sábado, 17 de janeiro de 2015

DC - Coluna de Notícias 674. (Anexo slide: Açúcar).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 674 (geral) e 2ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Natal/RN, sábado, 17 de janeiro de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 3ª/52, dias: 17/365 e faltam 348 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Seu Sebastião (65) diz: - Pára o carro naquela cancela que eu quero dar uma mijada! O neto obedeceu, o avô agarrou-se na estaca e começou a urinar. Aliviado falou: - Coisa boa é mijar no que é nosso! – Vovô e estas terras daqui são sua? Não sabia! – São não! Tou me referindo aos meus sapatos. Todos mijados! O neto deu uma gargalhada e ouviu o avô sentenciar: - Ria, pode rir, você também vai ficar assim! Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Mesmo em férias, um diretor sindical não deve ficar isolado das movimentações da classe e sempre atento aos ataques sem trégua do patronato. Nesse sentido participamos de uma reunião, quinta-feira (15) do Fórum Estadual de Servidores na sede (capital) do SINDSAÚDE/RN – Sindicato dos Trabalhadores na Saúde Pública do RN com boa representação de importantes categorias. Na pauta uma avaliação das "ações" do Governo Robinson Faria nesses primeiros dias a frente executivo do estadual. Entre vários assuntos, um deles me chamou atenção foi a situação da sangria de sonegação de impostos por falta de fiscalização, principalmente na saída de gás (engarrafado) na Região do Alto Oeste. No mais, muitas lutas serão travadas começando pelo cumprimento dos PCCRs – Planos de Cargos, Carreira e Remuneração ainda pendentes de pagamento, inúmeras ações trabalhistas e a Campanha Salarial 2015 (para a maioria das categorias) que não conseguiram acordos no governo anterior. O FES deliberou duas atividades: no dia 03/02 um encontro com o DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico e um seminário com pelo menos 150 servidores no dia 26/02 (quinta-feira), o tema e local serão divulgados nos próximos dias. E vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado. Boa leitura nobre leitor/a!

3 VERDADES SOBRE CÂNCER DE PRÓSTATA – Com a preocupação constante do câncer de próstata, muitas pesquisas acerca da doença vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos. Os estudos têm como objetivo disponibilizar, sobretudo, novos tipos de tratamento para os pacientes que possuem diagnóstico conclusivo para câncer de próstata. As novidades científicas também visam melhorar a eficácia dos tratamentos, causar menos desconfortos nos portadores da doença e reduzir os efeitos secundários de quem retira a próstata parcial ou totalmente.
Vejam de maneira rápida três dúvidas recorrentes que estão relacionadas ao tema Câncer de Próstata:
1. O câncer de próstata está relacionado com dificuldades de ereção?
Verdade. A dificuldade de ereção é o principal problema relacionado à qualidade de vida de pacientes submetidos ao tratamento do câncer de próstata. Existe tratamento eficazes para estes sintomas e que inclusive podem ser tratados sem sair de casa via avaliação médica online.
2. O câncer de próstata causa poucos sintomas?
Verdade. A doença é uma das que menos apresenta sintomas em seus estágios iniciais, sendo que em alguns homens ela é totalmente silenciosa. Além disto, muitos sinais costumam passar despercebidos, como incômodo ao urinar e dificuldades de ereção, que podem ser confundidos como sinais comuns ao avanço da idade. É possível prevenir a saúde de sua próstata fazendo uma consulta online onde a resposta médica chega até o seu e-mail.
3. O aumento da próstata nem sempre indica câncer?
Verdade. O aumento da próstata pode acontecer em razão do avanço da idade, sem significar a presença de câncer. Porém há também outras doenças que provocam o aumento do volume da próstata, como a prostatite por exemplo. Se você deseja obter mais informações sobre a telemedicina para a prevenção de sua próstata para o câncer e outras doenças faça ainda hoje de forma online a sua avaliação médica. FONTE: https://grupodeandrologia.com.br/3-verdades-sobre-o-cancer-de-prostata.
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO SOME DE LINK DO GOVERNO – Embora alguns internautas compartilham, via facebook, afirmando que o Governador Robinson Faria anunciou calendário de pagamento, ainda não localizei essa afirmação no site oficial desse poder. Na quinta-feira circulou, via Whats App, um calendário de pagamento 2015 para os servidores públicos estaduais. Na divulgação não consta nenhum timbre do órgão responsável pela publicação. Desconfio e recorro ao site do Governo do Estado do RN e constato que, o calendário não existe e um link que outrora fazia referência ao pagamento da folha de servidores não existe mais!
FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Ano novo e com muita disposição para o escritor e parceiro FM, o homem dos causos democráticos, manda ver véi!
Terminei o primeiro folheto da Saga da Liberdade. Hoje já estarei dando entrada na gráfica. Terá 8 páginas de estrofes, mais glossário e referências. Esse primeiro cordel narra a origem da escravidão no Brasil, enfocando a chegada dos escravos, a venda, a senzala, os castigos, etc. Quando estiver tudo pronto retorno com a divulgação. Abraços, Francisco Martins.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (461) – Eu que jurava que saberia muito mais das coisas com o passar do tempo e descubro: não sei de quase nada. Antes, eu que fazia questão de mostrar como eu era cheia de conhecimento, hoje prefiro que saibam como sei tão pouco. O silêncio que escolho, as desculpas que peço, mostram como muitas verdades são relativas e como sou humana que falha. Prefiro hoje ao invés da boca cheia de argumentos, oferecer ouvidos cheios de paciência e olhos de compreensão, porque é isso que a gente gosta de receber, que nos faz bem e enche o coração de contentamento. Eu esperava outra coisa do tempo passando por mim, mas ele vem e diz que a gente não sabe mesmo é de nada. E que o bom é isso: "Aprender!" Que assim seja, Regina Ferreira.
FIQUE SABENDO... "Quero quatro números entre o nascimento e descerramento da cortina". Por Kildare de Medeiros Gomes Holanda – Professor na Faculdade de Direito - UERN. (FONTE: e-mail pessoal, em 31/12/2014).
Entre o Amor e a Paz há muita coisa (ainda) a ser feita. Feliz presente, enquanto as nossas emoções prepara-nos o Futuro!
Em meio as mudanças — climáticas, políticas, econômicas ou até mesmo jurídicas — é chegada a hora de muitas reflexões. Sobre a família, os projetos, a profissão, a religião, os nossos olhares, a educação, as mudanças e as decisões mais minúsculas. Estamos enfrentando a nós mesmos; ora em poder de nós mesmos, ora em poder dos outros.
Ao olharmos de lado e, um pouco para trás, haveremos de entender "coisinha de nada" a nossa caminhada. Foram consideráveis centímetros, metros, quilômetros de muitos sentimentos.
Por que não assentarmos o nosso pensamento em todos os momentos e na reflexão provocar outro futuro? Não se terá um resultado instantâneo, mas certamente haverá o primeiro passo para uma nova semadura.
Perdão. Sinalizando a indicação de carregar menos peso sob os ombros.
Os ventos que sopram depois da chegada de novo século e milênio apontam para uma realidade mais dinâmica e veloz. Quanto antes, desvencilhemo-nos de pesos e grilhões que nos prendem a um passado perigoso.
Sorriso. Além da dor existe um espaço onde o sorriso poderá fortalecer o ânimo. Transformá-lo em antídodo necessário a reverter todas as sombras. É necessário entender a missão e objetivos existenciais para exercitá-lo com lucidez.
Qual a "Verdade que liberta"? Soa-nos paradoxal essa ideia construtiva do Cristo. No entanto, se permecebermos os retalhos das verdades que nos chegam podemos estabelecer que em todos os momentos somos rodeados por essas pequeninas lembranças que contemplam as necessidades diárias a fim de alcançarmos um horizonte mais equilibrado.
Nem toda informação poderá conter uma verdade que liberte; entretanto, toda Verdade contém informações que possibilitam uma liberdade indescritível. É só lembrarmos de algum momento no pretérito que nos proporcionou um tamanho engajamento com algo muito próximo do que descrevemos como sendo Felicidade.
O símbolo dos novos tempos passa por uma forma muito pessoal sem desconsiderar a geometria coletiva, que se conforma com os ventos da atualidade. Forma-se desse modo um todo inseparável — as experiências que se iniciam no recôndito do lar e alcançam as ruas para consolidar as fases transformadoras da vida.
Assim, temos muito o que comemorar entra a liberdade e as fases mais exigentes da nossa configuração existencial. As gradações que se aproximam dessas fases são direções nas quais compomos um arsenal de lembranças e emoções. Nossos registros estão entre essas polaridades.
Devemos fazer de nossas recordações a diretiva de um modelo positivo que contagie e nos faça seres humanos bem melhores.
Há em cada um de nós um repositório de dimensão espiritual ainda desconhecido, contudo fácil de ser manejado. Amar, cantar, felicitar, andar, sorrir, acenar e pazear devem ser verbos que podemos conjugar todos juntos, pois entre o Amor e a Paz há muita coisa (ainda) a ser feita. Feliz presente, enquanto as nossas emoções prepara-nos o Futuro!

CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL. O MPS – Ministério da Previdência Social realizará PROCESSO SELETIVO, oferecendo 40 (quarenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 30/01/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.130,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Cruzeta/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 23/01 a 11/02/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.209,31. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Amós Teixeira – Corretor, Adalzira Jales – Fundac, Aldezira Marques – Professora, Aparecida Nogueira, Edimar Vieira – Professor e Nara Nascimento – DETRAN/AÇU (dia 17); Ivanaldo Xavier – UERN (18); Mazinha Santos – Natal e Nazareno Silva - Jornalista (19), Lourdes Carvalho – Professora e Sérgio Lobato – UERN; Ana Mônica – Profª., Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Profª., Raissa Medeiros – UERN e Pe. Sátiro Dantas (22).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Companheiro Hermes, prestando contas em comunicado aos leitores do DC, informando de suas férias (merecidas) e com viagem a Olinda. Quero parabenizar pelo om gosto em localizar a viagem de férias, Olinda é uma das melhores localidades para uma visita de férias, por seus monumentos históricos, suas igrejas, etc. Mas, cuidado, não deixe chegar o carnaval, não, que aí você não encontra espaço para andar na bela cidade pernambucana. É gente que nem formiga em suas ladeiras, rua acima, rua abaixo. Eu, como um dos bons potiguares, vou a metrópole, Caraúbas, dando uma chegadinha à Pau dos Ferros, quente que nem presta. Boas férias meu camarada Hermes. Santino Arruda". Obrigado companheiro, muito obrigado. Manda meu abraço a companheirada de Caraúbas e Pau dos Ferros, com o desejo de saúde e paz a todos;
"Ok, meu Irmão. Um grande e afetuoso abraço. Saúde e Paz em 2015. Milton Marques"Obrigado, e vamos que vamos nessa nova jornada;
= HÁ 83 ANOS! Fundada a Associação de Professores de Mossoró (APM) em 17/01/1932, hoje transformado em sindicato e denominado de SINTE/RN – Sindicato dos Trabalhadores em Educação;
= HÁ 26 ANOS! Instituição do Cruzado Novo (NCz$) – 1989 (válido de 16/01/89 a 15/03/1990).

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 624/2014 (de 04/01), tratamos dos seguintes temas: Em busca de notícias para revelar nesse espaço e fiquei muito feliz ao ver, via face, os sorrisos do João Henrique e sua mamãe Ana Cadengue. Isso mesmo Túlio Ratto..., "Deus é pai" e digo que ele está no controle e nada de se descontrolar. Oremos! Tribunal de Justiça condena vereadores por nepotismo; Erasmo Firmino, repórter por uma edição!; Fique sabendo... "Sobre a(s) Radicalidade(s) Libertária(s) 24 - Notas". Por Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- AUTÓDROMO EM NATAL. A novidade que se ventila para a capital potiguar é a possibilidade de se construir o mais moderno autódromo para competições de Fórmula 1 e outras modalidades atinentes ao automobilismo. Os estudos ainda estão na sua fase embrionária. Em sociedade tudo se sabe, se comenta e se passa a frente. FONTE: Coluna Turismo, por Liszt Madruga, www.gazetadooeste.com.br, em 09/01/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nasceu em uma família humilde com onze irmãos. Nascido em Sete Lagos, cidade do interior de Minas Gerais. Antes de se tornar famoso, foi vendedor de sapatos e trabalhou em uma fábrica de café onde seu pai já trabalhava. Estudou no Colégio Diocesano Dom Silvério de Sete Lagoas. Começou a carreira no rádio em 1955, na Rádio Cultura de Sete Lagoas, num programa humorístico chamado em Babozal Era Assim. No ano seguinte, formou-se técnico em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Sete Lagoas. Através do humor, logo tornou-se conhecido pela habilidade de trocar de vozes, criando vários tipos completamente diferentes, e de imitar animais com rara perfeição. Mudou-se para Belo Horizonte em 1957, onde tentou estudar Arquitetura, trabalhando ao mesmo tempo como bancário. Porém, dificuldades financeiras o impediram de iniciar o curso. Na capital mineira, trabalhou na Rádio Inconfidência, fazendo três programas, sendo que o que mais o marcou como comediante foi Arte Final. Logo veio o reconhecimento: foi considerado o melhor comediante do rádio de 1960 a 1963. Ainda em Belo Horizonte, fez sua estreia na televisão, na Tv Itacolomi, no programa Tribunal de Calouros. Em 1963, recebeu uma proposta para trabalhar na TV Excelsior do Rio de Janeiro, a convite de Wilson Franco. Apesar da timidez - que inicialmente o impedia de trabalhar na televisão - estreou em um programa de calouros, onde criou cinco personagens, incluindo o Garçom Moranguinho, fazendo grande sucesso inspirado num garçom da terra natal dele. Mais tarde, foi para a Rede Record, para fazer parte do elenco de A Praça da Alegria e Os Insociáveis. Sua participação no programa fez com que Renato Aragão o convidasse para ser efetivado no grupo de "Os Trapaçhões". Foi o último a integrar o grupo, do qual já faziam parte Didi, Dedé e Mussum, completando assim a formação do quarteto em 1976. Além do personagem Zacarias, também era a voz que interagia com o personagem Aparício, interpretado por Renato Aragão, e fez um filme com Roberto Machado, intitulado "Deu a Louca nas Mulheres". Em 1970, foi premiado pela sua interpretação na peça "A Dama do Camarote". Permaneceu no grupo de "Os Trapalhões" até 1990, ano em que faleceu. Seu último filme foi "Uma Escola Atrapalhada. Em Dezembro de 1989, o nosso homenageado resolveu por conta própria iniciar um regime a base de remédios. O humorista acabou perdendo vinte quilos, porém como consequência, seu organismo enfraqueceu chegando até a atingir os pulmões. Acabou sendo internado por nove dias na Clínica São Vicente no Rio de Janeiro e faleceu em 18 de março de 1990, aos 56 anos, de insuficiência respiratória. O humorista foi enterrado em sua cidade natal em Sete Lagoas no Cemitério Parque Santa Helena. Reportamo-nos sobre MAURO FACCIO GONÇALVES, ficou conhecido como Zacarias (nome artístico) ganhando notoriedade pelo seu trabalho no grupo humorístico Os Trapalhões, nasceu em 18 de janeiro de 1934. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rod_Stewart.
- Hoje é DIA: Nacional dos Tribunais de Contas do Brasil e amanhã (18) será Dia Internacional do Riso.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes dos tribunais de contas e aos profissionais do riso em todo o mundo.

QUEM canta...
"Um dia, outro dia, lá vem mais um dia / Eu não posso adiar / Pois no dia a dia este é o meu caminho / Eu não quero desviar / De vez em quando, de vez em quando esqueço...". . ("Novo Dia". Composição: Lucas Kastrup. Canta: Ponto de Equilíbrio).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário