quinta-feira, 31 de agosto de 2017

DC - Coluna de Notícias 785. (Anexo slide: O que você veio fazer nessa vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 785 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, quinta-feira, 31 de agosto de 2017 – Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 35/52, dias: 243/365 e faltam 122 dias para o final do ano.
"Causos e poesias democráticos!"
"Já pressinto da morte a negra sombra / A seguir pressurosa os passos meus! / Mas, é tão cedo ainda! Sinto na alma / Tanto fogo e amor! / Tanta esperança!". Joaquim Afonso (1856/1877), por Mané Beradeiro em 21/08/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Nesta data chegamos um ano do fim do governo popular, o golpe batido com a última foiçada no senado. Assistimos muitas transformações pra baixo, muita pressa para acabar com os direitos trabalhistas, acabar com a cidadania, acabar com a aposentadoria que pagamos com esse fim e deram fim a tudo. Tudo em benefício do capital. Disseram que com PT fora acabaria a roubalheira e a corrupção. O que se ver é mais gatunagem e muita grana para compra de deputados e se garantir no poder. Até quando essa lama ira acabar. Eleições vem por aí e realmente esperamos que o povo brasileiro aprenda a votar. Agora, com essa consciência do voto nulo não tenho dúvida que muitos voltaram ao puder, até com tornozeleiras! Boa leitura nobre leitor/a.

O GOVERNO ESTÁ EXTERMINANDO A AMAZÔNIA!No dia 24 de agosto o presidente Michel Temer extinguiu por decreto a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (Renca), uma área de 4,7 milhões de hectares, cheia de rios e florestas nativas, na divisa entre o sul e o sudoeste do Amapá com o nordeste do Pará.
Esse decreto coloca em risco nove áreas protegidas sobrepostas à Renca: sete unidades de conservação e duas terras indígenas que podem ser afetadas com esta decisão.
Não podemos nos calar diante desse absurdo! Leitor, você também pode fazer parte dessa grande mobilização. Envie uma mensagem agora para o presidente Michel Temer, acesse o sito: www.todospelaamazonia.org.br e veja a petição completa. FONTE: Nilo Davila – Greepeace Brasil, via e-mail.

PIS/PASEP: MEDIDA PROVISÓRIA ATRASA PAGAMENTO PARA IDOSOS. – Quatro milhões de pessoas com 70 anos ou mais que já teriam acesso às cotas do PIS/Pasep, de acordo com o Ministério do Planejamento, vão ter que esperar, pelo menos, até outubro deste ano para receber os pagamentos.
A medida provisória anunciada pelo presidente Michel Temer na última quarta-feira (23) reduziu a idade mínima para o saque das cotas de 70 anos para 65 (homens) e 62 (mulheres), mas também estabeleceu um novo calendário de pagamentos.
Quem se encaixa nos critérios de saque por aposentadoria ou idade deverá aguardar a divulgação do cronograma, que se estenderá de outubro de 2017 a março de 2018 —pagamentos por invalidez, deficiência física ou morte seguem normalmente.
Hoje, quem se cadastrou no Fundo PIS/Pasep até 4 de outubro de 1988 e ainda não retirou a cota tem direito ao saque imediato.
Para Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo Devido ao Trabalhador, o governo "deu dez e tirou oito". Ele considera positiva a redução da idade mínima, mas diz não ser justo impor um atraso a quem já tinha direito ao benefício.
"São afetadas exatamente pessoas idosas, que poderiam sacar o dinheiro hoje, mas agora terão que esperar até março do ano que vem, dependendo da data do aniversário", diz.
Em nota, o Ministério do Panejamento afirma que a divulgação do calendário será feita até o dia 15 de setembro e que "aqueles com mais idade serão os primeiros na ordem de atendimento". FONTE: Folha Online, na base da dados do site www.sosconsumidor.com.br, em 31/08/2017.

REJANE CUNHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOA amiga Rejane já deu sua colaboração aqui na série, faz alguns anos e hoje volta para informar ao leitores da capital e demais do interior, caso estejam visitando a capital nesse final de semana para dar uma esticadinha até a FEIRA GARAJAL. Manda gente fina!
A FEIRA GARAJAL DE ARTESANATO acontece mensalmente nos primeiros sábados em Natal, de 15 às 22 horas, e é tradição do Bairro Tirol. Têm a finalidade de comercializar produtos artesanais, comidas em geral, shows com artistas primando sua valorização executando talentos e música de qualidade. No entanto, a GR Atelier (Gerusa e Rejane) estreia na feira sua barraca expondo produtos artesanais de produção própria como: lancheirinhas, bonecas, espírito santo, lixeira de carro, porta-treco e etc. "Convidamos todos para nos visitar na FEIRA GARAJAL, localizado na Rua Ângelo Varela – Tirol". Grande abraço, Rejane Cunha.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (562)Olá pessoal, bom dia, como se desconstitui um Governo, Robinson não atende mais as agendas do funcionalismo, não nos recebe e na última vez que recebeu o Fórum de Servidores Estaduais saiu na metade da reunião, deixando os Dirigentes Sindicais com sua Equipe que, nada acrescentava no momento, somente se dizia nada poder fazer, não havia recursos, nunca houve em seu Governo, os salários continuam sendo pagos com um mês de atraso. O pior, o Governo Robinson quer, agora, raspar o taxo do IPERN, deseja retirar a reserva de R$ 25 milhões de reais que ainda tem por lá, depois de sacar quase um bilhão de reais, entre 2014 e 2015. Nem mesmo a Secretária Chefe do Gabinete Civil atende, há uma semana que o SINAI procura o Governo, tanto no Gabinete Civil e no do Governador, sem respostas, nem um nem outro, as agendas com Robinson para o SINAI foram marcadas duas vezes e desmarcadas, com o Secretaria da Administração são mais dificuldades, seus interlocutores não dão respostas, há pendências da FUNDAC, as coisas não andam, e do DETRAN, ambas judicializadas. Nem assim eles dão respostas, é um desrespeitos, nem diria ao Judiciário, pois quem não se respeita, não quer respeito, mas aos trabalhadores do Estado, e aos usuários dos serviços públicos, pois nada, no âmbito do Governo do RN funciona, o Governo Robinson, nos parece, se desconstituir rapidamente, é a desconstituição do que na prática não se constituiu, uma lastima. Santino Arruda – Coordenador Geral do SINAI, via facebook, em 25/08/2017.

FIQUE SABENDO... "A valentia do autêntico vaqueiro sertanejo". Por *José Romero Araújo Cardoso – Professor. (Fonte: e-mail pessoal, emm 15/08/2017.
Crônica classificada em Primeiro Lugar (Campeã) no I Concurso Louvor ao Vaqueiro, promovido pelo Parque Cultural "O Rei do Baião" e Caldeirão Político.
O único vaqueiro brasileiro que usa roupas feitas com couro de animais para se proteger é o que labuta nas caatingas bravias a fim de campear a criação de grande porte, criada de forma extensiva pelos carrascais ameaçadores do único bioma genuinamente nacional.
A proeminência de plantas espinhosas exige que o vaqueiro sertanejo proteja-se da cabeça aos pés, tornando-se verdadeiro representante da Civilização do Couro, a qual foi enfaticamente reiterada por Capistrano de Abreu em seus Capítulos de História Colonial.
A fama de valentia granjeada por inúmeros vaqueiros sertanejos, quando das festas de apartação, as famosas pegas de boi no mato, antecessoras das modernas vaquejadas, fê-los respeitados na sociedade sertaneja agro-pastoril, sendo que muitos conquistaram status importantíssimos graças a feitos heróicos ao desafiar mistérios insondáveis das caatingas irascíveis e ameaçadoras.
A maioria, anônima, morria sem deixar tostão, esquecidos na expressão literal do termo, verdadeiro descaso para com grandes heróis que arriscavam a vida para que um dos elementos maiores da economia sertaneja fosse enfatizado de forma significativa e satisfatória.
Ferrar os animais era imprimir a marca de cada fazenda, pois complexa simbologia definia a quem pertencia o gado, constituindo-se em tratado armorial sertanejo, cujo personagem principal na luta heróica através dos desafios da hinterlândia era exatamente o valente vaqueiro.
A importância do vaqueiro foi destacada pelo grande Luiz Gonzaga quando resolveu inovar como artista, implementando em sua indumentária o gibão que tão bem caracteriza o bravo profissional das caatingas sertanejas.
Após covarde assassinato de primo de nome Raimundo Jacó, afamado vaqueiro pernambucano, o eterno sanfoneiro do Riacho da Brígida compôs, em parceria com Nélson Barbalho, verdadeiro hino em homenagem ao grande personagem sertanejo que levou seu oficio com afinco.
A primeira missa em intenção da alma do vaqueiro Raimundo Jacó, realizada em Serrita (Estado de Pernambuco), a partir do ano de 1975, teve em Luiz Gonzaga seu principal incentivador. Nos dias de hoje, a missa é dedicada a todos os vaqueiros do sertão.
A emoção flui de forma incontida quando a eterna canção dedicada aos bravos vaqueiros é entoada de forma sublime, fazendo com que os presentes não consigam conter as lágrimas que marejam de olhos cansados e sofridos da brava gente sertaneja.
No presente, infelizmente, há verdadeiro desvirtuamento da cultura e das tradições sertanejas, pois o cavalo, fiel companheiro do verdadeiro e autêntico vaqueiro sertanejo, vem sendo substituído por possantes motos que trazem na lataria marcas de empresas japonesas, para desgosto dos grandes baluartes que defendem com unhas e dentes um dos símbolos da autóctone formação cultural da terra do sol.
*José Romero Araújo Cardoso. Geógrafo (UFPB). Professor-Adjunto IV do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Geografai e Gestão Territorial (UFPB) e em Organização de Arquivos (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA - UERN). Escritor. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP) e da Associação dos Escritores Mossoroenses (ASCRIM).

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A ODAC – Organização do Aluno consciente, realizará INSCRIÇÕES PARA CURSO DE FORMAÇÃO DE PALESTRANTES oferecendo 1.170 (mil, cento e setenta) VAGAS PARA PALESTRANTES, inscrições abertas no período de 01/09 a 25/10/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 1.600,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 31 (trinta e uma) VAGAS PARA TÉCNICOS-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas até o dia 04/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.180,66. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
O BRASIL SEM DILMA E COM TEMER APÓS UM ANO – O Golpe é desastroso - A Presidenta Dilma Roussef foi cassada em 31/08/2016, acusada de improbidade administrativa e sem provas contundentes, e o senado aprovou impeatchment com 61 votos a favor e 20 contra. O que vimos é o sumiço dos ditos paneleiros que patrocinados pela elite iam fazer coro com FORA DILMA e hoje abandonados pelos golpistas. O bom é que um ou dois tomam as dores quando são lembrados para voltarem às ruas em comemoração as benesses do Temer!

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 18: Aldemir Fernandes – Autônomo. Milton Mendonça – IDIARN (29); Expedita Sales – FUNDAC, Leandro Pinheiro – Facebook e Pretrônio Andrade – UERN (20); Edson França – Prof. (21); João Ítalo – EMAER, Margarete Pereira – FUNDAC, Maria Célia – FUNDAC, Nonato Santos – Ator e Wilson Cabral – Prof. (22); Ninete Dantas – FUNDAC (23); Amâncio Honorato – UERN e Irinaldo Alves – Facebook (24); Ezione Bandeira – C. Cidadão/Mossoró, Jadismar Costa – FUNDAC, João Morais – SINDSAÚDE e Sávio Barbosa – Vara da Família (25); Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDAC e Maritza Arruda – Professora (26); Antônio Dantas – Buchudim – Autônomo e Vera Araújo – Adv. (27); Laíre Rosado Filho – Médico (28); Conceição Lopes – Enferrmeira e Daniel Oliveira – Enfermeiro (29); Antônio Nei – Prof., Flávio Dias Xavier – Prof. e Marcos Araújo – Advogado (30); Ecilvia Sampaio – UERN e Nilza Cortez – Profª.; Juscelino Ferreira – Autônomo, Santino Arruda – Datanorte, Sheila Gutemberg -FUNDADC e Tulio Ratto – Chargista (1º). E dia 02: Juvenal Varela – Radialista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Pois é, amigo Hermes. Para que agredirmos os bolsominions. Os caras são estúpidos ao ponto de encher de vento um boneco chamado Pixuleco, e por ao seu redor, vinte gatos pingados, a cem metros de uma concentração com a presença de Lula, onde se achavam trinta mil pessoas em êxtase por estar vendo o grande líder. Com adversários assim, Lula se torna a cada dia, mais imbatível. Crispiniano Neto, em 29/08/2017". – Obrigado, Companheiro C.N. O registro do poeta Crispiniano é em relação ao meu posicionamento e meu compartilhamento da nota do Pe. Guimarães, onde afirmei: "Respeito todos os adversários do Lula e seus seguidores. De minha parte nem um tipo de agressões, nem física e moral. Vou continuar agindo assim. Simples!". Saúde e paz poeta!

MEMÓRIA:
HÁ 138 ANOS! – Instalação do telégrafo ligando Mossoró a Natal e foi considerado um grande avanço na comunicação local. FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
DIA: hoje é Dia do Nutricionista. Amanhã (1º) será Dia do Caxeiro Viajante e Dia do Professor de Educação Física (Licenciado).

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um cantor e compositor de forró e samba brasileiro, assim como de seus diversos subgêneros, a citar: baião, xote, xaxado, coco, arrastapé, quadrilha, marcha, frevo, dentre outros. Também conhecido como O Rei do Ritmo. Paraibano de Alagoa Grande, nosso homenageado nasceu em 31 de agosto de 1919, com o nome de José Gomes Filho. Ele era filho de uma cantadora de coco, Flora Mourão, que lhe deu o seu primeiro instrumento: o pandeiro. Seu nome artístico nasceu de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste, Jack Perry. A transformação para Jackson foi uma sugestão de um diretor de programa de rádio. Dizia que ficaria mais sonoro e causaria mais efeito quando fosse ser anunciado. Somente em 1953, com trinta e cinco anos, gravou o seu primeiro grande sucesso: "Sebastiana", de Rosil Cavalcanti. Logo depois, emplacou outro grande hit: "Forró em Limoeiro", rojão composto por Edgar Ferreira. Foi na rádio pernambucana que ele conheceu Almira Castilho de Albuquerque, com quem se casou em 1956, vivendo com ela até 1967. Depois de doze anos de convivência, se separaram e ele se casou com a baiana Neuza Flores dos Anjos, de quem também se separou pouco antes de falecer. No Rio de Janeiro, já trabalhando na Rádio Nacional, alcançou grande sucesso com "O Canto da Ema", "Chiclete com Banana" e "Um a Um". Os críticos ficavam abismados com a facilidade dele cantar os mais diversos gêneros musicais: baião, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de carnaval. O fato de ter tocado tanto tempo no Cassino Eldorado aprimorou sua capacidade jazzísta. Também é famosa a sua maneira de dividir a música e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística, tendo passado por inúmeras gravadoras. Morte: Durante excursão empreendida pelo país, era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília, em decorrência de complicações de embolia pulmonar e cerebral. Ele tinha participado de um show na cidade uma semana antes e no dia seguinte passou mal no aeroporto antes de embarcar para o Rio de Janeiro. Ele ficou internado na Casa de Saúde Santa Lúcia. Foi enterrado em 11 de julho de 1982 no Cemitério do Cajú, na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de músicos e compositores populares, sem a presença de nenhum medalhão da MPB. Hoje seus restos mortais se encontram na sua terra natal (Alagoa Grande) localizado não no cemitério local, mas sim em um memorial preparado em sua homenagem pelo povo alagoagrandense. Reportamonos sobre JOSÉ GOMES FILHO (in memorian), conhecido por JACKSON DO PANDEIRO, nasceu em 31/08/1919 – Alagoa Grande/PB e faleceu em Brasília/DF em 10/07/1982 com 62 anos de idade. Sua discografia consta de 28 discos gravados entre 1955/1981 - sendo: 24 sucessos nacional e regravados por vários cantores de MPB. Gênero musical: Baião, Côco, Forró e Samba. Dotes artísticos: cantor, pandeiro, violão e bateria. Período de atividade: 1952 a 1982 (30 anos). FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jackson_do_Pandeiro.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"O menino honesto" (Poesia de Rosângela Trajano).

O menino honesto
Nunca mentia
Era amigo fiel
Da sombra que sorria.
O menino honesto
Era decente
Aos princípios morais
Vivia contente.
O menino honesto
Não enganava ninguém
Os princípios éticos
Respeitava também.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos nutricionistas, caxeiros viajantes e professores de educação física.
QUEM canta...
"Vixe como tem Zé / Zé de baixo Zé de Riba / Tesconjuro com tanto Zé / Como tem Zé na Paraíba...". ("Como Tem Zé na Paraíba" – Composição: Jackson do Pandeiro. Canta: J.P.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Livre de vírus. www.avast.com.

domingo, 27 de agosto de 2017

DC - Coluna de Notícias 874. (Anexo slide: Só Observando).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 784 (geral) e 36ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, domingo, 27 de agosto de 2017 - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 35/52, dias: 239/365 e faltam 126 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Levou ele para Lajes / No Pico do Cabugi / Prometeu dar-lhe de tudo / Rede, pote e juriti / E como Jesus não quis / Nunca mais choveu ali". Jesus e o Diabo no Rio Grande do Norte (5/5), por Mané Beradeiro em 03/07/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O período de chuvas em Mossoró passou rápido que nem meteoros, mas, a buraqueira nas vias centrais e bairros estão de arrebentar até velocípedes! Há décadas que nenhuma da avenidas e ruas de fluxos intensos receberam uma malha asfáltica, melhoria nas vias de evacuação veicular são abandonadas, a exemplo das Avenidas Cunha da Mota sentido Alto da Conceição Centro e Tiradentes sentido centro ao Alto da Conceição. Após Bairro Paraíba pedras paralalepípedos soltas que, se receber uma cobertura de asfalto melhoria e muito o trânsito e desafogar a Avenida Presidente Dutra. Onde está a fiscalização dos vereadores com o dinheiro arrecadado pela fábrica de multas? Boa leitura nobre leitor/a.

APOSENTADOS DO INSS TERÁ REAJUSTE MENOR EM JANEIRO. – Rio. Com a decisão do governo Temer de rever as projeções do aumento do salário mínimo para 2018, aposentados e pensionistas do INSS também terão reajuste menor a partir de janeiro do ano que vem. O valor inicial do piso previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de R$ 979 foi reduzido para R$969. A correção baixou de 4,5% para 3,41%.
A redução ocorreu devido à queda na projeção de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do IBGE, para 2017. Quando o salário mínimo para 2018 foi calculado, a expectativa era que o índice acumulado no ano fosse de 4,5%. Desta forma, os mais de 30 milhões de segurados do INSS, entre aposentados, pensionistas e quem tem benefícios previdenciários, tanto os que recebem o mínimo quanto os que ganham acima do piso, vão ter reajuste de 3,41% no ano que vem. O percentual é o mesmo que será dado ao salário mínimo, sem aumento real, ou seja, acima da inflação. No Estado do Rio, são cerca de 2,5 milhões de segurados.
Inicialmente, a LDO sancionada pelo presidente Michel Temer aumentava o piso de R$ 937 para R$ 979. Com a nova projeção, o teto previdenciário sobe de R$5.531,21 para R$ 5.719,82 a partir de janeiro. Veja mais pelo site: www.sosconsumidor.com.br.

NOTA DO FÓRUM DOS SERVIDORES DO ESTADO DO RN. – Circula Nota Pública nas rede sociais e imprensa, a qual destacamos sua abertura, aqui abaixo:
O Fórum dos Servidores Públicos do Rio Grande do Norte, entidade não personificada que congrega diversas instituições sindicais de trabalhadores da Administração direta e indireta do Estado, diante do agravamento da crise instalada em terras potiguares, que mais do que econômica ou financeira, é de gestão, vem a público informar, denunciar e, no fim, requerer do Governo Estadual o seguinte:
• Apesar da crise econômica que envolve o Brasil, a arrecadação tributária própria gerada pelo trabalho do Fisco e dos demais servidores da Secretaria de Estado da Tributação vem apresentando, neste ano, crescimento real quando comparado com igual período do ano anterior. Ígual constatação se faz quando analisados os números do Fundo de Participação dos Estados/FPE, principal rubrica de transferência de recursos da União para o RN, demonstrando assim, não somente para este Fórum, como para a sociedade potiguar, que o argumento usado pela cúpula do atual governo estadual de frustração de receitas é um engodo, uma falácia que se presta de cortina de fumaça para esconder da população a verdadeira crise existente, a de gestão;
• O atual governo do Estado, apesar de ter lançado o Portal da Transparência, no tocante às suas despesas, é uma indecifrável caixa preta, não havendo sobre elas efetivos conhecimento e controle pelo Poder Legislativo, muito menos pela população, que não sabe precisamente como e em que o Executivo vem gastando os recursos arrecadados ao Erário, já que não somente o orçamento não é construído de forma participativa e democrática, mas a sua execução não é nada transparente. . .
ESTRUPOS COLETIVOS NO RN AUMENTOU 400%. A Folha de S. Paulo realizou um levantamento que destacou um aumento de 400%, no período entre os anos de 2011 e 2016, de casos de estupros coletivos no Rio Grande do Norte. Consequentemente, o estado potiguar ocupa a quinta posição no ranking que mostra os estados onde a prática mais cresceu. À frente do Rio Grande do Norte estão Rondônia, Piauí, Espírito Santo e Ceará.
A taxa de estupros coletivos para cada 100 mil habitantes é de 0,58 no estado potiguar, que trata destes casos através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e pelas Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher (DEAM). No Rio Grande do Norte, existem apenas cinco DEAMs, responsáveis por atender às ocorrências de todos os 167 municípios potiguares. Elas funcionam apenas no horário comercial e de segunda à sexta-feira – nos horários restantes, elas estão fechadas. Em Natal, são duas unidades (zona Norte e Ribeira), as outras três estão localizadas em Parnamirim, Mossoró e Caicó.
Para fazer a pesquisa, a Folha recolheu dados obtidos junto ao Ministério da Saúde. Estes dados também informam que, no Brasil, há pelo menos cinco estupros coletivos diários. Levando em consideração todos os estados da Federação, a taxa de crescimento foi de 125%. FONTE: Folha de São Paulo, na base de dados do blog: irandeoliveira.blogspot.com.br/.

CLÁUDIO PALHETA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOA audiência entre Governo do Estado, ADUERN, SINTAUERN e Reitoria trouxe à tona uma realidade que muitos já imaginavam: a via do diálogo e a tentativa de encontrar saídas conjuntas para a crise não será fácil.
Representantes do Governo foram taxativos em afirmar que não há previsão para que os salários comecem a ser pagos em dia e que a reposição salarial de 7,64%, prometida pelo Governador Robinson Faria, ainda em janeiro, não tem respaldo técnico e financeiro.
"Estamos vivendo uma crise e sendo muito sincera com todos vocês, não sabemos quando poderemos colocar os salários em dia. Sobre os 7,64%, posso dizer que o Governador conversou com vocês no contexto em que estava inserido. Naquele momento ele não tinha o subsídio técnico, nem o a posição dos secretários que tratam destas demandas" afirmou a Chefa de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Finanças, Gustavo Nogueira, foi ainda mais enfático, deixando claro que para o Governo a crise tem de ser paga pelos trabalhadores e trabalhadoras. "O Estado não tem onde cortar. Somente em pessoal. E eu já disse, em pessoal não vou mexer. Não me peçam pra dizer que tem uma saída para essa crise, por que não tem! Eu, enquanto secretário, não tenho o que fazer. O Estado do RN está literalmente no fundo, no que se refere às suas receitas", afirmou Gustavo. Cláudio Palheta – Assessor de Imprensa da ADUERN – Associação do Docente de UERN.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (561)É uma lastima, última semana de agosto, nem todos receberam os seus salários totalmente, me liga um aposentado do DETRAN com 71 anos de idade, com suas contas a pagar, como todos que, tendo vivido do trabalho, galgaram uma aposentadoria, e se veem impotentes, isto numa instituição que tem orçamento fabuloso, poderia, se Governo houvesse, pagar em dia também aos aposentados, Robinson precisa de uma lição de governança, parece aguardar as eleições de 2018, mas ai é muito tempo de sofrimento, lamentavelmente. Santino Arruda – DATANORTE, via facebook pessoal, em 25 de agosto de 2017.

FIQUE SABENDO... "25 de agosto: dia do feirante". Texto sugerido por Hermes Alves de Oliveira. FONTE: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-feirante.htm/.
No dia 25 de agosto comemora-se o dia do feirante, o profissional que trabalha com produtos da agricultura, levando os alimentos até nossas mesas.
A criação da data se deu em virtude da realização da primeira feira livre do Brasil, no ano de 1914, na cidade de São Paulo.
Os chacareiros da época, a maioria deles imigrantes portugueses, não sabiam o que fazer com os produtos que não haviam sido comercializados nos empórios e quitandas. Com o apoio da prefeitura da cidade, conseguiram vender os produtos que sobravam diretamente para os consumidores, iniciando suas atividades no Largo General Osório.
Na época, Washington Luis era o prefeito de São Paulo e foi quem oficializou as feiras livres no Brasil, a partir do Ato 625.
Hoje em dia as feiras livres são administradas através da Lei nº492/84.
O visual da feira é muito bonito, com frutas, verduras e legumes frescos, que dão um colorido especial ao ambiente, juntamente com a luz do sol.
Os feirantes têm uma vida muito dura, pois precisam acordar bem cedo para montar as bancas nas feiras, que costumam atender a partir das sete horas da manhã.
Nas feiras a concorrência é grande, pois existem várias barracas que vendem os mesmos produtos. Para atrair os clientes, os feirantes gritam, demonstrando a qualidade de seus produtos aos clientes ou através de frases engraçadas, brincando com a freguesia, tornando o ambiente bem descontraído e animado. Dentre as frases temos: "moça bonita não paga, mas também não leva", "Gostoso não é? Pode experimentar outra vez", "aqui é barato, o marido da barata", "pega no melão que aqui ele tá bom".
Hoje em dia, além dos produtos alimentícios, hortifrutigranjeiros, podemos encontrar bancas vendendo vários tipos de produtos, como doces, farinha, pescados, carnes e linguiças defumadas, deliciosos pastéis fritos na hora, pequenos utensílios de cozinha, roupas, CDs e DVDs, além de serviços de consertos de panelas e outros.
Normalmente os atendentes das bancas são membros de uma mesma família, numa cultura que vai passando de geração em geração, a de se plantar, colher e comercializar para garantir o sustento da família.
Um aspecto interessante das feiras livres são os meninos que alugam carrinhos de mão, para os fregueses não ficarem cheios de sacolas nas mãos. Pacientemente eles seguem seus clientes, indo de um lado para outro da feira, até que as compras terminem e recebam pelos serviços.
Com isso, as feiras livres se tornaram uma atividade economicamente relevante, pois proporcionam o sustento de várias famílias.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PB: A UFPB – Universidade Federal da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 14 (quatorze) VAGAS PARA PROFESSORES ADJUNTOS, ASSISTENTES E AUXILIAR, inscrições abertas até o dia 06/09/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 9.570,41. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PE: A prefeitura de Cabo de Santo Agostinho/PE, realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 2.241 (duas mil, duzentas e quarenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 01 a 21/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.885,09. Maiores informações pelo edital no site:  www.pciconcursos.com.br/concuros.

PANO RÁPIDO:
ENCONTRONão se trata do programa global, mas, tem tudo haver. Encontro ontem (26) em pleno centro de Mossoró os poetas Antônio Francisco (Mossoró/RN) e Caio César Muniz (Iracema/CE), precisamente no corredor das celebridades simples, porém de grandes valores. Muita repercussão positiva sobre o primeiro poeta aqui citado. Fotos requisitadas ao lado do poeta mossoroense em agradecimento a elevação da cidade na área poética no programa apresentado por Fátima Bernardes, 04 minutos que valem a vida inteira! Parabéns amigos poetas!

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 18: Aldemir Fernandes – Autônomo. Milton Mendonça – IDIARN (29); Expedita Sales – FUNDAC, Leandro Pinheiro – Facebook e Pretrônio Andrade – UERN (20); Edson França – Prof. (21); João Ítalo – EMAER, Margarete Pereira – FUNDAC, Maria Célia – FUNDAC, Nonato Santos – Ator e Wilson Cabral – Prof. (22); Ninete Dantas – FUNDAC (23); Amâncio Honorato – UERN e Irinaldo Alves – Facebook (24); Ezione Bandeira – C. Cidadão/Mossoró, Jadismar Costa – FUNDAC, João Morais – SINDSAÚDE e Sávio Barbosa – Vara da Família (25); Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDAC e Maritza Arruda – Professora (26); Antônio Dantas – Buchudim – Autônomo e Vera Araújo – Adv. (27); Laíre Rosado Filho – Médico (28); Conceição Lopes – Enferrmeira e Daniel Oliveira – Enfermeiro (29); Antônio Nei – Prof., Flávio Dias Xavier – Prof. e Marcos Araújo – Advogado (30); Ecilvia Sampaio – UERN e Nilza Cortez – Profª.; Juscelino Ferreira – Autônomo, Santino Arruda – Datanorte, Sheila Gutemberg -FUNDADC e Tulio Ratto – Chargista (1º). E dia 02: Juvenal Varela – Radialista.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Amigo, interessante a coluna de notícias. Leio sempre, saudações anestésicas. Ronaldo Fixina Barreto". – Obrigado, obrigado e muito obrigado amigo Fixina. Satisfação imensa em acompanhar nosso trabalho, Saúde e paz companheiro.

MEMÓRIA:
HÁ 67 ANOS! – Getúlio Vargas visitou Mossoró pela segunda vez. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
DIA: hoje é Dia do Corretor de Imóveis, Dia do Peão Boiadeiro e Dia Nacional do Psicólogo. Amanhã (28) será Dia da Avicultura, Dia das Obras Pontificiais, Dia do Voluntariado e Dia Nacional dos Bancários.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um músico, cantor, e compositor britânico mais conhecido por seu trabalho como vocalista da banda de rock Led Zeppelin Durante a carreira, Plant influenciou diversos artistas, como Freddie Mercury e Axl Rose. Atualmente, Plant revitalizou o projeto Band of Joy, banda a qual pertenceu antes do Led Zeppelin, em 1967. Foi eleito o 15º melhor vocalista da história pela revista Rolling Stone, e em 2006 a revista Hit Parade o colocou como o "melhor vocalista de heavy metal de todos os tempos". JUVENTUDE - Começou a cantar profissionalmente em pubs e clubes com apenas 16 anos de idade, participando de diversas bandas. Fez sua estréia no disco gravando dois compactos (solo) para a CBS em 1966 (Our Song / Laughlin Crying Laughlin)  e 1967 (Long Time Coming / I've Got the Secret). Em seguida à fase solo, Plant foi cantar em uma banda chamada Band of Joy -  onde se reencontrou com John Bonham, que já conhecia desde os tempos em que tocaram juntos no Crawling King Snakes. Band of Joy chegou a gravar pela Decca no final de 1967, mas sem sucesso algum, embora a banda tivesse prestígio. LED ZEPPLIN - Em 1968, Jimmy Page estava reformando os Yardbirds depois da saída de Jeff Beck do grupo. A ideia de Jimmy Page era formar um super-grupo e começou chamando Steve Marriot (Small Faces) e Steve Winwood (Traffic) - porém somente conseguiu a adesão de John Paul Jones. Para o vocal, Jimmy Page e John Paul Jones convidaram Terry Reid, mas Reid inexplicavelmente recusou o convite, e sugeriu Robert Plant – que na época cantava no Hobsweedle - para o cargo. Assim, Plant entrou para a banda como uma segunda opção. Mesmo depois de entrevistado e aprovado por Page, Jones, e Peter Grant (empresário do Led Zeppelin), Robert Plant participou de uma sessão de gravação com Alexis Corner em setembro de 1968. Rapidamente, Plant tornou-se um dos maiores cantores de rock da história, com seu estilo "poderoso", e interpretação de blues e folk, dava seus "babes" ao microfone... Os agudos rasgados de Plant influenciaram vários cantores de rock e metal, como Freddie Mercury, Kurt Cobain e Rob Halford. Esse último chegou a mencionar a influência de Plant, dizendo: "Nos anos 70, nós dizíamos: Se esse cara canta tão agudo assim, então eu também posso." Plant ficou doze anos no Led Zeppelin, até o desmembramento da banda em 1980, causado pela morte do baterista John Bonham. Por ser amigo de Bonham desde a juventude, Plant decidiu por vezes abandonar os planos de reerguer o Led Zeppelin. CARREIRA SOLO - Depois do termino do Led Zeppelin, Plant saiu em carreira solo, e lançou 15 discos. Saiu em turnês, às vezes acompanhado do ex-colega de banda Jimmy Page, com o projeto intitulado Page & Plant, onde voltaram a tocar vários clássicos do Led Zeppelin (alguns nunca haviam sido tocados ao vivo antes, como Hey What Can I Do Ramble On). Também gravaram clipes inéditos para as músicas: Nobody's Fault But Mine, e Black Dog. A união dos dois rendeu um vídeo gravado em 1994. Em 31 de dezembro de 2008 foi agraciado com o título honorífico de Comandante do Império Britânico pela Rainha Elizabeth II. Em 2009 ganhou prêmios em 5 categorias do Grammy Awardem dueto com Alison Krauss, com o álbum Raising Sand. Em 2012 gravou um álbum com sua nova banda Sensational Space Shifters que conta com os integrantes da banda Strange Sensation e Justin Adams. O novo grupo se inspira nas raízes do Mississippi, Appalachia, Gambia, Bristol e nas montanhas de Wolverhampton. RECONHECIMENTO - Considerado por muitos um dos maiores vocalistas da história do rock, foi nomeado por uma revista norte americana em 2008, como sendo o melhor vocalista de metal. Robert deixou para trás nomes como: Bon Scott / Briann Johnson (AC/DC), Freddie Mercury (Queen), Rob Halford (Judas Prest), Steven Tyler (Aerosmsith), Sebastian Back (Skid Row), Ozzy Osbourne / Ronnie James Dio (Black Sabbath), Lemmy Kilmister (Motohead), Bruce Dickson (Iron Maiden), Axl Rose (Guns N' Roses), Paul Stanley e Gene Simmons (Kiss), Ian Gillan (Deep Purple e ex-Black Sabbath), Joe Elliot (Def Leppard), Klaus Meine (Scorpoions), David Coverdale (Whitesnak e ex-Deep Purple) e Alice Cooper. Na lista estavam presentes também Jimi Hendrix, Mick Jagger e David Bowie, tendo sido eleito por mais duas vezes por votação popular, uma em 2009, feita pela rádio digital Planet Rock (e que contou com a opinião também de críticos musicais e personalidades do mundo do Rock) e uma outra em 2011, feita pela conceituada revista Rolling Stone. VIDA PESSOAL - Casou-se com Maureen Wilson em 9 de novembro de 1968, com quem teve três filhos: Carmen (1968), Karac (1972-1977, que morreu de um vírus, sendo a razão da interrupção da turnê da banda Led Zeppelin na América do Norte e Logan (1979). Em agosto de 1983 eles se divorciaram. Em 1991 Robert Plant teve outro filho, Jesse Lee Plant e Gigi Plant, em 1999 com Shirley Wilson (irmã de Maureen). Reportamo-nos sobre ROBERT ANTHONY PLANT, 69 anos, nasceu em 20/08/1948, na cidade de West Bromwich, Staffordshire - Reino Unido. Gravou 28 discos: 11 álbuns de com a Banda Led Zeppelin (1969/2012) e 17 solo (1982/2014). Dotes artísticos: Cantor, compositor, harmónica, pandeireta e guitarra. Gênero: Hard Rock, Rock Progressivo, Heavy Metal, Blues-rock, Folk Rock, Country e Rock.FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Plant.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"Minhoca Feliz (Poesia de Rosângela Trajano).

A minhoca feliz
Vive enterrada
Restos vegetais

São a sua salada.
A minhoca tem
Vários corações
Cheia de anéis
Feliz em canções.
A minhoca feliz
É bem casada
Vai ter filhinhos
Bastante amada.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos corretores de imóveis, peões boiadeiros, psicólogos, avicultores, voluntariados e aos bancários.
QUEM canta...
"Ah, que o sol ilumine o meu rosto / Que as estrelas preencham meus sonhos / Sou um viajante do tempo e do espaço / Por ter estado onde já estive...". ("Kashmir" – Composição: Jimmy Page / John Banham / John Paul Jones e Robert Plant. Canta: Plant.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Livre de vírus. www.avast.com.

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

DC - Coluna de Notícias 783. (Anexo slide: Os pais envelhecem).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 783 (geral) e 35ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, sábado, 12 de agosto de 2017. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 32/52, dias: 224/365 e faltam 141 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Jesus estava orando / "Coisa Ruim" apareceu / E foi logo arengando / Cutucando o hebreu / Mostrando que tinha muque / Pra tudo que é judeu". Jesus e o Diabo no Rio Grande do Norte (4/5), por Mané Beradeiro em 03/07/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Se nada mudar o percurso até última hora marcada, nesta quarta-feira (16) será instalada mais uma Central do Cidadão em Mossoró, às das dez horas, no Shopping Estação – também conhecido por Shopping Popular - situado no Centro da Cidade (Av. Alberto Maranhão com a Dr. João Marcelino). Já circula nas redes sociais o convite à população por parte do Governo do Estado. Inicialmente cinco guichês funcionarão para os serviços de: emissão de 1ª via do RG (Cédula de Identidade), 1ª via de CPF (inscrição), 1ª via de CTPV (Carteira de Trabalho e Previdência Social), Seguro Desemprego e Moradia Cidadã (financiamento de imóveis para servidores públicos). O horário de funcionamento da nova central é diferenciado, funcionará de 12 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Todos os serviços do Complexo Diran Ramos do Amaral continuam funcionando normalmente, entre 07 e 13 horas. Boa leitura nobre leitor/a.

LUCRO DO FGTS: TRABALHADOR VAI RECEBER EM MÉDIA R$ 30,00. - O presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, afirmou nesta quinta-feira (10) que, em média, os trabalhadores receberão R$ 29,62 em suas contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) até 31 de agosto por causa da distribuição de lucros do Fundo.
O valor vai variar de acordo com o montante que o trabalhador possui em conta. No total, serão R$ 7,28 bilhões distribuídos, ou metade do lucro do FGTS em 2016. A rentabilidade será de 1,93%, ou seja, se o trabalhador tiver R$ 100 em conta, terá R$ 1,93 depositado na sua conta do Fundo.
A maior parte das contas dos trabalhadores —73,64%, segundo a Caixa— receberá até R$ 10. Outros 19,49% receberão entre R$ 10 e R$ 100, 6,52% receberão entre R$ 100 e R$ 1.000; 0,34% receberão entre R$ 1.000 e R$ 5.000, e 0,01% receberão acima de R$ 5.000.
O saque está sujeito às mesmas regras de retirada do FGTS, ou seja, permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, três anos ou aposentadoria, entre outras situações. FONTE: www.sosconsumidor.com.br.

FIQUE SABENDO... "Botafogo de Futebol e Regatas: 113 anos de futebol". Texto sugerido por Hermes Oliveira – torcedor. (Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Botafogo_de_Futebol_e_Regatas.
O clube detém alguns dos principais recordes do futebol brasileiro, como o de maior número de partidas de invencibilidade: 52 jogos entre os anos de 1977 e 1978.
É uma agremiação poliesportiva brasileira, com sede no bairro homônio ao clube, na cidade do Rio de Janeiro. Nascido da fusão do Club de Regatas Botafogo (fundado para o remo em 01/07/1894) com o Botafogo Football Club (formado para o futebol em 12/08/1904), é um dos principais clubes do Brasil. Suas maiores glórias esportivas vêm principalmente do futebol, especialmente entre as décadas de 1950 e 1960, considerada sua era de ouro.
Conhecido pela estrela de cinco pontas em seu distintivo, que lhe dá a alcunha de clube da Estrela Solitária, o Botafogo tem como suas cores oficiais o preto e o branco. Desde 2007, manda seus jogos de futebol no Estádio Nilton Santos, antes chamado de Engenhão. Um dos clubes mais populares do Brasil, tem como seus principais rivais o Flamengo, Fluminense e o Vasco da Gama.
Foi indicado pela FIFA ao seleto grupo dos maiores clubes do século XX. Dentre seus principais títulos estão: 20 Campeonatos Cariocas, 4 torneios Rio-São Paulo, 2 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa Conmebol (precursora da atual Copra Sul-Americana). 
Além disso, o clube detém alguns dos principais recordes do futebol brasileiro, como o de maior número de partidas de invencibilidade: 52 jogos entre os anos de 1977 e 1978; o recorde de partidas invictas em jogos do Campeonato Brasileiro: 42, também entre 1977 e 1978; o maior número de participações de jogadores em partidas totais da Seleção Brasileira (considerando jogos oficiais e não oficiais): 1094 participações; e o maior número de jogadores cedidos à Seleção Brasileira para Copas do Mundo. O clube ainda é o responsável pela maior vitória já registrada no futebol brasileiro: 24 a 0 sobre o Sport Club Mangueira no Campeonato Carioca de 1909.
HISTÓRIA: Em 1891, contando em sua gênese com a participação de membros egressos do Clube Guanabarense, criado em 1874, o Grupo de Regatas Botafogo foi fundado pelo remador Luiz Caldas, conhecido como Almirante. Após a prisão de Caldas, por consequências do episódio conhecido como Revolta da Armada, e sua posterior morte, os sócios remanescentes do grupo se reuniram para regulamentar a criação do clube. Com quarenta sócios, em 1 de julho de 1894, era fundado o Club de Regatas Botafogo.
A sede ficava em um casarão, atualmente demolido, no sul da praia de Botafogo, encostado ao Morro do Pasmado, onde hoje termina a avenida Pasteur. A embarcação botafoguense Diva, surgida em 1899, tornou-se uma lenda nas águas da Baía de Guanabara ao vencer todas as 22 regatas que disputou, sagrando o clube como campeão carioca daquele ano. O Club de Regatas Botafogo foi a primeira agremiação da cidade campeã brasileira de alguma modalidade esportiva, em outubro de 1902, após a vitória do atleta Antônio Mendes de Oliveira Castro, que anos mais tarde viria a se tornar presidente do clube.
Paralelamente, no ano de 1904, surgia em um casarão situado no Largo dos Leões, no bairro do Humaitá, um novo clube de futebol, o Electro Club. A associação surgiu a partir da ideia de Flávio Ramos e Emmanuel Sodré, que estudavam juntos no colégio Alfredo Gomes. A fundação oficial aconteceu em 12 de agosto e, pouco mais de um mês depois, o nome do clube foi mudado para Botafogo Football Club, por influência de Dona Chiquitota, avó materna de Flávio. O primeiro amistoso ocorreu no dia 2 de outubro, contra o Football and Club, na Tijuca. Na ocasião, o Botafogo saiu derrotado por 3 a 0. A primeira vitória viria no segundo jogo, em maio de 1905, sobre o Petropolitano: 1 a 0, gol de Flávio Ramos.
Após 38 anos de coexistência entre o Club de Regatas e o Football Club, as agremiações se uniram oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942. A união, contudo, foi motivada por conta de uma tragédia: no dia 11 de junho de 1942, o clube de regatas e o de futebol se enfrentavam em uma partida de basquete, válida pelo Campeonato Carioca. O atleta Armando Albano, um dos principais jogadores do Botafogo Football Club e da Seleção Brasileira, saiu atrasado do trabalho e chegou à quadra com o jogo já em andamento, no final do primeiro tempo. Durante o intervalo, Armando se abaixou para pegar uma bola e caiu desfalecido na quadra. Prontamente o jogador foi levado ao vestiário e a partida recomeçou. Porém, após alguns minutos tentando trazê-lo de volta à vida, a notícia de sua morte interrompeu o confronto quando o placar marcava 23 a 21 para o clube de futebol. A decisão de parar o jogo foi tomada pelo Botafogo de Regatas, que abdicou da disputa para que Albano tivesse como homenagem uma última vitória. Envolvidos em uma profunda atmosfera de comoção, os dirigentes das duas agremiações optaram pela união dos clubes, criando assim o Botafogo de Futebol e Regatas.
ESTRELAS: Entre 1981 e 2003, acima do escudo oficial do Botafogo havia quatro estrelas menores, que representavam o tetracampeonato carioca conquistado entre os anos de 1932 e 1935. Atualmente, porém, o clube não utiliza mais essas estrelas complementares, fazendo jus ao apelido de Estrela Solitária.
BANDEIRA: A bandeira do Botafogo de Futebol e Regatas surgiu após a fusão do Botafogo Football Club com o Club de Regatas Botafogo. O clube de futebol possuía uma bandeira com faixas horizontais pretas e brancas, com o escudo do clube ao centro. Foi bordada pela primeira vez pelas irmãs do ex-presidente Edwin Elkin Hime Júnior: Ruth, Hilda, May, Leah e Miriam. Já a bandeira do clube de regatas era branca, com um quadrilátero preto no canto superior esquerdo e a tradicional Estrela Solitária em branco. Com a fusão, em 1942, permaneceram as faixas horizontais e o quadrilátero preto, com a Estrela Solitária branca no canto superior esquerdo.
O formato oficial da bandeira é de 1,28 metro de largura e 90 centímetros de altura. As listras horizontais têm 10 centímetros de largura cada. São cinco listras pretas e quatro brancas. O retângulo preto, que contém a Estrela Solitária, mede 56 x 40cm.
HINOS:
Hino Popular - O hino mais difundindo na mídia e no conhecimento popular, apesar de não ser o oficial, foi composto por Lamartine Babo em 1942. Os versos iniciais "Botafogo, Botafogo campeão desde 1910" estão na cabeça dos torcedores, sendo frequentemente cantado nos jogos do time.
Há uma polêmica na letra. Como foi composta na década de 1940, seu registro traz "Campeão desde 1910". Contudo, o primeiro título oficial do Botafogo foi o Campeonato Carioca de 1907, Campeonato Carioca de 1907, que, devido a divergências entre Botafogo e Fluminense, só foi oficializado em 1996, com a divisão do título pelos dois clubes. Por conta disso, é comum ouvir torcedores cantando uma versão modificada: "Botafogo, Botafogo campeão desde 1907". Neste hino, encontra-se também dois dos principais lemas do clube. São eles: "Foste herói em cada jogo" e "Não podes perder, perder pra ninguém".
Hino Oficial do Futebol - O hino oficial do Botafogo Football Club, com letra de Octacílio Gomes e música de Eduardo Souto, não é muito difundido entre a mídia e os torcedores. Isto se deve ao fato de a canção de Lamartine Babo ter sido criada no ano da fusão dos dois clubes e possui, também, um vocabulário menos complexo do que o oficial. Além disso, os hinos oficiais dos outros clubes cariocas também são ofuscados pelas canções de Lamartine, que compôs músicas para, além do Botafogo, América, Flamengo, Vasco, Bangu, Olaria, São Cristóvão, Madureira, Bonsucesso e Canto do Rio.
Hino Oficial do Remo - O hino do antigo Club de Regatas Botafogo foi escrito por Alberto Ruiz, que foi presidente do clube em  1930. 
CAMISA: A camisa do Botafogo deve possuir nove listras verticais de igual tamanho, conforme o estatuto do clube. Normalmente, a listra central é da cor preta, porém, em algumas oportunidades, foram utilizadas na cor branca. Detalhes nas mangas e na altura do ombro também são aceitos para facilitar a diversidade ano a ano. De acordo com o estatuto, o uniforme deve ser nas cores alvinegras. Portanto, suas camisas reservas são predominantemente brancas ou pretas, tal qual são as cores dos calções e das meias. O uniforme de goleiro não precisa seguir o regulamento do clube.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
CE: A SEJUS – Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 1.000 (mil) VAGAS PARA AGENTE PENITENCIÁRIO, inscrições abertas até o dia 23/08/2017. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 3.747,29. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
MA: A Prefeitura de Açailândia/MA, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 259 (duzentas e cinquenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 04/09/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 11.377,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

PANO RÁPIDO:
CASA DE ESTUDANTE DE MOSSORÓ - Fundada em 11 de agosto de l957, é uma Instituição filantrópica de assistência ao estudante. Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal pela lei N° 2.497/2009 e registrada no Conselho de Serviço Social do Ministério da Educação e Cultura em 16/05/1966 - Proc. 54-424/65.

REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" - Dia 11: Ceiça Freitas – Facebook. Delmira Costa – Profª. e Lucas Alves – Autônomo (12); Edmilson Nascimento – Músico, Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof. e Teófilo Viana – Tio (13); Gilberto Loia – Músico e Maria Iraneide Solano – FUNDAC (14); Ivone Duarte – Sítio Picada, Naja Alves – SINDSERPUM e Ugmar Nogueira – Radialista (15); Alcides Andrade – Adv., Dhiego Lukas – Autônomo, Franklin Filgueira – Prof., Heloísa Roldão - Estudante, Ivone Duarte - Ivonzélito Nunes – Adv., João Moura – EMATER, Júlio César Fernandes – Empresário (11/07?) e Marilene Paiva – Colunista Social (16); Júlia Almeida – Estudante e o Prof. Tebas – Uern (17). E dia 19: Zuleica Lima - UERN.

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Caro Hermes, receba os melhores cumprimentos. Abraços, Walter Gomes". – Obrigado, obrigado e muito obrigado Mestre Waltgomes. Saúde e paz amigo.

MEMÓRIA:
HÁ 142 ANOS! – Aconteceu O Motim das Mulheres (12/08/1875), um movimento de mulheres de Mossoró em prol dos seus esposos, filhos e amigos pelo centro da cidade. Mesmo com o fim da Guerra do Paraguai, continuavam as inscrições de alistamento militar, então elas saíram pelas ruas rasgando documentos, editais passando por igrejas e jornais destruindo documentos e livros. Liderada por Ana Floriano entre outras personalidades. Fonte: Mossoró Nossa Terra, pág. 351, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
DIA: hoje é Dia dos Escoteiros do Mar, Dia Internacional da Juventude e Dia Nacional das Artes. Amanhã (06) será Dia dos Pais, Dia do Economista, Dia do Pensamento, Dia dos Canhotos e Dia dos Encarcerados.

DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi uma cantora brasileira, considerada uma das maiores e melhores intérpretes do país. Pesquisadora da música popular brasijeira, de seus ritmos e de seu folclore, também viajou para muitos países representando a cultura Brasil. Conhecedora das músicas, danças e das tradições afro-brasileiras, ela se converteu à umbanda e levou a cultura africana para suas canções e vestimentas. Nossa homenageada foi uma das cantoras que mais gravou canções dos compositores da Portela, sua escola do coração. Também foi a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias, derrubando um tabu segundo o qual mulheres não vendiam discos. Nasceu no interior de Minas Gerais, no distrito de Cedro - à época pertencente ao município de Paraopeba e depois esse distrito virou cidade e foi emancipado com o nome de Caetanópolis, onde viveu até os 16 anos. Naquela época, ela participava de aulas de catecismo na matriz da Cruzada Eucarística. Lá também cantava ladainhas em latim no coro da igreja. Segundo as suas próprias palavras, cresceu ouvindo Carmem Costa, Ângela Maria, e, principalmente, Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira, das quais sempre teve muita influência, mantendo, no entanto, estilo próprio. Em 1952, ainda menina, venceu seu primeiro concurso de canto organizado em sua cidade, interpretando "Recuerdos de Ypacaraí". Como prêmio, ganhou um vestido azul. Aos 14 anos, ingressou como tecelã na fábrica Cedro & Cachoeira, a mesma para o qual seu pai trabalhou. Teve que se mudar para Belo Horizonte,  indo morar com a irmã Vicentina e o irmão Joaquim, por causa do assassinato de um namorado, cometido em 1957 por seu irmão Zé Chilau. Na capital mineira, trabalhou como tecelã durante o dia e fez o curso normal à noite. Aos finais de semana, participava dos ensaios do Coral Renascença, na igreja do bairro onde morava. Naquela época, conheceu o violinista Jadir Ambrósio, conhecido por ter composto o hino do Cruzeiro. Admirado com a voz da jovem de 16 anos, Jadir levou-a a vários programas de rádio, como "Degraus da Fama", no qual ela se apresentou com o nome de Clara Francisca. MUDANÇA DE SOBRENOME - No início da década de 1960, ela conheceu também Aurino Araújo (irmão de Eduardo Araújo), que a levou para conhecer muitos artistas. Aurino também seria seu namorado durante dez anos. Por influência do produtor musical Cid Carvalho, mudou o nome usando o sobrenome da mãe. Quando solteira se chamava Clara Francisca Gonçalves de Araújo, depois de casada que adotou o sobrenome Pinheiro. Em 1980, já com o nome de Clara Nunes e ainda como tecelã, ela venceu a etapa mineira do concurso "A Voz de Ouro ABC", com a música "Serenata do Adeus", composta por Vinícius de Moraes e e gravada anteriormente por Elizeth Cardoso. Na final nacional do concurso realizada em São Paulo, obteve o terceiro lugar com a canção "Só Adeus" (de Jair Amorim e Evaldo Gouveia). A partir daí, ela começou a cantar na Rádio Inconfidência de Belo Horizonte. Durante três anos seguidos foi considerada a melhor cantora de Minas Gerais. Ela também passou a se apresentar como cronner em clubes e boates na capital mineira e chegou a trabalhar com o então baixista Milton Nascimento - àquela altura conhecido como Bituca. Naquela época, fez sua primeira apresentação na televisão, no programa de Hebe Camargo em Belo Horizonte. Em 1963, ganhou um programa exclusivo na TV Itacolomi, chamado "Clara Nunes Apresenta" e exibido por um ano e meio. No programa se apresentavam artistas de reconhecimento nacional, entre os quais Altemar Dutra e Ângela Maria. Viveu em Belo Horizonte até 1965, quando se mudou para a cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente para Copacabana. OS PRIMEIROS DISCOS - Já no Rio de Janeiro, Clara Nunes se apresentava em vários programas de televisão, como José Messias, Chacrinha, Almoço com as Estrelas e Programa de Jair do Taumaturgo. Antes de aderir ao samba, Clara cantava especialmente boleros. Além de emissoras de rádios e televisão, ela também percorreu escolas de samba, clubes e casas noturnas nos subúrbios cariocas. Ainda em 1965, ela passou por um teste como cantora na gravadora Odeon, onde registrou pela primeira vez a sua voz em um LP. O disco foi lançado pela Rádio Inconfidência (onde Clara trabalhou quando morava em Belo Horizonte) e contava com a participação de outros artistas, todos da Odeon. No ano seguinte, Clara foi contratada por esta gravadora, a primeira e a única em toda a sua vida. Naquele mesmo ano, foi lançado o primeiro LP oficial da cantora, "A Voz Adorável de Clara Nunes". Por insistência da gravadora para que ela interpretasse músicas românticas, Clara apresentou neste álbum um repertório de boleros e sambas-canções, mas o LP foi um fracasso comercial. Em 1968, Clara Nunes gravou "Você Passa e Eu Acho Graça", seu segundo disco na carreira e o primeiro onde cantaria sambas. A faixa-título (de Ataulfo Alves e Carlos Imperial) foi seu primeiro grande sucesso radiofônico. No ano seguinte, a Odeon lançou "A Beleza Que Canta", LP no qual a cantora interpretou "Casinha Pequena", uma canção de domínio público. Ainda em 1969, Clara Nunes ganhou o primeiro lugar no "I Festival da Canção Jovem de Três Rios" com a música "Pra Que Obedecer" (de Paulino da Viola e Luís Sérgio Bilheri) e ainda classificou a canção "Encontro" (de Elton Medeiros e Luís Sérgio Bilheri) na terceira colocação. Ficou em oitavo lugar no "IV Festival Internacional da Canção Popular" com a música "Ave Maria do Retirante" (de Alcyvandro Luz e Carlos Coqueiro), que foi lançada naquele mesmo ano em disco homônimo. AFIRMAÇÃO NO SAMBA – Em 1970, Clara Nunes se apresentou em Luanda, capital angolana, em convite de Ivon Curi. No anos seguinte, a cantora gravou seu quarto LP, no qual interpretou "Ê Baiana" (de Fabrício da Silva, Baianinho, Ênio Santos Ribeiro e Miguel Pancrácio), música que obteve considerável sucesso no carnaval de 1971, e "Ilu Ayê", samba-enredo da Portela (de autoria de Norival Reis e Silvestre Davi da Silva). Na capa do álbum, a cantora mineira fez um permanente nos cabelos pintados de vermelho e passou a partir daí a se vestir com roupas que remetiam às religiões afro-brasileiras. Em 1972, Clara se firmou como cantora de samba com o lançamento do álbum "Clara Clarice Clara". Com arranjos e orquestrações do maestro Lindolfo Gaya e com músicos como o violonista Jorge da Portela e Carlinhos do Cavaco, o disco teve como grandes destaques as canções "Seca do Nordeste" (um samba-enredo da escola de samba Tupi de Brás de Pina), "Morena do Mar" (de Dorival Caymmi), "Vendedor de Caranguejo" (de Gordurinha), "Tributo aos Orixás" (de Mauro Duarte, Noca e Rubem Tavares) e a faixa-título "Clara Clarice Clara" (de Caetano Veloso e Capinam). Ainda naquele ano, Clara Nunes se apresentou no "Festival de Música de Juiz de Fora" e gravou um compacto simples da música "Tristeza, Pé no Chão" (de Armando Fernandes), que vendeu mais de 100 mil cópias. MORTE - Em 5 de março de 1983, Clara Nunes se submeteu a uma aparentemente simples cirurgia de varizes, mas a cantora acabou tendo uma reação alérgica a um componente do anestésico. Clara sofreu uma parada cardíaca e permaneceu durante 28 dias internada na UTI da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro. Neste ínterim, a cantora foi vítima de uma série de especulações que circulavam nos meios de comunicação sobre sua internação, entre elas inseminação artificial, aborto, tentativa de suicídio. Na madrugada do sábado de Aleluia de 2 de abril de 1983, a poucos meses de seu 41º aniversário, Clara foi declarada morta em razão de um choque anafilático. Reportamonos sobre CLARA FRANCISCA GONÇALVES PINHEIRO (in memorian), conhecida por CLARA NUNES, conhecida também como "A Guerreira", nasceu em 12/08/1942 – Paraopeba/MG e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 02/04/1983 com 40 anos de idade. Sua discografia consta de 34 discos gravados entre 1966/2008 sendo: 16 LPs (1966/1982), 16 discos póstomos,  (1984/2004), 01 Ao Vivo "A Histórias de Shows Inesquecíveis (1991) e 01 DVD (2008) Coletânea com alguns vídeosclipes exibidos no Programa Fantástico da Rede Globo. Gênero musical: Samba e MPB Dotes artísticos: voz. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clara_Nunes.

DEMOCRATIZANDO A POESIA:

"O meu amado papai" (Poesia de Rosângela Trajano).

O meu amado papai
Vai cedo trabalhar
Nunca descansa
Não pode parar.

O meu amado papai
Sem tempo para brincar
Vive correndo
Nem vê o dia passar.

O meu amado papai
À noite está cansado
Me dá um beijo
Meio apressado.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos escoteiros do mar, a juventude mundial, aos profissionais das artes, aos pais, economistas, pensadores e encarcerados (em todos os sentidos).
QUEM canta...
"Ninguém ouviu / Um soluçar de dor / No canto do Brasil ...". ("Canto das Três Raças" – Composição: Mauro Duarte & Paulo César Pinheiro. Canta: Clara Nunes).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Livre de vírus. www.avast.com.