domingo, 14 de junho de 2015

DC - Coluna de Notícias 689. (Anexo slide: Trem da Vida).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VII – Edição nº 689 (geral) e 17ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 14 de junho de 2015. Edição Especial, atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 24ª/52, dias: 165/365 e faltam 200 para o término do ano.

"Causo democrático!"

"Sertanejo ficou sério / Tudo nele balançou / A pressão subiu, desceu /A alma então chorou / Se sentiu como um galo / Capão, que é bem tratado / Não acreditou em nada / Saiu desconfiado". Do folheto "O Lamento", dezembro de 2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

O terminal de Estação Rodoviária "Diran Ramos do Amaral" que integra a Central do Cidadão, transferida em novembro do ano passado foi uma acertada atitude pela a ex-governadora Rosalba Ciarlini. Embora muito deslocado do centro, a central ficou muito bem instalada, ampla e com condições bem mais humanas outrora humilhantes para os usuários e servidores. Ainda faltam algumas melhorias por parte do Governador Robinson Faria fazer, o primeiro ato de urgência urgentíssima a nomeação de um administrador geral. Existe a gerência e entendo que a demanda cotidiana não dá condições para todas as ações. O complexo Estação/Central é muito grande e está sujo, banheiros sem a limpeza devida e essencial higiene, mato tomando de conta do amplo estacionamento e ameaçando destruir a passarela (gasto a curto prazo), o expediente funcional que era pra ser de 07 às 18 horas é interrompido às 17h por falta de segurança externa, dado a escuridão fora do terminal/central. E boa leitura nobre leitor/a!

ECONOMIÁRIOS GANHAM AÇÃO DO TIQUETE-ALIMENTAÇÃOO Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgou procedente, em definitivo, a ação ingressada pelo Sindicato contra a Caixa Federal, pleiteando o reconhecimento da verba auxílio-alimentação como parte do salário. A decisão, anunciada em maio último, é final; portanto, não cabe mais nenhum recurso da Caixa Federal.

A ação beneficia todos os empregados da Caixa Federal admitidos entre 1º de janeiro de 1971 até 19 de maio de 1991, que exercem funções em qualquer cidade da base territorial do Sindicato, e também os ex-empregados (nessa mesma situação), desde que os contratos de trabalho tenham terminados após 6 de junho de 2006.

Como a decisão judicial considera a verba auxílio-alimentação "de natureza salarial", a Caixa Federal deve pagar as diferenças sobre: DSR, FGTS, férias com um terço, 13º salário, horas extras, adicional por tempo de serviço (somente quando calculado sobre a remuneração), adicional por serviço extraordinário, adicional noturno, suplementação de auxílio-doença, suplementação de auxílio de acidente do trabalho, conversão de licença-prêmio e APIP. As diferenças totalizam R$ 7,4 milhões. Segundo listagem e cálculos apresentados pela Caixa Federal, apenas 333 empregados tem direito ao ressarcimento. Mas o Departamento Jurídico do Sindicato avalia que o número é maior. FONTE:         www.sindicatocp.org.br/.

SINAI PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE DIREITO PREVIDENCIÁRIOA direção do SINAI-RN – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, juntamente com o FOPEMSE (Fórum Permanente dos Servidores da FUNDAC), realizará um seminário sobre direito previdenciário voltado para toda a base do Sindicato.

O seminário, que tem como tema "O Servidor público estadual e os direitos previdenciários", será realizado em três dias e ministrado pelo Dr. Nereu Batista Linhares, assessor jurídico do IPERN e atual Presidente do Conselho Previdenciário.

O evento acontece nos dias 07, 08 e 09 de julho, nas regionais de Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró, respectivamente, das 08h30 às 12h. Os locais serão divulgados nos primeiros dias de julho, para a Regional do Médio Oeste / Mossoró os interessados em participar já pode fazer sua inscrição pelo telefone (84) 3321-1271 em horário comercial ou na própria sede situado a Rua Luiz Ludugero, 0026, Abolição II.

WALTER SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O grande WS é daqueles que persiste na certeza chegará que o dia da sua sorte. Só ele e poucos amigos sabe as dificuldades de sobrevivência desse artista, logo mais (agosto/setembro) estará gravando clip o Coletivo Noise. Diga homem de Deus:

Caros amigos e amigas, bom dia!

Clip Oficial - Devido as condições ou a falta delas e sem querer recomeçar o blá – blá - blá da falta de patrocínio, estou resolvendo a questão da ida à São Paulo para gravação do Clip Oficial da minha música "Tudo Bem" (ver https://www.youtube.com/watch?v=dB8pDGH5mq8). O mesmo será divulgado dentro e fora do Brasil em feiras musicais na Europa e EUA, etc.. Assim, estou pensando no roteiro, quantidade de pessoas que participarão, músicos e artistas, quem sabe uma Musa para o clip. (Alguém se candidata? Riss).

Bem mediante mudanças para gravação numa data mais próxima informo  como e quem irá participar, se caso não houver mudanças, a previsão será entre final de agosto e no máximo setembro. Abraços! Walter Silva.

POTIGUARES PREMIADOS – O 20º Festival de Publicidade de Gramado foi cheio de boas surpresas para os potiguares. Logo no início do evento, quarta-feira, 10, o publicitário Arturo Arruda, da Art & C, foi homenageado, mais uma vez, com o mérito Publicista Latino-Americano. E quinta-feira, dia 11, o publicitário e vereador Layrinho Rosado recebeu, em nome de O Mossoroense, o reconhecimento da Associação Latino-americana de Publicidade, como o terceiro jornal mais antigo da América. Ficamos felizes e orgulhosos por essas premiações, especialmente pela que foi concedida ao nosso velho e histórico jornal mossoroense. FONTE: Coluna Penso, Logo..., www.gazetadooeste.com.br, por Rubens Coelho.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (475) – É a cara do eleitor mossoroense - tem as exceções, claro - , veja em quem depositou o voto nas últimas eleições, essa turma faz as negociatas e manda a fatura para o eleitor pagar, com o seu voto. O voto dado ao próprio, quando é possível, ou aos seus, é o atestado de inocência que lhe dão para continuar suas peraltices. Estão reclamando de quê, veja o resto da linhagem! Neto Vale – Professor da UERN, via facebook em 15/06/2015.

FIQUE SABENDO... "Dia Universal de Deus – 14 de junho". FONTE: www.mundodastribos.com/.

No dia universal de Deus, vale a pena refletir sobre a fé e descobrir como a figura de Deus é vista pelos povos.

Com tantos pretextos usados para criar datas comemorativas, o Divino Criador também foi homenageado no calendário. No calendário cristão existem datas que servem de referência para todo o mundo, como é o caso do Natal e da Páscoa, mas o dia 14 de junho não se apresenta como um tipo de resgate das tradições religiosas do cristianismo.

O Dia Universal de Deus, considerado um mistério para muitos, é uma ocasião que ajuda a pensar e refletir sobre a figura abstrata de Deus. Não há uma única religião que argumente com exclusividade sobre esta data, na verdade o dia procura reunir as concepções ao invés de separá-las.

Quando se fala a respeito de Deus, muitos associam esta poderosa figura a eternidade, a onipotência, a divindade e ao sobrenatural. Entretanto, a existência do criador de todas as coisas é interpretada de forma diferente pelos povos, variando de acordo com a crença ou discurso religioso.

DEUS AO LONGO DA HISTÓRIA

A existência de Deus sempre foi responsável por aquecer grandes discussões entre os povos e motivou a criação dos livros sagrados que ditam os ensinamentos das religiões, como é o caso da Bíblia (cristianismo), do Alcorão (islâmico) e da Torá (judaísmo).

Existem várias visões sobre Deus, que variam de acordo com a época e cultura. Na Antiguidade, época em que se floresceu a mitologia grega, as pessoas acreditavam em vários deuses, sendo que o maior deles é Zeus.

Na Idade Média, período marcado pelo Teocentrismo e domínio da Igreja Católica, pensadores como Santo Agostinho e Tomás de Aquino elaboraram teorias defendendo a existência de um único Deus, supremo e sagrado.

No Oriente, as tradições relacionadas a Deus continuavam fortes e recheadas de capital simbólico, como é o caso do Budismo, que cultua a existência de um único Deus e na reencarnação.

O Teocentrismo perdeu a sua força com o Iluminismo, pois os pensadores começaram a sustentar a ideia de que o homem estava no centro do universo e agia por causa da sua racionalidade. A figura de Deus, temida e louvada, foi deixada de lado pelos iluministas, que passaram a ver o mundo com os olhos da razão e impulsionados pela ciência.

Enquanto de um lado estão os fiéis que sustentam a imagem de um Deus, do outro lado estão os ateus. As pessoas que não acreditam no criador condenam os dogmas transmitidos pelas crenças e buscam justificativas nas visões cientificas. No entanto, nem tudo a ciência é capaz de explicar.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

PI. A Prefeitura de São João do Piauí realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 116 (cento e dezesseis) VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 26/06/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.728,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

RN: A Prefeitura de Ipueira/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 43 (quarenta e três) VAGAS PARA CARGOS, inscrições aberas até o dia 05/07/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Mário Nobre – Autônomo e Joana Fernandes – Professora (dia 12), Adalgisa Maia – Professora, Marcos Antônio – Adv. e Carlos Santos – UERN (13), Iara Linhares – Professora (14), Icléa Santos – Comerciária, Kleylenda Linhares – Ass. Social (15), David Leite – Adv. (17), Rosângela Trajano – Poetisa (18), Nazareno Babau - RPC e José Maria Melo – Prof. (19).

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Caro Professor Hermes. Grato pelas informações da nossa região e outras fontes. Uma semana de luta e paz. Abraço. Afrânio Melo". – Obrigado amigo e leitor AM, fico muito feliz por sua aprovação e acompanhamento do nosso trabalho. Saúde e paz a você e demais familiares.

= HÁ 120 ANOS! Ocorreu a 1ª eleição direta para governo do Estado do RN, eleito Joaquim Ferreira Chaves, em 14/06/1895.

= E A 19 AOS! Fundação da SBEC – Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, na cidade de Mossoró, em 13/06/1996.

**********PANO RÁPIDO**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 646/2014 (de 11/06), tratamos dos seguintes temas: Bancos terão horário especial em dias de jogos da seleção brasileira; Vinícius Guerra, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (433) por Raimundo Nonato Sobrinho "Cinquentinha"; Fique Sabendo... "Lindfran e ode as bandeiras... punk e anarquista!". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais.

 - A PARÓQUIA DE SÃO JÃO BATISTA realiza a festa ao Santo Precursor de Jesus no período de 13 a 24 de junho. As pregações, sempre às 19h30, aprofundarão o tema central: "São João Batista, Precursor e Testemunha de Jesus Cristo." Entre as diversas atividades da dimensão social, destaco o show mensagem no dia 14 (hoje), com o padre Juarez de Castro. O Jantar Festivo, no dia 20, após a novena e o bingo no dia 22, após a novena. A festa a São João Batista será encerrada no dia 24, com missa e procissão luminosa. Viva o Santo Profeta de Cristo! Fonte: Coluna Fé e Vida, www.gazetadooeste.com.br, por Joscelito Marques.

 - RODOLFO FERNANDES É O HERÓI: O ataque do Bando de Lampião à cidade de Mossoró. Vírgulino Ferreira da Silva "Lampião" (*1900/+1938) foi rechaçado por forças locais sob o comando do Prefeito Rodolfo Fernandes e no combate morre o cangaceiro Colchete. Jararaca é ferido, preso e assassinado dias depois, em 13/06/1927. Não entendo porque o Lampião é colocado como ator principal!

- DIA: hoje é Dia da Liberdade de Pensamento, Dia da Manicure, Dia do Solista e Dia Universal de Deus. Amanhã (15) será Dia do Paleontólogo e Dia Mundial Contra Maus-tratos a Idosos.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: as mulheres e homens livres de pensamento, as manicures, socialistas e ao grande senhor do universo – Deus, aos paleontólogos e agentes defensores dos idosos.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

Minha Pipa (Poesia de Rosângela Trajano).

Tenho uma pipa colorida

Presa e um tubo de linha

Quando o vento começa

Vejo minha pipa no céu, sozinha.

Papai me falou algo sério

Que não posso soltar pipa

Em ruas com fios elétricos

Isso muito o preocupa

Onde a minha pipa possa voar

Então procuro um lugar

Onde a minha pipa possa voar

E a ninguém machucar

Cada vez mais alto vê-la chegar.

QUEM canta...

"Tudo bem , mas nem tudo azul / Nem quente e nem frio, tudo bem / Não somos só sorrisos / Nem tristezas e nem lagrimas, ah nem tristezas e nem lagrimas...".  ("Tudo Bem". Composição: Walter Silva – Canta: WS.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário