sábado, 24 de maio de 2014

DC - Coluna de Notícias 644. (Anexo slide: A Ratoeira).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 644 (geral) e 21ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 24 de maio de 2014. Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 21ª/52, dias: 144/369 e faltam 221 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"IDA AO PROCTOLOGISTA. – Fiquei todo constrangido / deixar um sujeito ver / e no meu ânus tocar / pense numa hora amarga / deu vontade de chorar / o doutor muito tranquilo / foi tocando devagar / falando que na minha idade / é preciso analisar / Proctologista é médico / que gosta de cutucar ...". Em 20/05/2014. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

A semana foi de muita movimentação com greves no IPERN e FUNDAC, por falar em Fundac, o perverso assassinato de um adolescente ocorrido no domingo último e revelado dois dias após, veio à tona o que se vinha anunciando há anos. Nesta página já frisei que o CEDUC É UMA BOMBA RELÓGIO que poderia explodir a qualquer momento – dependia só do acionamento. Infelizmente aconteceu e providencias nunca foram tomadas sem se saber as reais razões ou irresponsabilidades. Quero dizer que não é irresponsabilidade de servidor e diretor. Irresponsabilidade das autoridades vez que existe o LIVRO DE OCORRÊNCIAS que relata o dia-a-dia daquela casa revelando o comportamento dos internos que deveriam ter a proteção do governo com base nos preceitos do SINASE. Proteção tanto aos menores lá custodiados e, principalmente, dos inúmeros servidores a serviço da sociedade. Vamos ao SÊBadO que hoje é sábado e boa leitura nobre leitor/a!

NÃO QUEREM TRABALHAR – Há meses, ronda entre economistas e o próprio governo uma dúvida: como a taxa de desemprego cai se a geração de vagas está estagnada? A resposta é uma migração vigorosa das pessoas para a inatividade e o grosso delas, indagadas pelo IBGE, responde: eu não gostaria de trabalhar.
Esse grupo correspondia a 17,375 milhões de pessoas em abril deste ano, 5,7% mais do que os 16,436 milhões do mesmo mês de 2013. Os que não querem trabalhar correspondem à maior fatia dos 19,2 milhões de inativos nas seis maiores regiões metropolitanas do país: 90,5%.
O outro grupo de maior peso é composto pelos que entram e saem do mercado de trabalho em momentos específicos ou os que fazem trabalhos eventuais, mas não estavam empregados nem à procura de trabalho nos últimos 30 dias anteriores à pesquisa – período de referência para compor o grupo que está economicamente ativo, ou seja, na força de trabalho de modo mais efetivo (...). FONTE: Folha Online, na base de dados do site: www.endiidados.com.br, em 2/05/2014.

GOVERNO CONVOCA CONCURSADOS DA CODERN - NATAL/AREIA BRANCA. A Companhia Docas do Rio Grane do Norte (CODERN) está convocando os aprovados no concurso público realizado em fevereiro deste ano. Após a homologação dos concursados, que aconteceu no último dia 23, a gerência administrativa da empresa iniciou em maio a convocação oficial.
Todos os candidatos podem visualizar o resultado do certame no sie da Consulplan, empresa responsável pela realização do concurso. Inicialmente foram 35 convocados que serão direcionados para a sede da CODERN, para o Porto de Natal e para o Terminal Salineiro de Areia Branca. A pós ser chamado o candidato tem até 15 dias para comparecer à sede da CODERN, em Natal, com os documentos e cópias necessários em mãos. FONTE: Jornal O Mossoroense, na base de dados do blog: irandeoliveira.blogspot.com.nr, em 20/05/2014.
CARLOS ANDRÉ LANÇA LIVRO-CD NO SÊBADO – O grande mossoroense, cantor, compositor e produtor Oseas Lopes, o mesmo Carlos André estará logo mais com os amigos e amigas da Confraria do  SÊBadO,  para agradecer aos que o prestigiaram no lançamento, dia 06/05, da sua mais nova obra "Minha História de Oseas Lopes, Trio Mossoró a Carlos André", e dá continuidade de divulgação que já é sucesso. Vale salientar que o livro tem co-autorias do Prof. Almir Nogueira e Jornalista Lúcia Rocha. Sucessos continuados amigos!

KLEYLENDA LINHARES, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A nossa estreante na série já chega metendo bronca! Justifico os registros se dão no dia da edição ou no dia seguinte. Vezes por outra, quando no "dia d" não tem o que registrar faremos o mais próximo. Pré como bronca é bronca..., tempestivamente registro que no dia quinze de maio é o Dia do/a Assistente Social! Parabéns e sucessos na gestão do CRESS – Conselho Regional do Serviço Social, Mando um abraço à Eliane Monte. Agora é com você estimada amiga Kley:
"Querido amigo, não vi o registro nesta, nem na última edição, do dia da/o assistente social (15/05)". Também comunico ao amigo que ontem (16/05) a nova gestão do CRESS-RN seccional Mossoró, "É uma só voz, é você, somos nós", tomou posse. A mesma é composta por: Coordenadora: Aline Muras Pino, Secretária: Marwyla Gomes e Tesoureira: Kleylenda Linhares da Silva. As suplentes são: Janaiky Almeida, Ellen Cristhian e Sonia Melo. Grande abraço, Kleylenda.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (432)Não nos envergonhe: Importante denunciar! Em greve há quatro dias, os funcionários do IPERN que não tiveram suas demandas relativas à reestruturação do PCCR atendidas, e, até o momento não foram chamados para receber qualquer proposta que aponte em direção ao fim do movimento por parte do governo ou do dirigente do instituto, receberam a informação de que o presidente em exercício do órgão, o Sr. Geraldo Laurentino da Silva Júnior, pede a chefia do setor de atendimento, que enfrente, na porta do instituto, os grevistas. Propõe que o trabalho de convencimento aos aposentados e pensionistas seja desmoralizado. Os servidores em greve orientam que não entrem nas dependências do prédio e ser atendidos por estagiários, na sua maioria. É incabível esse comportamento. O cidadão a quem nos referimos é um funcionário de carreira do instituto; conhece e reconhece que as reivindicações dos servidores são justas. Porém, o "ranço" autoritário do governo Rosalba Ciarlini atinge às mentes que permite esse tipo de retrocesso. Adão Galdino – Movimento Grevista.
NOTA DO EDITOR. Triste ver colegas desconstruindo um movimento em que ele também será beneficiado com as conquistas. Lamentável mesmo! Avante companheiro Adão!
FIQUE SABENDO... "A dinâmica da mentalidade de torcida organizada". Por Dr. Vantiê Clinio, em 16/05/2014.
UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO: A DOMINÂNCIA DA MENTALIDADE DE TORCIDA ORGANIZADA NO DEBATE SOBRE A POLÊMICA ENTREVISTA DE NEY MATOGROSSO.
Para tratar do assunto anunciado no título, tomarei aqui apenas um caso, bastante representativo de boa parte das posturas assumidas pelos defensores do governo federal, no debate público desencadeado pela entrevista em pauta.
Segundo se diz, Ney Matogrosso teria recebido uma carta de um músico brasileiro, (supostamente, um dos maiores bateristas do Brasil: sempre me surpreendo com esses títulos, pois, num país com essa dimensão, será possível conhecer todos os bateristas para poder avaliar assim?!), cujo conteúdo segue a seguinte linha de raciocínio: "Há uma verdadeira campanha contra o Brasil na mídia alemã e europeia, que atinge jornais, revistas, rádio e TV. Há campanhas sistemáticas na internet. Parte da campanha a mais ideológica, é contra o governo Dilma, contra Lula e o PT. Parte dela é contra o Brasil mesmo, o país em que nada funciona, tudo é precário, campeão da corrupção, da violência, homofóbico, cujo governo não tem preocupação pelo meio ambiente, país apenas da miséria e pobreza, favelas e cortiços, país que é um fracasso de qualquer ponto de vista que se olhe, até do futebol... É claro que para o lado mais politizado da campanha – que não precisa de conspiração, bastando apenas orquestração – qualquer referência ao Brasil de hoje, incluindo a Copa, tem na verdade por alvo o Brasil de Outubro, para ajudar a desacreditar o governo de Dilma Rousseff e favorecer a oposição, seja ela qual for...".
No debate na internet – com alguns músicos, claro - em que essa notícia foi veiculada, chegou-se a fazer alusão ao passado recente das ditaduras na América Latina! Então, respondi:
Essa conversa de acenar com o espantalho das ditaduras clássicas para colocar medo e afirmar que a melhor saída é esse sistema que aí está, está completamente defasada! O que verificamos, na verdade, é que estas tais democracias representativas nada mais são do que "DEMOCRADURAS": democracias apenas formais e "ritualísticas" - onde os cidadãos exercitam os rituais formais de votar de tempos em tempos e depois são alienados de qualquer poder de determinação sobre os "negócios públicos". Isso não passa de uma estratégia mais sofisticada dos grupos dominantes - mais sofisticada em relação à adoção de ditaduras clássicas porque nestas o autoritarismo é evidente, enquanto nas "democraduras", nem tanto -, para manter os povos na ilusão de que têm algum poder de decisão, quando, na prática, este poder está concentrado nas mãos de pequenos grupos de interesse (geralmente, redes de interesses de grandes grupos econômicos e políticos partidários).
Não é "por acaso" que uma pesquisa recente realizada pela organização "Transparência Internacional", cujos resultados foram divulgados em Julho de 2013, verificou que, em boa parte dos países "democráticos", desde a Europa até às Américas, há uma tendência crescente por parte das populações a não acreditar mais nos poderes públicos (judiciário, polícias, legislativos, executivos, sistemas de saúde), por compreenderem que todas estas instituições "democráticas" servem apenas a interesses de grupos "específicos" (podemos dizer também, "especiais")!
Não é "por acaso", também, que a maioria dos movimentos de protestos que vem tomando vários países, no mundo inteiro (num novo ciclo internacional de lutas anticapitalistas que se abriu neste momento histórico), vem assumindo a proposta e a forma organizativa da democracia direta!
Não é "por acaso", ainda, que a curva que registra o comportamento dos eleitores em boa parte dos países "democráticos", registra uma tendência ao crescimento dos índices de abstenção, bem como de votos nulos e/ou em branco (inclusive no Brasil)!
Portanto, verifica-se uma tendência ao crescimento da percepção de que, no fundo (digamos, no essencial), não existem muitas diferenças entre eleger partido A, B ou C, visto que todos jogam o jogo da manutenção deste sistema que alija as pessoas do seu real poder de decisão, além da maioria deles coincidir - no essencial, volto a dizer - na adoção de agendas políticas e econômicas de interesse dos grandes grupos de pressão, o que, em geral, é antagônico aos interesses "dos de baixo": vide, no Brasil, a expulsão de comunidades pobres dos entornos dos lugares onde serão construídos estádios para a Copa, a expulsão de comunidades tradicionais do Rio Xingu e a agressão ao meio ambiente promovidas pelo projeto de construção da Usina de Belo Monte, o projeto de privatização dos hospitais universitários, a Lei Antiterrorismo que criminaliza os protestos sociais, etc.! Então, nada do que está sendo dito no exterior, sobre a gravidade da situação por que passam os mais pobres no Brasil, bem como sobre o crescimento dos "descontentamentos" com a política eleitoral em geral, é "invenção"!
Só discorda deste quadro, quem enxerga a realidade apenas através dos discursos e dos dados estatísticos oficiais (aliás, estatística é a ciência segundo a qual, se eu e você temos dois pedaços de bolo, e você come os dois, os dados demonstram que somos dois comedores de bolo)! Só discorda deste quadro, quem vive na flauta ou na batucada da melodia hipnótica dos mantras oficiais! Quem vive nas favelas "pacificadas" (como a da Maré, de onde um grande número de moradores foram expulsos pelo projeto de gentrificação atrelado à "pacificação"), quem vive na Região do Rio Xingu (onde as pessoas que se negam a sair veem suas casas serem incendiadas, suas lideranças serem violentadas e suas jovens serem aliciadas para a prostituição), quem vive em áreas indígenas (como era a da Aldeia Maracanã - destruída em benefício do "Padrão FIFA" e como as terras dos Guaranis Kaiwoás), quem vive entre os sem terras (o número de desapropriações de terras caiu substancialmente na última década), quem vive entre os sem teto (o número de pessoas jogadas às ruas cresceu vertiginosamente com as desapropriações para a Copa), enfim, quem vive e enxerga para além de algumas "cotas" e pequenos percentuais de "assistidos" pelas bolsas simbólicas, sabe que a melodia vendida pelo governo no exterior - não apenas com sopro, cordas e batucada, mas também com futebol e exploração da imagem dos corpos de mulheres brasileiras - é um produto "falseado" e que a informação "padrão crítica" - em contraposição à "padrão FIFA" -, vem daqueles que não vivem embriagados pela música dos programas e discursos oficiais (para não falar da "acomodação" com seus salários de pequenos empregados e financiamentos via editais)!
O que se verifica no mundo hoje é, claramente, uma tendência ao crescimento da adesão às críticas e às formas de luta tradicionalmente encarnadas pelos anarquistas: a descrença quanto à democracia representativa e o apoio às propostas e práticas de democracia direta! Vide o mais popular slogan das Revoltas argentinas em 2001: "Que se Vayam Todos!" ("Fora Todos os Políticos!") e o da Revolta dos Indignados na Espanha, em 2011 ("Democracia Real Já", uma alusão à democracia direta), entre outros.
Trarei para o debate, Max Stirner: Não existe nada mais limitado do que um pretenso crítico movido pelas ideias e discursos difundidos em escolas oficiais - inclusive, as escolas dos partidos!
E, para arrematar, uma sentença inspirada em Hegel: Não adianta querer "salvar" qualquer partido que seja, quando "O Espírito do Tempo" (Zeitgeist) aponta para o arruinamento deste expediente moderno de manipulação e dominação política e econômica!!

CONQUISTE SEU EMPREGO: A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 219 (duzentas e dezenove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 28/05/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 5.112,07. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos (Nacional);
RN: A Prefeitura de Boa Saúde realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 291 (duzentas e noventa e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições no período de 29 a 30/05/2014. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 10.400,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Aparecida Herrera – Profª. (dia 22), Ceiça – Comerciária, Telma Gurgel – Profª. e Walterlin Lopes – UERN (25), Fátima Dambroski – Olinda/PE.
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: - "Não só confirmo a leitura como vejo correta a sua opinião. Grato, Wilson". – Mestre e amigo Wilson Bezerra de Moura. Salutar nosso convívio mesmo nesse mundo virtual, melhor ainda quando nos encontramos. O Prof. Wilson se reporta à Coluna Arrumadinho, d'O Jabá, edição de abril/2014.
 = HÁ 153 ANOS! Criada a Comarca de Mossoró, pela Lei nº 499, em 23/05/1861;
 = E HÁ 36 ANOS! - Regulamentada a profissão de artistas, em 24/05/1978.

 **********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 582/2013 (de 09/03), tratamos dos seguintes temas: Registro dos falecimentos de Hugo Chávez, Eugênio Honfi e Djaneiro Pereira; Mulheres ainda sofrem com desigualdade no trabalho; Governo nega pagamento de PCCR e paga altos valores a título de diárias; Eleições na UERN – Recebemos carta programa; Luiz Carlos Repórter por uma edição; FIQUE SABENDO: "Dia Internacional da Mulher" – por Davi Calisto Neto. E na Edição 565/2012 (de 13/12) estes foram os temas: Comentário sobre o suposto exílio aos condenados no julgamento do mensalão; Juiz acusado de ligação com o PCC será investigado; Servidores do DETRAN reunidos em assembleia, hoje; Luiz Carlos, repórter por uma edição; FIQUE SABENDO: "Luiz Gonzaga do Nascimento".
 - A BIBLIOTECA PADRE LUIZ MONTE, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Natal/RN, está chegando ao final de sua organização. Todos os livros dos imortais já estão devidamente catalogados dentro das suas respectivas cadeiras, partindo do patrono, depois o fundador (1º ocupante) e seus sucessores. Quem desejar pesquisar deve agendar através do telefone (84) 3221-1143.
- HOJE É DIA: Hoje é Dia da Batalha do Tuiuti (1866), Dia da Infantaria (Exército Brasileiro), Dia do Café, Dia do Datilógrafo (digitador?), Dia do Detento, Dia do Telegrafista e Dia do Vestibulando. Amanhã (25) será Dia da África (Libertação da África), Dia da Costureira, Dia da Indústria e do Industrial, Dia do Massagista, Dia do Trabalhador Rural e Dia Nacional da Adoção.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos datilógrafos ou digitadores, aos detentos, aos telegrafistas, aos vestibulandos, aos africanos, as costureiras, aos industriais, aos massagistas, aos trabalhadores rurais e doadores em geral.
QUEM canta...
"Tranquei a vida / Neste apartamento / E a marcada juventude também / Meu medo esconde o meu pensamento...". ("Tranquei a Vida" – Composição: Ronnie Von. Canta: R.V.).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.sisjern.org.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário