terça-feira, 12 de agosto de 2014

DC - Coluna de Notícias 655 (Anexo slide: Caderneta Vermelha).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias”
“Uma forma diferente de noticiar!”
Ano VI – Edição nº 655 (geral) e 32ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, terça-feira, 12 de agosto de 2014. Atualização Especial.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 32ª/52, dias: 224/369 e faltam 141 dias para o término do ano.

“Causo democrático!”
O que eu tenho é esta casa / Que eu herdei do meu pai / É a chuva vem não vem, / É a casa vai não vai; / Todo dia eu boto barro, / Toda noite o barro cai! De Luiz Campos – Poeta mossoroense (in memorian). Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:

Hoje comento uma situação que poderia ser a valorização do servidor público no (des)governo Rosalba Ciarlini mais não é. É o caso de que em alguns órgãos existirem diretores, chefes e até gerentes advindos do próprio quadro de pessoal do segmento – os efetivos. Ou seja, não são nomeadas a título de cargos comissionados (servidores alheios à instituição). Mesmo com essa “falsa valorização” a governadora não dá as devidas condições para estes executarem suas atribuições por falta de apoio financeiro e autonomia administrativa. Assim só denigrem a imagem desse servidor, que piora quando o cargo/poder sobe à cabeça do/a suposto/a “poderoso/a chefe” esquecendo-se que é igualmente qualificado no quadro de efetivos. A chefia é apenas temporária, ele ou ela, perde o poder com a exoneração do cargo. É bom se dizer aos gestores que, eles estão à frente do órgão para uma administração bilateral, ou seja, dá o recado à sociedade e seus usuários sem sacrificar mais ainda seus servidores mal pagos e desestimulados ao longo dos tempos. Para casos de servidores relapsos, existem as medidas legais a se resolver administrativamente.  Boa leitura nobre leitor/a!

HISTÓRIA DO DIA DOS PAIS: a data é móvel mais ninguém esquece! – Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 400 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para eu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente... .

Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deveriam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto (...). FONTE: http://arteducacao.pro.br/homenagem/pai.htm/.

COISAS QUE SÓ ACONTECEM COM BOTAFOGUENSES! – Pois é, mesmo com consequentes derrotas, principalmente para o Flamengo, cabe-me registrar que meu GLORIOSO BOTAFOGO de futebol e regatas completa, hoje, 110 anos – fundado em 12/08/1904 no Rio de Janeiro, bairro de mesmo nome.

DATANORTE: JUSTIÇA MANTEM INCORPORAÇÃO DE 4,80% - Os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho - TRT/RN negaram o recurso impetrado pela DATANORTE na ação de dissídio 2011/2012 dos seus trabalhadores. Os desembargadores mantiveram a condenação, que manda incorporar nos contracheques dos trabalhadores o índice de 4,80%, retroativo a maio de 2012. FONTE: www.sinairn.com.br, em 06/08/2014.

GRITO DOS EXCLUÍDOS FARÁ CAMINHADA DOS 20 ANOS – Em plenária realizada na quarta-feira (06), a organização decidiu realizar, hoje (12), uma caminhada para marcar a vigésima edição do GE, a concentração se dará, ás 15h30 na Praça da Pirâmide no Bairro Alto da Conceição, seguirá roteiro pelas ruas dos bairros adjacentes, com paradas em frente à Unidade de Pronto Atendimento e do Caic. O encerrando na Praça do Belo Horizonte às 17h30. O pessoal caminhará em filas com carro de som e equipes distribuindo material nas residências sobre o que é o plebiscito e sua importância. Naquela data serão comemorados Dia da Juventude e o Dia Nacional de Luta do Plebiscito Constituinte.

MARCONDES PAULA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – Um dos rockers mais atuante no país de Mossoró, sempre antenado com a movimentação havymetal nacional e internacional:

Novidades sobre o novo local para a galera rock na cidade de Mossoró! Dei uma passada por lá e vi que o mesmo está no fim das reformas, o tamanho é parecido com o antigo Do Sol em Mossoró, e segundo a organização, o nome será simplesmete "Estúdio" e que funcionará de quinta-feira a sábado e, claro, dependendo dos eventos poderá ter outros dias. Fica por trás da antiga Boite Numbre One, próximo a igreja São João no Bairro Doze Anos. Já tem algumas datas pré-agendadas e outras novidades daremos uma força para divulgar. Abraço, Marcondes Paula.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (442) – A única coisa que me decepciona realmente é o ser humano. Pois, se diz ser dos sentimentos e da razão..., mas na prática... . Por Walter Silva - Músico, via facebook, em 08/08/2014.

FIQUE SABENDO... “A Copa e a Democradura II - PARA XS “ESQUERDISTAS” ENTREGADXS AO SISTEMA (Parte 2)”. Por Vantiê Clínio – Dr. em Ciências Sociais pela UFRN, em 12/07/2014.
Cidadãos cada vez mais condicionados a viverem em harmonia com as leis e regras sociais - a se sentirem felizes dentro do aquário.
Vocês já se questionaram "por que”, justamente num momento em que a internet está servindo para mobilizar, mundialmente, tantos movimentos de protestos com uma tendência declarada à reivindicação de uma VERDADEIRA DEMOCRACIA (como foi o lema dos "Indignados”, na Espanha de 2011) - ou seja, reivindicações de Democracia Direta -, “por que”, justamente nesse momento, surgem propostas de regulação governamental da internet, como a do Marco Civil e a da Netmundial? Sei, o papo é que as grandes corporações de transmissão de dados já estão privatizando os dados dos usuários... Mas, então, a única escolha aí é entre ter seus dados virtuais controlados pelas corporações ou controlados pelos governos?! Aliás, para quem tem olhos para ver, a maioria dos governos mundiais são eleitos com megacampanhas eleitorais, cada vez mais caras e financiadas por grupos de grandes interesses econômicos, configurando-se, de fato, em mandatários destes grupos corporativos. Então, há alguma escolha aí, entre "a cruz” - das ilusões da religião dos nacionalismos - ou “a espada” - do mercado que fere as dignidades pessoais em nome do lucro?! Ou seja, parafraseando - não por acaso -, a música do polêmico Ney Matogrosso: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, porque isso vai longe, meninxs isso vai longe..." Vai sofisticar mais ainda os já tão refinados mecanismos de controle existentes sobre as vidas das pessoas nas sociedades contemporâneas: e qualquer prática que seja REALMENTE crítica com relação ao Status Quo, já será detectada e anulada desde o seu nascedouro, pelo BIG BROTHER! Não é à toa que um dos grandes conhecedores do mundo da internet, Julian Assange (do WikiLeaks), declarou que a internet está se tornando uma das maiores ameaças à civilização (ou seja, ao desenvolvimento do livre pensamento)... E também não é à toa que ele - Assange - está sendo vítima de uma campanha de difamação e de incriminação... A tal liberdade de pensamento nas democracias representativas só vai até onde se pensa O QUE SE PERMITE QUE SEJA PENSADO, ou seja, que a democracia representativa é o único e o melhor dos mundos políticos! Quem enxerga para além dos vidros do aquário, "mija fora do balde", "joga água fora da bacia” - melhor, “do aquário", porque perceber que existe o mar e querer se agitar para sair do aquário em direção à amplitude do horizonte, é crime contra o Estado - ou melhor, é um dano contra os vidros de contenção (qualquer alusão à estratégia black block não será mera coincidência?)!
E, vejam que eu me limitei aqui apenas às questões dos imigrantes pobres, dos manifestantes pró Democracia Direta, das ameaças à liberdade na internet como consequência da intensificação dos seus usos para fins de mobilizações realmente críticas... Eu poderia me estender mais tratando, p. ex, da questão dos estreitos vínculos das indústrias farmacêutica e bélica com a maior parte dos Estados "democráticos", de modo que esses Estados submetem suas populações a políticas de vacinações massivas com substâncias cuja eficácia - e efeitos colaterais - ainda não são ponto passivo entre a comunidade científica, bem como estes Estados também são cúmplices - direta ou indiretamente - de boa parte das guerras do mundo moderno, pelo fato de serem alguns dos maiores clientes das indústrias armamentistas...
Mas, como eu já lhes disse, acho sim que estamos caminhando para um mundo digno das melhores utopias NEGATIVAS: um “Admirável Mundo Novo", onde os cidadãos cada vez mais condicionados a viverem em harmonia com as leis e regras sociais - a se sentirem felizes dentro do aquário - têm as suas capacidades perceptivas e críticas cada vez mais entorpecidas por uma droga chamada... O acesso ao consumo em massa de produtos/bugingangas descartáveis, como também ao consumo de produtos da indústria de entretenimento como o... FUTEBOL!

CONQUISTE SEU EMPREGO: RN. A Prefeitura de Natal/RN realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 596 (quinhentas e noventa e seis) VAGAS PARA AGENTE COM. SAÚDE E AGENTE COM. ENDEMIAS, inscrições abertas até o dia 1º/09/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL. Salários: até R$ 1.027,21. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
NACIONAL: A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 143 (cento e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 13/08/2014. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 11.403,90. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!”: Naísla Fernandes – Autônoma (dia 08), Rita de Cássia – SINTAUERN (09), Francisco Carlos – Prof. e Marcos Júnior - Sêbado (10), Fátima Gê – DATANORTE, Jânio Fernandes – Prof., Teófilo Viana - Tio (13), Gilberto Loia – Músico, Iraneide Solano – FUNDAC (14) e Naja Alves – SINDSERPUM (15).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A I: “Caro amigo Hermes, vejo com tristeza a noticia de que vai cair mais um casarão mossoroense. É só um lamento porque fazer algo ninguém pode ser contra o poder econômico é uma desvantagem. OK .Wilson”. – Verdade amigo, Prof. Wilson Bezerra, uma brutal realidade! Abraços fraternos.
 = DO AMIGO/A LEITOR/A II: “Hermes, comunicador de muita competência. Adailzo Vieira”. – Companheiro Adailzo, muita gentileza de sua parte, sou apenas um repassador de notícias que se queixa de blogueiro! Saúde paz ao amigo e demais familiares.
 = HÁ 139 ANOS! Aconteceu O Motim das Mulheres, um movimento de mulheres pelo centro da cidade em prol dos seus esposos, filhos e amigos pelo centro da cidade. Mesmo com o fim da Guerra do Paraguai, continuavam as inscrições de alistamento militar, então elas saíram pelas ruas rasgando documentos, editais passando por igrejas, jornais destruindo documentos e livros. Liderada por Ana Floriano, em 12/08/1875. Fonte: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira.
= HÁ 01 ANO! Morre o Poeta Luiz de Oliveira Campos - Luiz Campos, em 13/08/2013, nascido em Mossoró no dia 11/10/1939. Letrista, cordelista, violeiro, poeta. Mesmo viajado por 18 estados brasileiros, o poeta brincou com o repórter, à época: "num sou famoso, sou faminto". Por sua casa simples passaram os cantadores Ivanildo Vila Nova, Antônio Lisboa, Otacílio Batista e o paraibano Moacir Laurentino, que sequer sabia tocar naquele tempo. "Agente não ensina, agente educa", disse Luiz Campos, amparado na modéstia que escondia os mais de 40 títulos escritos e gravados por compositores, como Amazan. FONTE: Portalnoar.com, por Saulo Castro.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 603/2013 (de 10/08), tratamos dos seguintes temas: Comentário sobre a saúde do Prof. Carlos Filgueira; Alex: “quem cuida no futebol é a globo, e a CBF é só uma sala de reuniões; Semana Nacional de Execução Trabalhista; Governo x Sindicatos x DIEESE; William Robson, repórter por uma edição!; Bronca do Leitor(a)/internauta (395) por Lisboa Batista; Fique Sabendo... “Sobre a(s) radicalidade(s) libertária(s) 2”. Por Dr. Vantiê Clínio – Doutor em Ciências Sociais.
 - DE TELEVISÃO E SUA PADROEIRA - A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra. No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4. Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, falecida nesse dia, ano de 1253.
 - HOJE É DIA: Hoje é Dia do Escoteiro do Mar, Dia Internacional da Juventude e Dia Nacional das Artes. Amanhã (13) será Dia do Economista, Dia do Pensamento, Dia dos Canhotos e Dia dos Encarcerados.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos escoteiros do mar, a juventude do mundo inteiro, aos profissionais das artes, aos economistas, aos pensadores, aos canhotos (destros) e aos encarcerados.
QUEM canta...
Maravilha, juventude / Pobre de mim, pobre de nós / Via Láctea, brilha por nós / Vidas pequenas na esquina...”. (“Linda Juventude” – Composição: Indisponível. Canta: 14 Bis).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário