sábado, 15 de novembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 667. (Anexo slide: A Hora Certa).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 667 (geral) e 44ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 15 de novembro de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 46ª/52, dias: 319/365 e faltam 46 dias para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Assim foi Josué / Juntando seus tostões / Trazendo pão prá casa / Vivendo emoção / Sabia que um dia / Fazia construção". Sextilha de "Um Sonho Virou Realidade" – dezembro/2012 por Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O ano de 2014 praticamente acabou e o túnel do tempo marca que só temos 46 dias para respirarmos o desgoverno Rosalba Ciarline. Em visita a um segmento da base do SINAI nessa semana, um servidor nos pergunta quais as perspectivas com relação ao próximo governo. Respondemos que devemos nos preparar para os velhos enfrentamentos com os mesmos atores só que, o espetáculo Mudanças Governamentais os personagens são trocados e alguns atores saem de sena. Numa avaliação geral entre os governadores e governadoras nos últimos 24 anos nenhum foram bons para o funcionalismo, mas, o desgoverno Rosalba Ciarline foi o pior de todos. Quero parabenizar a Governadora Rosalba pela reforma e entrega a população mossoroense da Estação Rodoviária "Diran Ramos do Amaral" integrada com a Central do Cidadão. Meses atrás queimei a língua ao opinar que esta obra não seria entregue este ano, melhor assim, eu sair queimado e a população local, regional e até de outros estados ser beneficiado com essas duas obras. Afinal, elas foram prometidas para outubro/2011 pela governadora em março daquele ano. Ficou para Robson Faria dá o destino da inacabada obra do CEASA iniciada no segundo semestre de 2006. E vamos ao S Ê BadO porque hoje é sábado e teremos SÊBadO! Boa leitura nobre leitor/a!

SITUAÇÃO REAL DAS CONTAS DO BRASIL está entre as piores do mundo – O Brasil iniciou em 1999 a política de metas de superavit primário porque os juros nacionais e os encargos da dívida pública não têm paralelo entre as principais economias do mundo. Esse dado põe em xeque a argumentação da presidente Dilma Rousseff segundo a qual o desempenho fiscal do país, em aguda deterioração neste ano eleitoral, é melhor que o da grande maioria dos países do G20.
Na maior parte do mundo, o saldo das contas dos governos é apurado a partir da diferença entre as receitas totais e as despesas totais -o que no Brasil se chama de resultado nominal. O deficit nominal brasileiro acumulou o equivalente a 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) nos últimos 12 meses, maior taxa em 11 anos. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: http://endividados.com.br, em 13/11/2014.
SÊBADO PROTAGONIZA MAIS UM LANÇAMENTO – "PELA VIDA DO PLANETA, não cruze os braços faça a sua parte" é o título do mais recente livro do poeta, cordelista e violeiro José Ribamar. A área nobre do S Ê BadO receberá o poeta autor, Antônio Francisco cantando e declamando e ainda, a presença do Presidente de Honra da Confraria "Oséas Lopes". Tudo a partir das 12h, salientando o sebo está aberto de 10 às 18 horas.
COLUNA RAIO X – Aprecio as colunas e colunistas em jornais de Mossoró, uma que está fazendo falta pelo seu conteúdo de informações e principalmente numa área de suma importância que é a saúde. Amigo Ciro Ney, o que é que há..., lá se vão dois meses!
RUBENS COELHO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Antenado em tudo "convocamos", mais uma vez, para a série" o amigo RC (não confundir com cantor) para comentar e explicar um assunto que tem muito haver com a linha desse virtual veículo e que interessa a todos os trabalhadores. Coelho, desejo-lhe muita saúde e manda ver na série:
FATOR PREVIDENCIÁRIO - Uma saia justa para a presidente Dilma Rousseff nesse segundo mandato é conter a reivindicações dos trabalhadores através das centrais sindicais para pôr fim ao chamado fator previdenciário, que é o sistema atual de cálculo para quem vai se aposentar, que reduz o salário do aposentado. Esse sistema foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na época muito criticado pelo PT, mas continuou nos governos de Lula e Dilma.
O QUE É O FATOR?
Instituído pela Lei 9.876/99, o Fator Previdenciário formulado que considera o tempo de contribuição, a alíquota e a expectativa de sobrevida do segurado no momento da aposentadoria. Por esse método, cada segurado recebe um benefício calculado de acordo com a estimativa do montante de contribuições realizadas, capitalizadas conforme taxa pré-determinada que varia em razão do tempo de contribuição, da idade do segurado e da expectativa de duração do benefício. Na prática, o Fator Previdenciário reduz o valor da aposentadoria para as pessoas mais novas. Conclusão, para o cidadão receber a aposentadoria integral, teria que se aposentar com no mínimo com cem anos e mais ou menos isso de contribuição. Se depender do senador Paulo Paim (PT/RS), o Fator Previdenciário está com os dias contados. Os contribuintes do INSS agradecem.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (454) – E ai vocês dos grupos, vamos lutar pelo que acreditamos, Muralha Petista e todos os movimentos que apoiaram Dilma Roussef, Robinson Farias e Fco. José da Silveira Júnior? Eu vivo lutando quase 24h por dia, defendendo a permanência da Coleção Mossoroense, do salvamento do Rio Mossoró/Apodi, a retorno da Escola Técnica de Comercio União Caixeiral (fundada e construída por Alcides Dias Fernandes) aniquilada pela prefeitura de Mossoró para tomar o seu imóvel. A salvação do nosso Rio Mossoró/Apodi. Pela construção de uma Galeria de Arte de Mossoró. E ai meus caros PETISTAS vocês irão nos ajudar nesta incansável luta??? Eu tenho certeza que a influência de todos vocês nesses Grupos e Movimentos no atual Governo da Presidenta Dilma é muito importante e forte, e ai vão nos ajudar, pedindo ao governo Federal e ao Governo Estadual e ao nosso Prefeito que dê uma olhadinha para o povo que tanto a ajudou na VITÓRIA. Respondam Senhores dos Grupos, mas com objetividade, ok. Um abraço de coração de rOgerio Dias (halamid.rogerio@gmail.com), em 10/11/2014.
FIQUE SABENDO... "Estado Nacional Brasileiro, Nacionalismo e Copa: um ciclo crítico em quatro estações (4/4)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN. (FONTE: e-mail pessoal em 08/10/2014).
E vivas ao verde das mortes das matas (ou, das mortes das maltas), e ao amarelo das riquezas extraídas com trabalhos forçados (ou, do uso das forças do Estado para fazer "amarelarem" os trabalhadores revoltados por se sentirem aviltados)!
Fechamento: sabendo que a FIFA representa uma associação de alguns grandes grupos econômicos – megacorporações – que dominam o moderno mercado capitalista e, sabendo ainda que o moderno mercado capitalista configura-se também como um modo de viver (promovido, vale ressaltar, por quase todos os governos do mundo hoje – que são, assim, colaboradores das grandes corporações), podemos dizer, então, que desde a sua invasão/colonização e perpassando tanto os períodos de governos militares como os de governos civis, esse tem sido desde sempre um verdadeiro regime dominante e permanente em toda a história destas terras chamadas - pelos portugueses – de Brasil: a ditadura dos valores do mercado capitalista sobre todo e qualquer outro valor (inclusive o da vida, obviamente)!
A partir desta compreensão, podemos perceber que, mesmo aquilo que foi oficialmente apresentado como sendo um dos maiores "avanços" implementados pelo sistema brasileiro, como parte das respostas às manifestações de Junho de 2013 – a lei que destina o investimento dos royalties do petróleo nas áreas da educação e da saúde, no fim das contas, configura-se também como mais um mecanismo que visa atender fundamentalmente aos interesses e aos valores do mercado capitalista, pois sob a justificativa de um uso "humanizante" dos recursos oriundos das atividades da indústria petroleira, promove a legitimação do emprego desta forma de obtenção de energia (tão "querida", p. ex., por aquela que há tanto tempo aposta no Brasil: a indústria automobilística), cujos riscos e danos reais – provocados pelo seu uso - para o equilíbrio do meio ambiente planetário (como o aquecimento global, p. ex.) não são compensados - nem minimamente – pela escolarização e cuidados médicos das futuras gerações que serão vítimas em potencial do iminente desastre ambiental planetário (lembremos ainda que hospitais universitários e universidades federais brasileiras estão sendo submetidos a políticas de terceirização de muitas das suas atividades, o que significa que muitos desses recursos públicos oriundos do petróleo beneficiarão, no final das contas, empresas privadas). E, do mesmo modo que a ditadura dos valores do mercado capitalista sobre todos os outros valores tem sido o regime dominante, perene em toda a história do Brasil, outro dado também tem sido recorrente nesta história: o uso - por parte dos grupos dominantes - do recurso aos espetáculos, para entreter e apaziguar os dominados, enquanto estes são submetidos à exploração, por parte daqueles.
O cantor e compositor nordestino, Zé Ramalho, resume bem, em uma canção, o que vem acontecendo desde sempre com as populações brasileiras que consomem espetáculos, como o da Copa do mundo: "Vocês que fazem parte desta massa, que passa nos projetos do futuro, é duro tanto ter que caminhar, e dar, muito mais do que receber... ô, ô, ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz..." Porque "nunca antes na história desse país" (ao menos, desde o "Milagre Econômico" dos militares), nestes últimos doze meses – entre Junho de 2013 e Junho de 2014 -, se viu um mercado capitalista nacional tão promissor - com inflação equilibrada, aumento da oferta de trabalho com salários não muito altos em relação à média salarial dos países em desenvolvimento, aumento do consumismo, crescimento da classe média, construções monumentais, bem como nunca se viu pelas telas das transmissões internacionais da Copa (nem na Copa dos militares) uma população com um perfil sócio econômico tão assemelhado aos das populações europeias de "países ricos, é, países sem pobreza" – ou seja, uma população majoritariamente de cor branca e de classe média, em que os indígenas e os "de cor" figuram, minoritariamente, apenas nos espaços reservados às encenações de respeito aos valores da igualdade e/ou da fraternidade (tais como os índios que, durante a abertura da Copa, abriram uma faixa dentro do campo, pedindo a legalização das suas terras).
Enfim, com o ex-sindicalista Luís Inácio "Lula" da Silva e sua sucessora, a "ex-guerrilheira" Dilma Vana Rousseff, este voltou a ser "um país que vai pra frente" - para o mercado capitalista moderno – e, para os jovens críticos do sistema, valem ainda as mesmas diretrizes sustentadas pelos governos militares dos quais o General Médici foi um dos representantes (e que levaram à estigmatização – como "baderneira" – e à prisão, da então jovem Dilma Rousseff): Brasil, "ame-o, ou deixe" as ruas sem protestar, mesmo que seja pela via da força e do aprisionamento!
E vivas ao verde das mortes das matas (ou, das mortes das maltas), e ao amarelo das riquezas extraídas com trabalhos forçados (ou, do uso das forças do Estado para fazer "amarelarem" os trabalhadores revoltados por se sentirem aviltados)! Sob o azul de anil do seu céu, o branco da sua bandeira continua sendo manchado com o sangue dos mais fracos, em nome do desenvolvimento do mercado, como desde os seus primeiros tempos, quando os portugueses aqui chegaram, e violentaram primeiro índios, e depois negros, sob o ferro e o fogo da cor da árvore de cujo epíteto retirou-se o seu nome de batismo, "Brasil"! O verdadeiro Estado da sua "ordem" sempre foi o "progresso" do mercado, às custas de incontáveis vidas dizimadas em seu nome! E seja com reis, príncipes, ou presidentes militares ou civis, como um bom filho, sempre tens homenageado a esta verdadeira pátria que te pariu!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A Def  ensoria Pública da União realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 58 (cinquenta e oito) VAGAS PARA DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL, inscrições abertas entre os dias 17/11 a 08/12/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 16.489,37. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Guaraciaba do Norte/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 149 (cento e quarenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 30/11/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Nívea Barbalho – A. Social (dia 15), Cid Augusto – Jornalista e Prof. (16), Allicus Filgueira – Leitor (17), Francisco Santos – Leitor (18) e Francisco Linhares – Emater (21).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes, bom dia! Confirmo com muito gosto que sou leitora assídua de suas publicações. AbraSUS. Luzia Bessa". – Obrigado, obrigado e obrigado! Brava Luzia, imagino que andas muito ocupada, porém, manda as novidades para divulgarmos tá?
= HÁ 28 ANOS! Eleição dos deputados para a Assembleia Nacional Constituinte (última), em 15/11/1986.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 615/2013 (de 02/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre mais atraso nos salários dos servidores do estado; Crédito de Celular Pré-pago volta a ter prazo de validade; Fabiana Alves, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (406) por Diniz Santos; Fique Sabendo... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 14". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- ADUERN NÃO FUNCIONARÁ NESSE FERIADO. Em decorrência do feriado em homenagem a Proclamação da República Brasileira (15 de Novembro), a ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN não funcionará. As atividades são retomadas normalmente no domingo (16).
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Foi uma cantora brasileira de forró, baião e xaxado, entre outros. Filha de pai seresteiro iniciou a carreira na banda "Patrulha de Choque do Rei do Baião", que formou com o marido Abdias e o zabumbeiro Cacau para se apresentar na abertura dos shows de Luiz Gonzaga. Gravou o primeiro disco em 1956, já à frente do grupo "Marinês e sua Gente", com o qual se consagrou. A canção que consagrou a cantora foi "Peba na Pimenta", de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera, que causou polêmica na época em que foi gravada, devido ao seu duplo sentido. Ela aparece interpretando a canção no filme "Rico Ri à Toa" de 1957. Ela morreu em 14/05/2007 aos 71 anos, se recuperava no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife/PE, de um Acidente Vascular Cerebral sofrido dias antes. O corpo da cantora foi sepultado no dia 15/05/2007 no Cemitério Campo Santo Parque da Paz em Campina Grande/PB. Reportamonos sobre INÊS CAETANO DE OLIVIERA de nome artístico "Marinês", nascida em São Vicente Férrer/PE em 16 de novembro de 1935. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marinês.
- HOJE É DIA: da Proclamação da República, Dia do Esporte Amador e Dia do Joalheiro. Amanhã (16) será Dia do Não-fumar e Dia Internacional da Intolerância.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos esportistas amadores, aos não-fumantes, aos intolerantes e aos joalheiros.
QUEM canta...
"De repente então tudo mudou / E a turma toda contra me virou / Correndo descobri que o tal coração / Era uma jóia pendurada no cordão... . ("Pega Ladrão". Composição: Indisponível. Canta: Roberto Carlos).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário