sábado, 2 de abril de 2016

DC - Coluna de Notícias 717. (Anexo slide: LINDO! - Currículo do meu melhor Amigo).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 717 (geral) e 7ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sábado, 02 de abril de 2016. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 13ª/53, dias: 91/366 e faltam 275 dias para o final do ano).

"Causo democrático!"
"Para cortes, feridas, queimaduras, impigens, chulé, frieiras, eczemas e piorreia. Use Elegir Pagé, feito com o suco das árvores da nossa caatinga sertaneja". Referência: Melo, Vicente Vitorino. Almanaque do Nordeste. 1953. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Hoje venho opinar as disparidades numéricas entre multidões participando das últimas manifestações envolvendo os que acusam e os que defendem o governo federal. Ora, todos sabem que a Polícia Militar é o segmento que tem elementos técnicos para a avaliação e divulgação. Após atos vimos a discussão de qual manifestação levou mais pessoas às ruas. Particularmente, fico de plantão na imprensa em geral para ver ou ouvir alguma autoridade policial se pronunciar seja em rede nacional, estadual ou municipal. Não os vi nem ouvi! Vejo e ouço tão somente na imprensa, jornalistas e organizadores defendendo seus interesses e a frase já esperada: "A polícia militar estima em "X" pessoas na manifestação, a organização A em "Ya" pessoas e, a organização B "Yb"; ou então "a polícia ainda não se pronunciou sobre o número de participantes". Acredito que tem superfaturamento nessas contagens, mas quero ver ou ouvir uma autoridade oficialmente se pronunciando, apresentando métodos, dados e elementos utilizados. Boa leitura nobre leitor/a!

FALTA DE DIÁLOGO ENTRE EX-CÔNJUGES não inviabiliza guarda compartilhada. Diz STJ. A falta de diálogo entre ex-cônjuges não inviabiliza a guarda compartilhada. Esse foi o entendimento firmado pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao reformar decisão que negara a ex-marido o direito de dividir a criação dos filhos por ele não ter uma convivência harmoniosa com sua ex-mulher.
A guarda foi concedida à mãe, o que motivou o recurso do pai ao STJ. Ele alegou divergência jurisprudencial, além de violação ao artigo 1.584, parágrafo 2º, do Código Civil, sob o argumento de que teria sido desrespeitado seu direito ao compartilhamento da guarda.
O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, acolheu o pedido. Segundo ele, a guarda compartilhada passou a ser a regra, uma vez que ambos os genitores têm direito de exercer a proteção dos filhos menores. Sanseverino acrescentou também que já está ultrapassada a ideia de que o papel de criação e educação dos filhos estaria reservado à mulher. Ver mais, acesso: www.conjur.com.br/.

RN VAI DISCUTIR SITUAÇÃO DOS HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS. "A situação dos hospitais universitários no Rio Grande do Norte e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)" será tema de audiência pública na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (11). O debate foi proposto pelo deputado Kelps Lima (Solidariedade) e acontecerá no Auditório Governador Cortez Pereira, às 14h30.
"Há uma crise de desabastecimento nos hospitais universitários, crises de relacionamento e clima organizacional por causa de dois modelos de gestão diferentes no mesmo local, além de outros problemas que não foram solucionados e que prejudicam diretamente os usuários", justifica Kelps Lima.
De acordo com o parlamentar, o contrato firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a EBSERH em 2013, para a contratação de servidores e repasse de verbas, também será discutido na audiência. "O Governo Federal criou a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares para gerenciar os hospitais universitários com a alegação de que ela seria a solução para os problemas dessas unidades. No entanto, aqui no Estado, após quase três anos de adesão, não houve mudanças e novos problemas surgiram", observa Kelps. FONTE: www.al.rn.gov.br.

JOSUÉ DAMASCENO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O Companheiro de lutas e partidário JD, é membro do CMPC – Conselho Municipal de Políticas Culturais. Finalmente estreia na série, pois, além de tantas outras coisa o homem é professor e das comunicações. E já fui seu aluno de rádio num programa patrocinado pela CUT – Central Única dos Trabalhadores pela ex-FM Alternativa de nossa cidade. Manda pequeno grande homem!
Na próxima segunda feira dia 04 de abril será eleito o presidente do CMPC (Conselho Municipal de Políticas Culturais), na terça dia 05 o mesmo será empossado no teatro Dix-Huit Rosado, na ocasião será feito o lançamento do prêmio fomento. Oportunamente passarei detalhes depois.
As reuniões do Conselho acontecem na última segunda feira de cada mês na sala de ensaios do teatro.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (499) Enquanto tod@s falam em economia do chamado precioso líquido, a CAERN não está nem aí pra essa conversa, na Rua Felipe Camarão, bairro 12 anos, nas proximidades da empresa ANTRA, altura do nº 1113, existe uma "fonte" de água que jorra a mais de meses, várias ligações telefônicas já foram feitas, reclamações, pessoalmente também, no escritório da empresa e até o momento nenhuma providência foi tomada. A população pede uma solução para evitar tanto desperdício de água, que pagamos, por sinal, muito caro. Josué Damasceno – Professor, em 31/03/2016, via e-mail.

FIQUE SABENDO... "Contra a Nota Demode". Por Vantiê Clínio - Pos Doutorando em Sociologia pela Universite Sorbonne - Paris Descartes. FONTE: e-mail pessoal, em 31/03/2016.
Resposta que enviei para uma professora da UFRN que me convidou - por e-mail - para assinar um "Manifesto a Comunidade Acadêmica Internacional", produzido por um grupo brasileiro de pesquisas denominado DEMODE (nome sugestivo para @s autores do documento em pauta) e que está sendo enviado em rede para estudantes, professores e pesquisadores brasileiros, com o intuito de colher suas assinaturas de apoio as denúncias elencadas naquele documento e que visam dar suporte a já popularizada tese do suposto andamento de um golpe pro ditadura militar-civil no Brasil (o referido documento está sendo traduzido para varios idiomas, com a finalidade de divulga-lo em vários países). Eis minha resposta:
Olá, Professora, como vai?
Professora, eu nao caio nesta peça que querem pregar acenando com o espantalho de um novo golpe militar.
Até porque, se é de fascismos que se está falando, sugiro que se tome conhecimento sobre as prisões arbitrarias dos 23 ativistas libertários anti Copa; sobre a cruel repressão que a Forca Nacional impôs sobre uma greve dos trabalhadores confinados de forma arbitraria na construção de Belo Monte; sobre o assédio cotidiano sofrido por populações faveladas durante a ocupação de morros por forças federais; sobre a cruel repressão imposta pela Policia Federal a comunidade acadêmica da UFPR durante um protesto no campus contra a implantação da empresa pública terceirizadora dos Hospitais Universitários Federais, a EBSERH; sobre o monitoramento dos dados das comunicações pessoais de cidadãos via internet, legalizado a partir da implementação do Marco Civil da Internet; sobre a reabertura do Centro de Inteligência do Exército - o qual estava fechado desde o fim da ditadura - para o qual os movimentos sociais fazem parte da sua agenda de espionagem; sobre as denúncias dos movimentos Mães de Maio e Reaja ou Serás Mort@, contra a continuidade do genocídio cotidiano da juventude negra das periferias, a respeito do qual nenhuma política efetiva de combate tem sido adotada por nenhum dos níveis governamentais; sobre o conteúdo da Lei Antiterrorismo que criminaliza movimentos políticos "radicais" - leia-se, anticapitalistas - e cuja tramitação foi feita a toque de caixa por interesses do governo federal que a propôs e dos setores do capital financeiro que a formataram; sobre as perseguições a organizações anarquistas - tais como a Radio Muda sediada na UNICAMP e o centro de cultura da Federação Anarquista Gaúcha -, perpetradas por autoridades vinculadas ao poder federal; entre "otras cositas mas"... .
Isto que está acontecendo no Brasil e uma disputa entre frações do grande capital pelo poder de gerenciamento político dos seus interesses particulares e cujas diferenças entre eles - tal como se deu na última ditadura civil militar -se situa muito mais no campo tático (bater mais fraco ou mais forte), do que no campo estratégico (assegurar a dominação dos grandes grupos econômicos).
Fascismo, qualquer que seja a cor da sua bandeira, e sempre fascismo.
E quem é conivente com um fascismo red, não tem moral para condenar o fascismo white.
Saúde e liberdade!
Respeitosamente,
Vantie Clinio Carvalho de Oliveira.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 07 (sete) VAGAS PARA MÉDICOS, inscrições abertas no período de 04 a 29/04/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 27.152,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
AL: A Prefeitura de Canapi/AL realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 489 (quatrocentas e oitenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até 20/04/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO. Salários: até R$ 3.600,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 02: Elias Alves – FJA, Marileide Matias e Niécio Roldão – Adv.; Lázaro Fabrício – SESC e Valéria Bulcão – Jornalista (03); Fátima Câmara – DETRAN, Gilberto Diógenes – PT, Mariza Pinto – UERN, Mariza Pinto – Profª. e Michelle Fonseca – Jornalista (04); Ciro Ney – Jornalista, Elisângela Cordeiro – Sobrinha e Tony Filho – Radialista (05); Valdomiro Morais – Prof. (07); José Carlos Fernandes – DATANORTE, Josiene Nolasco - FUNDAC e Nilson Bezerra – DATANORTE e, dia 09: Anekesia Oliveira - PT, Arlene Duarte – UERN, Fátima Soares – FUNDAC, Leila Barbalho – UERN, Marcos Aurélio – Contador, Mário Ilo – PT e Zeza Melo – Profª;.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Quem tem a obrigação de sempre está informando ao servidor o caminhar do PCCR é o SINAI, se isto aconteceu, de o plano ter voltado para estaca zero é muita falta de respeito com o servidor e essa volta não vem nada de bom. O governo deve estar achando que vamos ficar ricos com esse plano. Por favor o SINAI, passe informação do que está acontecendo, temos o direito de saber - ficaremos grato. Otávio Lopes". – Companheiro OL, pertinente o eixo da sua colocação e preocupação. Que também nosso e todos que fazem o SINA. Só esclareço que os trâmites do processo não é do sindicato. "Projeto do PCCR retornou à FUNDAC", para a presidência daquele órgão. Algum motivo foi causado, "o presidente" é que primeiro toma conhecimento desse motivo e, se, caber a ele alguma providência que o tome, agora, se for alguma medida contrária aos interesses dos servidores, "esse presidente deve convocar o SINAI para o devido conhecimento" e, se, caber decisão da categoria "lógico que o sindicato convocará assembleia para debate e decisão". O SINAI NÃO SE PRONUNCIOU SOBRE ESSA DEVOLUÇÃO PORQUE NÃO RECEBEU CÓPIA - DESCONHECE. O sindicato, comissão e abnegados estão antenados e interligados com o trâmite desse processo, só não podem emitir opiniões/informações precipitadas como essa e outras. Hermes Oliveira – Sindicalista.

= NÃO É MENTIRA! DILMA COM 73% DE APROVAÇÃO. Dilma Rousesff é aprovada por 73% da população, segundo pesquisa do IBOPE, foi a primeira pesquisa feita sobre sua primeira gestão, em 1º de abril de 2011.
= HÁ 198 ANOS! Criada a Agência Postal do povoado de Santa Luzia. Tinha Igreja e 400 habitantes, em 01/04/1818;
= E HÁ 53 ANOS! Inauguração da Emissora de Educação Rural, pertencente a Diocese de Mossoró, contou com a presença do então Presidente da República João Goulart – O Jango, em 02/04/1963. (Fonte: Mossoró Nossa Terra, Prof. Almir Nogueira da Costa, 2009).

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 681/2015 (de 1º/04), tratamos dos seguintes temas: DATANORTE terá que incorporar 7,16% relativos a dissídios; Valéria Bulcão, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (467) por Alcides Andrade; Fique sabendo... "Dia da mentira – 1º de abril", por Jussara de Barros – Graduada em pedagogia.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um compositor e cantor brasileiro, filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos, trombonista e de Dona Pauladina de Assis Moreira. Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, só iniciou os estudos aos nove anos, mas abandonou a escola aos onze anos, quando o pai faleceu. Foi empregado de fábricas, tecelagens e chofer de praça e ambulância, tendo trabalhado até a aposentadoria como servidor público. Formou família ao se casar em 1928, permanecendo casado por 50 anos. Considerado o criador do samba-de-breque, iniciou sua carreira em 1931, com Ererê e Rei da Umbanda. Em 1991, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995 gravou "Os 3 Malandros In Concert" com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade. Participou do histórico disco de Chico Buarque de Holanda, a "Ópera do Malandro" de 1979, fazendo dueto com o próprio Chico. Em 1996, foi tema do livro Moreira da Silva - O Último dos Malandros. Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows. Em 29 de abril de 2000, nosso homenageado caiu em casa e foi internado numa clínica particular, sendo depois levado ao Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, em função dos altos custos da permanência no Centro de Tratamento Intensivo. O cantor faleceu com 98 anos de idade em função de falência múltipla de órgãos na manhã de 6 de junho de 2000. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO MOREIRA DA SILVA, nasceu no Rio de Janeiro em 01/04/1902, conhecido artisticamente como "KID MOREMGUEIRA". Sua carreira de poucos discos mas com grande sucesso como: "Implorar" (1935), "Jogo Proibido" (1937), "Acertei no Milhar" (1940), "Amigo Urso", "Fui a Paris", "Na Subida do Morro" (interpretado no filme "Maria 38"), "O Rei do Gatilho", onde surge o Kid Morengueira (1962) e "O Último Dos Moicanos (sequência de O Rei Do Gatilho) em 1963. Gênero musical: Samba, Samba-canção, Samba-de-breque e vocal. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moreira_da_Silva.
- DIA: Dia Internacional do Livro Infanto-juvenil e Dia do Propagandista. Amanhã (03) será Dia do Atuário (Servidor de Companhia de Seguro).
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos propagandistas e atuários.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Caio aqui, caio acolá. (Poesia de Rosângela Trajano).

Levro a vida cambaleando
De vez em quando
Sigo com as nuvens, voando.

Caio aqui, caio acolá
Sou muito medonho
Caio até quando sonho.

Já caí da cama e do balanço
Parece brincadeira
Mas já caí até da cadeira.

QUEM canta...
"É tão gostoso morar lá na roça / Numa palhoça perto da beira do rio / Quando a chuva cai, e o sapo fica contente / Que até alegra a gente com seu desafio ... ." . ("Cantiga do Sapo". Composição: Buco do Pandeiro e Jacson do Pandeiro. – Canta: Zé Ramalho).
...os males espanta!
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário