quarta-feira, 30 de setembro de 2015

DC - Coluna de Notícia 702. (Anexo slide: A Tigela de Madeira).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 701 (geral) e 30ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, quarta-feira, 30 de setembro de 2015. Edição Especial – Atualização aos sábados.
 Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 39ª/52, dias: 273/365 e faltam 92 para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Noutro fim de semana / Teve uma feijoada / Veio Chico, Dedé, Tião e Zé Zuada / Foi grande a produção / Quase é aprontada". Folheto: Um Sonho Virou Realidade – Dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Leio na Coluna do Neto Queiroz, no Jornal Gazeta do Oeste, matéria com o título "GOVERNO VAI PEDIR ILEGALIDADE DA GREVE DA UERN", assim mesmo, em letras garrafais. O principal argumento para a ilegalidade da greve é o custo mensal da UERN há quatro meses paradas e os alunos prejudicados perdendo o ano letivo. Argumentará ainda que legalmente o Estado não pode conceder o que está sendo reivindicado. Ora! Há muita contradição nesses argumentos, ao contrário, que custo mensal? No item energia a UERN deve ter contabilizado queda no consumo, seguida de consumo de água, telefone, matéria de expediente e etc. O Estado pode sim conceder, ou melhor, AUTORIZAR VEZ QUE OS RECURSOS JÁ ESTÃO NO ORÇAMENTO ANUAL E MENSAL! Pela segunda vez a greve na UERN vai para esfera judicial. E que justiça seja feita, mais vez. Lamentável! Boa leitura nobre leitor/a!

PRIMEIRO BANCO DE RESPORTAGENS INVESTIGATIVAS DA AMÉRICA LATINA ESTÁ DISPONÍVEL ONLINE. Encontra-se online o primeiro Banco de Investigações Jornalísticas da América Latina (BIPYS), criado pelo Instituto de Imprensa e Sociedades (IPYS, na sigla em espanhol). A iniciativa, apoiada pela Ford Foundation, Open Spciety e UNESCO, consiste em uma compilação completa e sistematizada digitalmente de 300 investigações jornalísticas latinoamericanas de destaque, ganhadoras e finalistas do Prêmio Latinoamericano de Jornalismo Investigativo, o qual o IPYS tem implementado há 3 anos. O banco conta ainda com uma vasta coleção de investigações ministradas por colaboradores de toda a América Latina.
A corrupção é tema central de muitas das reportagens apresentadas no site. Há, por exemplo, notícias sobre mal uso de recursos públicos, desvio de verba e lavagem de dinheiro por governantes. Em muitos casos, as investigações ajudaram a recuperar recursos públicos, fazer com que políticos encarassem a justiça e melhorar a prestação de contas. A plataforma oferece também algumas investigações vinculadas a Direitos Humanos, entre elas, do jornal gaúcho Zero Hora, que em 2012 acompanhou o destino de mais de 100 crianças que haviam saído do reformatório: a maioria morreu em crimes e menos de 5% se reabilitou.
A apresentação da plataforma inclui a publicação original de cada notícia, a metodologia utilizada para sua elaboração, uma entrevista audiovisual com o autor, além de detalhes da sua confecção, como o que motivou o trabalho (um dado, uma decisão editorial), quanto dinheiro foi investido e quais dificuldades foram encontradas. O motor de busca permite encontrar o material desejado cruzando vários critérios, como país, autor, ano e tema.
Além de colocar à disposição de jornalistas boas práticas de investigação, a plataforma ainda permite outras visões analíticas da informação, por exemplo, a análise de fatores comuns a vários trabalhos e a frequência temática. FONTE: portal.comunique-se.com.br.

CLAUSULA QUE LIMITA TEMPO DE INTERNAÇÃO PSIQUIÁTRICA É NULA. TJ/RS. - As operadoras de Plano de Saúde não podem negar cobertura com base em cláusula contratual que limita o período de internação psiquiátrica, o que é expressamente vedado pelo artigo 12, inciso II, alíneas "a" e "b" da Lei 9.656/98, que regula a matéria. Com esse entendimento, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul manteve decisão que garantiu a internação de paciente psiquiátrico num hospital da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ele é beneficiário de um contrato coletivo de seguro.
O relator da apelação, desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, observou que a Súmula 302, do Superior Tribunal de Justiça, classifica como abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita o tempo de internação hospitalar do segurado. Logo, segundo a jurisprudência, é nula a cláusula que contenha tal regra.
Canto disse que, no caso concreto, também não se poderia aplicar a Resolução 11 do Conselho de Saúde Suplementar (Consu), que estabelece a obrigatoriedade de cobertura de, pelo menos, 30 dias de internação, por ano, em hospital psiquiátrico. Isso porque não é permitido à agência fiscalizadora impor restrições não previstas em lei em detrimento do consumidor. FONTE: www.conjur.com.br, por Jomar Martins.

IV SEMANA TEOLÓGICA – A Faculdade Diocesana de Mossoró realizará entre os dias 05 e 09 de outubro (segunda a sexta-feira), a quarta edição da Semana Teológica sob o tema "Discurso Religioso e Questão Urbana: novos cenários para a evangelização". Para maiores informações contatar a Assessoria de Imprensa pelos números telefônicos: 33188-4678, 9.8187-0184 ou 9.9911-9247.

KYDELMIR DANTAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – Nosso amigo e leitor assíduo, KD, sempre atento a tudo que nos rodeia e informa um dos grandes feitos da grande cantora potiguar Ademilde Fonseca. Leiam-na!
Caro Prof. Hermes. Só um adendo na biografia do Zequinha de Abreu. Quem primeiro gravou TICO-TICO NO FUBÁ, cantando sua letra, foi a grande cantora potiguar ADEMILDE FONSECA, no seu primeiro disco gravado pela Columbia (78 rpm): 1942 – Tico-Tico no Fubá. Ademilde Fonseca Delfino (Macaíba - RN, 04/03/1921), suas interpretações a consagraram como a maior intérprete do choro cantado, sendo considerada a "Rainha do Choro". Trabalhou por mais de dez anos na TV TUPI e seus discos renderam mais de meio milhão de cópias. Além de fazer sucesso em terras nacionais, regravou grandes sucessos internacionais e se apresentou em outros países. Faleceu no Rio de Janeiro aos 91 anos, 27/03/2012, e foi sepultada no Cemitério de São João Batista. Kydelmir Dantas, MOSSORÓ/RN - Fone: (0xx - 84) - 3323 2307.

FIQUE SABENDO... "Evolução da vida no planeta azul". Por Rinaldo Barros – é professor. FONTE: e-mail pessoal (rb@@opiniaopolitica.com) em 23/09/2015.
Na conversa de hoje, fugindo um pouco da nossa monótona realidade cotidiana (de crises e corrupção), vou levar ao leitor uma reflexão sobre a evolução histórica da vida em nosso planeta.
Vamos começar bem do comecinho.
Como vocês se lembram, após cerca de oito bilhões de anos do inacreditável Big-Bang, um planeta sem nada de especial chamado Terra (onde mais de 70 por cento da superfície é coberta pela água... deveria se chamar "Planeta Água") foi formado. Em nosso lindo planeta Azul, - alimentados pela energia do Sol, os elementos naturais, os átomos, formaram moléculas cada vez mais complexas. "Nada se perde, tudo se transforma"..., lembram?
Dois bilhões de anos depois, a vida começou por aqui. Em linguagem mais técnica, padrões de matéria e energia que podiam se perpetuar e sobreviver, se perpetuaram e sobreviveram.
Com lento passar do tempo, os padrões tornaram-se mais complexos do que meras cadeias de moléculas, e surgiram as sociedades de moléculas com funções distintas.
Mais ou menos 3 bilhões de anos depois, os primeiros organismos vivos terrestres (cogito que deve haver, sim, vida em outros planetas) emergiram: os procariotas (unicelulares e anaeróbicos), os quais não precisavam de oxigênio para viver.
Água e Carbono está na origem da vida. E tem Água e Carbono em todo o Universo... .
As primeiras inovações fizeram surgir um sistema genético simples. A habilidade de nadar e a fotossíntese montaram o cenário para os organismos mais avançados, consumidores de oxigênio. Os agregados de moléculas, chamados células, se organizaram em sociedades de células com a aparência das primeiras plantas e animais multicelulares por volta de 700 milhões de anos atrás (baseados na coluna vertebral), o que forneceu aos primeiros peixes um eficiente mecanismo de natação.
O leitor já percebeu que a vida surgiu no mar, pois não?
Desde então o ritmo acelerou. Enquanto a evolução levou bilhões de anos para fazer surgir as primeiras células, em apenas alguns milhões de anos, surgiram os primeiros animais.
Quando alguma calamidade (teria sido um choque com um asteróide?), há 65 milhões de anos, acabou com os dinossauros, os mamíferos herdaram a Terra (embora os insetos discordem disso).
Com a emergência dos primatas, o progresso passou a ser medido em meras dezenas de milhões de anos. Os humanóides surgiram há apenas 15 milhões de anos.
Com cérebros maiores, nossa própria espécie, Homo Sapiens (ainda não existia a "Mulher Sapiens"... Dilma descobriu agora)), emergiu há - mais ou menos - 500 mil anos. Para decepção de leitor, os Homo Sapiens não somos diferentes de outros primatas, em termos de herança genética. O DNA deles é 98,6 por cento idêntico ao nosso. Desconfio que alguns chimpanzés sejam até mais espertos do que alguns de nós.
O Homo Sapiens se distingue dos demais animais por ter capacidade de criar: tecnologia e cultura.
Uma curiosidade: existiram, pelos menos, duas subespécies do Homo Sapiens: 1) o Homo Sapiens neandertalenses emergiu por volta de 100 mil anos atrás, na Europa e no Oriente Médio, e depois desapareceu misteriosamente entre 35 e 40 mil anos atrás; 2) outra subespécie do Homo Sapiens, a que vingou, é natural do continente africano. Ou seja, somos todos afrodescendentes...
Não temos certeza do que ocorreu com os nossos primos, mas tudo indica que eles entraram em conflito mortal com os nossos próprios ancestrais imediatos, e se deram mal.
Nós, Homo Sapiens Sapiens, fomos capazes de sobreviver, provavelmente, por termos sido mais violentos e utilizarmos melhor a tecnologia para dominar e matar, já naquela época.
É importante observar que a tecnologia é inerente a um processo de aceleração. O progresso da tecnologia no século XIX excedeu enormemente o dos séculos anteriores. O crescimento exponencial contínuo da tecnologia, nas primeiras duas décadas do século XX, foi maior que o crescimento de todo o século XIX. No século atual, as transformações tecnológicas são praticamente cotidianas.
Com o advento da Nanotecnologia (átomos), capaz de modificar a estrutura da matéria, aliada à Tecnologia da Informação (bits), à Biotecnologia (genes), à Neurociência Cognitiva (neurônios) e à Internet, os seres humanos estamos inaugurando uma nova era, quiçá, a ponto de estender o conhecimento humano a todos os objetos, aos mistérios da vida, ao transcendente, quiçá a outros mundos ou a outras dimensões.
Resta saber o que isso tudo significa em termos de impactos sociais, políticos e ambientais para a Humanidade, para a sociedade em que vivemos. Deixo a reflexão como presente para o caro leitor.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A AMAZUL – Amazônia Azul Tecnologia de Defesa S/A., realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 18 (DEZOITO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 28/09 a 02/10/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 14.220,16. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Ibicutinga/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 224 (DUZENTAS E VINTE QUATRO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até no período de 28/09 a 16/10/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Salatiel Fernandes – UERN (dia 26), Jane Oliveira, Olavo Hamilton – Prof., Socorro Medeiros – UERN, Tércio Pereira – PT e Washington Amorim (27), Eliete Seize – UERN, Francisca Fernandes - UERN e Romero Cardoso – Prof. (28), Priscila Oliveira – Atriz (30), Josefa Santos – FUNDAC e Zaquel Gomes – Autônomo (1º/10).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Confirmo recebimento e leitura, agradeço por me proporcionar essa boa leitura informativa. AbraSUS... . Luzia Bessa". – Obrigado Companheira LB, saúde e paz para você e familiares. Mande álbum texto, bronca e/ou sugestões. Grande abraSUS!
= E HÁ 66 ANOS! Em 30 de setembro de 1949, era inaugurada a Companhia Melhoramentos de Mossoró - COMENSA. Prestou relevantes serviços a esta cidade. A ressuscitação dessa história foi obra do Lindomarcos Faustino. Lá se vão... 66 anos. FONTTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 02/10/2014.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 660/2014 (de 25/09), tratamos dos seguintes temas: Cédula de R$ 1,00 vira artigo de colecionadores e pode chegar a R$ 165; Rubens Coêlho, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (447) por Santino Arruda; Fique sabendo... "Compartilhando a solidão". Por Rinaldo Barros – Professor.
- O CLUBE DA POESIA apresenta mais uma cantoria nesta sexta-feira(02) às 20h30min., o evento se dará no Instituto "Sonho Colorido" que fica situado na BR 110, sentido para Areia Branca, vizinho ao Posto de Saúde dos Pintos. Sob a organização do poeta Aldaci de França, maiores informações pelo fones: (84) 9.9949-7066, 9.9423-2780 e/ou 9.9411-6217.
- DIA: hoje é Dia da Bíblia, Dia da Abolição dos Escravos (Mossoró), Dia da Navegação, Dia da Secretária, Dia do Diário Oficial, Dia do Jornaleiro, Dia do Tuberculoso e Dia Mundial do Tradutor. Amanhã (1º) será Dia de Santa Terezinha, Dia do Representante Comercial, Dia Mundial do Vendedor, Dia Nacional do Vereador, Dia Internacional do Idoso, .
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos funcionários municipais, aos gaúchos, policiais civis, agentes em limpeza de praias, profissionais da agricultura, aos fazendeiros e radialistas.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
A Natureza (Poesia de Rosângela Trajano).

Rosas e margaridas são belas
Um enorme girassol
Dando bom dia ao sol
Há tantas abelhas e colmeias!

Tudo é perfeito na natureza
Água doce e salgada
Espetáculo e proeza
Pelo homem invejada.

É o canto dos pássaros
É o arco-íris no céu
É o verde das florestas
São os animais em festas.
QUEM canta...
"Você foi / A mentira sincera / Brincadeira mais séria, que me aconteceu / Você foi / O caso mais antigo / O amor mais amigo, que me apareceu...".  ("Outra Vez". Composição: Isolda – Canta: Roberto Carlos).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário