sábado, 4 de julho de 2015

DC - Coluna de Notícias 692. (Anexo slide: Sintomas da Idade).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 692 (geral) e 20ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, sábado, 04 de julho de 2015. Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 27ª/52, dias: 185/365 e faltam 180 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"A dor da separação / Fez a cidade chorar / Nas ruas e pelas casas / Todos a perguntar / Por que o suicídio?  Por que foi neste lugar?". "Maior Separação", que enfoca o olhar sobre a dor da separação, o coração infantil, a ação da morte e o sofrimento da professora que se sentiu incapacitada de dizer ao aluno a triste notícia. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Nesse sábado a greve na UERN completa 41 dias e os segmentos paredistas ficam mais ansiosos por uma proposta positiva sinalizando o entendimento e o fim da greve favorável aos pleitos reivindicatórios. Ontem os dirigentes da ADUERN, SINTAUERN e DCE foram recebidos pelo Reitor Pedro Fernandes e a que parece o Robinson Faria – Governador está na linha defensiva e discurso de todos os governadores que o antecederam, de negar concessão escudado na Lei de Responsabilidade Fiscal e o famigerado Limite Prudencial. Vale lembrar aos servidores que existe a manobra (legal) financeira que permite remanejamento de recursos orçamentários. Vale lembrar que esse governador vibrou por mais um record na arrecadação estadual. Pergunta-se, "e este superávit não contabiliza para diminuir o tal limite prudencial"? Boa leitura nobre leitor/a!


CONSUMIDOR ENDIVIDADO CONTINUA A COMPRARSegundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), 53% dos entrevistados compraram por impulso nos últimos três meses. Mesmo com os altos índices de endividamento e inadimplência, o brasileiro não parou de consumir. Segundo um levantamento nacional do SPC Brasil e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mais da metade dos consumidores, o equivalente a 53%, admitem ter realizado pelo menos uma compra por impulso nos últimos três meses.

Quando perguntados sobre os produtos que menos resistiram e acabaram comprando mesmo sem haver necessidade, o item mais citado são as roupas, somando 24%, seguidos pelos calçados, com 12%, CDs e DVDs, com 7%, smartphones, com 7%, e livros, atingindo 6%.

Já entre as motivações que mais levam os consumidores a fazer uma compra sem planejamento prévio, o levantamento aponta que a principal delas é a promoção, atingindo 51% dos casos. Também foram mencionados outros estímulos como a atratividade do preço, com 31%, as características do produto, como funcionalidade e beleza (6%) e a facilidade de pagamento (4%).

Para os economistas do SPC Brasil, as compras por impulso são um dos principais responsáveis pela falta de controle orçamentário e um impeditivo para que os consumidores tenham uma reserva financeira para lidar com imprevistos. FONTE: www.endividado.com.br/.


SERVIDORES DO DETRAN/RN VOTA INDICATIVO DE GREVEOs servidores do DETRAN/RN realizam nesta segunda-feira (06), a partir das 10h, no auditório da Autarquia, Assembleia Geral para discutir o andamento das negociações da Campanha Salarial 2015. Na ocasião, também será avaliado a proposição de indicativo de greve na categoria.

Até o momento o governo não atendeu nenhum dos itens da pauta do DETRAN. Os servidores reivindicam a reposição salarial de 40%, a realização de concurso público e melhoria nas condições de trabalho, dentre outros pontos. FONTE: www.sinairn.com.br/.


PESSOAL DO TARARÁ VOLTA ÀS RUAS HOJE - Há mais de um ano sem se apresentar em solo mossoroense, o grupo de teatro "O Pessoal do Tarará" estará apresentando hoje à noite, no conjunto Abolição I, ou na "Praça da Baixinha", como estão divulgando, o espetáculo "Um andarilho numa casca de noz", a partir das 20 horas.

"Um andarilho numa casca de noz" é um texto de 2011 do próprio Dionízio, que ele tem desenvolvido de formas diferentes: "É uma espécie de trilogia. O primeiro que eu já faço desde 2011, trabalho com uma cadeira; o segundo é uma reelaboração artística de Cacá Carvalho onde ele me tirou a cadeira e eu fiquei sem nada, mas ao mesmo tempo ele me fez multiplicar as possibilidades; e o terceiro trabalho com o mesmo texto é este que será apresentado na "Praça da Baixinha", numa versão pra rua e que ainda não foi apresentado em São Paulo," diz o diretor. Apesar da apresentação ser gratuita, o grupo contará com a colaboração do público com doações espontâneas. FONTE: www.omossoroense.com.br/.


MARCOS ANTÔNIO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! O amigo Marcos Antônio Ferreira é o colaborador da série, homem bom e de uma fé religiosa fantástica. Manda homem de Deus:

O Projeto Artes, da Comunidade Católica Shalom, vai apresentar o musical AVANÇAR na cidade de Mossoró. A sessão única terá lugar no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, neste sábado, 4 de julho, às 20h.

Segundo a equipe responsável pela montagem, o espetáculo pretende, de modo poético, fazer mergulhar na aventura de descobrir e viver algo novo e surpreendente em Deus.

"Na vida dos jovens João, Simão, Tadeu, Lia e Marta, vemos muitos jovens, homens e mulheres, que ao ouvir a voz do Amor se lançam neste Amor (Deus), mesmo em meio aos seus medos e desafios. Mas para permanecer e prosseguir sempre, é preciso fixar o olhar no horizonte, tendo uma mesma meta, sustentada pela voz de Quem Chamou. AVANÇAR! Uma história para se encantar e se descobrir", contou Adriano Feitosa, membro da Comunidade Católica Shalom em Mossoró. O espetáculo conta com um elenco de 16 pessoas, entre cantores e bailarinos.

ESPETÁCULO AVANÇAR:

Autora: Glícia Souza (Missionária da Comunidade Católica Shalom);

Produtor geral: Adriano Feitosa (Membro da Comunidade Católica Shalom);

Data: 04 de Julho. Horário: 20h;

Duração: 50 minutos;

Ingressos: R$ 12,00 (Inteira); R$ 6,00 (Estudante).


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (477)Sinceramente?! Sempre defendi o direito de cada pessoa gostar ou não de algo ou alguém, mas nunca fazer disso ódio, desrespeito e intolerância... . Mas, já que racistas e nazistas pensam assim, vamos lá... . Já que se acham tão diferentes e superiores, melhores do que os negros, então façamos o seguinte, os negros tiveram toda uma história de sofrimento e torturas, certo? Então, se colocarmos os nazistas e racistas em troncos e açoitarmos até sangrar como fizeram com os negros, veremos se a COR do SANGUE é diferente! Por que alma não tem cor! Não suporto RACISMO! Falei..., J. Walter (via facebook, pessoal em 04/07/2015).


FIQUE SABENDO... "Molécula presente na urina detecta câncer de próstata". Por Reinado José Lopes, colaboração para A Folha, em 19/06/2015. William Mur / Editora de Arte/Folha Press. FONTE: Email pessoal de Herbert Mota – Advogado e juiz eleitoral.

Uma molécula que pode ser usada para diagnosticar o câncer de próstata pela urina tem uma relação íntima com a origem da doença, sugere um novo estudo.

Os exames de urina usados para detectar a molécula PCA3 podem, inclusive, inspirar novas estratégias de ataque ao tumor de próstata.

O PCA3 desliga um mecanismo antitumor do organismo – o que pode levar à multiplicação desenfreada das células da próstata e, portanto, ao câncer. Bloquear a ação da molécula impediu a proliferação das células cancerosas em roedores.

"Em muitos casos, os tumores praticamente desapareciam", diz o biólogo Emmanuel Dias-Neto, do A.C. Camargo Câncer Center. Dias-Neto é coautor do estudo publicado na revista científica "PNAS", que também é assinado por Wadih Arap e Renata Pasqualini, brasileiros que trabalham na Universidade do Texas.

Segundo o biólogo, um dos próximos passos é bolar estratégias para o "delivery" das moléculas que bloqueiam o PCA3, ou seja, criar modos de levá-las até a próstata dos pacientes com precisão. Se funcionar, "teremos uma ferramenta potente", afirma ele.

DO CONTRA

O PCA3 é uma molécula literalmente do contra. Trata-se de uma forma de RNA, a molécula "prima" do DNA cuja função mais conhecida é a transmissão de instruções do material genético para as fábricas de moléculas nas células. Diferentemente dessa forma "normal" do RNA, porém, o PCA3 é originada a partir da fita de DNA que não costuma ser lida pelo organismo, conhecida como antissenso.

Os especialistas sabiam que o PCA3 aparece na urina após a massagem da próstata (feita pelo médico em pacientes com suspeita de alterações na glândula), e também que a molécula é 70 vezes mais comum em tumores do que na próstata saudável. Mas ninguém tinha ideia da função da molécula –ela podia ser apenas um subproduto das alterações genéticas do câncer, por exemplo.

Dias-Neto e seus colegas resolveram olhar os "vizinhos" do PCA3, ou seja, os trechos de DNA que ficam na outra fita da molécula, a fita "certa" que normalmente é lida pela célula. Acabaram descobrindo que as letras químicas do PCA3 se encaixam com precisão em parte de um gene até então desconhecido.

Para ser mais exato: as duas fitas de DNA são transcritas, ou seja, recriadas numa versão de RNA. Em situações normais, no caso do gene, isso seria um passo intermediário para que o RNA servisse de "receita" para uma proteína, a qual, por sua vez, desempenharia seu papel na célula. Só que o PCA3, ao se encaixar no RNA desse gene, acaba evitando esse funcionamento normal, porque surge aí uma forma anômala de RNA que a célula "rejeita" e se põe a desativar.

ON/OFF

Desligar o gene é uma péssima ideia, pois os pesquisadores mostraram que ele é um gene supressor de tumores. Sua atividade normal impede, em outras palavras, que as células da próstata passem a se multiplicar além da conta e da forma errada. Esse processo foi verificado pelos pesquisadores tanto em células de câncer de próstata cultivadas em laboratório quanto em tumores enxertados em camundongos. E, nesses dois contextos, impedir a ação do PCA3 fez o tumor perder força.

Os achados devem dar mais peso à prática de fazer o exame de PCA3, que ainda é pouco comum. O exame laboratorial mais usado no caso dos tumores de próstata é o do PSA, que tem a vantagem de poder ser detectado no sangue, mas é pouco específico –o aumento nos níveis pode estar ligado a alterações benignas na próstata, que não têm a ver com o câncer.

No entanto, o exame depende de equipamentos modernos, ainda pouco disponíveis, e seus custos não são cobertos por convênios.

Além disso, as descobertas devem dar novo impulso ao estudo desses RNAs "do contra", que ainda são pouco conhecidos, mas têm mostrado elos importantes com doenças, afirma Dias-Neto.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA. A Prefeitura de Conceição do Almeida/BA realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 141 (cento e quarenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGS, inscrições até o dia 10/07/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 4.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: O IFRN – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 35 (trinta e cinco) VAGAS PARA TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, inscrições aberas até o dia 15/07/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 3.666,54. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Luzia Dantas – Autônoma (dia 30/06), José Rodrigues – Sindicalista (dia 04) e Neto Vale – Prof., José Mário Dias – Adv. (05), Francisco Martins – Escritor e poeta cordelista (06), Patrícia Mônica – SP (07), Marcos Pereira – Sêbado e Nara Rúbia – Profª. (08), Milton Marques – Prof. e Assis Costa – UERN (09), Eriberto Monteiro – Escritor (10).

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Hermes amigo, primeiramente quero agradecer o convite para participar de seus grupos sociais, mas coabitar em meio a diversidade é complicado quando no meio existe a intolerância e o pior, a falta de ética e muito bom censo. As palavras estão lá gravadas e o senhor como administrador com certeza fará sua avaliação, criando juízo de valor. Um forte abraço, Magnus Vinícius". – Camarada Vinícius, agente cria os grupos com as melhores das intenções. Entre eles o Grupo do PT só para debates políticos entre PeTistas, simpatizantes e antipetistas. O grupo Só Amenidades não cabe política partidária e muito menos agressões. Sofro com estas situações, todos são meus amigos. Não entro nestas discussões e nem promovo para não perder amigos/as. Grato pela atenção e carinho mútuo, continuemos Democratizando a Comunicação! Saúde e paz companheiro.

= HÁ 77 ANOS! Inaugurada em Mossoró a Amplificadora Mossoroense que era denominada "A Voz da Cidade". Ela foi a autêntica precursora das nossas emissoras de rádio, em 04/07/1938. Registros de Lindomarcos Faustino. FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 06/07/2014.

= E A 83 AOS! Criado o Sindicato dos Pedreiros de Mossoró, em 05/07/1932, hoje Sindicato da Construção Civil.


**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 649/2014 (de 29/06), tratamos dos seguintes temas: Justiça barra taxas cobradas na compra de imóveis na planta; Produtividade dos vereadores; Romildo Pompeu, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (436); Fique sabendo... "Salve o Hospital da Polícia Militar". Por Raimundo Nonato Sobrinho "Cinquentinha".

- FGTSO Plenário da Câmara dos Deputados iniciou a Ordem do Dia e debate, em 30/06, o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 1358/15, que muda o índice de correção do FGTS. Hoje, a correção é feita com base na Taxa Referencial (TR), em torno de 0,10% ao mês, mais juros de 3% ao ano. O projeto prevê que os depósitos efetuados a partir de 1º de janeiro de 2016 serão corrigidos pela TR mais 0,5% ao mês, quando a taxa Selic for superior a 8,5% (atualmente essa taxa está em 13,75%). Quando os juros forem inferiores a 8,5%, a correção será da TR acrescida de 70% da taxa Selic. É o mesmo cálculo aplicado às cadernetas de poupança. Assim, a corrosão pela inflação dos valores do FGTS diminui. FONTE: www.gazetadooeste.com.br - Coluna Penso, Logo..., por Rubens Coelho, em 30/06/2015.

- DIA: hoje é Dia da Independência dos EUA, Dia Internacional do Cooperativismo e Dia do Operador de Telemarketing. Amanhã (05) será Dia da Fundação do Exército da Salvação, Dia da Independência da Argélia e Dia do Levante Armado em São Paulo (sob o comando do General Isidoro Dias Lopes, em 1924).


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos cooperativistas, operadores de marketing e aos argelianos.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Às Crianças do Tibete (Poesia de Rosângela Trajano).

Quando a China for só uma lembrança

Vocês poderão brincar de bola de gude

E cantar o Hino Nacional do seu país

Soltar o passarinho da gaiola

E andar pelas ruas... Ainda há poesia!

QUEM canta...

"Campina Grande se faz tão formosa / Caruaru está com todo tesão / A minha vida é um palco sobre rodas / Na tournée nordestina / Do São Pedro e São João...".  ("Tournée Nordestina". Composição: Alceu Valença – Canta: A.V.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário