terça-feira, 16 de maio de 2017

DC - Coluna de Notícias 769. (Anexo slide: Uma saudade).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 769 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, quarta-feira, 17 de maio de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 20ª/52, dias: 137º/365 e faltam 228 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Fogão de lenha a queimar / E uma panela de barro / Água de chuva no jarro / E um cuscuz no jantar /Buchada para almoçar / Feijão branco no ensejo / Rapadura é um desejo / Que não falta também / Tudo isso eu sei que tem, na casa do sertanejo." (Ismael André - Professor). Poema 3/4: Tudo isso sei que tem, na casa do sertanejo – Mote: Poeta Mandacaru Verde, em 16/04/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Essa semana vimos uma matéria televisiva local, sobre o perigo de acidentes com vítimas fatais num determinado canteiro central do complexo Engenheiro Pedro Ciarlini - popularmente conhecido como Contorno da BR 304. A matéria, além de denunciar o perigo afirma que pedestres, motociclista e até motoristas danificam os canteiros para "cortar caminho" cometendo crime de dano ao patrimônio público. Concordo plenamente, agora, vamos questionar que algo não foi considerado: a falta de acesso para pedestres. Os retornos existem muitos distantes mas creio que estudos técnicos assim os determinam. Na edição 765 (32 dias atrás) levantamos o problema informando estes danos existentes ao longo da BR (saídas para Natal/Fortaleza) e à poucos metros da Polícia Rodoviária Federal (órgão fiscalizador) saindo para Natal. Mureta e pinos destruídos logo após o Viaduto do Liberdade; na citada BR existem vários bairros (Liberdade, Bom Jesus, Quixabeirinha, Ouro Negro, Abolições II e II, Santa Delmira e Redenção I) bem próximos as duas vias dos transportes que, em horários especiais são adultos, grávidas e até crianças necessitando atravessar com destino às escolas nos turnos matutinos e vespertino. Será que este problema só será resolvido após centenas de mortes trágicas envolvendo estes pedestres? Pois, ciclistas e motociclistas já temos registros! Boa leitura nobre leitor/a!

FÓRUM DE SERVIDORES PRESENTE NO OCUPA BRASÍLIA. O Fórum dos Servidores do Oeste Potiguar, do qual a ADUERN faz parte, participará do Ocupa Brasília, fortalecendo a luta contra as reformas da previdência e trabalhista. Será locado um ônibus que irá à capital para as manifestações no dia 24. Os interessados a se integrar à mobilização. A ADUERN terá 06 (seis) vagas no ônibus (o número pode aumentar conforme a confirmação das demais categorias). PARA PARTICIPAR DO OCUPA BRASÍLIA o/a associado/a deve ligar para a ADUERN (3312-2324) ou enviar e-mail para SECRETARIA DA ADUERN (aduern@gmail.com) até a sexta-feira (20) às 12h.
O ônibus do Fórum sairá de Mossoró segunda-feira, dia 22/05, com horário ainda a definir, retornando após o fim das atividades em Brasília.
ADESIVAÇO: DIA 19, às 16h, o Fórum dos Servidores do Oeste Potiguar realiza um grande adesivaço na Praça do Pax, denunciando os riscos da aprovação das reformas e a necessidade de construção de uma nova Greve Geral.

ERASMO FIRMINO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Desde outubro do ano passado vivemos uma epidemia de sífilis. Sabe o motivo maior? Falta de medicamento. A indústria farmacêutica não tem interesse em produzir a penicilina, remédio para tratar o mal, vez que é muito barato. O governo federal está abastecendo os postos com doses compradas no exterior, mas a quantia não atende à demanda. Ainda há quem queira que o comando de tudo esteja nas mãos da iniciativa privada. A galera só visa ao lucro, nada mais. FONTE: – Por Erasmo Firmino. facebook, em 16/05/2017.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (548)O Aeroporto Dix-sept Rosado não estará pronto como prometido, era para abril, mudou para maio, junho e agora agosto (segundo o secretário municipal de turismo) ou setembro. E agora mais essa. Supostamente faltam 30 dias para o inícios dos voos da Azul Linha Aéreas em Mossoró – prazo estabelecido pela empresa e o DER ainda não providenciou ainda não providenciou nenhuma licitação para aquisição dos equipamentos citados numa recente entrevista pelo Diomar Freire – Supervisor Administrativo do aeroporto. Disse afirmou Freire: "Não temos previsão". Arnaldo Honorato.

FIQUE SABENDO... "Saiba como é a licença-maternidade e quais são os seus direitos". Escrito para o Baby Center Brasil. FONTE: https://brasil.babycenter.com/.
A licença-maternidade é um direito de todas as mulheres que trabalham no Brasil e que contribuem para a Previdência Social (INSS). Vale para empregos com carteira assinada, do serviço público, temporários, trabalhos terceirizados e autônomos ou ainda trabalhos domésticos.
Como funciona a licença-maternidade?
O valor da licença-maternidade (oficialmente denominada "salário-maternidade") é igual ao do salário mensal no caso de quem tiver carteira assinada ou exercer trabalho doméstico. Mesmo donas de casa ou estudantes que não tenham salário, mas que decidam pagar mensalmente para a Previdência, podem receber o salário-maternidade, desde que tenham contribuído para o INSS por pelo menos 10 meses.
Nesse caso, o valor do salário-maternidade é o do salário de referência da contribuição. Se a pessoa contribui sobre o salário mínimo, recebe na licença um salário mínimo por mês. Têm direito ainda ao afastamento mulheres que sofrem aborto espontâneo ou dão à luz um  bebê natimorto.
A licença é também assegurada a pessoas que adotam crianças, assim como a quem obtiver a guarda judicial de uma criança com fim de adoção. A licença de adoção é familiar, ou seja, pode ser usufruída por um dos adotantes, mas não pelos dois. A adoção pode ser realizada tanto por pessoas solteiras como por casais heterossexuais ou homoafetivos.
De quanto tempo é a licença-maternidade?
O afastamento é de no mínimo quatro meses ou 120 dias corridos e de no máximo seis meses ou 180 dias corridos. A licença de 180 dias corridos vale para empresas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã.
Esse tipo de empresa recebe um incentivo fiscal para ser estimulada a ampliar a licença-maternidade. Para garantir os seis meses, a funcionária dessas empresas precisa fazer o pedido até o fim do primeiro mês após o parto.
As funcionárias públicas federais têm direito ao afastamento de seis meses ou 180 dias, assim como servidoras da maioria dos Estados do país e de inúmeros municípios. Alguns sindicatos do país também procuram negociar junto às empresas a ampliação para seis meses da licença para trabalhadoras dos seus setores.
A maneira mais garantida de você saber se terá ou não direito aos seis meses é procurando informações no departamento de recursos humanos da sua companhia ou conversando diretamente com seu chefe, se estiver em uma empresa de porte menor.
Se tiver algum problema médico, é possível ampliar o repouso depois da licença em 15 dias (com apresentação de atestado médico), porém ele se qualificaria como auxílio-doença, pago pelo próprio empregador.
Depois de 15 dias, é necessário entrar com pedido de pagamento de auxílio-doença junto ao INSS.
Abortos espontâneos antes de 23 semanas de gestação dão direito a um afastamento de duas semanas.
Perdas após a 23a semana são consideradas pela lei como parto, portanto o período em casa segue os mesmo critérios da licença-maternidade (de 120 ou até 180 dias, dependendo do tipo de empresa).
Quem adota ou tem a guarda judicial de crianças também tem os mesmos direitos garantidos. Se houver a adoção de mais de uma criança ao mesmo tempo o período de afastamento, ainda assim, não será multiplicado.
Quem paga o salário da licença-maternidade?
No caso de mulheres com carteira assinada, a empresa paga o salário integral, que depois é repassado à companhia pelo INSS.
Nas instâncias em que a empresa concede a ampliação de dois meses da licença, para os 180 dias, o empregador paga a totalidade desses salários e depois desconta o valor inteiro do imposto de renda.
Para as mães que são autônomas ou exercem trabalho doméstico, o pedido da licença tem que ser feito diretamente na Previdência, que se encarregará dos pagamentos.
Mulheres com mais de um vínculo empregatício têm direito a receber o salário-maternidade relativo a cada um dos empregos.
Quem estiver desempregada pode receber a licença-maternidade?
Sim, as mulheres desempregadas também têm direito ao salário-maternidade, desde que a última contribuição ao INSS tenha acontecido até 12 meses antes do parto, ou 24 meses para quem contribuiu por pelo menos dez anos.
O período de "proteção previdenciária" pode ainda ser estendido por outros 12 meses se a mãe comprovar que continua desempregada.
Um exemplo prático. Uma mulher que foi demitida em janeiro, parou imediatamente de pagar o INSS e ficou grávida dois meses depois ainda assim poderá entrar com o pedido de salário-maternidade junto ao governo.
O valor do salário será calculado de acordo com a categoria profissional a que pertence a pessoa.
É importante lembrar que grávidas com carteira assinada não podem ser demitidas mesmo que estejam no período de experiência de três meses.
A empresa que demitir uma mulher grávida sem ser por justa causa deve pagar todos os salários correspondentes ao período de licença a que ela teria direito, além dos outros direitos trabalhistas.
No caso de uma demissão por justa causa ou por iniciativa da própria mulher, ela terá direito à licença remunerada paga pelo governo.
A partir de quando vale a licença-maternidade?
O afastamento começa quando a futura mamãe decidir -- pode ser até 28 dias antes do parto, ou então a partir da data de nascimento do bebê. Para se que se inicie o recebimento do salário-maternidade, é necessário apresentar um atestado médico ou a certidão de nascimento do bebê.
Para guarda, é preciso o termo de guarda com observação de que tem por objetivo a adoção, e no caso de adoção, é preciso a nova certidão de nascimento, que sai depois de decisão judicial.
Fora esses documentos, as empresas costumam também pedir a carteira de trabalho e o número do PIS.
Para mais informações sobre licença-maternidade e diferentes categorias profissionais, acesse o site da Previdência Social e procure por "salário-maternidade".
A mulher pode juntar férias à licença-maternidade? Sim, é possível juntar os 30 dias de férias à licença-maternidade. Para isso, a mulher tem de ter direito às férias (depois de um ano de trabalho) e precisa da aprovação da empresa.
As férias costumam ser acrescentadas ao fim da licença-maternidade. Vale lembrar que os meses de afastamento da licença equivalem normalmente como trabalho para a contagem do direito às próximas férias.
E o pai, tem direito a uma licença-paternidade? O pai da criança, em geral, tem direito a licença-paternidade remunerada de cinco dias corridos, a partir da data de nascimento do bebê. A licença-paternidade vale para funcionários com carteira assinada, que não podem realizar outra atividade remunerado no período do afastamento.
Servidores públicos federais têm direito a uma licença-paternidade de 20 dias.
A licença para o funcionário de empresa privada pode ser ampliada para 20 dias se ela fizer parte do Programa Empresa Cidadã.
Para ter a licença de 20 dias, o empregado precisa fazer o pedido junto ao empregador no prazo de dois dias úteis após o parto ou da adoção -- nesse caso, o benefício é válido se a criança tiver até 12 anos incompletos. É importante confirmar com a área de recursos humanos se há em vigor alguma outra exigência para ter direito à licença ampliada.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
AL: A UFAL – Universidade Federal de Alagoas realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA PROFESSORES SUBSTITUTOS, inscrições abertas até o dia 22/05/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.117,22. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
SE: A UFS - Universidade Federal de Sergipe, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 05 (cinco) VAGAS PARA PROFESSORES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR, inscrições abertas até o dia 06/06/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.697,61. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
- HÁ 29 ANOS! Inauguração da FM Santa Clara ou (FM 105,1MHZ) em 18/05/1988.

**********PANO RÁPIDO**********
- RUA JOAQUIM AFONSO. Esta rua bem que poderia ser transformada em uma avenida, pois, tem uma extensão de 2Km e possui canteiro central de ponta a ponta. Vários condomínios de grande e médio porte nas adjacências além de grande conjunto habitacional construído pelo então INOCOOP. Várias ruas cruzam esta avenida que dão acesso desde o Complexo Vingt-un Neto (Alto da Conceição / Planalto 13 de Maio) até a BR 304 com destino à base da Petrobrás. Daria um grande alívio de fluxo de veículos na Avenida Sérvulo Marcelino (Presidente Dutra / BR 304).

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 14: Kelly Janaína - Enfermeira; Leoniza Oliveira – Cabeleireira e Luciano Lellys – Repórter Fotográfico. Arianny Carvalho - UERN, Gileno Fernandes – FUNDAC, Josué Damasceno – Prof. e Marina – UFERSA (15); Elisângela Moura – Repórter, Osvaldo Nonato – M. Sociais e Pascoal Moreira – Autônomo (16); Ceição Barros – Conj. Vingt Rosado (17); Alvanilson Carlos – Imprensa e Queiroz Alcântara – UERN (18) e Fátima Bezerra - PT/RN (19). E dia 20: Soraya Vieira – Colunista Social.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Muito bom seu comentário, procurarei seguir. Abraços, Luiz Carlos Dambroski".Grande irmão Luiz, que bom você ter assimilado minha preocupação de como as pessoas se alfinetam sem necessidade alguma. Lembro que você por um período ficou desconectado dessa mídia por optar viver em paz e logo retornou. Essa ferramenta midiática por vezes é igual a uma arma, é utilizada para ferir alguém. Mas vamos nós democratizando a comunicação de melhor forma possível. Nosso amigo Dambroski opina sobre meu comentário de abertura na edição anterior. Saúde e paz irmão!
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É uma cantora e atriz brasileira. Considerada por muitos como uma das maiores intérpretes da música brasileira. Nasceu em Macaé, no distrito de Conceição de Macabu, que na época de seu nascimento fazia parte de Macaé, mas que anos depois foi emancipado e se tornou oficialmente a cidade de Conceição de Macabu. De família muito humilde, sua mãe era dona-de-casa e seu pai, pastor de igreja evangélica. Por conta disso, desde criança cantava no coral de uma Igreja Batista próxima a sua casa. Com isso, foi aprendendo a amar a música e o universo das melodias. Durante sua infância e adolescência, devido a dificuldades financeiras, morou nas cidades de Niterói, São Gonçalo e São João de Meriti, pois a família estava em busca de uma vida melhor em cidades com mais recursos. Durante sua juventude trabalhou em uma fábrica de lâmpadas e foi operária tecelã em uma indústria de tecidos, mas sempre quis ser cantora, sonhava em ir para as rádios e fazer sucesso, mas seu pai era contra por ser muito religioso, querendo que a filha se convertesse na igreja evangélica e casasse cedo, mas ela não tinha desejo de viver assim, e foi atrás do seu grande sonho, que era cantar. Em 1947, aos 19 anos, trabalhava de dia, e a noite, tentava de todos os meios conseguir vaga em algum programa de música, indo de rádio em rádio fazer inscrições para sorteios, até que conseguiu ser premiada e se apresentou aos jurados em uma rádio, e passou no teste. Com isso, começou a apresentar-se como cantora no "Pescando Estrelas", um programa de calouros. Adotou o nome fictício para não ser identificada pela família, que se soubesse, não a deixaria nem mais sair de casa. Sua interpretação era considerada belíssima, sempre tirava nota máxima e ganhava todos os concursos. Todos a queriam para cantora e assim, foi cantar no famoso Dancing Avenida e depois na rádio Mayrink Veiga. Em 1951, com a família já sabendo de tudo e mesmo a contragosto, após muitas brigas, acabaram aceitando a vontade da filha, Nossa homenageada gravou o primeiro disco. Veio assim os sucessos que a consagraram. Com grande sucesso no Brasil, passou a viajar o mundo com canções belíssimas em sua voz considerada muito harmônica. Além de cantora, fez cursos de teatro, e atuou em cinema, no longa-metragem Portugal, Minha Saudade em 1973. Consagrou-se como uma das grandes intérpretes do gênero samba-canção (surgido na década de 1930), ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran. Gravou dezenas de sucessos como Não Tenho Você, Babalu, Cinderela, Moça Bonita, Vá, mas Volte, Garota Solitária, Falhaste coração, Canto paraguaio, A noite e a despedida, Gente humilde, Lábios de mel, etc. Em 1994 foi Homenageada pela Escola de Samba Paulistana "Rosas de Ouro", que com o Enredo "Sapoti", foi consagrada Campeã do Carnaval de São Paulo nesse ano. Em 1996, foi contratada pela gravadora Sony Music e lançou o CD Amigos, com a participação de vários artistas como Roberto Carlos, Gal Costa, Caetano Veloso, Alcione, Fafá de Belém entre outros. O trabalho foi um sucesso, celebrado num espetáculo no Metropolitan, atual Claro Hall (Rio de Janeiro), e um especial na Rede Globo. O disco vendeu mais de 500 mil cópias. Foi uma fase muito feliz da carreira da cantora que, no ano seguinte, apresentou o álbum Pela Saudade que Me Invade, com sucessos de Dalva de Oliveira, e um ano depois gravou, com  Agnaldo Timóteo, o CD Só Sucessos, também na lista dos cem álbuns nacionais mais vendidos. Após a saída da Sony, voltou a gravar em 2003, desta vez pela Lua Discos, o Disco de Ouro, com um viés eclético, abrangendo compositores que vão de Djavan a Dolores Duran. No ano de 1994 o cantor Ney Matogrosso gravou um disco, Estava escrito, em homenagem a Ângela Maria. O álbum contém canções do repertório da cantora e que ficaram consagradas em sua voz. Em 2011, após 45 anos do surgimento da série Depoimentos para a Posteridade do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, foi convidada em 23 de agosto para deixar registrada sua história. Na entrevista contou passagens importantes de sua carreira artística, afirmando ter gravado 114 discos e vendido cerca de 60 milhões de exemplares. Nas eleições municipais de 2012, candidatou-se a vereadora da cidade de São Paulo pelo PTB, porém não se elegeu. Em 2015 é lançada a sua biografia escrita pelo jornalista Rodrigo Faour, que contou com depoimentos preciosos da cantora. Sempre contou em entrevistas ter sofrido na vida pessoal. Por não conseguir ter filhos, por problemas uterinos que ela descobriu ter ainda na adolescência, era constantemente alvo da mídia, que sempre tocava nesse assunto ou inventava boatos, a deixando magoada, triste e com raiva, pois ela sempre quis ser mãe, e apesar de fazer tratamentos e ter tentado adotar, não conseguiu obter sucesso. A cantora foi casada com seis maridos e teve muitos namorados, e revela que sempre sofreu na mão de todos eles, sofrendo humilhações e até agressões físicas, contando que isso interferiu na sua carreira. A cantora revela que já tentou o suicídio. Conta que quase perdeu tudo, já que seu patrimônio era administrado por seus assessores, que mesmo ela dando o dinheiro a eles, os empresários não pagavam suas contas e a roubavam constantemente. Em 1967, desesperada com sua vida, fugiu do Rio para São Paulo, e aí que passou a ser cada vez mais roubada, não dava sorte e sempre encontrava empresários golpistas, e até namorados ladrões, porém deu a volta por cima anos depois, mas ficou muito tempo vivendo em grande pobreza, ganhando muito pouco cantando em boates e tendo que complementar a renda fazendo faxina para sobreviver. Ângela Maria revela que seu melhor amigo sempre foi Cauby Peixoto e que tem uma grande admiração por Dalva de Oliveira. Em 1979, com 51 anos e vivendo sozinha, conheceu um homem que mudaria sua vida: Um rapaz de 18 anos mexeu com seu coração. Ele era noivo de uma moça da faixa etária dele, porém o garoto, chamado Daniel, gostou de Ângela, e já havia saído com mulheres mais velhas e gostava, e então abandonou a noiva e os dois passaram a ter um envolvimento amoroso intenso, o que chocou a todos, e o casal sofreu muito com preconceitos, e ela ficava muito triste com a imprensa. Daniel a ajudou quando ela quase perdeu tudo, ao sofrer um novo golpe de um assessor, dando forças a ela e arranjando trabalhos de cantora. Eles foram morar juntos com poucos meses de namoro, e essa união conjugal durou 33 anos, até que em 13 de maio de 2012, no dia do seu aniversário de 84 anos, e ele com 51 anos, Ângela e o companheiro se casaram oficialmente, no civil e na igreja. Ela foi pedida em casamento dias antes, e aceitou. Embora tenha sido pedida outras vezes, nunca quis se casar oficialmente, até aquele momento. A celebração do casamento foi realizada com uma grande festa para os familiares e amigos. Se diz muito feliz e que ele foi o único homem que lhe fez verdadeiramente feliz. Reportamo-nos sobre ABELIM MARIA DA CUNHA, 88 anos, artisticamente conhecida por ÂNGELA MARIA ou Sapoti, nasceu em 13/05/1929, na cidade de Macaé/RJ e está em atividade até o presente momento. Ela afirma ter gravado 114 discos gravados entre 1951/2013 e atual em 21 filmes como atriz entre 1954 e 1975. Dotes artísticos: Cantora e atriz. Gênero: MPB e Samba-canção. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Angela_Maria.
- Dia: hoje Dia do Trabalhador Rural Volante (Lei n. 10.454/2007 – SP, 13/09/2007), Dia Internacional de Telecomunicações (ONU), Dia Mundial da Internet e Dia Mundial das Comunicações. Amanhã (18) será Dia das Raças Indígenas das Américas, Dia do Petroquímico, Dia dos Vidreiros, Dia Internacional dos Museus (Dia Nacional do Museu) e Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos trabalhadores rurais volantes, aos telecomunicadores, internautas, indígenas das américas, petroquímicos, vidreiros, profissionais de museus e agentes de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

A Reta (Poesia de Rosângela Trajano).

O menino não sabia
Se a reta
Cortava o eixo X
Já que do Y partia.

Se a reta traçada
Chegaria a casa
Meio cansada
Sem nada.

O menino traçou
A reta no eixo
E se foi
O ontem deixou.
QUEM canta...
"Andrei por todos os jardins / Procurando uma flor pra te ofertar/ Em lugar algum eu encontrei, a flor perfeita pra te dar...". ("Flor Mamãe" – Composição: Ronaldo Lírio. Canta: Ângela Maria.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário