sábado, 9 de janeiro de 2016

DC - Coluna de Notícias 711. (Anexo slide: O ANUNCIO).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VIII – Edição nº 711 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

     Mossoró/RN, sábado, 09 de janeiro de 2016. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 2ª/52, dias: 9º/366 e faltam 357 dias para o final do ano.
"Causo democrático!"
"Religião é como bunda. Cada um tem a sua". Humor de Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Janeiro é o mês que me afasto das atualizações dessa coluna para um pouco de repouso e reabastecer a bateria da máquina humana. Como não cumpri a meta das edições em 2015 e com poucas atualizações nos últimos meses, vou começando o ano com o propósito de todos os sábado chegar junto com os amigos e com possíveis edições extras nos meios de semanas. Feliz 2016 e boa leitura nobre leitor/a!

HOMEM É CONDENADO POR PUBLICAR MENSAGENS RACISTAS NO ORKUT. Por ter escrito mensagens racistas no Orkut em 2006, um homem foi condenado pela 1ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região a dois anos de prisão por discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião e procedência nacional por intermédio de rede social na internet. A pena privativa de liberdade foi substituída por duas restritivas de direitos.
O condenado havia divulgado mensagem discriminatória, incitando ódio e extermínio à raça negra em comunidade chamada "Mate Um Negro, Ganhe Um Brinde".
Para os magistrados, conforme prova produzida no processo, não ficou dúvida que a mensagem publicada pelo acusado na rede social incitou e induziu o preconceito contra afrodescendentes. O acusado foi condenado nas penas do artigo 20, caput, combinado com o parágrafo 2º, da Lei 7.716/1989.
O condenado teve ainda a prisão substituída por duas penas restritivas de direitos, consistentes em: prestação pecuniária no valor de um salário mínimo, destinada à União Federal, e prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, na forma a ser estabelecida pelo Juízo da Execução, pelo prazo de dois anos. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRF-3. FONTE:

MARCOS PEREIRA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃOSenhora e senhores, hoje o Dr. Marcos finalmente estreia na série, colabora conosco sem dizer o título do livro. Mas ele garante que é surpresa! E que é melhor matar a curiosidade, comprar o livro e ganhar autógrafo.
Hoje no SÊBadO, do Nova Betânia a partir de 14:00h, lançamento do livro do potiguar Ricardo Dantas, Acústico com Olivio Santiago e Airton Cilon e quem mais aparecer. Também tem Sarau de Poesias com o poeta Caio Cesar Muniz e Airton Cilon.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (493) – FELIZ NATAL... . Parece incrível, mas a escolha da data não tem nada a ver com o nascimento de Jesus. Os romanos aproveitaram uma importante festa pagã realizada por volta do dia 25 de dezembro e "cristianizaram" a data, comemorando o nascimento de Jesus pela primeira vez no ano 354. A tal festa pagã, chamada de Natalis Solis Invicti ("nascimento do sol invencível"), era uma homenagem ao deus persa Mitra, popular em Roma. As comemorações aconteciam durante o solstício de inverno, o dia mais curto do ano. No hemisfério norte, o solstício não tem data fixa - ele costuma ser próximo de 22 de dezembro, mas pode cair até no dia 25. A origem da data é essa, mas será que Jesus realmente nasceu no período de fim de ano? DEVIDO AO LOCAL O mais provável é que o nascimento tenha ocorrido entre março e novembro. ENTÃO, VAMOS PARAR COM ACUSAÇÕES, COM HIPOCRESIA E IGNORÂNCIAS POR COISAS QUE SABEMOS E VAMOS AMAR UNS AOS OUTROS COMO MANDOU JESUS... - FELIZ NATAL PARA TODOS... . Luiz Carlos Dambroski, via facebook pessoal em 23/12/2015.

FIQUE SABENDO... "França, novembro de 1984... Não, de 2015 (parte 1)". Por Vantiê Clínio, Doutor em Ciências Sociais pela UFRN, via e-mail pessoal em 01/12/2015. DE 2015!
Cada vez mais, as polícias podem inventar qualquer coisa, por mais incrível que pareça, para "tirar de circulação" aqueles que ousam enfrentar a "Matrix".
Quando eu falo em "democradura" e/ou do livro "1984" (de George Orwell) para tratar das "democracias" capitalistas na atualidade, muitos "democratas" vem me acusar de exagero e/ou de "atitude reacionária e não científica".
Agora, cada vez mais, o que eu digo está se demonstrando claramente diante de todos. Não será mera coincidência que tanto no Brasil como na Europa militantes anarquistas sejam os principais alvos das políticas de exceção que estão cada vez mais se afirmando nos países "democráticos", bem como não será coincidência também que o perfil dos grupos sociais colocados sob suspeita nas "democracias" venha sendo tão alargado que comporta praticamente qualquer um que, como define a lei do Estado de Urgência francês, ofereça "razões sérias para pensar que seu comportamento constitui uma ameaça para a segurança e a ordem públicas».
E também não será mera coincidência que os métodos utilizados pelas forças da "ordem" sejam tão arbitrários, tanto no Brasil quanto na Europa, como aconteceu no Rio de Janeiro com o processo dos 23 (a maioria anarquistas) que foram enviados para penitenciárias por presunção de que pudessem vir a participar de protestos violentos durante a Copa e como está acontecendo agora na França, quando a polícia está prendendo pessoas simplesmente por participarem de sindicatos anarquistas.
A única surpresa pra mim é o fato de que a polícia francesa cometa tantas "gafes" quanto a brasileira, quando por exemplo, aquela tenta cumprir mandatos de prisão em casas de pessoas que já não moram lá há um bom tempo (enquanto a brasileira, semelhantemente, arrolou um teórico anarquista do Século XIX - Mikhail Bakunin - no citado processo dos 23).
Mesmo aquilo que parece ser algo muito mais surpreendente, o fato de que, em nome da garantia da conferência pelo clima, a polícia francesa esteja prendendo praticantes da agricultura orgânica (justamente o tipo de agricultura ecologicamente correta!), não me surpreende porque, afinal, essa democradura cada vez mais escancarada visa somente uma coisa: proteger os interesses das grandes empresas capitalistas - e a agricultura orgânica é "concorrente" e crítica da agricultura industrial -, em detrimento dos interesses do conjunto da sociedade.
E assim, é preciso enviar para TODOS os cidadãos realmente críticos do sistema - anarquistas ou não -, esse "recado" de que a partir de agora, cada vez mais, as polícias podem inventar qualquer coisa, por mais incrível que pareça, para "tirar de circulação" aqueles que ousam enfrentar a "Matrix". É sobre as estratégias que vem levando os cidadãos em geral a aceitarem este estado de coisas "de bom grado" - e até "pedirem mais" - que trata o vídeo "A Doutrina do Choque" (ver no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=_Q7X5pYKi00).
Não é à toa que temos visto tantos "choques" sociais ultimamente, como também não é à toa que temos visto tantos grandes "espetáculos" (como a COP, ops, a COPA).
E nenhum dos governantes "socialistas" que está participando desta COPA (ops, desta COP) questiona minimamente toda esta crescente onda autoritária - pelo contrário, estão todos lá, se regozijando na COP em Paris... Por que será...?

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL: A EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 951 (novecentas e cinquenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 14/01/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 12.375,53. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A UFRN – Universidade Federal do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 16 (dezesseis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 01 a 29/02/2016. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.666,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Ana Dantas, Ana Morais, Francisco Carlos e Gláucia Russo (Dia 1º); Eurides Leite e Gorette Ferreira ambas da FUNDAC (02); Benedita Paiva – DATANORTE, Cid Augusto e Hamilton Vieira – Professores (05); Fernando Andrade – Recife, Márcio Costa – Jornalista e Tárzia Medeiros – Psol (06); Luiza Roldão – Autônoma, Marcos Romero – Comerciário e Neófita Oliveira – UERN (07); Ana Paz, Braz – EMATER e Eliane Fernandes – Professora (08); Ady Canário – Profª, Fátima Rezende – SINTAUERN, Disraele Moura, Jane Nogueira – UERN, Sueldo Leite – Professor e Tuca Viegas – Jornalista (09); Olegário Gurgel – Professor (10); Dayse Fernandes – Professora e Aldivete Maria – UERN (11); Irani Araújo – FUNDAC (12); Esmeralda Maria – Face, Fátima Dantas – Radialista e Iara Soares – Enfermeira (13); Alisson Adolfo e Marcione Medeiros – SEBRAE (14); Iata Anderson – UERN, Jairo Nunes – DATANORTE, João Mossoró – Cantor e Rui Maurício – Radialista (15).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Prezado Hermes, Saúde, para viver muito. O Rio Grande do Norte precisa da ação do seu talento, sempre. Abraço do velho repórter – Walter Gomes".Muitíssimo obrigado mestre WG, o tempo gira sem correia de transmissão, no mesmo compasso e as pernas não dão os mesmos passos, Deus no comando concedendo sua permissão. Feliz 2016!
= PRÉ CANDIDATURA. O professor e Vice-prefeito Luiz Carlos Martins oficializou nesta quinta-feira, 7, na reunião da executiva municipal do Partido dos Trabalhadores, a pré-candidatura a prefeito de Mossoró nas eleições de 2016. "Apresentamos oficialmente nosso nome como pré-candidato a prefeito pelo PT como forma de contribuir na formulação de um projeto coletivo, com controle social, democrático e que resgate a tradição de esquerda do PT mossoroense," afirma Luiz Carlos. Leia na íntegra a resolução da corrente política do Vice-prefeito, a Articulação de Esquerda, apresentada na Direção do PT. FONTE: http://www.portalluizcarlos.com.br/noticia/572.
= HÁ 105 ANOS!. Realizada a primeira viagem de automóvel entre Mossoró e Apodi, trajeto feito em 12h, em 10/01/1911.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 670/2014 (de 17/12), tratamos dos seguintes temas: Mais direitos para aposentados por invalidez; Servidores faz ato contra unificação de fundos previdenciários; MST lança cesta de natal com produtos da reforma agrária; Marcondes Paula, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (457) por Luiz Dambroski; Fique sabendo... "Adormecendo um, acordando outro". Por Flávio Rezende – é escritor, jornalista e ativista social em Natal/RN". E na edição nº 671/2014 (de 20/12), tratamos dos temas: Câmara aprova salário (máximo) de R$ 33,7 mil para parlamentares e mínimo de R$ 790,00 reais; Mineiro diz que projeto salva Rosalba e afeta servidores; SINAI recorrerá contra a lei que unificou os fundos previdenciários; Liszt Madruga, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (458); Fique sabendo... "Esclarecimentos sobre a continuidade e a reencarnação (1/3)". Por Vinícius G. A. Guerra.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Filha de um sargento para-quedista do Exército e de uma dona-de-casa, seu nome foi sugerido pela avó, devota de Santa Rita de Cássia. Nascida no Rio de Janeiro, aos 6 anos mudou-se com a família para Belo Horizonte. Aos 10, foi para Santarém no Pará. Aos 12 anos, voltou para o Rio. O interesse pela música começou aos 14 anos, quando ganhou um violão de presente. Tocava principalmente músicas dos Beatles. Aos 18, chegou a Brasília, para onde sua família se mudou. Ali, cantou em coral, fez testes para musicais, trabalhou em duas óperas como corista, além de se apresentar como cantora de um grupo de forró. Também fez parte, durante um ano, do primeiro trio elétrico de Brasília, denominado Massa Real, e tocou surdo em um grupo de samba. Trabalhou em vários bares (como o Bom Demais), cantando e tocando. Despontou no mundo artístico em 1981, ao participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro. Um ano mais tarde, aos 19 anos, querendo sua liberdade pessoal, foi para Belo Horizonte atrás de um lugar para morar e um emprego, onde conseguiu assim que chegou, e passou a trabalhar como servente de pedreiro. "Fiz massa e assentei tijolos", contava. Lá, alugou um pequeno quarto, onde ficou vivendo. Na escola, não chegou a terminar o ensino médio, por causa dos shows que fazia, cada dia num turno diferente, não tinha horário para se dedicar ao estudos. Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque, passando pelo pop de Nando Reis, rap do rapper Xis (cantor) e o incomum de Arrigo Barnabé e Wally Salomão, até sambas de Riachão e rocks clássicos de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rita Lee, John Lennon e Nirvana. Teve uma trajetória musical bastante importante, embora curta, com algo em torno de dez álbuns próprios gravados no decorrer de doze anos de carreira. De fato, somente em 1989 sua carreira decolou. Ajudada por um tio seu, gravou uma fita demo com a canção "Por enquanto", de Renato Russo. Este mesmo tio levou a fita à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. Sua primeira participação em disco foi em 1990, no LP de Wagner Tiso intitulado "Baobab". Nossa homenageada sempre teve uma presença de palco bastante intensa, assumia a preferência por álbuns gravados ao vivo e ela era convidada constantemente para participações especiais e interpretações sob encomenda, singulares, personalizadas. Outra característica importante é o fato de ela ter assumido uma postura de intérprete declarada, tendo composto apenas três das canções que gravou: "Lullaby" (parceria com Márcio Faraco) em seu primeiro disco, Cássia Eller, de 1990 (LP com 60.000 cópias vendidas, sobretudo em razão do sucesso da faixa "Por enquanto" de Renato Russo); "Eles" (dela com Luiz Pinheiro e Tavinho Fialho) e "O Marginal" (dela com Hermelino Neder, Luiz Pinheiro e Zé Marcos), no segundo disco, O Marginal (1992). Cássia morava com sua namorada, Maria Eugênia Vieira Martins, com a qual criava seu filho Francisco, que era chamado carinhosamente de Chicão pelas duas. A cantora era torcedora apaixonada do Clube Atlético Mineiro, tendo sido, inclusive, contatada para recebimento do Galo de Prata, honraria concedida aos torcedores ilustres do Clube. Contudo, com sua morte prematura, o troféu acabou sendo entregue, em 2002, a sua mãe, Nanci Eller, segundo a qual "No ano 2001 a Cássia fez um show em Curitiba, e o Levir Culpi mandou uma camisa do Galo para ela, através de seu filho. Todos os instrumentos dela têm o escudo do Atlético. Ela sempre colocava o escudo nas coisas que ganhava. Inclusive há um escudo na porta do estúdio que a Cássia tinha em sua residência". A pedido de Cássia, caso viesse a acontecer algo, Maria ficou sendo a responsável pela criação de Francisco, após a morte de sua namorada. Reportamonos sobre CÁSSIA REJANE ELLER de nome artístico "Cássia Eller" (in memorian: *10/12/1962, + 29/12/2001. Gênero Rock Alternativo, Punk Rock, Grunge, Blues, Blues-rock, MPB, Samba e Forró. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cássia_Eller.
- DIA: hoje é Dia do Astronauta e Dia do Fico (deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam seu retorno à Portugal).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos astronautas e portugueses que moram no Brasil.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Canção do Natal (Poesia de Rosângela Trajano).

Hoje é noite de Natal
Vou cantar para Jesus
Um parabéns igual
Aos sinos da Catedral.

Natal chegou, Natal chegou
Feliz estou, feliz estou
Papai Noel deixou
Presentes, carinho e amor.

Quero bem alto gritar
O Menino Jesus e Papai Noel
Nesta noite, vêm me visitar
Irei vigiar o céu, quero vê-los chegar.
QUEM canta...
"Fica o dito e não dito / Fica o dedo e fica o dado / Fica o feito e o desfeito / O carinho e o cuidado / Fica a chama, fica a vela / Fica a casa e fica a rua / A toalha na janela / Linda, caminhavas nua ... ." . ("Amor Que Fica". Composição: Alceu Valença. A.V.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário