segunda-feira, 21 de novembro de 2016

DC - COLUNA DE NOTÍCIAS 742. (Anexo slide: Sobreviventes).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 742 (geral) e 32ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, segunda-feira, 21 de novembro de 2016. Edição Especial - Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 47ª/53, dias: 326/366 e faltam 40 dias para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Salário Camisinha: Tira o seu tesão". Da série Tipos de Salário 5/10 (descubra qual é o seu...). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Nem toda segurança é perfeita à percentual de 100%, mas, toda ela deve ser projetada para dificultar ao máximo. Mossoró hoje amanhece com mais assassinato (205) de morte violenta, ou seja, com o agravante de matar dentro da casa das vítimas. Não se respeita mais os lares adentrando e matando na frente de familiares e menores presenciando. Um trauma gigantesco na vida de uma criança. O que se coloca em chegue é a segurança dos que moram em condomínios, na semana passada uma dupla entrou (de carro) num condomínio e assassinou um senhor na calçada de casa e seu filho menor ao lado assistindo tudo. Isso aconteceu no bairro Planalto 13 de Maio onde existe muitos condomínios com pequenas e grandes unidades residenciais. Início de tarde deste sábado (19) um elemento fugindo da polícia subiu em um dos muros dum condomínio e não sofreu choque e nem se feriu com a "cerca elétrica" e a concertina lá existente, com quase duzentas moradias. Com esse episódio nasceu mais um grupo de Whats App envolvendo 40% dos condôminos num curto espaço de tempo que, rola um grande debate sobre o nível de segurança tem os que moram nessa modalidade de moradia.  Boa leitura nobre leitor/a!

GRANDES LOJAS ESCONDEM TAXA DE COMPRAS A PRAZO. A maioria das grandes lojas de eletrônicos e eletrodomésticos não expõe de forma clara as despesas para adquirir um produto a prazo. Essa é a conclusão de um estudo da associação de consumidores Proteste, que visitou lojas e sites dessas redes para avaliar o cumprimento de uma norma de 2008 do Conselho Monetário Nacional (CMN), que diz que o Custo Efetivo Total (CET) precisa estar explícito para o cliente.
O indicador, que aparece em valor porcentual na simulação do parcelamento, facilita a comparação entre financiamentos ao resumir os custos relacionados a juros, taxas de análise de crédito, seguros e outros encargos.
"A informação faz com que o cliente não seja induzido a erros ao calcular o valor do produto", diz Marcos Augusto Vazão, professor de Direito do Consumidor da Faculdade Autônoma de Direito (FADISP). Mas ele explica que o dado passa batido por muitos na hora das compras.
A Proteste visitou a Casas Bahia, Fast Shop, Ponto Frio, Ricardo Eletro e os hipermercados Carrefour e Walmart. Também acessou os sites de Americanas.com, Shoptime e Submarino e analisou materiais publicitários. Nas visitas, a associação verificou se os produtos continham informações sobre o CET, se os lojistas tinham conhecimento da norma e se sabiam como calculá-lo. Ler mais no site: www.sosconsumidor.com.br/.
COMO FUNCIONA A SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO. Para a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, o tribunal em que o caso tramita. Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, o tribunal é orientado a fazer uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.
As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça. No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores. A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.
É importante lembrar que a conciliação pode ser feita durante a Semana Nacional da Conciliação, mas também ao longo do ano, por meio dos quinhentos Centros Judiciários de Resolução de Conflito e Cidadania (Cejuscs), espalhados em todos os estados brasileiros e vinculados aos tribunais. O método se caracteriza por ser uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, imparcial, facilita o diálogo entre as partes em conflito, para que encontrem, conjuntamente, a melhor solução possível. FONTE: www.tjrn.jus.br/.
EVÂNIO ARAÚJO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! "Convocamos" o amigo Evânio Araujo para colaborar na série com a chamada "SABEM POR QUE?" Seu texto por si não só demonstra sua indignação como também questiona o silêncio da sociedade mossoroense e entidades de classes. Tudo relacionado à despaisagem da Av. Rio Branco. Diga homem de Deus!
Ultimamente, tão logo chego num ambiente, as pessoas de imediato me perguntam: "Evânio, por que aceleraram a construção na Av. Rio Branco? Agora a pouco (19/11) Vertinho Lima, na feira dos orgânicos. O fato se repetiu, formou-se um amontoado de pessoas ao meu redor, como se eu tivesse o poder de resolução do caso. Respondi -lhes que, apesar de meus apelos público, a própria sociedade mossoroense, as entidades de classe sem exceções, as autoridades constituídas também sem exceção, são omissos, apenas cobram, mas nada fazem. Se eu tivesse poder para tal, ou, se a justiça fosse ágil e coerente, o Senhor Genivan não estaria construindo tão aceleradamente, numa clara demonstração de afronta à todos.
O cartório já informou ao Ministério Público que ele não tem escritura pública registrada da área, por isso, chego à conclusão que o invasor é soberbo e não respeita ninguém! Mas enquanto respirar, apesar de só, vou continuar protestando, apesar de não ser cidadão deste município, mas, somente pelo meu convencimento pessoal, averso a atitudes acintosas como esta. E os interlocutores, nada podem fazer? Claro que sim, mas... . Evânio Araújo, via facebook, em 19/11/2016.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (523)Camarada Hermes, bom dia. Seguinte: estou observando há vários dias, ruas da nossa querida Mossoró com o desperdício de energia, pois, por onde passei e inclusive perto onde moro, que vários postes estão com suas luzes acesas. Entre outras mais, pergunto, estas luzes acesas que é pra ter desligamento automático e não funciona! Ou temos que subir nos postes e desligá-las? Cadê a equipe de manutenção da COSERN? São muitas ruas que está acontecendo este problema! Um abraço do camarada Carlos Santos (UERN).
FIQUE SABENDO... "A última viagem de um maquinista do transporte férreo de passageiros". Por *José Romero Araújo Cardoso. FONTE: e-mail pessoal em 13/11/2016.
Crônica laureada com Menção Honrosa no Resultado final do Terceiro Concurso de Crônicas, Contos e Poesias "João Batista Cascudo Rodrigues" - Versão 2016 - Promoção: Academia Mossoroense de Letras – AMOL.
Parecia estar vivendo um pesadelo quando acionou o mecanismo que impulsionou velocidade à velha locomotiva, pois aquela seria sua última viagem conduzindo a composição férrea transportando passageiros, a qual, em verdade, passou a ser nos últimos vinte e três anos como um membro da família.
Não era a aposentadoria que estava chegando e sim a desativação do ramal ferroviário que estava acontecendo, algo que considerava inamissível em um país dito civilizado, cuja economia dependia diretamente da viabilidade dos meios de transportes a fim de escoar a produção e as pessoas.
Entre tantos problemas enfrentados, agora aparecia mais um, pois a incorporação em outro setor era uma incógnita que o acompanharia na última viagem como maquinista da velha estrada de ferro. Falavam em contenção de despesas, em dispensa de pessoal, etc. 
O trem começou a ganhar velocidade, fazendo tremer trilhos e dormentes envelhecidos pelo tempo. O descaso com o meio de transporte estava tão visível que a manutenção não vinha sendo feita há muito tempo.
Reflexões começaram a ser feitas pelo velho maquinista, sobre as razões de tamanha irresponsabilidade para com a coletividade. Inteligente, leitor ávido quando tinha tempo, lembrou-se que o modelo de substituição de importações adotado pelo governo federal a partir de 1956 priorizou a indústria automobilística em detrimento de transportes de massas.
Seria impossível conceber que no ensejo da concretização de uma nova ordem econômica pautada na individualidade houvesse espaço livre para o transporte férreo. As ferrovias, mais dia menos dia, seriam desativadas para viabilizar a acumulação extraordinária das grandes empresas que se instalaram no país devido tantas vantagens oferecidas.
Quantas famílias são alimentadas como o trabalho na estrada de ferro? Inúmeras. Incontáveis. Se contarmos empregos diretos e indiretos os números subirão ás alturas. É uma verdadeira falta de humanismo cometer tamanha atrocidade com tanta gente. Será que esse povo que tem o poder nas mãos não possui coração? Refletia o velho maquinista com suspiros no peito.
Cada estação na qual o trem parava era milimetricamente observada pelo maquinista. Colegas de trabalho com olhares tristes, realizando dentro e fora da estação os últimos trabalhos. Pobres viúvas vendendo pastéis, cocadas, tapiocas e outras iguarias da culinária local, cujos semblantes refletiam as incertezas sobre o que fariam depois que a linha férrea fosse desativada. Como apurariam um dinheirinho para os medicamentos dos filhos e netos, já que o sistema de saúde no pais é tão precário? Vendedores de fitas cassetes com os sistemas de sons a toda altura, visando atrair fregueses para comprar seus produtos, foram notados pelo velho maquinista. A tristeza também estava presente naqueles beneficiados pela estrada de ferro.
Esses trilhos por onde o trem passa vai ter qual destino? Será que vão vender como ferro pesado em algum lugar distante? Lógico que vão aproveitar de alguma forma isso tudo, fruto de um luta imensa que começou no século XIX. Para esses trilhos chegarem no Estado vizinho foi uma luta imensa. Somente na segunda metade da década de 1950 foi que alcançou o ramal que pode interligar-nos com o resto do país. Tudo vai ser destruído, acho que quase nada vai ficar de lembrança. O povo tem memória curta. Logo, logo nem vai se lembrar que essa estrada de ferro existiu, bem como quantas pessoas beneficiou, quanta gente transportou.
E o transporte de carga? Será que vão ter a coragem de desativar também? Se tiverem, como vai ser para fazer o escoamento da nossa produção? Claro, caminhões. Muitos veículos de grande porte começarão a chegar em nossa região para fazer o transporte das cargas que o trem fazia. Com as estradas esburacadas e mal conservadas, penso no que passará a acontecer. Acidentes, óbitos, dor das famílias desses profissionais e das pessoas que eles acidentarão.
Penso que se desativarem também o transporte férreo de cargas e os caminhões começarem a se responsabilizar pelo transporte da produção, haverá aumento no índice de prostituição, entre outros inúmeros problemas que surgirão.
No ponto terminal da viagem, os lamentos não estavam sendo os mesmos por que a linha férrea não estava ameaçada em sua interligação para o resto do país, mas devido ao vínculo cultural formado ao longo dos anos, era notado o sentimento que todos demonstravam em razão da desativação do transporte de passageiros que unia os dois estados.
*José Romero Araújo Cardoso (Mini Currículo): Geógrafo (UFPB). Especialista em Geografia e Gestão Territorial (UFPB-1996) e em Organização de Arquivos (UFPB - 1997). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2002). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Geografia/DGE da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais/FAFIC da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem experiência na área de Geografia Humana, com ênfase à Geografia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientalismo, nordeste, temas regionais. Espeleologia é tema presente em pesquisas. Escritor e articulista cultural. Escreve para diversos jornais, sites e blogs. Sócio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC) e do Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). Membro da Associação Mossoroense de Escritores (ASCRIM).
CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 78 (setenta e oito) VAGAS PARA PROFESSOR AUXILIAR, ASSISTENTE e ADJUNTO, inscrições reabertas até o dia 22/11/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.679,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 57 (cinquenta e sete) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições reabertas até o dia 28/11/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 9.572,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 13: Andrazza Katalyny – Adv. (19); José Nélio – EMATER/RN; Cleonilton Ferreira – Facebook (20); Fco. Linhares – EMATER (21); Maria José Ferreira – Profª., Odeiza Sobral – Enfermeira e Rubens Coelho – Jornalista (22); Almir Nogueira e Francinildo Costa – Professores (23); Ari Pereira – Facebook, João Victor Michelle – Téc. Informática, Sandeje Zuza - Autônomo e Vilaine Franco – Assistente Social. E dia 25: Edilson Peres – FUNDAC e Fátima Reis – Facebook.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Caro Amigo Hermes. Fico muito agradecido por me postar no espaço BRONCA DO LEITOR. Também agradeço por estar recebendo a sequenciada edição de O JABÁ. Felizes daqueles que têm Amigos. Você é um desses Amigos de Sempre. PAZ E SAÚDE. Seu Amigo Diniz".Grande amigo Diniz Santos. Disponha desse amigo e espaço. Não sou Oswaldo Montenegro para musicar outra lista, mas, na "Minha lista de grandes amigos" vossa excelência já a compõe! Saúde, paz e longa vida. Extensivo aos demais familiares.
= BETE MENDES: "Constituição foi rasgada e jogada no lixo". Eu estou muito preocupada. Estamos num estado quase de choque. Nós lutamos tanto, tanto, tanto. Fizemos uma constituição cidadã, que foi rasgada, foi jogada no lixo. A gente está percebendo que vamos ter que retomar toda a luta e nós não merecemos, o povo brasileiro não merece e principalmente a juventude que está começando a vida não merece. Junto com tudo o que eles estão fazendo contra os direitos trabalhistas, os direitos dos cidadãos, o que estão querendo fazer com o ensino brasileiro é assustador. Querem fazer robôs e não pessoas que pensam. Ao mesmo tempo, estou muito orgulhosa dos meninos e das meninas que estão na reação, estão fazendo coisas maravilhosas no país inteiro. Ana Júlia é a minha ídola porque ela se colocou divina e muito oportunamente a nossa posição. Deu um tapa na cara de todos os boçais, hipócritas e vendidos. É por aí que a gente tem que andar. Bete Mendes em sessão ao receber Medalha Pedro Ernesto. Por Mariana Pitasse. FONTE: www.brasildefato.com.br.
= HÁ 82 ANOS! Instalada a Diocese de Mossoró, e a Matriz de Santa Luzia é instalada liturgicamente como Sé Catedral, em 18/11/1934.
**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 709/2015 (de 30/11), tratamos dos seguintes temas: Bancária chamada de "mulher de malandro" por gerente receberá R$ 50 mil; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (491) - por Santino Arruda; Fique sabendo... "Sobre os acontecimentos da noite da sexta-feira 13 em paris" - por Vantiê Clínio, doutor em Ciências Sociais pela UFRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Nasceu em Barra/BA, no dia 20/11/1947, é um músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor, estão as canções "Mestre Jonas" e "Outra vez na estrada" (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix, "Casaco marrom" (com Renato Correa e Danilo Caymmi, "Sobradinho), (com Luiz Carlos Sá) e "Espanhola" (com Flavio Venturini). Nascido na região do Vale do São Francisco, interior da Bahia, transferiu-se em 1966, para o Rio de Janeiro. Lá, iniciou a carreira artística em 1967, ao lado de Luiz Carlos Sá e Sidney Miller, no espetáculo de inauguração do Teatro Casa Grande. No final daquele ano, participou do II Festival Internacional da Canção, promovido pela TV Globo, vencendo a fase nacional com a canção "Margarida", inspirada em uma  cantiga de roda e interpretada por ele próprio, acompanhado pelo Grupo Manifesto. Contratado pela TV Tupi do Rio de Janeiro, foi responsável pela produção musical dos programas "Bibi ao vivo" e "Blota Jr.". Em 1969, no Festival de Música de Juiz de Fora, sua canção "Casaco marrom" (composta em parceria com Renato Corrêa e Danilo Caymmi, e interpretada por Evinha foi classificada em 1º lugar. Em 1971, formou, com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, com o qual gravou os LPs "Passado, presente e futuro" (1971) e "Terra" (1972). Em 1972, foi premiado, juntamente com Luiz Carlos Sá, pela autoria do jingle "Só tem amor quem tem amor pra dar", produzido para a campanha publicitária da Pepsi-Cola. A partir de 1973, com o desligamento de Zé Rodrix do trio, passou a atuar em dupla com Luiz Carlos Sá com o nome de Sá e Guarabyra. Depois de 26 anos, com a volta de Zé Rodrix, a dupla se tornou novamente um trio cuja reestreia aconteceu no Rock in Rio III, em 2001. O trio foi contratado pela gravadora Som Livre e lançou o CD e DVD Outra vez na Estrada - ao vivo. Em 2009, pouco antes do falecimento de Zé Rodrix, o trio lançou seu último trabalho, Amanhã (Roupa Nova Music). Nosso homenageado foi, também, diretor e produtor musical de televisão, colunista e cronista da Agência Estado e do jornal Diário Popular. Publicou um livro de ficção - Do Outro Lado do Mundo (São Paulo: Editora Moderna, 1999). De prêmios: 1) Primeiro lugar na fase nacional do Festival Internacional da Canção e terceiro lugar geral com "Margarida", em 1967; 2) Prêmio Brahma de Música, em 1989 e, 3) Prêmio Maksoud, pelo conjunto de sua obra, em 1994. Reportamo-nos sobre GUTTEMBERG NERY GUARABYRA FILHO, 68 anos, da dupla Sá e Guarabyra. Dotes musical: compositor, poeta, voz e violão. Atividade: 1967 até hoje. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Guttember_Guarabyra.
- Dia: Hoje é Dia das Saudações e Dia do Homeopatia/Homeopata. Amanhã (22) será Dia da Solidariedade com o Povo Libanês, Dia da Liberdade, Dia do Músico e Dia Oficial da Música.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais em homeopatia e da televisão, aos libanêzes e aos músicos.
**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Menino assustado (Poesia de Rosângela Trajano).

Era um menino
Meio assustado
Barulho temia
Até do miado.

Veio um leão
Depois um elefante
O menino se assustou
Bateu forte o coração.

O menino assustado
Tinha um olhão
Para a boca da noite
E seu clarão!
QUEM canta...
"Dizem que Roque Santeiro, um homem debaixo de um santo / Ficou defendendo o seu canto e morreu / Mas sei que é ainda vivente na lama do rio corrente / Na terra onde ele nasceu ... ." . ("Roque Santeiro". Composição: Sá e Guarabyra. – Canta: os mesmos).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário