segunda-feira, 20 de março de 2017

DC - Coluna de Notícias 760. (Anexo slide: A vida é difícil pra todo mundo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 760 (geral) e 12ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.
Mossoró/RN, terça-feira, 21 de março de 2017. Edição Extra - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 12ª/52, dias: 80º/365 e faltam 285 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Se uma mulher conseguir manter o dom de ser velha quando jovem e jovem quando velha, ela sempre saber o que vem depois". Martha Medeiros. Da série Assim Disseram Elas – postado em 08/03/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Amanhã haverá eleições na UERN e os segmentos acadêmicos escolherão quem vai administrar aquela universidade para o quadriênio próximo. Cinco candidaturas estão postas. Não votarei por estar na condição de aposentado após 38 anos de serviços prestados à instituição como técnico-administrativo, mas, darei minha colaboração e apoio as candidaturas dos companheiros Telma Gurgel (Reitora) e William Coelho (Vice-reitor) por entender que suas propostas estão mais sintonizadas com os reais problemas que passa a instituição que não é de hoje, e que precisa de gente com garra, determinação e altivez COM CORAGEM PRA DEFENDER A UERN. Vamos à luta e boa leitura nobre leitor/a!

RELATOR DEVE PEDIR A CASSAÇÃO DE TEMER NO TSE. Um levantamento na jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que será usada para que o ministro e relator Herman Benjamin balize o seu parecer no processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, reeleita em 2014, indica que ele deve pedir a cassação de Michel Temer.
Entre esses casos, estão os processos em que o TSE cassou os mandatos de governadores, com seus respectivos vices, por prática de ilícitos eleitorais: Francisco de Assis de Moraes Souza (PMDB), o Mão Santa, do Piauí, eleito em 1998; Cássio Cunha Lima (PMDB), da Paraíba; Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins; e Jackson Lago, do Maranhão, estes eleitos em 2006.
Em todos os casos se aplicou automaticamente a perda de diplomas aos governadores e, pelo princípio da indivisibilidade, aos vice-governadores. As informações são de reportagem de Luiz Maklouf Carvalho, no Estado de São Paulo. De acordo com a reportagem, nenhum dos acórdãos suscita dúvida sobre a inclusão dos vices na cassação dos titulares. FONTE: www.brasildefato.com.br/.

UERN: COMISSÃO ELEITORAL DIVULGA DADOS E DISTRIBUIÇÃO DE URNAS.A Comissão Eleitoral (CE-UERN) divulga relação com a distribuição de urnas, número de eleitores, locais de funcionamento e nomes das pessoas convocadas para trabalhar nos respectivos locais.
A eleição para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UERN – gestão de 2017/2021 – ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 22 de março. Ao todo estão aptos a votar 11.219 eleitores, sendo 894 docentes, 654 técnicos e 9.671 estudantes. Para a votação, os eleitores precisam levar documento oficial de identificação com foto.
Serão utilizadas 44 mesas/urnas receptoras/apuradoras espalhadas nas cidades onde a UERN possui Campus: Mossoró, Natal, Caicó, Pau dos Ferros, Assú e Patu. Em Mossoró, além do Campus Central, haverá urnas na Faculdade de Enfermagem (FAEN) – para professores da FAEN e da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS); técnicos da FAEN, FACS, Reitoria, Epílogo de Campos e Prática Jurídica; e estudantes do curso de Enfermagem. Ainda haverá uma mesa receptora para alunos na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS).
Também haverá urnas nos Núcleos Avançados de: Macau, Alexandria, Santa Cruz, Umarizal, Caraúbas, Nova Cruz, João Câmara, São Miguel, Touros e Apodi. A Comissão Eleitoral será instalada no Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) a partir de segunda-feira, dia 20. No dia 22/03, a votação será realizada das 8h às 22h e a apuração geral será iniciada após as 22h, no Auditório da FAFIC. FONTE: portal.dauern.br/.

CRISE - LIGA DE COMBATE AO CÂNCER PARALISA SERVIÇOS. - Mossoró/RN. Em nota divulgada nesta quinta-feira, (16), a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), comunicou que os serviços serão paralisados por falta de repasse do Governo do Estado. Por Caio Vale – FONTE: www.mossoronoticias.com.br/.
NOTA OFICIAL.
A Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) pede a atenção de todo o povo do Rio Grande do Norte e Mossoró, para informar que estamos parando nossos serviços, em consequência da falta de repasse de recursos pelo Governo do Estado no valor de R$ 1 milhão 355 mil reais. Com isso, mil pessoas deixam de ser atendidas. O tratamento do câncer é realizado em caráter de urgência e vidas estão à deriva, pacientes correm risco de morte. Pedimos apoio a essa causa humanitária. Essa comunicação está sendo estendida as autoridades municipais, câmara municipal, Conselho Regional de Medicina, autoridades judiciais, Ministério Público e demais autoridades estaduais.
Mossoró/RN, março de 2017.
Diretoria.

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃONosso amigo e colaborador F. M., ou mesmo Mané Beradeiro, não se aquieta por nada nesse mundo e dá as boas novas sobre suas andanças literárias. Vejam:
Boa dia! Vem aí, Doutor Buti, o primeiro livro infantil escrito por mim. Pré-venda a partir de hoje (21), pelo celular 9.8719-4534 (Whats App). Francisco Martins – Escritor.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (540) – Olá pessoal! Bom dia, ouvi há pouco (16/03), entrevista com o Procurador Geral de Justiça do RN, o Dr. Rinaldo Reis, na qual ele falava sobre despesas do Estado, limite da Lei de Responsabilidade Fiscal, etc, etc. Em dado momento ele disse ter feito redução de despesa com pessoal, no MPRN, fiquei curioso para saber como reduzir despesas com pessoal, sem tirar um só da folha, isso até que é possível, porém, se alterar, pra baixo, alguma parte da remuneração que não seja o salário, o TJRN fez isso, porém, com prejuízo para seus trabalhadores e, mais ainda, para a sociedade. Quem não se lembra, dos Secretários de Cartórios, que passaram bom tempo em compasso de espera, por uma solução? Suas gratificações haviam sido cortadas pela metade. No caso do MPRN não ouve diminuição de um centavo nas despesas do Estado, lá foi feito um processo de aposentadoria precoce, porém nenhum - nenhum de seus membros, ou funcionários, foi exonerado, eles se aposentaram e passaram para a folha do IPERN, portanto, o poder executivo os recebeu e, também, como de praxe, a conta para pagamento, assim é fácil ficar em dia com a LRF e, oportunisticamente dizer que fez sua parte, como? Santino Arruda – Funcionário Público Estadual, via facebook, em 16/03/2017.

FIQUE SABENDO... "Água antes de dormir?". Por Vinícius G. A. Guerra, em janeiro/2014. FONTE: e-mail pessoal.
O correto é beber água 1 ou 2 horas antes de dormir. Devemos evitar ao máximo de nos deitarmos com sede.
Cerca de 90% dos ataques de coração ocorre de manhã cedo e podem ser minimizados se tomarmos um ou dois copos de água (NÃO bebida alcoólica ou cerveja) antes do repouso da noite.
Eu sabia que a água é importantes, mas nunca soube sobre as horas especiais para bebê-la. Tu sabias?
Bebendo a água na hora correta, maximizas a sua efetividade no corpo humano:
- 1 copo de água depois de acordar, ajuda a ativar os órgãos internos;
- 1 copo de água 30 minutos antes de uma refeição, ajuda a digestão;
- 1 copo de água antes de tomar um banho, ajuda a baixar a pressão sanguínea;
- 1 copo de água antes de ir para a cama, evita um derrame cerebral ou ataque de coração.
Mais..:
- Beber 1 copo d'água depois que acordar realmente faz muito sentido, pois, o organismo ainda se encontra em processo de eliminação de toxinas – iniciado durante o sono – e a água serve como veículo para melhorar essa eliminação. Só que a recomendação é não comer - inclusive ingerir comprimidos - e nem beber nada durante 1 (uma) hora pelo menos. A ativação dos órgãos internos se dá exatamente por conta desta finalidade.
- Beber 1 copo d'água 1 hora ou 30 minutos antes das refeições realmente ajuda nas digestões por uma questão de refrescamento das vísceras e, além do mais, inibe um pouco do apetite exagerado e a absorção de calorias.
- Dizer que tomar 1 copo d'água antes de tomar banho ajuda a baixar a pressão arterial, eu nunca ouvi falar. Não que afirmo que seja mentira, mas pode estar havendo uma confusão aí, pois, sempre soube que um banho frio ajuda a baixar a pressão. Será que não é mais por conta do banho? Ou talvez o copo d'água ajude um pouco, quem sabe?!
- para mim, o correto é beber água 1 ou 2 horas antes de dormir. Devemos evitar ao máximo de nos deitarmos com sede; mas, por outro lado, não acho correta a ingestão de líquidos antes de dormirmos. Mesmo que seja somente um copo, de uma forma ou de outra, atrapalha o nosso sono que deveria ser contínuo e perfazer um total de 8 horas – isto para os casos normais -, pois, o acordar para ir ao banheiro já atrapalha. O sono é cíclico. Ele obedece a ciclos de 2 em 2 horas, sendo que o penúltimo ciclo de duas horas, o que geralmente começa a acontecer 4 horas antes do normal despertar e que dura duas horas, é o período mais importante: é o período do sono profundo, do sono sem movimento psíquico, do sono sem sonhos; pois, nele acontecem as recuperações dos nossos corpos físicos. Já a assimilação e organização da nossa contraparte psicológica acontecem no último ciclo de 2 horas (com alguns períodos REM´s). E é por esta razão que acontecem mais infartos e derrames logo nas primeiras horas da vigília, pois, os fortes fatores emocionais (psicológicos) resultantes dos conflitos, que são trabalhados nesta fase do sono, fazem a pressão arterial subir.
É pelas razões expostas acima que a regularidade com relação ao nosso sono é muito importante, pois, se não temos horas para nos deitar, e obrigatoriamente temos hora para despertar, suprimimo-nos de algumas etapas do sono e daí, surgem às inevitáveis consequências. Além do mais, temos que considerar que depois de certa hora da manhã começam a tocar telefones, celulares, Campainhas, e muitos outros barulhos mais.
As fases do sono:
1 – Fase inicial de sonhos, incluindo alguns períodos REM, 2 - Fase de aprofundamento do sono, 3 – Fase do sono profundo, 4 – Fase final dos sonhos incluindo alguns períodos REM e 5 - O despertar.
Na primeira fase o organismo tende, aos poucos, se livrar dos sonhos, ou seja, do movimento psicológico, pois, o objetivo inicial é atingir o período de sono sem sonhos (sono profundo) para que possa acontecer a recuperação orgânica. Na sequência, com o relaxamento físico, os sonhos vão aos poucos se esvaindo até que seja atingida a fase do sono profundo.
OBSERVAÇÃO: É por esta razão que, geralmente, a pressão arterial tende a baixar nas primeiras 4 horas de sono. Na fase do sono profundo se dá a milagrosa recuperação dos nossos organismos, que só é possível devido à ausência da agitação psíquica; em seguida, voltamos à outra fase de sonhos que inclui alguns períodos REM. É nessa fase que as feridas psicológicas são mexidas e tratadas. É nesse período que o nosso psicológico é mais uma vez organizado – isso quando possível, pois, há traumas e perturbações que, por suas intensidades, impedem que tal organização se complete satisfatoriamente. Aqui se explica a causa de tantos acidentes vasculares cardíacos e cerebrais; pois, nesse período o emocional coligado a alguns traumas recentes ou conflitos vão à tona e geralmente atingem fortes expressões, para que aconteçam as descargas de das correspondentes energias contidas.
Dormir bem é o segredo da saúde e da longevidade. Infelizmente isso está ficando cada vez mais difícil.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 300 (trezentas) VAGAS PARA SOLDADOS, inscrições até o dia 20/03/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A Prefeitura de Martins/RN, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 11 (onze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 23 a 29/03/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.960,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

************MEMÓRIA************
Na edição nº 714/2016 (de 19/03), tratamos do seguinte tema: "Estamos vivendo um pré-64, o clima está muito parecido", afirma advogado; SINAI convoca base para eleições sindicais em maio; Esmirna Carvalho, repórter por uma edição!; Bronca do leitor/internauta (496), por Rubens Coelho; Fique sabendo... "Microcefalia não é pena e morte". Por Gilson Luiz Roberto – Presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil.
No dia 19/03/1928 nasceu Mossoró, José Mendonça dos Santos – DEQUINHA, considerado um dos maiores meio-campistas do Brasil jogando por vários clubes nacionais entre eles Flamengo; e integrou a Seleção Brasileira de Futebol, faleceu em 31/07/1997.

**********PANO RÁPIDO**********
= AGENTE PENITENCIÁRIO NÃO PODE EXERCER ADVOCACIA. SP. Por estar vinculado com a atividade policial, direta ou indiretamente, os agentes penitenciários, agentes de segurança penitenciária e guardas de presídios não podem exercer a advocacia. De acordo com a 1ª Turma de Ética Profissional da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, o objetivo desta restrição é assegurar igualdade entre os advogados, eliminando possíveis vantagens em função de posição ocupada por eles. Direito do Consumidor: Este foi um dos casos de impedimento analisados pelo TED da OAB-SP em dezembro de 2016. Em outra consulta, o órgão registrou que advogados ou sociedades de advogados contratados por consultorias de defesa do consumidor, que exerçam atividade econômica, não podem advogar para seus clientes. FONTE: www.conjur.com.br/.
= HÁ 102 ANOS! Inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Mossoró/Souza/Porto Franco, em 19/03/1915. Hoje só resta a ponto de ferro, pelo menos em Mossoró.

**********REGISTROS**********
- AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 18: Kerginaldo Costa – PT; Anselmo Carvalho – Prof., Dedé – Sandubar, José Lucas – Prof., Lázaro Amorim – TRT, Lúcia Regina – FUNDAC e Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura (19); D. Branca – Prefeita da Rua Velho Darico, Fernando Fontes – Autônomo e Sérgio Coelho – UERN (20); Arlindo Vieira – UERN, Marcelino Neto – OBVO, Paulo Giovanni - TJRN e Valdilene Lobo – Profª. (22); Carlão Silva – Autônomo, Edmundo Torres – Jornalista e Joseph Charles – Coletoria Estadual (23); Francisco Nogueira – Doze Anos e Nildo da Pedra Branca (24). E dia 25: José Fernandes e Silva; Rosiana Medeiros – IPERN.
- DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "O supremo tribunal aprova lei que indeniza presos por maus tratos causados por superlotação..., quer dizer mais um direito para marginal! Agora vou repetir uma pergunta de uma apresentadora da Globo News... "E o povo que sofre maus tratos nos hospitais por causa de superlotações vão ser indenizados também? Luiz Carlos Dambroki".Companheiro Dambroski, entendo sua insatisfação e acrescento que o sistema prisional do nosso país é igualmente criminoso. Não tem política de ressocialização nenhuma, pelo contrário! Dão televisão para os ditos "privados de liberdade" ter acesso a todo tipo de programas do submundo do crime. Celulares dentro dos presídios não vejo como piada, acho uma afronta as autoridade que nunca solucionaram. E por que?
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Oriunda de família de músicos paraguaios, fazia parte do grupo "Las Maravillas del Paraguay" com o pai e os irmãos. No início da década de 1970, devido a uma relação amorosa, deixou o grupo e veio para o Brasil, fixando-se depois na cidade paulista de Santos. Chegando ao Rio, na década de 1970, começou a se apresentar em casas noturnas, como "O Bigode do Meu Tio" em Vila Isabel. Seu repertório consiste basicamente em versões. Começou a fazer sucesso em meados da década de 1970, conquistando grande aceitação entre o público popular. Seu repertório é composto de tendências que vão das guarânias e boleros a versões de músicas pertencentes ao mundo pop, ficando conhecida como cantora romântica. Gravou várias versões de músicas do conjunto sueco ABBA. Nessa fase, o seu maior sucesso foi a versão que ela fez para "Fernando", em 1976, incluída no LP "Palavras de amor". Em 1979, lançou um LP no qual as músicas apresentavam arranjos da disco-music, em voga na época, destacando-se uma versão para "Love's in the Air". Fez também versões para canções italianas e norte-americanas. Ao longo das décadas de 1980 e 1990, manteve-se ativa, apresentando-se em shows e programas, além de gravar alguns discos independentes financiados pelo seu fã-clube. Desse período, destaca-se o sucesso "Pequenina", versão de Chiquitita). Lançou em 1999 o CD "Especialmente para você". Em maio de 2002, lançou o disco "Perla canta ABBA e outros hits", elaborado a partir de uma compilação de sucessos da cantora, feita pelo pesquisador Rodrigo Faour. Reportamo-nos sobre ERMELINDA PEDROSO RODRIGUES D'ALMEIDA, 66 anos, mais conhecida como "Perla ou Perla Paraquaina", nasceu em 17/03/1951 – Caacupé, Cordillera - Paraguai. Sua discografia consta 31 discos gravados entre 1972 e 2013. Dotes musical: voz e influência pelo grupo sueco ABBA. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Perla.
- Dia: hoje é Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, Dia Internacional da Síndrome de Down, Dia Internacional das Florestas, Dia Mundial da Infância e Dia Mundial da Poesia. Também hoje, é o início de Outono e amanhã (22) será Dia Mundial da Água.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes e combato à discriminação racial e síndrome de Down, aos protetores de florestas, agentes de proteção à infância e da água.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Rio Potengi (Poesia de Rosângela Trajano).

É o rio da minha cidade
Que está chorando
Com o lixo nas suas águas
Tudo poluindo e sujando.

O rio Potengi está triste
Tornou-se depósito de lixo
Antes lugar para se pescar
Ou para se banhar.

Lá da Pedra do Rosário
A gente vê espantado
Todo final de tarde
O rio Potengi dormir assustado.
QUEM canta...
"Sou feliz estou te amando, e me entrego a teus momentos / Teu caminho me conduz... / Sem mistérios sem promessas, sem esperas, sem motivos pra chorar...". ("Fernando" – Composição: Benny Andersson / bjorn Ulvaeus / Perla / Wally. Canta: Perla.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (58), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

Um comentário:

  1. Enquanto a politicagem estiver acima da politica, a questão dos presídios não será resolvida, sabemos que presídio não dá votos; Se usasemos os presídiarios para trabalharem em produção de alimentos, alem de um certificado técnico eles terisam uma redução de pena como recompensa e esses alimentos seriam doados para intituições de caridade para matar a fome dos nessecitados.
    Por: luiz carlos dambroski

    ResponderExcluir