domingo, 15 de março de 2015

DC - Coluna de Notícias 679. (Anexo: A arte de não adoecer).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 679 (geral) e 7ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 15 de março de 2015. Edição Especial (Atualização aos sábados).
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 11ª/52, dias: 74/365 e faltam 291 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Pereba eu tenho sim! / Em tudo que é lugar / Da bassoura a cacunda / Você pode atestar / Doutô, nada me esconda / Eu tô perto de morrer? Pois se essa for a sina / Terei que obedecer." Do folheto "O Lamento", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Final de semana passada e início dessa, o Brasil entra para a história pela "disputa democrática". As expectativas é saber quem levou mais pessoas às principais ruas de todo o país, onde os movimentos sociais conhecidamente defensores da Presidenta Dilma Rousselff e insatisfeitos com o governo popular implantado no Brasil há 12 anos quando o PT – Partido dos Trabalhadores assumiu a presidência da república elegendo o sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro de 2003. O protesto em Defesa da Democracia e Petrobrás aconteceu na sexta-feira (13) e hoje o protesto é contra o governo com o tema mais forte "Fora Dilma" e sub-tema é a volta da ditadura militar. Cruz credo! Viva a democracia, prisão para os corruptos e corruptores e não basta por aí. Tem que se devolver os bens públicos e a dinheirama dos cofres públicos. Boa leitura nobre leitor/a!
DELAÇÃO PREMIADA É INCONSTITUCIONAL, porque é uma prova ilícitaHá mais de duas décadas, a delação premiada existe no Brasil. De lá para cá, doutrinadores e operadores do Direito debatem assiduamente sobre a aplicação deste instituto. Enquanto os advogados tendem a apresentar um discurso contra a delação, os membros do Ministério Público a rigor são favoráveis ao instituto. A unanimidade, no entanto, não existe de nenhum dos lados. Enquanto advogados se especializam em delações de clientes, nomes como o do procurador de Justiça Rômulo de Andrade Moreira fazem o contraponto ao instituto dentro do MP.
O procurador aponta ao menos duas razões para a não aplicação do instituto. No entendimento dele, a delação é de utilidade discutível, uma vez que não se tem a certeza de que o delator está falando a verdade. Além do mais, para ele, eticamente, não é correto o Estado se valer da traição de um "facínora" para ou como meio de investigação. Rômulo Moreira vai além e afirma que a delação premiada viola a Constituição. "É inconstitucional, porque é uma prova ilícita", diz. FONTE: Consultor Jurídico, por Rodrigo Daniel Silva, www.conjur.com.br/.
SINAI PARTICIPARÁ DE ATO CONTRA A PL 4330 EM BRASÍLIAO SINAI-RN enviará delegação para participar do "Ato em defesa dos direitos dos trabalhadores, contra a aprovação do PL 4330", que será promovido pela Intersindical em conjunto com outros movimentos e Centrais entre os dias 23 e 27 de março. Entretanto, os membros da direção do SINAI ainda não definiram a data em que vão participar da manifestação. O Sindicato será representado por uma delegação de 50 filiados, onde um ônibus será fretado para fazer o transporte dos participantes.
INSCRIÇÕES: Os filiados que têm interesse em participar devem a partir da próxima segunda-feira (16) ligar para o SINAI-RN nos números (84) 3206-1851/3206-1861 ou 9921-5325 (TIM) e se inscrever. A lista permanecerá aberta até que se complete o número de 50 pessoas. Mais 10 pessoas serão inscritas na condição de suplentes. Em caso de desistência entre os 50 da lista principal, estas pessoas serão convocadas.
O ato convocado pela Intersindical visa derrubar a PL 4330, de autoria do deputado federal Sandro Mabel (PMDB-GO). Este projeto de lei, se aprovado, irá permitir que os empregadores contratem empresas terceirizadas para realizar qualquer atividade de uma determinada empresa. Ou seja, se aprovado, além dos serviços terceirizados, como limpeza e vigilância, os empresários vão poder contratar profissionais terceirizados para realizar inclusive a principal atividade da empresa.
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (465) - Movimento apolítico? A turma nem sabe a diferença de apartidário, apolítico e o que é impeachment e sai nas ruas pedindo saída da Presidente, contra a corrupção e tem entre seus apoiadores políticos que nada tem diferentes ou até piores casos de corrupção e mal foram investigados. Alguém ainda lembra-se de um helicóptero com meia tonelada de cocaína na fazenda de um certo senador que, esta envolvido nesses protestos? Sinceramente, deixo pra o MP e PF, pois a presidência, o congresso e o poder judiciário estão tudo na mesma lama... . Todos têm salários altos, gastos a perder de vista, privilégios, foro privilegiados para seus crimes e todos se comungam, se ajudam e fazem seu papel no teatro da política pública e você sai de casa, briga com colegas por pessoas que usam nosso dinheiro da Saúde, Segurança, Educação, Cultura e tudo que faz é discurso! Sem uma reforma política séria o que é quase impossível no Brasil manifestações deste tipo nunca passam de blá, blá, blá... . Mudar "Os cachorros", sem mudar as coleiras, é fazer a coisa pela metade, e no caso da política, isso não funciona! Bom dia, J. Walter. (FONTE: via facebook, em 15/03/2015).
FIQUE SABENDO... "Toquem os sinos da indignação". Por Rinaldo Barros – Professor, via e-mail, em 11/03/2015.
Um rápido passeio pela juventude contemporânea, passando pelas rádios, TVs e revistas, conferindo as grades de programas destinados às gerações do futuro. Fiquei impressionado. Um festival de nada com nada.
Juro que tentei entrar no espírito da Páscoa, com seus símbolos da chegada de uma nova vida, e disseminar esperanças de renovação para todos. Todavia, a análise do atual cenário que se nos apresenta não permitiu. Senão, vejamos melhor como estamos hoje no Brasil e no mundo.
Ninguém conseguiu "desentupir as veias do sistema financeiro, vítima de trombose", conforme a descrição de Christine Lagarde, a ex-ministra francesa de Economia e atual presidente do FMI. O noticiário vem sendo o mesmo nos últimos meses: crise financeira, bolsas despencando, bancos e megaempresas indo à bancarrota, desindustrialização, pacotes governamentais tentando injetar estabilidade na economia, no patropi e em diversos outros países. Sempre do ponto de vista do capital. Sempre.
Nada sobre o futuro do trabalhador, nem sobre a redução das margens de lucro (spread) dos bancos, nem sobre a redução das despesas do governo. Ainda não ouvimos uma palavra, uma análise, um gesto que possa sinalizar uma ação de busca às reais causas da turbulência econômica. Está evidente que a roupa não carece de mais remendos.
Há que se pensar - com sentido de urgência - em uma nova roupa com que se possa vestir a economia. Uma roupagem que abrigue os muitos milhões de miseráveis do Brasil e do mundo. Um traje que seja desenhado com as linhas da dignidade humana.
O atual sistema político e financeiro do é, sob qualquer ângulo que se analise, insustentável. Um sistema que reproduz um padrão de desigualdade brutal, vitimando milhões de seres humanos, condenando a maioria da população a uma existência física abaixo da linha da pobreza. Escondida pela propaganda.
Para comprovar isso, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) denuncia: a soma da renda das 500 pessoas mais ricas do mundo supera em muito a dos 400 milhões mais pobres. Em outras palavras, apenas um multimilionário ganha mais do que 1 milhão de pessoas!
Esta constatação serve na medida como epitáfio de um mundo impossível de ser mundo, um mundo constantemente a desafiar o mais comezinho bom senso sobre o que nos reserva o futuro. A produção mundial segue de vento em popa e carrega consigo o estigma real das desigualdades sociais. Basta que entendamos que atualmente, 80% da produção industrial do mundo são absorvidos por apenas 20% da população que vive nos países mais ricos do hemisfério Norte.
Enquanto a fome é distribuída indiscriminadamente, o bem-estar continua privilégio de uns poucos. Assuntando cá no meu canto, tentei, então, me convencer que a crise verdadeira é a crise que fará o mundo mergulhar em uma tomada de consciência jamais tentada, é a crise de valores humanos universais. Crise da ética.
Meu anseio por um mundo melhor ressurgiu tão intenso que - ingenuamente – vislumbrei a utopia que ainda é possível construir um mundo sustentável, que nada foi em vão. Um reencantamento, sem dúvida.
Mas, para botar os pés no chão, inventei de fazer um rápido passeio pela juventude contemporânea, passando pelas rádios, TVs e revistas, conferindo as grades de programas destinados às gerações do futuro. Fiquei impressionado. Um festival de nada com nada. Cabeças vazias pontificando aqui e ali. O único culto a unir diversas faixas de idade, mas dentro do intervalo de 13 a 30 anos, é o culto à beleza-padrão, à saúde física, à beleza dos rostos e dos corpos. A maior vitrine que temos de há quantas anda a nossa juventude pode ser conferida 24 horas por dia (nos canais pagos) e nos horários nobres diários (nos canais abertos) através de programas tipo Big Brother Brasil. Com altos índices de audiência.
Ali (re) conhecemos o pobre linguajar de nossos jovens, a sem cerimônia no uso e abuso de palavras de baixíssimo nível, num clima de muito sexo sem amor, o excesso de gírias, caras e bocas e a falta de conteúdo para defender qualquer que fosse o ponto de vista, acerca de qualquer tema ou assunto.
Sem nem levar em conta o tsunami de corrupção que assola o patropi; o choque de realidade me levou ao temor de que nossa sociedade seja suicida, e que o nosso futuro pode ser a barbárie.
Resumo da ópera: se um dos objetivos de qualquer geração é moldar o processo decisório dos anos à nossa frente, não temos muito a comemorar nem para abastecer nossa carga de esperanças em um mundo melhor, mais humano, saudável e, sobretudo, habitável.
Em plena Páscoa, cansado de tanto "ver triunfar as nulidades", só vejo desencanto. Não perguntem por quem os sinos dobram. Toquem os sinos da indignação pela inimaginável miséria presente nos campos, vilarejos e periferias das metrópoles brasileiras.
CONQUISTE SEU EMPREGO: MA. A Prefeitura de Icatu/MA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 199 (cento e noventa e nove) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 10/04/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.300,0. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
PB: A UFPB – Universidade Federal da Paraíba realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS PARA PROFESSOR ASSISTENTE, ADJUNTO E AUXILIAR, inscrições reaberta até o dia 27/03/2015. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.344,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Arianny: Queiroz – UERN, Ivonete Targino – Professora, Lúcia Aquino - ADEFIM e Marina Silva – UFERSA (dia 15); Carlos Augusto – UERN, Elineudo Melo – UERN e José Ribamar – Poeta (16), Tania Maria – Professora, Tibério Fernandes – Comerciário (17); Ângela Fernandes – Prefeitura, Edinho (Porto do Mangue), Fátima Cordeiro – FUNDAC, Ivanaldo Gaudêncio – Professor, e Rejane Pinto – UERN (18); Anselmo Carvalho – Professor, Lúcia Regina – UERN, José Lucas – Professor, Lázaro Amorim - TRT e Maria José de Medeiros Alves (19); Maria José de Medeiros Alves – Centro de Agricultura, Sérgio Coelho – UERN (20).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Parabéns ao amigo, companheiro e bravo lutador HERMES. Desejo muita saúde e muitos anos entre nós. Valmir Alves". Valeu companheiro Valmir, a recíproca é verdadeira. Com a graça de Deus haveremos de vencer muitos outros obstáculos. Com Fé!
= HÁ 18 ANOS! Fundação da POEMA – Poetas e Prosadores de Mossoró, em 14/03/1997.
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 632/2014 (de 1º/03), tratamos dos seguintes temas: STJ pode começar a julgar ação que pede revisão do FGTS; Proposta para reduzir número de recesso legislativo; FM Comunidade estreia dia 9 de março; Carnaval / cervejinha / ressaca; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (421) por Alcides Andrade; Fique sabendo... "Entenda o que IR – Imposto de Renda". Por Editoria de Arte/Folha Press.
- FIM DA RESIDÊNCIA OFICIAL. O assunto voltou à baila no plenário da Assembleia Legislativa. O deputado Kelps Lima insiste com a sua proposta de que o governador deve pagar as suas despesas pessoais assim como só acontecer com todo e qualquer servidor estadual. Kelps havia apresentado essa proposta em2014, mas ela foi rejeitada pelo plenário do parlamento. Logo que reapresentou a ideia Kelps recebeu a solidariedade de dois deputados: Cristiane Dantas e Hermano Morais. O deputado quer o fim imediato desse privilégio do governador que, segundo ele, deve ser tratado como um professor, policial ou qualquer outro servidor estadual. FONTE: Coluna Emery Costa, www.jornalomossorense.com.br, em 14/03/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nascido no Bairro da Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, na Rua Afonso Pena 24, filho de Altivo Maia e Maria Imaculada Maia, começou na música tocando bateria num grupo chamado Tijucanos do Ritmo, formado na Igreja dos Capuchinhos próxima a sua casa, passando logo para o violão, nessa época, era conhecido como "Babulina", por conta da pronúncia do rockabilly Bop-A-Lena de Ronnie Self (apelido que Jorge Ben Jor, tinha pelo mesmo motivo). Em 1957, fundou o grupo vocal The Sputniks, do qual participaram Roberto Carlos, Arlênio Silva, Edson Trindade e Wellington. O grupo se apresentou no programa Clube do Rock de Carlos Imperial na TV Tupi.  Erasmo Carlos nunca fez parte do grupo, mas sim do The Snakes, grupo que acompanhou tanto Roberto quanto Tim após o fim do The Sputniks. Em 1959, foi para os Estados Unidos, onde estudou inglês e entrou em contato com a soul music, chegando a participar de um grupo vocal, o The Ideals. No grupo, era conhecido como Jim, gravaram a canção "New Love" em um compacto, a composição foi composta em parceria com Roger Bruno, a voz principal do The Ideals, a gravação teve a participação do percussionista Milton Banana e do contrabaixista de jazz Don Payne, no entanto, quatro anos mais tarde, viria a ser deportado de volta para o Brasil, preso por roubo e posse de drogas. Bruno nunca mais teve notícias de Jim e se tornou um famoso compositor, sendo inclusive gravado por Teddy Pendergrass e Cher, curiosamente, Paul e Sheila Smith, um casal de amigos de Bruno gravaram com Tim Maia em 1973, no mesmo álbum em que o cantor resolve gravar a até então inédita, New Love, sem que Bruno soubesse que Jim e o nosso homenageado eram a mesma pessoa. Em 1968, ele produziu o álbum A Onda É o Boogaloo, de de Eduardo Araújo. O álbum trouxe a sonoridade da soul music para a Jovem Guarda. Nessa época, começou a se apresentar em São Paulo e num programa de rádio de Wilson Simonal, e fez uma apresentação na TV Bandeirantes com a banda Os Mutantes. No mesmo ano, teve composições gravadas por Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Erasmo gravou "Não quero nem saber" e Roberto, "Nao Vou Ficar", para o álbum Roberto Carlos. A canção também fez parte da trilha sonora do filme Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa. Seu primeiro trabalho solo foi um compacto pela CBS em 1968, que trazia as músicas "Meu País" e "Sentimento" (ambas de sua autoria, como todas as músicas sem indicação de autor). Sua carreira no Brasil fortaleceu-se a partir de 1969, quando gravou um compacto simples pela Fermata com "These Are the Songs" (regravada no ano seguinte por Elis Regina em duo com ele e incluída no álbum "Em Pleno Verão", de Elis) e "What Do You Want to Bet". Suas músicas eram marcadas pela rouquidão de sua voz, sempre grave e carregada, conquistando grande vendagem e consagrando muitos sucessos. Nasceu e cresceu na cidade do Rio de Janeiro, onde, em sua infância, já teve contato com pessoas que viriam a ser grandes cantores, como Jorge Ben Jor e Erasmo Carlos. Em 1970, gravou seu primeiro disco que, rapidamente, tornou-se um sucesso país afora com músicas como "Azul da Cor do Mar" e "Primavera". Nos três anos seguintes, lançou vários discos homônimos, fazendo sucesso com canções como "Não Quero Dinheiro (só quero amar)" e "Gostava Tanto de Você". De 1975 a 1977, aderiu à doutrina filosófico-religiosa conhecida como Cultura Racional, lançando, nesse período, as músicas "Que Beleza" e "Rodésia". Desiludiu-se com a doutrina e voltou ao seu estilo de música anterior, lançando sucessos como "Descobridor dos Sete Mares" e "Me Dê Motivo". Muitas de suas músicas foram gravadas sob a editora Seroma e a gravadora Vitória Régia Discos, sendo um dos primeiros artistas independentes do Brasil. Ganhou o apelido de "síndico do Brasil" de seu amigo Jorge Ben Jor na música "W/Brasil". Na década de 1990, diversos problemas assolaram a vida do cantor: problemas com as Organizações Globo e a a saúde precária, devido ao uso constante de drogas ilícitas e ao agravamento de seu grau de obesidade. Sem condições de realizar uma apresentação no Teatro Municipal de Nierói, saiu em uma ambulância e, após duas paradas cardiorrespiratórias, faleceu em 15 de março de 1998. É amplo seu legado à história da música brasileira, e sua obra veio a influenciar diversos artistas. A revista norte-americana Rolling Stones classificou Tim Maia como o maior cantor brasileiro de todos os tempos, e também como o 9º maior artista da música brasileira. Reportamo-nos sobre SEBASTIÃO RODRIGUES MAIA (*28/12/1942, +15/03/1998) e Tim Maia era seu nome artístico, faleceu com 55 anos de idade, foi cantor, compositor, produtor, maestro, multi-instrumentista e empresário brasileiro, responsável pela introdução do estilo Soul na música popular brasileira e reconhecido mundialmente como um dos maiores ícones da música no Brasil. FONTE: http:/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Tim_Maia.
- DIA: ontem (14) foi Dia do Agente Autônomo de Investimentos, Dia do Vendedor de Livros, Dia dos Carecas, Dia Mundial do Rim e Dia Nacional da Poesia. Hoje é Dia da Escola e Dia do Direito do Consumidor / Dia Internacional do Consumidor.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes autônomos de investimentos, aos vendedores de livro, aos carecas, aos poetas, aos consumidores.
QUEM canta...
"Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério / O jovem no Brasil nunca é levado a sério / Sempre quis falar / Nunca tive chance / Tudo o que eu queria / Estava fora do meu alcance... ." ("Não é Sério". Composição: Indisponível – Canta Charlie Brown Jr.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (56), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário