sábado, 29 de março de 2014

DC - Coluna de Notícias 636. (Anexo slide: O Alpinista).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VI – Edição nº 636 (geral) e 13ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 29 de março de 2014. Atualização especial.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 13ª/52, dias: 88/365 e faltam 277 dias para o término do ano.

"Causo democrático!"
"Por motivo de muito trabalho, a nossa agenda compromete a atualização nesse espaço. Retorno". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na semana transposta, prestando entrevista radiofônica sobre a Campanha Salarial dos servidores da base do SINAI fui aparteado para adentrar na política e especificamente as eleições gerais. Longe, distância quilométrica até, de dá uma de analista político, disse que num quadro geral observo que as eleições existirão, parece, somente no âmbito estadual. A presidenta Dilma Rullseff baterá seus opositores sem dificuldades. Em nosso estado os que têm chances de êxito são os velhos e manjados figurões e pior de tudo o eleitorado não se manca! E vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado e está movimentadíssimo. Boa leitura nobre leitor/a!

MEIO-IRMÃO SÓ TEM DIREITO PARTILHA DE BENS DO PRÓPRIO PAIA divisão de bens entre os herdeiros em que um deles é filha apenas do pai deve ser feita somente em relação a metade correspondente ao patrimônio do progenitor. Assim decidiu a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ao julgar ação declaratória de nulidade de negócio jurídico em que a meia-irmã, que não recebeu herança, pedia a divisão dos bens.
O pai dos herdeiros junto com a esposa doou aos filhos comuns três imóveis, e não restou nenhum outro bem para inventariar. Acontece que o pai dos herdeiros teve uma outra filha em outro relacionamento e ela não recebeu nenhum bem após morte de seu pai. Ela, então, entrou com ação para discutir se tem legitimidade para pleitear a anulação da doação de imóveis feita aos outros irmãos e a validade da doação.
Os herdeiros disseram que metade dos imóveis foi doada pela mãe, por isso, a irmã paterna não tem legitimidade para pleitear a declaração de nulidade. Em relação à metade doada pelo pai, os herdeiros alegaram que a invalidez do negócio vale apenas para a parte que excedeu à de que ele poderia dispor. Afirmaram que a fração devida à irmã paterna é de 6,25% de cada um dos imóveis doados.
Para a ministra Nancy Andrighi, a liberdade de doação do pai limita-se à metade de todo o patrimônio que foi doado aos meios-irmãos. A outra metade, de acordo com a ministra, é prerrogativa da mãe e somente seus filhos têm direito a esta parte da herança (...). FONTE: www.conjur.com.br, em 26/03/2014.

MONTALVÃO EXPÕE, HOJE, SEUS QUADRO NO SÊBADO - O artista plástico e aviador português aposentado, José Montalvão radicado e Mossoró há pelo menos três anos, volta a expor sua arte neste sábado, 29, no Sêbado, um sebo que só funciona aos sábados na Rua Antônio Vieira de Sá, 825, Nova Betânia, Mossoró. Os trabalhos em nanquim e aquarela são resultado de suas memórias de viagens pela Europa e África em várias de suas excursões. Expressões de povos indígenas, aves, animais e paisagem compõem a série que foi chamada pelo autor de "Saudade de Portugal", exposta pela primeira vez em setembro de 2013 na sala Joseph Boulier no Memorial da Resistência. Com traços refinados e mão leve, Montalvão expressa sua percepção de mundo e recordações com maestria. Por Herbert Mota, via facebook, em 28/03/2014.

CONFRARIA DO SÊBADO DESFALCADA assim disse o professor e advogado (vice-versa) Alcides Andrade, nosso conhecidíssimo PIRATA. "Comunico aos confrades do Sêbado, Marcos do Sêbado, e amigos em geral, que ainda me encontro enfermo e não vou poder comparecer a plenária desse sábado, que extraordinariamente, se realizará sem a minha presença. Grato e bom final de semana para todos... ". Tá registrado!

JOÃO MOURA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – O companheiro Moura (Diretor do SINAI) é antenado não somente com o movimento sindical, porém, chama atenção dos servidores para que aconteça uma verdadeira audiência entre governo e sindicato em 1ª de abril:
"Os trabalhadores da base do SINAI-RN realizaram na manhã de terça-feira (25), um ato público em frente à SAPE, no Centro Administrativo de Natal. A luta é pela negociação da Campanha Salarial do ano das categorias, além da denúncia da má gestão do atual governo no serviço público estadual. Os trabalhadores foram recebidos pela chefe de gabinete da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SEAHR). Uma audiência foi marcada para o dia 1º de abril, às 10h, na Sede da Secretaria. Estamos fazendo a nossa parte. Agradecemos aos que contribuíram com sua importante participação no Ato". Saudações, João Alves de MOURA - Diretor de Comunicação e Imprensa do SINAI/RN.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (424)CELULAR: Você se aproxima de uma roda onde estão cinco ou seis amigos. Mas, se imagina que vai conversar, trocar ideias, enganou-se. Cada um deles com o seu celular (smarthfone, IPad, ou coisa que o valha) envolvidos que nem chegam a observar que você está ali. Até bem pouco isso se dava com as TVs nas salas de qualquer casa. DESLIGADO: Na minha casa, se eu estiver com o televisor sintonizado no programa mais interessante que seja, chegando alguém eu trato logo de desligá-lo. Pois é, já basta de tanta falta de educação. Por Emery Costa.
NOTA. Coluna Emery Costa, www.omossoroense.com.br, em 26/03/2014. É caro jornalista, faço o mesmo procedimento e evito visitar pessoas morando em apartamentos pra não ficar "preso" olhando a tv.

FIQUE SABENDO... Extintor Veicular "BC" ou "ABC"? Matéria sugerida por Edson Modesto, via e-mail, em 25/03/2014.
Devido a várias duvidas sobre os extintores de incêndios para veículos, informamos que os extintores com carga"BC" (antigos) estão sendo substituídos por "ABC" (novos) desde o ano de 2009, ou seja, em 2014 você terá que adquirir um extintor do tipo "ABC" novo com validade de 5 anos.
Os extintores do tipo "BC" que estão sendo comercializados em postos, oficinas, etc., com preços bem convidativos deverão ser substituídos até o dia 31 de Dezembro de 2014, independente da sua validade estar em dia ou não.
Se você adquirir um extintor, por exemplo, com validade para Março de 2015, obrigatoriamente terá que trocá-lo novamente antes do final de 2014.
A exigência é do CONTRAN - Conselho Nacional de Transito que desde 2009 vem alertando os consumidores para esta troca.
Porque você acha que os extintores de incêndios veiculares estão com preços baixos já algum tempo. Algumas empresas estão vendendo um produto que se não venderem terão que jogar fora no final de 2014.
Tome cuidado na hora de adquirir seu extintor veicular, você pode estar jogando dinheiro fora, colocando sua segurança em risco e estar sujeito a partir de 2015 ser multado por não estar com o extintor correto.
Abaixo parte do texto da Resolução do CONTRAN.
A resolução do CONTRAN vigente para extintores para uso nos veículos e a Resolução 333, de 06 de Novembro de 2009, estabelece que:
Art. 2º Alterar o Artigo 8º da Resolução 157 de 22 de Abril de 2004 que passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 8º O extintor de incêndio com carga de pó BC deverá ser substituído, até o vencimento da validade do teste hidrostático, por um extintor de incêndio novo com carga de pó ABC obedecendo às especificações da tabela 2 do Anexo. (....)
Parágrafo 2º A partir de 1º de Janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC.
§ 1º Os extintores de incêndio substituídos deverão ser coletados e destinados conforme legislação ambiental vigente.
 § 2º A partir de 1º de janeiro de 2015, os veículos automotores só poderão circular equipados com extintores de incêndio com carga de pó ABC".
Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação revogando as disposições em contrário.
Alfredo Peres da Silva – Presidente,
Rui César da Silveira Barbosa,
Ministério da Defesa.

CONQUISTE SEU EMPREGO: A FBN – Fundação Biblioteca Nacional realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 40 (quarenta) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 08/04 a 09/05/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 4.247,82. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A UFERSA – Universidade Federal Rural do Semiárido realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 11 (onze) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 11/04/2014. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 8.707,64. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTRO**********
 = AMIGOS/AS DE PARABÉNS! - É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Cícero Pascoal – UERN, Jorge de Castro – Economiario e Manoel Soares – DATANORTE (Dia 31), Auris Martins – Professor, Giany Pedrosa – Professora, Aécio Cândido – Professor, Francisco Iranê – UERN, Givanildo Silva – Radialista e Sérgio Chaves – Colunista Social (1º), Benilson Silva – Comunicador (02), Valéria Bulcão – Jornalista (03), Gilberto Diógenes – Professor e Michelle Fonsêca – Jornalista (05).
 = DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes. Muito bom o comentário (Edição 632) do nosso amigo Alcides Andrade. Não há observação a fazer que o contrarie. De parabéns o BLOG e o autor do referido comentário. PS.: Aproveito para lhe enviar um ANEXO expressando o que penso sobre determinados absurdos que existem neste Brasil. E temos que engoli-los, constantemente, sem direito a reclamar, nem do bispo. Abs. DINIZ". – Obrigado bravo comentarista das nossas broncas. Seu texto "Os sem votos" está agendado para a próxima edição, saúde e paz amigo;
 = HÁ 170 ANOS: Nascimento de Jeremias da Rocha Nogueira – Criador de O Mossoroense, EM 29/03/1844;
 = E HÁ 465 ANOS: - Chegada dos primeiros jesuítas ao Brasil em 29/03/1549.

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição nº 587/2013 (de 30/03), tratamos os seguintes temas: Comentário sobre o Dia da Juventude no Brasil e o alto índice de mortes deles em Natal; Procon lança cartilha sobre os direito do consumidor idoso; Diniz Santos, comentarista por uma edição; Bronca do leitor (379) por Luiz Dambroski; FIQUE SABENDO: "A subversiva páscoa cristã!, por José Lisboa Moreira de Oliveira – Filósofo. E na Edição 543/2012 (de 1º/09) estes foram os temas: Comentário sobre o possível despejo da Vara de Família e Infância; Salário Mínimo em 2013 Será R$ 670,95 – Determina o Ministério Público; Ganho de Causa aos Trabalhadores da CEASA; Aione Sousa, repórter por uma edição; Bronca do Leitor (341) por José Santos Diniz; FIQUE SABENDO: "Dicas para Acabar Bem uma Briga de Casais".
 - DO MUNDO ARTÍSTICO: Batizada Maria Izildinha em homenagem à Santa Menina Izildinha descende de italianos de Nápoles, é paulistana do bairro do Brás, típico reduto de imigrantes italianos. De formação musical erudita, dos 5 aos 17 anos de idade, estudou piano e canto; em 1973 mudou-se para a Salvador (Bahia) com o irmão, José Possi Neto, prestou vestibular para faculdade de composição e regência (UFBA). Após dois anos de curso, abandonou a faculdade e iniciou-se num curso de teatro, na mesma época em que participou da montagem do musical Marilyn Miranda. Em um projeto para a prefeitura soteropolitana, trabalhou como professora de música para crianças filhos de prostitutas no Pelourinho, gravou jingles comerciais e participou de especiais da televisão local. O irmão deixou o Brasil quando ganhou uma bolsa de trabalho para Nova York, e Izildinha agora sozinha na Bahia, rumava para o Rio de Janeiro. Em 1978, já morando no Rio, sobrevivia fazendo tradução do italiano para o português; até que Roberto Menescal (então produtor da gravadora Philips) deixou um recado debaixo da porta, onde morava com mais sete meninas. Quando atenderam o telefone era "da Phillips".... pensou: ué, será que o R. Menescal trabalha numa loja de Departamentos?". Izildinha assinou contrato com a gravadora Philips, mais tarde Polygram (atualmente Universal Music), que lançaria quase todos os discos. Aos 22 anos, gravou o primeiro LP, Flor do Mal (1978), e o primeiro grande sucesso foi a canção Pedaço de Mim, faixa de um disco de Chico Buarque, autor da canção interpretada num dueto, que também daria título ao segundo álbum da carreira, datado de 1979, no qual outras duas canções se destacariam: "Nunca" e "Luz e Mistério". Estamos tratando de Maria Izildinha Possi – ZIZI POSSI, nascida em 28/03/1956. Fonte: http://pt.wikipedia.org;
 - HOJE É DIA: Amanhã (30) será Dia do Futebol Socciety e Dia Mundial da Juventude.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos atletas do futebol socciety e jovens do mundo inteiro.

QUEM canta...
"Nossa linda juventude / Página de um livro bom / Canta que te quero / Cais e calor / Claro como o sol raiou / Claro como o sol raiou...". ("Linda Juventude" – Composição: não disponível. Canta: 14 Bis).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há treze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário