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje, deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O "talento assusta".

Ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio pôde dar ao pupilo que se iniciava numa carreira difícil, Isso na Inglaterra. Imaginem aqui, no Brasil.

Não é demais lembrar a famosa trova de Ruy Barbosa: "Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma Ciência".

A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência.

Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam o apetite do poder.

Mas, é preciso considerar que esses medíocres ladinos oportunistas e ambiciosos, têm o hábito de salvaguardar suas posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar.

Em todas as áreas encontramos dessas fortalezas estabelecidas, as panelinhas do arrivismo, inexpugnáveis às legiões dos lúcidos.

Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do "Elogio da Loucura", de Erasmo de Roterdan, somos forçados a admitir que uma pessoa precise fingir de burra se quiser vencer na vida.

É pecado fazer sombra a alguém até numa conversa social. Assim como um grupo de senhoras burguesas bem casadas, boicotam automaticamente a entrada de uma jovem mulher bonita no seu círculo de convivência, por medo de perder seus maridos, e também os encastelados medíocres se fecham como ostras, à simples aparição de um talentoso jovem que os possa ameaçar. Eles conhecem bem suas limitações, sabem como lhes custa desempenhar tarefas que os mais dotados realizam com uma perna nas costas…

Enfim, na medida em que admiram a facilidade com que os mais lúcidos resolvem problemas, os medíocres os repudiam para se defender. É um paradoxo angustiante! Infelizmente, temos de viver segundo essas regras absurdas que transformam a inteligência numa espécie de desvantagem perante a vida.

Como é sábio o velho conselho de Nelson Rodrigues… "Finge-te de idiota, e terás o céu e a terra".

O problema é que os inteligentes gostam de brilhar!!!

Que Deus os proteja, então, dos medíocres!

(Desconheço o autor).

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

AL: A PM / Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 1.150 (mil, cento e cinquenta) VAGAS PARA OFICIAL E SOLDADO COMBATENTE, inscrições abertas até o dia 30/08/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 6.714,06. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

BA: A UFBA – Universidade Federal da Bahia, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 222 (duzentas e vinte e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 14/08 a 14/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.361,32. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

OSWALDO GONÇALVES CRUZ. (São Luiz do Paraitinga, 05 de agosto de 1872 / Petrópolis, 11 de fevereiro de  1917) foi um cientista, médico, bascteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Fundou em 1900 o Instituto Soroterápico Federal no bairro de Manguinhos, no Rio de Janeiro, transformado em Instituto Oswaldo Cruz, respeitado internacionalmente.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 06: Assis Neto – CEF, Maria Oliveira – SÊBadO e Semíremes Marques – ex-UERN. Monna Patrícia – Comerciária (07); Naísla Fernandes – Autônoma (08); Rita de Cássia Vidal de Negreiros – UERN (09); Antônia Wilma – Messias Targino, Fco. Carlos – Prof., Marcos Júnior – Sêbado (10); Eliane Balbino – Sobrinha, João Batista Xavier, Josivan Carlos – Facebook; Reinaldo Araújo – Instrutor e Zélia Ferreira – FUNDAC (11). E dia 12: Delmira Costa – Profª. e Lucas Alves – Autônomo.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Grande Hermes, fico agradecido pelo registro da passagem de meu aniversário. Que Deus continue abençoando sua capacidade de aliar o trabalho no serviço público, com sua arte de espalhar informações, com poesia, mensagens de amor e fé. Abraços, Aureci Bezerra". – Prezado amigo Aureci, a quanto tempo, o bom dessas ferramentas modernas é que ela aproxima pessoas que queremos bem, mesmo estando distantes. Por outro lado afasta o de bem perto – a lei do pró e do contra, fazer o que? Fico feliz por mais um ano de experiência e que viva a vida a toda vapor, reforço votos de que seja com muita saúde e paz. O conheci na Faculdade de Direito e hoje no ramo profissional e poético, o Aureci fez niver no último dia 27/07. Obrigado por acompanhar e aprovar nosso trabalho.

 

MEMÓRIA:

HÁ 13 ANOS! – Inauguração do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, em solenidade de portas abertas ao público em geral, sem discursos das autoridades locais por motivos do período eleitoral, 05/08/2004. FONTE Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.

DIA: hoje é Dia Nacional da Saúde. Amanhã (06) será Dia do Cônsul.

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi um compositor, cantor, humorista e ator brasileiro. Representava em programas de rádio diversas personagens, entre as quais, acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista. O compositor e cantor tem um longo aprendizado, num arco que vai do marmiteiro às frustrações causadas pela rejeição de seu talento. Quer ser artista – escolhe a carreira de ator. Procura de várias maneiras fazer seu sonho acontecer. Tenta, antes do advento do rádio, o palco, mas é sempre rejeitado. Sem padrinhos e sem instrução adequada, o ingresso nos teatros como ator lhe é para sempre abortado. O samba, no início da carreira, tem para ele caráter acidental. Escolado pela vida, sabia que o estrelato e o bom sucesso econômico só seriam alcançados na veiculação de seu nome na caixa de ressonância popular que era o rádio. O magistral período das rádios, também no Brasil, criou diversas modas, mexeu com os costumes, inventou a participação popular – no mais das vezes, dirigida e didática. Têm elas um poder e extensão pouco comuns para um país que na época era rural. Inventam a cidade, popularizam o emprego industrial e acendem os desejos de migração interna e de fama. Enfim, no país dos bacharéis, médicos e párocos de aldeia, a ascensão social busca outros caminhos e pode-se já sonhar com a meteórica carreira de sucesso que as rádios produzem. Três caminhos podem ser trilhados: o de ator, o de cantor ou o de locutor. Ele percebe as possibilidades que se abrem a seu talento. Quer ser ator, popularizar seu nome e ganhar algum dinheiro, mas a rejeição anterior o leva a outros caminhos. Sua inclinação natural no mundo da música é a composição mas, nesse momento, o compositor é um mero instrumento de trabalho para os cantores, que compram a parceria e, com ela, fazem nome e dinheiro. Daí sua escolha recair não sobre a composição, mas sobre a interpretação. Busca conquistar seu espaço como cantor – tem boa voz, poderia tentar os diversos programas de calouro. Já com o nome que o consagrou – tomado emprestado a um companheiro de boêmia e de Luiz Barbosa, cantor de sambas, que admira – João Rubinato estreia cantando um samba brejeiro de Ismael Silva e Nilton Bastos, o Se você Jurar. É gongado, mas insiste e volta novamente ao mesmo programa; agora cantando o belo samba de Noel Rosa, Filosofia, que lhe abre as portas das rádios e ao mesmo tempo serve como mote para suas composições futuras. A vida profissional de nosso homenageado se desenvolve a partir das interpretações de outros compositores. Embora a composição não o atraia muito, a primeira a ser gravada é Dona Boa, na voz de Raul Torres. Depois grava em disco Agora Pode Chorar, que não faz sucesso algum. Aos poucos se entrega ao papel de ator radiofônico; a criação de diversos tipos populares e a interpretação que deles faz, em programas escritos por Osvaldo Moles, fazem do sambista um homem de relativo sucesso. Embora impagáveis, esses programas não conseguem segurar por muito tempo ainda o compositor que teima em aparecer. Entretanto, é a partir desses programas que o grande sambista encontra a medida exata de seu talento, em que a soma das experiências vividas e da observação acurada dá ao país um dos seus maiores e mais sensíveis intérpretes. O mergulho que o sambista fará na linguagem, suas construções linguísticas, pontuadas pela escolha exata do ritmo da fala paulistana, irão na contramão da própria história do samba. Os sambistas sempre procuraram dignificar sua arte com um tom sublime, o emprego da segunda pessoa, o tom elevado das letras, que sublimavam a origem miserável da maioria, e funcionavam como a busca da inserção social. Tudo era uma necessidade urgente, pois as oportunidades de ascensão social eram nenhumas e o conceito da malandragem vigia de modo coercitivo. Assim, movidos pelos mesmos desejos que de se tornar intérprete e não compositor, e a partir daí conhecido, os compositores de samba, entre uma parceria vendida aqui e outra ali, davam o testemunho da importância que a linguagem assumia como veículo social. Todavia, a escolha dele é outra, seu mergulho também outro. Aproveitando-se da linguagem popular paulistana – de resto do próprio país – as músicas dele são o retrato exato desta linguagem e, como a linguagem determina o próprio discurso, os tipos humanos que surgem deste discurso representam um dos painéis mais importantes da cidadania brasileira. Os despejados das favelas, os engraxates, a mulher submissa que se revolta e abandona a casa, o homem solitário, social e existencialmente solitário, estão intactos nas criações do sambista, no humor com que descreve as cenas do cotidiano. A tragédia da exclusão social dos sambistas se revela como a tragicômica cena de um país que subtrai de seus cidadãos a dignidade. CASAMENTO E FILHA - Casou-se em 8 de dezembro de 1936 com Olga Krum, com quem teve sua única filha, Maria Helena Rubinato, nascida em 23 de setembro de 1937. Desquitou-se judicialmente em 1943 e a filha ficou aos cuidados da irmã Ainez Rubinato Salgado (1909-1992). Após o desquite, constituiu nova família com Matilde de Lutiis, que o acompanhou até a morte, mas nunca tiveram filhos. Sua filha, Maria Helena Rubinato, é tradutora. MORTE - Morreu em 23 de novembro de 1982, aos 72 anos de idade, estava internado no Hospital São Luís tratando um enfisema pulmonar. Foi sepultado no Cemitério da Paz, conforme seu desejo. Deixou sua companheira de mais de quarenta anos, Matilde de Lutiis. Reportamonos sobre JOÃO RUBINATO (in memorian), conhecido por ADONIRAN BARBOSA, nasceu em 06/08/1910 – Valinhos/SP e faleceu na cidade de São Paulo/SP em 23/11/1982 com 72 anos de idade. Sua discografia consta de 19 discos gravados entre 1951/2004 sendo: 10 LPs e 09 discos póstomos (1984/2004). Gênero musical: Samba. Dotes artísticos: compositor, cantor, humorista e ator. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Ribeiro.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

Seja doador de órgãos! Salve uma vida!

"O menino do rim" (Poesia de Rosângela Trajano).

 

O menino estava doente
De um rim precisava
Faria um transplante
E assim se curava.

 

Mas o seu doador
Nunca chegava
Na fila de espera
Há anos continuava.

 

O menino fazia hemodiálise
Todas as quintas-feiras
Filtrava o sangue na clínica
Furava as suas veias.

 

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais da saúde de todo o Brasil e aos consulados em geral.

QUEM canta...

"Com a corda Mi / Do meu cavaquinho / Fiz uma aliança pra ela / Prova de carinho ...". ("Prova de Carinho" – Composição: Adoniran Barbosa & Hervê Cordovil. Canta: A.B.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário