"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de noticiar!" Ano IX – Edição nº 772 (geral) e 24ª do ano. Fontes de informações: rádios, tv, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA. Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/. |
Mossoró/RN, quarta-feira, 31 de maio de 2017. Edição Extra - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017. Semana: 22ª/52, dias: 151º/365 e faltam 214 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Se disseres que podes enriquecer por outro modo, que não seja o trabalho e a economia, não acredites." (Franklin) – Postado em 25/05/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Nesta coluna, dispomos do quadro CONQUISTE SEU EMPREGO do qual divulgamos concursos públicos no país e especialmente para a Região Nordeste. Vasta oportunidades de vagas nos serviços públicos nos segmentos federal, estadual e municipal eram publicados. No processo das reformas trabalhistas já sentimos o recuo dos editais para tal fim, elevando-se as chamadas para PROCESSO SELETIVO que também significa emprego temporário. No RN o governo também aposta, além dos terceirizados, publicando edital para selecionar trabalhadores em setores extremamente necessário para contrato de efetivo dada a importância do setores, a exemplo na área de segurança pública. Em Mossoró, uma organização pública que trabalha com menores em conflito com a lei no regime de privação de liberdade, contratou pessoal no processo seletivo há pouco mais de dois anos cerca de 100 agente educacionais. É notório que os selecionados têm o perfil de concurseiros e ficam pouco tempo na unidade, pois, são chamados para assumir cargos permanentes e mais vantajosos financeiramente. Sim, e que quero dizer com isso? Quero afirmar que o processo seletivo não solução e garantia de um serviço exemplar que a sociedade precisa com "servidores temporários" trabalhando por uma necessidade emergencial e pessoal. Nada de compromisso com o contratante e quem perde é o contribuinte que paga seus impostos sem o retorno devido patrocinado por governos que não valorizam os serviços e servidores públicos. Boa leitura nobre leitor/a.
QUEDA DE RENDA, FAZ BRASILEIRO RASPAR POUPANÇA. Mais da metade da população brasileira (65%) não tinham uma reserva financeira em março último, taxa ligeiramente acima da registrada no mês anterior (60%), segundo o Indicador de Reserva Financeira, do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Iniciada em dezembro do ano passado, a pesquisa mostra, no entanto, pequena redução na proporção dos que não conseguiram guardar dinheiro, passando de 80% (em fevereiro) para 76% (em março). Em janeiro, esse percentual era de 62%. A parcela que fez poupança chegou a 19% e a média geral financeira foi de R$ 502, totalizando R$ 14,2 bilhões.
A maioria (64%) opta pela caderneta de poupança. Um total de 20% dos entrevistados declarou que a reserva tinha o objetivo de comprar a casa própria. O interesse em fundos de investimento foi indicado por 10%, a previdência privada por 7%, o CDB por 6% e o Tesouro Direto por 4%.
A pesquisa mostra também que a minoria (14%) faz a poupança, pensando em tê-la como reserva na hora de se aposentar. Por renda, a proporção de poupadores foi maior nas classes A e B do que nas classes C, D e E. Entre os mais ricos, 37% pouparam, ante 60% que não pouparam. Entre os mais pobres, 13% pouparam, ante 80% que não.
Na análise da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, além da falta de hábito dos brasileiros de poupar, a crise econômica também impede a reversão desse comportamento. "O desafio de boa parte das famílias é superar a queda de renda decorrente do aumento do desemprego e do avanço recente da inflação, que corroeu o poder de compra do consumidor." FONTE: Agência Brasil.
31/05: DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA O TABACO. Também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro", esta data tem o objetivo de alertar os fumadores sobre os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros. O Dia Mundial Contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1987.
No Brasil, quem organiza as atividades de conscientização sobre os perigos do tabaco é o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), um órgão ligado ao Ministério da Saúde. De acordo com as estatísticas mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), morrem todos os anos aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo.
O Dia Mundial Contra o Tabaco visa encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos negativos que o fumo traz para a saúde de todos os seres vivos. Outra iniciativa simbólica que acontece em muitos países na Luta contra o fumo, é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos. FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-de-luta-contra-o-tabaco/.
FUNDAC: SERVIDORES APROVAM CONTRAPROPOSTA DE PCCR. Natal. Os servidores da FUNDAC – Fundação Estadual da Criança e do Adolescente aprovaram a contraproposta de Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) apresentada pela direção do SINAI-RN. A deliberação aconteceu nesta terça-feira (30), em assembleia da categoria.
A proposta foi produzida pelo SINAI em parceria com técnicos do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, e visa garantir a manutenção da carreira, entre outros direitos dos trabalhadores da Fundação. Agora o Sindicato vai buscar agendar uma audiência com o governador Robinson Faria, para apresentar essa contraproposta. Após o encontro com o chefe do Executivo estadual, o SINAI vai convocar nova assembleia da categoria para mostrar o resultado da negociação com o governo. FONTE: sinairn.com.br.
FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso colaborador FM que não é emissora de rádio mas em sintonia conosco a quase sete anos, a se completar no próximo dia 19, não se aquieta e lança mais um cordel! Confiram:
Amigos, em junho estarei com o cordel "A avó com a saia de merinó - a poética história de Dindinha". Ela criou cinco netos, após os pais terem morrido de tuberculose. Três deles são bem conhecidos: Auta de Souza, Henrique Castriciano e Eloy de Souza. Aguardem! Francisco Martins (franciscomartinsescritor.blogspot.com.br).
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (551) – Olá!!! Amigas e Amigos do Facebook. Hoje, segunda-feira, 29 de maio de 2017, no noticiário da Tv globo, foi divulgado que a PM do Estado do Rio de Janeiro não faz estimativa de público em manifestações populares de protesto. Como se sabe pelas redes sociais, ontem, houve uma grande manifestação no Rio de Janeiro pelo FORA TEMER! DIRETAS JÁ! POR NENHUM DIREITO A MENOS! Colegas internautas, mas por que cargas d'água a Polícia Militar do Rio de Janeiro não calcula o público das manifestações populares contra o Governo Golpista?! Muito estranho este comportamento daquele órgão responsável pela segurança pública da cidade maravilhosa. Uma pergunta, que não quer calar. Neste caso, já que a PM não fez a estimativa do público, os organizadores disseram o número de pessoas participantes ficou na casa de 45.000 a 50.000, conforme divulgação da tv globo, da cidade maravilhosa. Aí, cabe a pergunta pertinente: "Se fosse uma manifestação de apoio e solidariedade ao Governo Golpista e às suas Reformas Neoliberais? Será que o procedimento seria o mesmo? As respostas ficam com vocês, Caras/Caros Internautas! Abraços. Muito obrigado, Luiz Carlos Martins.
FIQUE SABENDO... "Todos os veículos vão desaparecer em oito anos, diz estudos". Texto sugerido por Herbert Mota - Adv., em 24/05/2017. FONTE: http://revistapegn.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/05.
Um estudo feito por Tony Seba, um economista da Universidade de Stanford, mostrou que veículos autônomos e elétricos substituirão os carros atuais.
Ônibus, carros e caminhões que utilizam combustíveis fósseis serão extintos até 2025. A informação é de um estudo liderado por Tony Seba, economista da Universidade de Stanford dos Estados Unidos. A publicação diz que o mercado inteiro será substituído pelos mais eficientes carros elétricos e modelos autônomos sob demanda. Essa mudança faria despencar o preço do petróleo e poderia acabar com a indústria petrolífera mundial e prejudicar diversos países que dependem dessa commodity.
O relatório "Rethinking Transportatiom 2020-2030" (Repensando os Meios de Transporte, em tradução livre) destaca que os veículos elétricos são dez vezes mais baratos que os modelos com motor a combustão, possuem um custo de combustível quase nulo e uma duração de até 1,6 milhão de quilômetros.
Se a previsão do economista se comprovar, uma indústria trilionária terá que se adaptar ao novo momento ou poderá ser completamente extinta.
O relatório afirma que diversas cidades devem proibir que um humano dirija um carro pelo perigo que isso representa. Os preços de carros usados despencará e será cada vez mais difícil descartar um veículo a gasolina.
Países como Rússia, Nigéria, Venezuela e Arábia Saudita estarão em problemas. As grandes montadoras americanas e da Alemanha precisarão mudar o seu foco para o mercado de carros elétricos ou entrar definitivamente no mercado de serviços de mobilidade, como o Uber, segundo o Financial Post. Gigantes da tecnologia, como Google, Apple e Foxconn, estão na vanguarda desse movimento.
Seba afirma que essa grande mudança no mercado de combustíveis e automóveis é motivada, principalmente, pelos avanços tecnológicos e não por questões ambientais. "Nós estamos diante de uma das disrupções mais rápidas, profundas e de maior consequência da história do transporte", disse o economista. "Veículos com motores de combustão interna entrarão em ciclo vicioso de aumento de custos".
CHEFE DE EQUIPE DE CORRIDA CRIA MONTADORA DE CARROS ELÉTRICOS.
O relatório destaca que a mudança será mais radical quando os preços de carros elétricos se tornarem mais acessível e as baterias possuírem uma durabilidade maior.
Seba afirma que o custo por milha dos modelos elétricos será de 6,8 centavos americanos e que o valor do seguro cairá 90%. Os americanos economizarão até US$ 5,6 mil por ano e o governo dos Estados Unidos perderá US$ 50 bilhões por ano em impostos sobre petróleo.
"A curva de custos mostra que até 2025 todos os novos veículos será elétricos, todos os novos ônibus, carros, tratores, vans, qualquer coisa que se mova sobre rodas será elétrico no mundo", disse Seba.
O economista compara a situação da indústria automotiva com a mudança de câmeras analógicas para digitais. "Não tem competição", disse Seba. "O drive-train elétrico é muito mais poderoso. Os carros a gasolina e diesel não são capazes de competir", completa Seba.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
RN: A SEJUC – Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 571 (quinhentas e setenta e uma) VAGAS PARA AGENTE PENITENCIÁRIO, inscrições abertas até o dia 22/06/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.153,74. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
SE: A PGE – Procuradoria Geral do Estado de Sergipe realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 05 (CINCO) VAGAS PARA PROCURADOR DO ESTADO, inscrições no período de 30/05 a 19/06/2017. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 17.715,51. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PANO RÁPIDO:
SINAI 28 ANOS. Em 31 de maio de 1989, nasce o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai-RN). Junto com ele nascem vários outros em nível federal, estadual e municipal. O recém-nascido foi abrigado na sede da ASCEPA, a Associação dos Servidores da CEPA (Comissão Estadual de Planejamento Agrícola), hoje IDEC. Essa foi a sede do Sinai durante o primeiro ano de existência. A primeira diretoria foi organizada nos moldes da APROFERN (Associação Profissional dos empregados em fundações e empresas de economia mista do RN), com representantes de todos os órgãos. O sociólogo Manoel de Lima Duarte, o Manu, foi escolhido para liderar o grupo que iria conduzir o primeiro processo eleitoral do Sindicato. Seis meses depois, numa eleição em chapa única, Manu foi reconduzido ao cargo, dessa vez para um mandato de três anos. As demais Associações continuaram dando apoio material e financeiro ao Sindicato, sobretudo a ASCEPA. Mas a dependência não demorou muito. A vitória na luta pelo expediente corrido fez com que a categoria depositasse confiança na importância do sindicato. Mais de 50% dos servidores do segmento aderiram imediatamente ao SINAI. FONTE: sirnairn.com.br.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 28: Célia Macêdo – FUNDAC, Goretti Lucena – Profa. e Regina Pereira – Lar da Criança Pobre. Fátima Dambroski – Olinda e Nelson Oliveira – EMATER/RN (29); Moisés Rodrigues/Lourdinha e Vinícius Magnus – SINDATRAN (31); Airton Cilon - Poeta, Conceição Bezerra – TNS/Fundac, Graça Lima – Facebook e Tica Soares – Jornalista (02).E dia 03: Jarda Jacinta – Nutricionista e Lúcia Monte - UERN.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "É isso caro amigo e irmão Hermes, estamos num embate que não vejo vitória pra ninguém, falo de cultura e de conhecimento aliado a harmonia das pessoas. Temos que praticar mais gestão humanitária e menos politicagem. Quanto à mídia, tenho comigo que é feita do povo para o povo defendendo seus direitos e necessidades. Abraços irmão, Luiz Carlos Dambroski". – Obrigado caro irmão Luiz, desejo saúde e paz pra você e familiares.
MEMÓRIA:
NA EDIÇÃO Nº 722/2016 (de 22/05), tratamos do seguinte tema: Nome sujo: prazo começa a contar após vencimento da dívida; Cap. Styvenson ataca polícia civil "ganha muito bem pra não fazer nada"; Luiz Dambroski, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (504) por Humberto Fernandes – adv. e prof.; Fique sabendo... "A Imunização Cognitiva – Vale a pena ler". FONTE: Texto sugerido por Herbert Mota – Blog/Adv.
HÁ 46 ANOS! Faleceu, em 31/05/1971, o Maestro Artur Paraguai – Patrono da Banda de Música Municipal (foi integrante da antiga Charanga. FONTE: "Mossoró, Nossa Terra", 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira).
DIA: hoje é dia da Juventude Luterana do Brasil, Dia do Enxadrista, Dia do Espírito Santo e Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco. Amanhã (1º) será Dia de Caxias, Dia Mundial da Comunicações Sociais e Dia Nacional da Imprensa: (10/09/1808 até 1999).
DO MUNDO ARTÍSTICO:
Foi um músico e compositor inglês, era admirado por sua velocidade, potência, sons característicos, e "sensação" para o groove. É amplamente considerado um dos melhores bateristas da história do rock. Em 2011 os leitores da Rolling Stone consideraram o "melhor baterista de todos os tempos. Quando era muito pequeno costumava a batucar em caixotes e latas de café quando tinha apenas 5 anos, imitando os movimentos dos seus ídolos Gene Krupa e Buddy Rich (Vale lembrar que era um baterista autodidata). Aos quinze anos recebeu a sua primeira bateria a sério: uma Premier. Quando ele deixou a escola, para ajudar seu pai em uma empresa de construção. Seus pais sempre o apoiaram, outra pessoa que apoiou suas ambições foi sua mulher, com quem ele tinha se casado com apenas 17 anos. Em 1964 juntou-se à sua primeira banda, Terry Webb and The Spiders. Tocou depois para bandas como os The Blue Star Trio e The Senators, que editaram um single com algum sucesso chamado "She's a mod". Nosso homenageado gostou destas experiências, e decidiu fazer da música a sua vida. Tocou com os The Way of Life, mas devido à inactividade desta banda passou para os Crawling King Snakes, cujo vocalista era Robert Plant. Durante este período, adquiriu a reputação de ser o baterista mais barulhento de Inglaterra, sendo muitas vezes convidado a parar de tocar, devido à sua tendência para partir as baterias. Quando Jimmy Page pensou em formar os Led Zepplin, convidou Robert Plant, que lhe o sugeriu para a bateria, que assim passou à frente de B. J. Wilson dos Procol Harun e de Ginger Baker que viria a fazer parte do Cream, que, segundo se falava, pertenciam à lista de Page. O próprio contava essa história: "Eu tinha duas ofertas excelentes: de Chris Farllowe e de Joe Coocker. Farlowe já tinha o nome feito e eu sabia que Cocker chegaria lá, mas quando vi meu amigo (Plant) aliado à Jimmy Page, não pensei duas vezes". Usava as baquetas mais pesadas e mais compridas disponíveis, a que ele chamava "árvores". O seu estilo pesado inicial era bem demonstrado em "Immigrant song", "Moby Dick", "When the levee breaks" e "The ocean". Embora não fosse considerado tão solto como keith Moon, nem tão respeitado pela crítica como Ginger Baker, a sua potência por detrás da bateria influenciou praticamente todos os bateristas do hard e do heavy metal. Os seus solos de bateria, primeiro em "Pat's delight" e depois em "Moby Dick", duravam normalmente pelo menos meia-hora; ele usava inclusive as mãos, obtendo assim um som diferenciado. Em 1974 entrou no filme "The son of Dracula" tocando bateria. Muitos dos fãs do Led Zeppelin consideram que a sua atuação no filme The Song Remains the Same do Zeppelin, terá sido a melhor de todos os membros do grupo. O SÍMBOLO DE BONHAM: O símbolo de Bonham (Três Círculos) tem diferentes interpretações: Homem-Mulher-Criança ou ele o copiou do logo da cerveja Ballantine. No dia 12 de setembro de 2007, Jimmy Page, Robert Plant e John Paul Jones se reuniram em Londres e anunciaram seu retorno aos palcos em uma única apresentação para vinte mil pessoas em um show em homenagem à Ahmet Ertegun (falecido em 2006), fundador da gravadora do Led Zeppelin, a Atlantic Records, a renda da apresentação será destinada a uma instituição que concede bolsas educacionais. Jason Bonham, filho de John Bonham, tocou bateria na primeira apresentação da formação "original" do Led Zeppelin após 27 anos. FAMÍLIA: Tinha dois irmãos: o seu irmão mais novo, Mick Bonham (1951-2000), foi um discotecário, autor e fotógrafo e sua irmã mais nova, Doborah Bonham (nascida em 1962), é cantora e compositora. Bonham era casado com Pat Phillips, e o casal teve dois filhos: sua filha Zoë Bonham (nascida em 1975), que é cantora e compositora e também aparece regularmente com o Led Zeppelin em convenções e premiações. Jason bonham (nascido em 1966), que é um baterista de rock, que ganhou sucesso com várias bandas incluindo Foreigner e Bonham. Em dezembro de 2007, Jason Bonham tocou com o Led Zeppelin, bem como na sua apresentação no 40° Aniversário da Atlantic Records, em 1988. Em 1970, Jason aparece tocando bateria no filme The Song Remains the Same. Zoë e Jason apareceram na cerimônia do Roc and Roll of Fame, em 1995, juntamente com os membros remanescentes do Led Zeppelin. Sua mãe, Joan bonham, é uma das vocalistas do The Zimmers, uma banda de 40 membros criada como um resultado da BBC um documentário sobre o tratamento das pessoas idosas. Seu primo Billy Bonham (nascido em 1950), também tocou teclados para Terry Reid e Ace Kefford. Foi padrinho de casamento do guitarrista Tony Iommi, da banda britânica Black Sabbath, em 1973. MORTE: Bonham não gostava de se ausentar de casa e da família por muito tempo. Isto levou-o ao uso abusivo do álcool para controlar a ansiedade. Em 24 de Setembro de 1980, na viagem do hotel para o estúdio onde a banda ensaiava para a sua digressão pelos Estados Unidos, Bonham bebeu cerca de quarenta doses de vodca. Quando terminou o ensaio foram para a casa de Jimmy Page em Windsor. Depois da meia noite, Bonham adormeceu e foi levado para a cama. Benji LeFevre encontrou o corpo de Bonham na manhã seguinte. Apesar do alarido feito pela imprensa sensacionalista, a autópsia não revelou a presença de drogas no seu corpo. Foi diagnosticado de que Bonham morreu asfixiado pelo próprio vômito. COMO BATERISTA: Na opinião dos fãs da banda, é o melhor baterista de todos os tempos, influenciando vários bateristas, desde os mais conhecidos até os menos. John Bonham utilizava baterias da marca Ludwig, de vários modelos, porém, os de destaque foram: Green Sparkle (1972) e Amber Vistalite (1973-1975). Reportamonos sobre JOHN HENRY BONHAM (in memorian), também conhecido por Bonzo, The Beast, nasceu em 31/05/1948 – Redditch Inglaterra – Reino Unido e faleceu na cidade Clewer - Inglaterra em 25/09/1980 com 32 anos de idade. Sua discografia consta de 10 discos gravados entre 1969/1979 e o álbum Coda (póstumo) de 1982. Alem do filme The Song Remains the Same (19760. Gênero musical: Roco. Dotes artísticos: bateria, percursão e vocal. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bonham.
DEMOCRATIZANDO A POESIA:
Um coração para meu irmão (Poesia de Rosângela Trajano).
Quem puder
Ajudar meu
Irmãozinho
Que só tem
Cinco aninhos
E o seu coração
Está parando
Fraquinho
Nem está mais
Andando.
Quem puder
Me presentear
Um coração
Para meu irmão
Venha me falar.
Pode ser grande
Pode ser pequeno
Pode ser traquino
Pode ser bom
Do jeito que for
Venha logo.
Quem puder
Tenha compaixão
Atenda meu pedido
Traga um coração
Para meu irmão.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: a juventude luterana, aos enxadristas, agentes de combate ao tabagismo, comunicadores sociais e profissionais da imprensa em geral.
QUEM canta...
"Já faz muito tempo que dancei rock and roll / Já faz muito tempo que eu ando errante / Oooh, deixa eu voltar...". ("Whole Lotta Love" – Composição: Bonham, Jones, Page e Plant. Canta: Led Zeppelin.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho/1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.