domingo, 30 de novembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 668. (Anexo slide: Acordeon).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 668 (geral) e 45ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 30 de novembro de 2014. Atualizações aos sábados (hoje especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 48ª/52, dias: 334/365 e faltam 31 dias para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Negócio besta é morrer! Mais é preciso. Morremos todos os dias, desde quando nascemos. E para culminar a celebração dos que já partiram, já bateram a caçoleta, apagaram o pavio, deu o último suspiro, inventaram O DIA DE FINADOS. Você já notou que há entre a morte pobre e de uma rica? Pois se não notou saiba que há. Entre elas podemos citar até mesmo a forma de badalar o sino da igreja. Quando morre um pobre o sino toca assim: TE DANA! TE DANA1 TE DANA! Agora, se for um rico, o mesmo sino já toca diferente, a badala é assim: TADINHO! TADINHO! TADINHO!" Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Fechamos esta edição com muitas dificuldades, atarefado entre outras coisas, tivemos que viajar até São José de Mipibu/RN para participarmos do 12º CONSINAI – Congresso do SINAI que é o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do Rio Grande do Norte, no período de 27 a 29/11/2014. Esse importante evento acontece a cada dois anos, conforme o estatuto da entidade classista e o tema central escolhido foi: "A Gestão do Serviço Público Sob a Ótica do Bem Estar Social" e subtemas de debates foram: "Relação de Trabalho e Garantia de Direitos no Serviço Público", "Terceirização: o mal que ataca os trabalhadores e favorece os desvios" e "Previdência: instrumento de defesa do trabalhador". As resoluções aprovadas irão trilhar as lutas de gestão para 2015/2016. Boa leitura nobre leitor/a!

PETROBRAS CONSEGUE DESBLOQUEIO QUE PAGARIAM OPERÁRIOS – A Petrobras conseguiu o desbloqueio de mais de R$ 126,6 milhões destinados ao pagamento de dívidas trabalhistas a quase 5 mil operários que atuam na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. A decisão é liminar e foi proferida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (PE), na última sexta-feira (28/11).
A liminar foi deferida pelo juiz convocado Hélio Galvão e suspende a sentença da juíza Josimar Mendes, titular da 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca, que determinou o bloqueio para o pagamento das dívidas trabalhistas, estimadas em mais de R$ 80 milhões.
O bloqueio resultou de uma ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplenagem em Geral do Estado de Pernambuco para requerer o pagamento de dívidas trabalhistas dos operários da refinaria. Além da Petrobras, também respondem à ação a Alusa Engenharia, o Consórcio EBE-Alusa, o Consórcio Alusa-CBM, a Empresa Brasileira de Engenharia S/A e a Construtora Barbosa Mello S/A, empresas prestadoras do serviço. Com informações da assessoria de imprensa do TRT-6 e na base de dos do site: www.conjur.com.br/.

HERBERT MOTA TOMA POSSE NO TRE/RN – Na tarde de quinta-feira (27), a presidente, em exercício, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, desembargadora Maria Zeneide Bezerra, deu posse ao advogado mossoroense Herbert Mota, como juiz eleitoral substituto da Corte Eleitoral Potiguar. O novo membro da Corte, nomeado pela presidente Dilma Rousseff na condição de juiz eleitoral substituto, na vaga de Nilo Ferreira Júnior, fez o juramento, e logo que o termo de posse foi lido pela diretora-geral, Ana Esmera Pimentel da Fonseca, falou aos presentes: "estou emocionado, pois são 20 anos que acompanho os julgamentos e decisões da Corte como advogado e agora sou parte, estarei aqui junto com os senhores, julgando. Estou feliz e espero contribuir com a justiça eleitoral", afirmou, o agora juiz eleitoral substituto.
A presidente em exercício do TRE-RN deu as boas vindas em nome de todos que compõem a Corte e o novo empossado recebeu os cumprimentos dos presentes, indo em seguida para sua primeira atuação, na sessão ordinária que se iniciou na sequencia. FONTE: www.tre-rn.jus.br.

SISTEMA JMA COM MAIS UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO – O Sistema JMA – Responsabilidade e Seriedade, do amigo José Maria Alves e tratado de SUPER ZÉ por mim, criou seu blog (sistemajama.blogspot.com.br) em setembro de 2007, para notícias diversas e com especialidade a assuntos jurídicos, onde o mesmo atua profissionalmente como advogado. Dado a sua fé e prática religiosa, também, criou a televisão virtual denominada Santa Luza TV – o canal da santa protetora dos olhos que foi ao ar no dia 03/12/2008 há seis anos, cobrindo a abertura das festas da Padroeira de Mossoró "Santa Luzia". A primeira pessoa a fazer uso da palavra pelo canal foi o saudoso Monsenhor Américo Simonetti.
Com os constantes avanços de tecnologias, principalmente em comunicação, o Sistema JMA adere ao WhatsApp e acaba de criar o grupo Sistema JMS Tv cujo "objetivo é a troca de informações e deixarmos atualizados dos principais fatos do Brasil e do Rio Grande do Norte", afirma o Dr. José Maria Alves. Parabéns amigão, por tudo, conte comigo e o DC.

SANTINO ARRUDA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – O companheiro Arruda tem várias contribuições aqui no DC, em sua maioria com broncas. Hoje o convocamos para estrear na série com uma importante denúncia que não deixa de ser bronca! Manda homem:
Incrível como o poder público é relapso e suas ações. O SINAI vive há 8 anos ao lado de um lixão na Rua Leonardo Drumond, em Lagoa Nova Natal, confrontando com a Lagoa do Preá. Há um mês a prefeitura de Natal tomou a iniciativa louvável embora atrasada, de consertar a calçada, limpar a lagoa do Preá, além de refazer todo o calçamento da rua. Concluídas as obras, a prefeitura retirou de lá o caçambão que servia que servia de depósito para o lixo o que nos deixou animados, pois, pensamos que não teria mais lixo naquela localidade. Tanto a calçada, como a rua estavam totalmente destruídas. E o que ocorre hoje, sem fiscalização da prefeitura nem da urbana, a caçada da Ria Leonardo Drumond já se encontra entupida de entulhos, garranchos e lixo caseiro jogado ao chão, já que nem mesmo a caçamba se encontra mais no local, uma vergonha e, perda de dinheiro, pois a se manter no ritmo, logo logo as maquinas que apanham o lixo vão destruir, outra vez, a calçada refeita há pouco, ninguém da Prefeitura em preservação do patrimônio publico, uma lastima de gestão, em Natal. Santino Arruda.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (455) – Na semana passada, uma vendedora de uma loja de roupas me telefonou convidando para eu aparecer no estabelecimento e ver as novidades da nova coleção primavera-verão. Eu estive na loja apenas umas três vezes, num intervalo de cinco anos. Tenho certeza que a vendedora não me conhece, que me telefonou a partir do cadastro. O curioso foi a linguagem que ela usou, como se de mim fosse íntima. "Erasmo, venha aqui tomar um café e ver as novas peças, aposto que você vai amar. Tem umas que são a sua cara". A minha cara? De mim ela só conhece o número do telefone, como pode dizer isso? Seria mais convincente e elegante fazer o convite de forma mais impessoal, com base nos dados do cadastro, soaria mais sincero. Erasmo Firmino. (Publicado no Blog Tio Colorau, www.tiocolorau.com.br, em 25/11/2014).

FIQUE SABENDO... "ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS". (FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Bolaños).
Filho da secretária bilíngue e do pintor, foi cartunista, ilustrador e se formou em engenharia elétrica na Universidade Nacional Autônoma do México, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira como escritor criativo, através do rádio e televisão durante a década de 1950, quando começou a escrever roteiros para programas da dupla Viruta e Capulina (Marco Antonio Campos e Gaspar Henaine).
Também fez vários roteiros de cinema e começou a representar como ator em 1960, no filme Dos Criados Malcriados. No entanto, continuou a dedicar a maior parte de seu tempo a escrever, contribuindo para o diálogo de scripts e filmes de televisão mexicana. "Chespirito" é a forma diminutiva e castelhanizada do vocábulo inglês Shakespeare (Chekspir). Tal apelido foi dado a pelo diretor de cinema Agustín P. Delgado, que o considerava um pequeno William Shakespeare, capaz de escrever histórias tão prolíficas e versáteis quanto o autor inglês.
Roberto ganhou este apelido quando escreveu o roteiro para o filme Los Legionarios, primeiro filme em que Chespirito trabalhou. Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de La Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e Maria Antonieta de Las Nieves.
Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do Programa Chespirito.
Apesar de ser mais conhecido pelos papéis Chaves e Chapolin, Chespirito também foi autor de vários personagens, como Chompiras, Dr. Chapatin, Vicente Chambon e Chaparrón Bonaparte. Por causa de seus roteiros recorrentes, os programas se tornaram sucesso em todo o mundo, graças a sua simpatia e do grupo de atores em distintas épocas formado por Carlos Villagrán, Ramón Valdés, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Édgar Vivar, Angelines Fernandez, Raúl Padilha, Horacio Gómes Bolaños e María Antonieta de Las Nieves, que também encontraram a fama internacional.
Em 1980, seus sketches criaram um programa de uma hora semanal chamado de "Programa Chespirito", e permaneceu no ar até 1995. Chespirito também estrelou em filmes mexicanos, escritos e realizados por ele mesmo como "El Chanfle" e "El Chanfle 2", "Don Ratón e Don Ratero", "Charrito" e "Música de viento".
Em 1992, recebe o "Prêmio de Literatura da Sociedade Geral de Escritores do México" pelo roteiro da peça "La Reina Madre". Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves, Chapolin e Chespirito com o programa "No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos.
Em 12 de novembro de 2009, Chespirito foi internado em emergência em um hospital na Cidade do México. De acordo com declarações de seu filho Roberto Gómez Fernandez, Chespirito teve uma complicação da próstata, e teve de fazer uma cirurgia. Em 28 de maio de 2011, Chespirito abriu sua conta no Twitter chegando em menos de um dia mais de 170.000 seguidores, o segundo dia um total de 250.000 seguidores.
Em 2012, um evento denominado América celebra a Chespirito em comemoração aos quarenta anos de carreira do ator foi programado para ocorrer em 17 países, entre eles Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Equador, Estados Unidos, México, Peru e Nicarágua. No dia 20 de novembro de 2013, foi condecorado com o Premio Ondas Iberoamericano pela trajetória destacada na televisão mundial.
Reportamos sobre ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS que faleceu em Cancún, onde morava nos últimos anos de sua vida, às 14:30 (horário local) em 28/11/2014, devido à uma parada cardíaca. A notícia foi divulgada pouco tempo depois por dois dos grandes veículos de comunicação do México e a CNN Méxixo que foi o primeiro deles; e pouco tempo depois pela Televisa, emissora aonde Bolaños trabalhou por muitos anos de sua carreira, mesmo assim a causa ainda não foi confirmada de imediato. Ele estava com sua esposa, Florinda Meza no momento de sua morte. O comediante sofria de problemas respiratórios crônicos e tinha mobilidade reduzida. No dia 29 de novembro o corpo foi levado por um carro fúnebre de Cancún até a Cidade do México, num cortejo até a sede da Televisa. No dia seguinte será velado no Estádio Azteca, também na Cidade do México.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 58 (cinquenta e oito) VAGAS PARA ANALISTA E ASSISTENTES, inscrições abertas até o dia 22/12/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 4.065,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 34 (trinta e quatro) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições até o dia 04/12/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.344,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Maria José Ferreira – Profª. e Rubens Coelho – Jornalista (dia 22), Almir Nogueira e Francinildo Costa – Professores (23), Isolina Melo – UERN, Fátima Oséas e Salvina Andrade – FUNDAC (1º), Esmirna Carvalho (02), Edinalva Oliveira – Natal e Melquezedec Moreira – Prof. (04), Fernando Mineiro – PT, Lúcia Nunes – UERN e Sebastião Almeida – Prof. (06).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Um abraço de admirador. Walter Gomes". É com imensa satisfação tê-lo como leitor como também um incentivador. Que tá havendo que as edições da revista eletrônica "Brasília em Dia" não chega mais? Saúde e paz amigo, a você e os demais!
= HÁ 137 ANOS! Inauguração da primeira estação telefônica do Brasil, no Rio de janeiro (29/11/1877).

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 616/2013 (de 10/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o sequestro de R$ 6,06 milhões do RPV – Proc. 866/96 - FUNDAC; Um corruptour pela cidade; Diniz Santos, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (407) por Fco. Barbosa de Assis; FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 15". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais. E na edição nº 618/2013 (de 23/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre o pagamento de RPV da FUNDAC; Violência contra negros no Brasil; SINAI se prepara para a semana nacional de conciliação; Rejane Cunha, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (409) por Josehp Charles; FIQUE SABENDO... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 17". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- FESTA NA TCM. A Televisão a Cabo de Mossoró (TCM) está em festa, pois, ontem (29) comemorou 12 anos de criação. A emissora de doutor Milton e dona Zilene caiu no gosto dos mossoroenses pela sua ótima programação voltada para a nossa querida província sem deixar de lado a nacional e internacional. O tema sobre a televisão regional está em voga, a TCM segue essa linha desde sua inauguração, eis um dos segredos do sucesso da emissora. Parabéns ao casal comandante da empresa de comunicação, aos jornalistas, técnicos, a todos os funcionários da emissora. FONTE: Coluna Penso, Logo..., www.gazetadooeste.com.br, por Rubens Coelho.
- DE ARRECADAÇÃO E RADARES: Segue Layrinho: "A PMM arrecadou até a metade de novembro (14) nada menos do que R$ 1.745.924.29. Esse valor é 136,93% do previsto no Orçamento de 2014. Até o final do ano esse valor deverá chegar aos R$ 2 milhões só em multas de trânsito". Encerra Layrinho: "Imagine como será agora, com tantos novos radares instalados na cidade. A indústria da multa parece ser muito mais competente do que o desejo de melhorar a vida dos mossoroenses". FONTE: Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 29/11/2014.
- HOJE É DIA: da Reforma Agrária, Dia do Estatuto da Terra, Dia do Evangélico, Dia do Síndico e Dia do Teólogo. Amanhã (1º) será Dia do Casal, Dia do Imigrante, Dia do Numismata (especialista em moedas e medalhas, colecionador, Dia do Tratado de Santo Idelfonso (1777) e Dia Mundial de Prevenção e Luta Contra a Aids.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos evangélicos, síndicos, teólogos, aos casais, aos imigrantes, aos numismatas e aos agentes de prevenção e luta contra a Aids.
QUEM canta...
"Pois eu transforma água em vinho / Chão em Céu, pau em pedra, cuspe em mel / Pra mim não existe impossível / Pastor João e a igreja invisivel... . ("Pastor João e a Igreja Invisível". Composição: Marcelo Nova e Raul Seixas. Canta: Marcelo Nova).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

sábado, 15 de novembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 667. (Anexo slide: A Hora Certa).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 667 (geral) e 44ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 15 de novembro de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 46ª/52, dias: 319/365 e faltam 46 dias para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Assim foi Josué / Juntando seus tostões / Trazendo pão prá casa / Vivendo emoção / Sabia que um dia / Fazia construção". Sextilha de "Um Sonho Virou Realidade" – dezembro/2012 por Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O ano de 2014 praticamente acabou e o túnel do tempo marca que só temos 46 dias para respirarmos o desgoverno Rosalba Ciarline. Em visita a um segmento da base do SINAI nessa semana, um servidor nos pergunta quais as perspectivas com relação ao próximo governo. Respondemos que devemos nos preparar para os velhos enfrentamentos com os mesmos atores só que, o espetáculo Mudanças Governamentais os personagens são trocados e alguns atores saem de sena. Numa avaliação geral entre os governadores e governadoras nos últimos 24 anos nenhum foram bons para o funcionalismo, mas, o desgoverno Rosalba Ciarline foi o pior de todos. Quero parabenizar a Governadora Rosalba pela reforma e entrega a população mossoroense da Estação Rodoviária "Diran Ramos do Amaral" integrada com a Central do Cidadão. Meses atrás queimei a língua ao opinar que esta obra não seria entregue este ano, melhor assim, eu sair queimado e a população local, regional e até de outros estados ser beneficiado com essas duas obras. Afinal, elas foram prometidas para outubro/2011 pela governadora em março daquele ano. Ficou para Robson Faria dá o destino da inacabada obra do CEASA iniciada no segundo semestre de 2006. E vamos ao S Ê BadO porque hoje é sábado e teremos SÊBadO! Boa leitura nobre leitor/a!

SITUAÇÃO REAL DAS CONTAS DO BRASIL está entre as piores do mundo – O Brasil iniciou em 1999 a política de metas de superavit primário porque os juros nacionais e os encargos da dívida pública não têm paralelo entre as principais economias do mundo. Esse dado põe em xeque a argumentação da presidente Dilma Rousseff segundo a qual o desempenho fiscal do país, em aguda deterioração neste ano eleitoral, é melhor que o da grande maioria dos países do G20.
Na maior parte do mundo, o saldo das contas dos governos é apurado a partir da diferença entre as receitas totais e as despesas totais -o que no Brasil se chama de resultado nominal. O deficit nominal brasileiro acumulou o equivalente a 4,9% do PIB (Produto Interno Bruto, medida da renda nacional) nos últimos 12 meses, maior taxa em 11 anos. FONTE: Folha Online, na base de dados do site: http://endividados.com.br, em 13/11/2014.
SÊBADO PROTAGONIZA MAIS UM LANÇAMENTO – "PELA VIDA DO PLANETA, não cruze os braços faça a sua parte" é o título do mais recente livro do poeta, cordelista e violeiro José Ribamar. A área nobre do S Ê BadO receberá o poeta autor, Antônio Francisco cantando e declamando e ainda, a presença do Presidente de Honra da Confraria "Oséas Lopes". Tudo a partir das 12h, salientando o sebo está aberto de 10 às 18 horas.
COLUNA RAIO X – Aprecio as colunas e colunistas em jornais de Mossoró, uma que está fazendo falta pelo seu conteúdo de informações e principalmente numa área de suma importância que é a saúde. Amigo Ciro Ney, o que é que há..., lá se vão dois meses!
RUBENS COELHO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. – Antenado em tudo "convocamos", mais uma vez, para a série" o amigo RC (não confundir com cantor) para comentar e explicar um assunto que tem muito haver com a linha desse virtual veículo e que interessa a todos os trabalhadores. Coelho, desejo-lhe muita saúde e manda ver na série:
FATOR PREVIDENCIÁRIO - Uma saia justa para a presidente Dilma Rousseff nesse segundo mandato é conter a reivindicações dos trabalhadores através das centrais sindicais para pôr fim ao chamado fator previdenciário, que é o sistema atual de cálculo para quem vai se aposentar, que reduz o salário do aposentado. Esse sistema foi criado no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), na época muito criticado pelo PT, mas continuou nos governos de Lula e Dilma.
O QUE É O FATOR?
Instituído pela Lei 9.876/99, o Fator Previdenciário formulado que considera o tempo de contribuição, a alíquota e a expectativa de sobrevida do segurado no momento da aposentadoria. Por esse método, cada segurado recebe um benefício calculado de acordo com a estimativa do montante de contribuições realizadas, capitalizadas conforme taxa pré-determinada que varia em razão do tempo de contribuição, da idade do segurado e da expectativa de duração do benefício. Na prática, o Fator Previdenciário reduz o valor da aposentadoria para as pessoas mais novas. Conclusão, para o cidadão receber a aposentadoria integral, teria que se aposentar com no mínimo com cem anos e mais ou menos isso de contribuição. Se depender do senador Paulo Paim (PT/RS), o Fator Previdenciário está com os dias contados. Os contribuintes do INSS agradecem.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (454) – E ai vocês dos grupos, vamos lutar pelo que acreditamos, Muralha Petista e todos os movimentos que apoiaram Dilma Roussef, Robinson Farias e Fco. José da Silveira Júnior? Eu vivo lutando quase 24h por dia, defendendo a permanência da Coleção Mossoroense, do salvamento do Rio Mossoró/Apodi, a retorno da Escola Técnica de Comercio União Caixeiral (fundada e construída por Alcides Dias Fernandes) aniquilada pela prefeitura de Mossoró para tomar o seu imóvel. A salvação do nosso Rio Mossoró/Apodi. Pela construção de uma Galeria de Arte de Mossoró. E ai meus caros PETISTAS vocês irão nos ajudar nesta incansável luta??? Eu tenho certeza que a influência de todos vocês nesses Grupos e Movimentos no atual Governo da Presidenta Dilma é muito importante e forte, e ai vão nos ajudar, pedindo ao governo Federal e ao Governo Estadual e ao nosso Prefeito que dê uma olhadinha para o povo que tanto a ajudou na VITÓRIA. Respondam Senhores dos Grupos, mas com objetividade, ok. Um abraço de coração de rOgerio Dias (halamid.rogerio@gmail.com), em 10/11/2014.
FIQUE SABENDO... "Estado Nacional Brasileiro, Nacionalismo e Copa: um ciclo crítico em quatro estações (4/4)". Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN. (FONTE: e-mail pessoal em 08/10/2014).
E vivas ao verde das mortes das matas (ou, das mortes das maltas), e ao amarelo das riquezas extraídas com trabalhos forçados (ou, do uso das forças do Estado para fazer "amarelarem" os trabalhadores revoltados por se sentirem aviltados)!
Fechamento: sabendo que a FIFA representa uma associação de alguns grandes grupos econômicos – megacorporações – que dominam o moderno mercado capitalista e, sabendo ainda que o moderno mercado capitalista configura-se também como um modo de viver (promovido, vale ressaltar, por quase todos os governos do mundo hoje – que são, assim, colaboradores das grandes corporações), podemos dizer, então, que desde a sua invasão/colonização e perpassando tanto os períodos de governos militares como os de governos civis, esse tem sido desde sempre um verdadeiro regime dominante e permanente em toda a história destas terras chamadas - pelos portugueses – de Brasil: a ditadura dos valores do mercado capitalista sobre todo e qualquer outro valor (inclusive o da vida, obviamente)!
A partir desta compreensão, podemos perceber que, mesmo aquilo que foi oficialmente apresentado como sendo um dos maiores "avanços" implementados pelo sistema brasileiro, como parte das respostas às manifestações de Junho de 2013 – a lei que destina o investimento dos royalties do petróleo nas áreas da educação e da saúde, no fim das contas, configura-se também como mais um mecanismo que visa atender fundamentalmente aos interesses e aos valores do mercado capitalista, pois sob a justificativa de um uso "humanizante" dos recursos oriundos das atividades da indústria petroleira, promove a legitimação do emprego desta forma de obtenção de energia (tão "querida", p. ex., por aquela que há tanto tempo aposta no Brasil: a indústria automobilística), cujos riscos e danos reais – provocados pelo seu uso - para o equilíbrio do meio ambiente planetário (como o aquecimento global, p. ex.) não são compensados - nem minimamente – pela escolarização e cuidados médicos das futuras gerações que serão vítimas em potencial do iminente desastre ambiental planetário (lembremos ainda que hospitais universitários e universidades federais brasileiras estão sendo submetidos a políticas de terceirização de muitas das suas atividades, o que significa que muitos desses recursos públicos oriundos do petróleo beneficiarão, no final das contas, empresas privadas). E, do mesmo modo que a ditadura dos valores do mercado capitalista sobre todos os outros valores tem sido o regime dominante, perene em toda a história do Brasil, outro dado também tem sido recorrente nesta história: o uso - por parte dos grupos dominantes - do recurso aos espetáculos, para entreter e apaziguar os dominados, enquanto estes são submetidos à exploração, por parte daqueles.
O cantor e compositor nordestino, Zé Ramalho, resume bem, em uma canção, o que vem acontecendo desde sempre com as populações brasileiras que consomem espetáculos, como o da Copa do mundo: "Vocês que fazem parte desta massa, que passa nos projetos do futuro, é duro tanto ter que caminhar, e dar, muito mais do que receber... ô, ô, ô, vida de gado, povo marcado, ê, povo feliz..." Porque "nunca antes na história desse país" (ao menos, desde o "Milagre Econômico" dos militares), nestes últimos doze meses – entre Junho de 2013 e Junho de 2014 -, se viu um mercado capitalista nacional tão promissor - com inflação equilibrada, aumento da oferta de trabalho com salários não muito altos em relação à média salarial dos países em desenvolvimento, aumento do consumismo, crescimento da classe média, construções monumentais, bem como nunca se viu pelas telas das transmissões internacionais da Copa (nem na Copa dos militares) uma população com um perfil sócio econômico tão assemelhado aos das populações europeias de "países ricos, é, países sem pobreza" – ou seja, uma população majoritariamente de cor branca e de classe média, em que os indígenas e os "de cor" figuram, minoritariamente, apenas nos espaços reservados às encenações de respeito aos valores da igualdade e/ou da fraternidade (tais como os índios que, durante a abertura da Copa, abriram uma faixa dentro do campo, pedindo a legalização das suas terras).
Enfim, com o ex-sindicalista Luís Inácio "Lula" da Silva e sua sucessora, a "ex-guerrilheira" Dilma Vana Rousseff, este voltou a ser "um país que vai pra frente" - para o mercado capitalista moderno – e, para os jovens críticos do sistema, valem ainda as mesmas diretrizes sustentadas pelos governos militares dos quais o General Médici foi um dos representantes (e que levaram à estigmatização – como "baderneira" – e à prisão, da então jovem Dilma Rousseff): Brasil, "ame-o, ou deixe" as ruas sem protestar, mesmo que seja pela via da força e do aprisionamento!
E vivas ao verde das mortes das matas (ou, das mortes das maltas), e ao amarelo das riquezas extraídas com trabalhos forçados (ou, do uso das forças do Estado para fazer "amarelarem" os trabalhadores revoltados por se sentirem aviltados)! Sob o azul de anil do seu céu, o branco da sua bandeira continua sendo manchado com o sangue dos mais fracos, em nome do desenvolvimento do mercado, como desde os seus primeiros tempos, quando os portugueses aqui chegaram, e violentaram primeiro índios, e depois negros, sob o ferro e o fogo da cor da árvore de cujo epíteto retirou-se o seu nome de batismo, "Brasil"! O verdadeiro Estado da sua "ordem" sempre foi o "progresso" do mercado, às custas de incontáveis vidas dizimadas em seu nome! E seja com reis, príncipes, ou presidentes militares ou civis, como um bom filho, sempre tens homenageado a esta verdadeira pátria que te pariu!

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A Def  ensoria Pública da União realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 58 (cinquenta e oito) VAGAS PARA DEFENSOR PÚBLICO FEDERAL, inscrições abertas entre os dias 17/11 a 08/12/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 16.489,37. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Guaraciaba do Norte/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 149 (cento e quarenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 30/11/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / FUNDAMENTAL / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Nívea Barbalho – A. Social (dia 15), Cid Augusto – Jornalista e Prof. (16), Allicus Filgueira – Leitor (17), Francisco Santos – Leitor (18) e Francisco Linhares – Emater (21).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes, bom dia! Confirmo com muito gosto que sou leitora assídua de suas publicações. AbraSUS. Luzia Bessa". – Obrigado, obrigado e obrigado! Brava Luzia, imagino que andas muito ocupada, porém, manda as novidades para divulgarmos tá?
= HÁ 28 ANOS! Eleição dos deputados para a Assembleia Nacional Constituinte (última), em 15/11/1986.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 615/2013 (de 02/11), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre mais atraso nos salários dos servidores do estado; Crédito de Celular Pré-pago volta a ter prazo de validade; Fabiana Alves, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (406) por Diniz Santos; Fique Sabendo... "Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 14". Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
- ADUERN NÃO FUNCIONARÁ NESSE FERIADO. Em decorrência do feriado em homenagem a Proclamação da República Brasileira (15 de Novembro), a ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN não funcionará. As atividades são retomadas normalmente no domingo (16).
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Foi uma cantora brasileira de forró, baião e xaxado, entre outros. Filha de pai seresteiro iniciou a carreira na banda "Patrulha de Choque do Rei do Baião", que formou com o marido Abdias e o zabumbeiro Cacau para se apresentar na abertura dos shows de Luiz Gonzaga. Gravou o primeiro disco em 1956, já à frente do grupo "Marinês e sua Gente", com o qual se consagrou. A canção que consagrou a cantora foi "Peba na Pimenta", de João do Vale, José Batista e Adelino Rivera, que causou polêmica na época em que foi gravada, devido ao seu duplo sentido. Ela aparece interpretando a canção no filme "Rico Ri à Toa" de 1957. Ela morreu em 14/05/2007 aos 71 anos, se recuperava no Real Hospital Português de Beneficência, no Recife/PE, de um Acidente Vascular Cerebral sofrido dias antes. O corpo da cantora foi sepultado no dia 15/05/2007 no Cemitério Campo Santo Parque da Paz em Campina Grande/PB. Reportamonos sobre INÊS CAETANO DE OLIVIERA de nome artístico "Marinês", nascida em São Vicente Férrer/PE em 16 de novembro de 1935. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marinês.
- HOJE É DIA: da Proclamação da República, Dia do Esporte Amador e Dia do Joalheiro. Amanhã (16) será Dia do Não-fumar e Dia Internacional da Intolerância.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos esportistas amadores, aos não-fumantes, aos intolerantes e aos joalheiros.
QUEM canta...
"De repente então tudo mudou / E a turma toda contra me virou / Correndo descobri que o tal coração / Era uma jóia pendurada no cordão... . ("Pega Ladrão". Composição: Indisponível. Canta: Roberto Carlos).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

DC - Coluna de Notícias 666. (Anexo slide: Boa Existência).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VII – Edição nº 666 (geral) e 43ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 12 de novembro de 2014. Atualizações aos sábados (Hoje Especial).
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 46ª/52, dias: 316/365 e faltam 49 dias para o término do ano.
“Causo democrático!”
Ao pobre não é fácil / A coisa acontecer / Mas desistir do sonho / É pedir pra morrer / A alma é nutrida / Com o que vamos ser”. Sextilha de “Um Sonho Virou Realidade” – dezembro/2012 por Mané Beradeiro. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Dessa edição até dezembro próximo, estaremos publicando (espaço acima) versos de Francisco Martins Alves Neto (50) que desde os 09 anos aprendeu a ter gosto pela leitura, publicou 32 folhetos de cordel e 04 livros: “Contos da Nossa Terra” (2004), “Degustando Poesia” (2007), “Crônicas Sensoriais” (2007) e “Mané Beradeiro em Causos e Poesia” (2010). Aos 17 anos teve seu primeiro emprego na função de Assessor de Imprensa da Arquidiocese de Natal, é Guardião da Biblioteca Padre Luiz Monte, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras e trabalha na Biblioteca Rômulo Wanderley, em Parnamirim/RN. É membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte – SPVA e da União Brasileira de Escritores – UBE/RN. Desde outubro de 2008 desenvolve nas escolas públicas do RN o projeto “Momento do Livro”, com aulas lúdicas através dos personagens Mané Beradeiro e o Palhaço Leiturino. Francisco Martins (franciscomartinsescritor.blogspot.com.br) tá “lambendo a nova cria” de nome SEIS FACES DE ENCANTO – Obras reunidas 50 anos do autor que será lançado no dia 05 de dezembro em Parnamirim (Escola Municipal Rubens Lemos, às 15h.)) e na manhã de sábado, 13/12/2014, na área nobre do S Ê BadO com os apoios cultural do Marcos Pereira (idealizador da Confraria do SÊBadO) e o Jornal Virtual “Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias” em alusão ao 7º Aniversário de 07 do blog completados em 13 de outubro de 2014. Boa leitura nobre leitor/a!

SUPERMERCADO É CONDENADO POR VENDA DE PRODUTO VENCIDO – O juiz da 4ª Vara Cível de Taguatinga julgou parcialmente procedente o pedido e condenou o réu, ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais. O autor ajuizou ação para reparação de danos materiais e morais alegando que teria adquirido um pacote de biscoitos no supermercado, Wall Mart, e pouco tempo após ter consumido o produto, passou mal, tendo que ser internado por 3 dias. Afirmou ainda que o hospital comprovou que o mal estar foi decorrente da ingestão do alimento, que estava com a validade vencida.
O réu apresentou defesa negando qualquer responsabilidade pelo fato, pois apenas teria comercializado o produto, não sendo responsável pela sua fabricação. Alegou a ocorrência de culpa do consumidor, que não teria adotado os cuidados necessários para não adquirir produtos com validade vencida.
O magistrado ressaltou que é dever dos estabelecimentos comerciais seguir as normas de saúde que determinam que alimentos vencidos não podem ser oferecidos ao público: “Pelas normas de saúde, é dever imposto aos estabelecimentos comerciais, que exercem atividade empresarial de venda de produtos, dentre eles os perecíveis, a observância da data de validade destes, de modo que, observando o vencimento dela, a imediata retirada do campo de disposição, sob pena, inclusive, de responsabilidade penal”. Da sentença ainda cabe recurso. Processo: 2013.07.1.039003-0. FONTE: TJDF - Tribunal de Justiça do Distrito Federal, em 10/11/2014, na base de dados do site: www.endividados.com.br/.

CAMPANHA: AJUDE VITÓRIA – Jornal Gazeta do Oeste - Ontem (10/11) resolvemos pedir ajuda ao nossos seguidores para tentar amenizar um pouco as dificuldades enfrentadas pela pequena Vitória Louhanne e sua família. A menina, aos oito anos, sofre com paralisia cerebral e hidrocefalia crônica. Alguns itens são necessários com mais urgência para tornar os dias dela melhores. Qualquer doação pode ser entregue na nossa recepção (Av. Cunha da Mota, 100 - Centro, Mossoró-RN), que será encaminhada a ela. As doações em dinheiro podem ser depositadas na Caixa Econômica Federal, Agência 0560, Conta 00052042-4, Operação 023, em nome de Mirelly Darlen Pontes Augusto.
ITENS MAIS NECESSÁRIOS: Leite Nutren Júnior, Fraudas descartáveis infantis (extra G) e sondas para respiração. Por Jucilene Mendes – Jornalista, via facebook.

DIOCESE DE MOSSORÓ CELEBRA 80 ANOS, programação de 14 a 16/11 – Todo o mês de novembro é marcado pela Assembleia Anual de Pastoral na Diocese de Mossoró, mas esse ano a programação da Assembleia terá um tom celebrativo por coincidir com o aniversário de 80 anos de criação da Diocese. No período de 14 a 16 de novembro, teremos cinco seminários temáticos acontecendo simultaneamente sobre os temas Liturgia, Missão e formação dos leigos, Catequese, Ação Social e Ministros ordenados e vidas consagradas. No sábado, 15, no período da tarde, encerramento dos seminários com palestra do professor doutor em Teologia Padre João Paulo de Araújo Gomes, da Diocese de Caruaru, e lançamento da Revista Celebrativa 80 anos, às 18h, no Colégio das Irmãs.
No domingo, dia 16, a partir das 8 horas, show religioso com Padre Nunes e Missa em Ação de Graças presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e todo clero, no Ginásio Pedro Ciarlini. Na terça-feira, dia 18, data oficial de instalação da Diocese de Mossoró, teremos a ordenação dos diáconos Zioneudo de Sá e Wescley Paulo Pereira de Melo, às 19 horas, na Catedral de Santa Luzia.
Seminários temáticos - Assembleia Diocesana:
9h. Liturgia -Paróquia São Manoel- Local- Colégio Pe Dehon (Bairro São Manoel);
9h. Missão e Formação dos Leigos- Local- Sede do Cursilho (Bairro Nova Betânia);
9h. Catequese- Local- Centro Pastoral Pe José do Vale- (Bairro 12 Anos);
9h. Ação Social- Local- Capela Mãe Rainha (Bairro São José);
9h. Ministros Ordenados e Vida Consagrada-Local- Centro de Treinamento (Bairro Santo Antônio);
* Os participantes serão recepcionados a partir das 8h nas Paróquias.
* Cada paróquia deve inscrever três participantes em cada um dos seminários.
* O seminário acontecerá sexta-feira (a partir das 9h e o dia inteiro). À noite haverá uma vigília e no sábado até meio-dia. Às 14 horas, haverá plenária para cada seminário apresentar frutos do estudo do tema e o fechamento com a palestra do professor doutor em Teologia Padre João Paulo de Araújo, na quadra do Colégio das Irmãs. Em seguida, lançamento da Revista Celebrativa dos 80 anos da Diocese. Domingo, encerramento da programação de aniversário com show de Padre Nunes, às 8 horas, recebendo caravanas das paróquias e missa de envio no Ginásio Pedro Ciarlini. Por Valéria Bulcão – Jornalista.

TÚLIO RATTO, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O amigo Túlio Ratto demorou estrear na série, porém traz boas novas sobre a Revista_rn e vem junto de nomes tipo peso pesado como: Erasmo Firmino – Blogueiro, e outros jornalista: Rubens Lemos, Raildon Lucena, Luiz Fausto, Sávio Hackradt e outros. Já curti e adotei a revista para mais uma fonte de notícias!
“Boa tarde, Hermes! No próximo dia 14 de novembro estaremos lançando a Revista _rn. Uma publicação 100% digital com os temas mais importantes do Estado do Rio Grande do Norte e com distribuição gratuita. A Fanpage para mais detalhes: https://www.facebook.com/revistawebrn. Se puder Curtir ficamos agradecidos. RevistaWeb _rn. Para recebê-la gratuitamente, direto no seu smartphone, basta enviar uma mensagem pelo WhatsApp para o nª. 84 9143-6757 c/ nome e cidade. Ficamos no aguardo. Vamos lá: é grátis. Revista_rn. A partir do dia 14 de novembro no seu smartphone mais próximo. Túlio Ratto".

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (453)Tem sido uma constante as gozações por falta d’água em São Paulo. Mesmo termos sofrido forte discriminação nesta última eleição, não devíamos revidar, pois, a coisa é séria e quem mais sofre é a classe mais pobre e têm muitos naquela região que nos respeita. A falta d’água não advém somente das estiagens, também da poluição dos rios que estão mortos a exemplo do Tietê e o nosso Mossoró. a água potável está cada vez mais escassa e parece que ninguém se preocupa com isso, pois, continuam poluindo os mananciais e derrubando árvores. Barbosa Assis, via WhatsApp, em 10/11/2014.

FIQUE SABENDO... “Estado Nacional Brasileiro, Nacionalismo e Copa: um ciclo crítico em quatro estações (3)”. Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN. (FONTE: e-mail pessoal em 08/10/2014).

Milhares de cidadãos brasileiros são desrespeitados nos seus direitos - garantidos pela constituição - de habitação, de livre organização, de manifestação, de expressão, de ir e vir e de garantia da segurança dos seus próprios corpos.

Terceira Estação: de Junho de 2013 a Junho de 2014, um ano antes do início da Copa que será chamada oficialmente de “A copa das Copas”, se acelera a corrida para terminar a organização do espetáculo mundial e, assim, se aceleram as expulsões de moradores de comunidades pobres das áreas onde seriam construídas as “arenas” (250.000 pessoas foram expulsas das suas casas), assim como se intensificam os protestos (mesmo que apenas com alguns milhares de pessoas, e não mais com os números dos milhões de pessoas do Junho passado, pois muitos manifestantes “festivos” se acomodaram com as conquistas dos protestos de Junho e com as promessas do governo): protestos contra as expulsões de comunidades pobres e contra as revalidações dos aumentos das passagens dos transportes (uma verdadeira traição à população), junto com outras bandeiras de luta que se somam a estas bandeiras originais, como a do aumento de salários para várias classes de trabalhadores. Ao mesmo tempo, se intensificam, também, as violências das forças dos governos contra os manifestantes... . São muitos os dramas vividos por comunidades urbanas pobres e manifestantes, devido às expulsões e repressões, durante estes doze meses... . Aqui, vale a pena lembrar: a frase que simboliza o governo da Senhora Presidente Dilma Rousseff é “país rico é país sem pobreza”... .

Quarta Estação: Em 12 de Junho de 2014, é realizado o primeiro jogo da Copa no Brasil. Neste mesmo dia, protestos acontecem em várias cidades do país e também dentro do Estádio da abertura: a presidente Dilma Rousseff e o presidente da FIFA – Joseph Blatter - são vaiados pela torcida de classe média (um ingresso para os jogos custa a metade do valor do salário mínimo do país). Dentro do campo, índios que participam das encenações de abertura abrem uma faixa pedindo a legalização de suas terras. Daí em diante, as doze cidades onde acontecerão os jogos da Copa vivem sob um verdadeiro Estado militar, com milhares de militares e policiais de todas as forças e organizações de espionagem demarcando, nos dias dos jogos, onde se pode passar e quem pode passar por onde, como também atacando violentamente manifestações pacíficas contra a Copa, prendendo, torturando e, em alguns casos, até atirando com munição letal... . Ao lado de multidões de brasileiros e estrangeiros embriagados pelos jogos nos estádios, milhares de cidadãos brasileiros são desrespeitados nos seus direitos - garantidos pela constituição - de habitação, de livre organização, de manifestação, de expressão, de ir e vir e de garantia da segurança dos seus próprios corpos... . Essa é a verdadeira cara daquilo que os manifestantes denominam de “A Copa das Tropas”... .

CONQUISTE SEU EMPREGO:
NACIONAL. A DATAPREV – Empresa de Tecnologia e Inf. da Previdência Social realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 4.016 (quatro mil e dezesseis) VAGAS PARA CARGOS, inscrições abertas até o dia 17/11/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 6.395,39. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
CE: A Prefeitura de Icó/CE, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 559 (quinhentas e cinquenta e nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 21/11/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.542,40. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: “Glaudionora Silveira – Profª. e Lúcia Souza – A. Social (dia 09), Simara Rêgo – DATANORTE (10), Aluízio Dutra – Prof. (11), Carlos Antônio – Sindicalista e Lindalva Melo – Leitora (12), Antônio Capistrano – Prof., Bino Oliveira – Prof. e Ivanilda Xavier – FUNDAC (13) e Tony Silva – FUNDAC (14).
= DO AMIGO/A LEITOR/A:Caro Amigo Hermes, mais uma vez agradeço-lhe a gentileza da publicação dos nossos versos, mostrando ser esse um veículo de divulgação da nossa cultura! Valeu, amigo! Luiz HARILDO Costa Júnior”. – Quero me desculpar do amigo pela demora desse registro, são tantos que preciso agendar pela ordem de chegada e até, vez por outra, “quebramos o protocolo” pela questão do assunto/momento. E afirmar que o espaço está e sempre esteve aberto, nosso e-mail para receber mensagens é: hermesoliveira1@hotmail.com, e as contas gmail são tão somente para distribuir as edições. No aguardo de mais versos, desejamos muita saúde e paz a você e demais familiares!
= HÁ 61 ANOS! Visita do Cantor Vicente Celestino, a cidade de Mossoró, em 12/11/1953.
= E HÁ 268 ANOS! Nascimento de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792) foi um dentista.

**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 614/2013 (de 27/10), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre dias úteis e feriado até o fim do ano; Diante da calamidade financeira do RN; Vaníria Dantas, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (405) por Jaqueline Dantas; FIQUE SABENDO... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 13”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.

- PREVI. Cada vez mais dramática a situação do Previ Mossoró. Os membros do Conselho Previdenciário disseram que só autorizam o terceiro parcelamento dos repasses da Prefeitura de Mossoró quando for apresentada a capacidade de endividamento do município. Os conselheiros perderam a paciência com a situação deficitária da previdência municipal. O prefeito Francisco José Júnior tentou uma manobra passando por cima do Conselho, mas foi avisado que isso não seria possível. A dívida atual ultrapassa a casa dos R$ 6 milhões. FONTE: Coluna Bruno Barreto, www.omossoroense.com.br, em 11/11/2014.
 - DO MUNDO ARTÍSTICO – Foi um cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura da região do Seridó, no Rio Grande do Norte. Filho de Sebastião Pequeno, tocador de cavaquinho e Concertina. Foi menino butador d'água junto ao seu estimadíssimo jumentinho "Moleque", no sítio Tôco, onde cantarolava batendo numa lata as modinhas que aprendia na festa de Sant`Ana em Caicó/RN. Na casa grande da fazenda, onde se reuniam os moradores da redondeza, fazia a alegria da rapazeada. Costumava sair da fazenda descalço e a pé, rompendo 18 km de caatinga para bater a famosa "peladinha " em frente à Igreja de Sant`Ana na cidade de Caicó e articular-se, claro, para cantar na sede do Caicó Esporte Clube, no domingo à tarde. Para ele, cantar já era êxtase. Nasceu em Timbaúba dos Batistas/RN no dia 13/11/1936, foi um cantor de forró conhecido pela forte ligação à cultura da região do Seridó do seu estado. Nos anos 1950, destemidamente o garoto de 14 anos "pegou morcego" no caminhão de Artur Dias e veio para Natal, se escondeu no bairro das Quintas e logo garantiu seu espaço para cantar no Programa Domingo Alegre da Rádio Poti, junto ao radialista Genar Wanderley e no animado Forró da Coréia, onde hoje é o Arena das Dunas (então Estádio de Futebol Machadão), forró esse que o inspirou a compor um dos seus grandes sucessos: "O forro da Coréia". Menino esperto que trouxe no sangue as raízes do autêntico "forró pé de serra" do sertão nordestino, registrou e divulgou com originalidade e alegria a cultura e as tradições dos folguedos populares nordestinos por mais de 4 décadas. Reportamo-nos sobre ELINO JULIÃO, faleceu em 20/05/2006 aos 69 anos e uma rica discografia de 16 unidades. FONTE: http;//pt.wikipedia.org./wiki/Elino_juliao.
- HOJE É DIA: Nacional do Supermercado e Dia Internacional de Qualidade. Amanhã (13) será Dia do Moço Espírita e Dia do Mau Humor (em Porto Alegre/RS).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais de supermercados, aos jovens espíritas e aos gaúchos mau-humorados!.
QUEM canta...
Levantei da cama e vesti roupa / Não me conhecia estava quase louca / Fui até a porta e antes de sair / Voltei com pretesto de me despedir... . (“Na Hora da Raiva”. Composição: Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Canta: Wanderlea).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o  cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.