quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

DC - Coluna de Notícias 575. (Anexo slide: Aceite-me como sou).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 575 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 30 de janeiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 5ª/52, Dias: 30/365 e faltam 335 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"A vida é dura. Por isso, antes de nascer, já gozamos nove meses de férias". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Muito alvoroço na governadoria nas últimas 48 horas com mandatos de prisão dos secretários de administração e finanças do estado expedidos na segunda-feira, e no final de tarde de ontem foram expedidos mandatos de intimação, pessoal, à Governadora Rosalba Ciarlini, ao Secretário de Administração Alber Nóbrega e ao presidente do IPERN o Sr. José Marlúcio Diógenes Paiva. Leiam a matéria completa abaixo, já o advogado Manoel Batista Dantas Neto acha que o Procurador Geral do Estado é o responsável pelo sumiço dos secretários e que deve ser responsabilizado por tal atitude. Vem aí o feriadão de carnaval!!! Boa leitura, nobre leitor/a!

PEDIDO SOBRE DEVOLUÇÃO DE CACHÊ DE CANTORA É REJEITADO – A Justiça Federal do Ceará rejeitou a Ação Civil Pública ajuizada, na semana passada, pelo Ministério Público Federal para que o governador Cid Gomes (PSB) devolvesse, com dinheiro do próprio bolso, os R$ 650 mil pagos à cantora Ivete Sangalo pelo show de inauguração do Hospital Regional Norte, em Sobral (233 km de Fortaleza). As informações são do portal UOL.

De acordo com o portal, a juíza Elise Avesque afirmou que a Justiça Federal não tem competência para julgar o caso, já que não houve dinheiro federal no pagamento do cachê. O caso foi devolvido ao MPF, que ainda pode recorrer.

Segundo o MPF, o pagamento do cachê à cantora foi uma "violação ao princípio da moralidade administrativa e desvio de finalidade". Na ação, o MPF pediu liminar para que o governador ficasse proibido de utilizar em eventos festivos recursos públicos vinculados direta ou indiretamente à saúde pública.

Além dessas considerações, o MPF alegou ainda que o Ministério Público de Contas pediu ao Tribunal de Contas do Estado que vetasse o pagamento à cantora. O MPC também recomendou à Casa Civil do governo que não pagasse o cachê até a análise do processo pelo TCE. FONTE: wwww.conjur.com.br/.

JORNAL BRASIL DE FATO: 10 ANOS - Há dez anos, no dia 25 de janeiro de 2003, foi lançado o jornal Brasil de Fato em um ato com mais de 5 mil pessoas no auditório Araújo Vianna, durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre (RS). Para fazer uma imprensa alternativa, popular e independente do capital financeiro tem sido uma luta recompensadora. A persistência por si só já é uma vitória. E para celebrar essa teimosia, foi preparada uma página especial em comemoração a esses dez anos. Nela você encontra reportagens, entrevistas com personalidades históricas, o vídeo de lançamento do jornal, além de depoimentos de alguns de nossos apoiadores e de leitores. Uma galeria de fotos com registros feitos por nossos fotógrafos ao longo da última década, e uma outra especialmente dedicada ao trabalho de João Zinclar, falecido no último dia 19.

Acesse a página e ajude a divulgar esta história, da qual você também faz parte. Continue fortalecendo a mídia alternativa e popular no Brasil. Leia, assine (www.brasildefato.com.br/assine) ou ligue para (0xx11 21310800), participe, divulgue!

DESEMBARGADOR DETERMINOU INTIMAÇÃO DA GOVERNADORA E OUTROS - O desembargador Cláudio Santos, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, determinou a intimação da governadora do Estado, Rosalba Ciarlini, do secretário estadual da Administração e dos Recursos Humanos, Antônio Alber Nóbrega, e do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Rio Grande do Norte (Ipern), José Marlúcio Diógenes Paiva, em face da não implantação de aumento determinado pela Lei Complementar nº 438/10, nos vencimentos e proventos de servidores ativos e inativos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), em Mandado de Segurança (nº 2012.003839-8) impetrado pelo Sindicato de Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (Sinai), que tem como advogado Manoel Batista Dantas Neto.

Na decisão, o desembargador alerta para as consequências cíveis e penais que podem recair sobre as autoridades, em virtude do descumprimento de decisão do Pleno do TJRN quanto à questão, inclusive com o envio dos autos para o Ministério Público, o que pode ensejar abertura de processo referente à crime de desobediência. O despacho é uma oportunidade para que as autoridades se manifestem sobre a desobediência à respeito da decisão judicial.

No despacho, o desembargador determina que sejam intimados, pessoalmente, a governadora e demais autoridades coatoras, acima mencionadas. Em acórdão, o Pleno do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, à unanimidade, rejeitou as preliminares de indeferimento da petição inicial e de ilegitimidade passiva da chefe do Executivo e do presidente do Ipern. Excluídos do polo passivo da ação, o secretário de Planejamento e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema); permaneceram como autoridades coatoras, pelo não cumprimento da decisão, a governadora, o diretor do Ipern e o secretário de Administração. FONTE: TJRN e reproduzio por Romildo Pompeu – Diretor de Comunicação do SINAI.

KLEYLENDA SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A faculdade de serviço Social e a Frente Mossoroense Contra a Privatização da Saúde convidam toda sociedade Mossoroense a se fazer presente ao ATO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA, GRATUITA, ESTATAL E DE QUALIDADE, o ato se intitula "SAÚDE NA PRAÇA". Na ocasião estudantes da FASSO/UERN farão a exposição, por meio de banners, dos serviços de saúde que são desenvolvidos na cidade de Mossoró. Trata-se de um projeto de intervenção de estudantes do curso de Serviço Social da UERN em parceria com a Frente Mossoroense Contra a Privatização da Saúde, CRESS, SINDPREVS e SINDSAÚDE.
Junte-se a nós na luta contra a privatização da saúde em Mossoró e em defesa dos serviços públicos estatais. O ato acontecerá na Praça da Pax, Quinta-feira, 31 de Janeiro às 16 horas. Contatos: Kleylenda Linhares da Silva (84)9992-0018 Iago(84)9663-3894. "O SUS é Nosso e ninguém tira da gente é direito garantido não se compra e nem se vende".

FIQUE SABENDO... "A mercantilização na saúde e no ensino". Por Paulo Kliass – Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e doutor e Economia pela Universidade de Paris. Fonte: Informa CUT (em 24/01/2013), na base de dados do site: www.adital.com.br, em 28/01/2013.

Os impactos negativos da atuação das empresas no atendimento à população.

A divulgação recente de más notícias sobre o desempenho de empresas atuantes da área da saúde e do ensino superior traz à tona o necessário debate a respeito da preocupante mercantilização dos serviços públicos em nosso País. À medida que parcela expressiva destes setores passou a ser composta de corporações capitalistas, os impactos negativos se fazem sentir pela maioria da população.

No início do ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acabou por decidir pela interdição de 225 planos de saúde operados por 28 empresas atuantes no setor. Esse tipo de medida não é uma grande novidade. Antes disso, em outubro passado, esse órgão regulador do sistema havia proibido 301 planos de venderem seus produtos. E ainda em julho de 2012, a lista de proibição contemplava 268 planos. Ainda que tais fatos possam passar a idéia de que o Estado está agindo e fiscalizando, a pergunta que deve ser feita vai em sentido oposto. Como é possível que uma área tão sensível, como a saúde, chegue a tal extremo de descontrole e regulamentação?

Outra decisão que causou grande impacto foi a operação de venda da empresa líder de saúde privada, a Amil. Em novembro de 2011, o Estado brasileiro autorizou que ela fosse comprada por uma das maiores operadoras globais, a norte-americana United Health, pelo valor de R$ 10 bilhões. Além das dificuldades envolvendo a internacionalização do setor, a decisão gerou muita polêmica por afrontar o impedimento legal de que hospitais (também incluídos no pacote) sejam propriedade de grupos estrangeiros.

Ensino superior privado: mercantilização crescente.
Na área do ensino superior, em dezembro passado, o Ministério da Educação proibiu 207 cursos de realizarem concursos vestibulares para novos alunos e no início do presente ano comunicou que outros 38 cursos haviam sido punidos com a proibição de expandirem o número de vagas, tal como solicitado pelas instituições proprietárias. A educação universitária também vem sendo objeto de profunda transformação empresarial e corporativa, de modo que o crescimento da parcela de setor privado no conjunto do sistema é bastante expressivo.

De acordo com os dados oficiais do INEP, existem 2.365 instituições de ensino universitário no Brasil. A repartição de tais faculdades e universidades revela que 88% do total são entidades privadas, restando apenas 12% no setor público (considerando o conjunto federal, estadual e municipal). Em termos numéricos: 2081 privadas e 284 públicas. Se a análise for para o total de alunos inscritos, o setor privado oferece 76% do total e o setor público fica com apenas 24%.

Em termos de matrículas, a expansão quantitativa foi expressiva ao longo da última década. Em 2002 havia 3,5 milhões de matrículas no ensino superior e em 2011 atingiu-se o marco de 6,7 milhões de alunos inscritos. Porém, a maior parcela desse crescimento de 75% deveu-se ao setor privado. As matrículas no setor público cresceram 69% ao longo dos 10 anos, ao passo que as do setor privado cresceram 105%.

Esse crescimento expressivo das escolas particulares encontrou na própria formulação de políticas públicas um importante aliado. Por um lado, pelos longos períodos em que a orientação de contenção de gastos públicos provocou um verdadeiro sucateamento do modelo das universidades públicas, em especial as federais. Restrições orçamentárias em sequência contribuíram para inviabilizar investimentos necessários da rede física e de seus equipamentos, Além disso, a política de recursos humanos não contribuía para atrair e manter pessoal qualificado.

PROUNI: socialização dos custos da baixa qualidade.
Por outro lado, o governo criou um programa de apoio a bolsas de estudos para as escolas privadas. Através desse modelo, as empresas do setor passaram a ter praticamente assegurada uma significativa da receita correspondente às vagas oferecidas. O discurso oficial soltava loas a um modelo que parecia agradar a todos, menos a um futuro com educação de qualidade assegurada. A população de baixa renda via finalmente chegar o sonho do diploma de ensino superior. As empresas operantes no sistema de educação privada reduziram de forma significativa o risco em suas operações e nem se preocupavam com os resultados obtidos, pois o Estado assegurava suas receitas operacionais, por meio das bolsas oferecidas.

Atualmente, o PROUNI custeia 1,1 milhão de bolsistas, sendo 740 mil na modalidade integral (100% do valor da mensalidade) e 360 mil na modalidade parcial (50% do valor da mensalidade). Além disso, existe a opção do financiamento a juros subsidiados. O programa FIES oferece recursos para pagamento de despesas com matrículas e mensalidades. As regras existentes prevêem um período de carência durante o curso e o reembolso posterior a juros anuais de 3,4%, quando o beneficiário teoricamente tiver obtido ganhos salariais derivados de sua formação. Com esse incentivo, as empresas que operam na educação universitária passaram a ter um mercado cativo para suas vagas.

Saúde e educação: mercadoria ou direito universal?
Esses dois exemplos evidenciam os impactos negativos do caminho da mercantilização crescente das áreas de serviços públicos. A conversão desses direitos democráticos - acesso à saúde e à educação – em simples mercadorias oferecidas pelas leis de oferta e demanda compromete a qualidade desses importantes pilares de cidadania e de construção de uma sociedade inclusiva e sem desigualdades de natureza social ou econômica.

Dentre as consequências do período de hegemonia absoluta do pensamento neoliberal, encontra-se a tentativa de disseminação da idéia de que a ação pública é sempre ineficiente e prejudicial ao conjunto da sociedade. Assim, a melhor solução seria sempre aquela encontrada nos termos das relações de troca, no ambiente determinado pelas leis do mercado. Direitos e serviços públicos, a exemplo da saúde e da educação, passam a ser encarados e tratados como simples mercadorias, a exemplo de todas as demais existentes em uma economia capitalista. Conceitos como oferta, demanda, cliente, preços, taxa de retorno, multa, contrato, inadimplência, valor de prestação, carência, entre outros, passam a fazer parte do dia-a-dia de quem convive com categorias como saúde, doença, vida, morte, educação, pesquisa, ciência, conhecimento. Uma inversão completa de valores!

Ora, parece evidente que esse processo de mercantilização é contraditório com aquilo que se pretende justamente com sistemas de educação e de saúde portadores de qualidade para seus usuários e para o próprio País.

Quando a lógica de operação de um hospital ou de uma universidade passa a ser a da maximização do retorno do investimento realizado a qualquer custo, está comprometida a própria natureza pública do serviço a ser oferecido. As prioridades estratégicas, as áreas de maior urgência social, a distribuição espacial de acordo com necessidades regionais, a remuneração dos trabalhadores nos sistemas, tudo isso passa a ser relegado a um segundo plano nas decisões empresariais.

Serviço público: interesse social ou lógica privada?
A contabilidade fria do modelo capitalista busca a realização do lucro por meio da dinâmica de elevação de receitas e redução das despesas. Essa abordagem favorece o atendimento dos interesses dos proprietários e acionistas da empresa, mas quase nunca satisfaz as necessidades de áreas socialmente sensíveis. Essa é a principal razão, inclusive, que levou boa parte dos paí ses do mundo capitalista à opção por delegar ao Estado a prestação de tais serviços. Ou então, pela constituição de modelos que contam com subsídios públicos destinados a instituições privadas, mas que demonstram efetiva competência e qualidade naquilo que oferecem à sociedade.

No nosso caso, o risco do processo que atravessamos é o de ficarmos com o pior dos mundos. As áreas de excelência do setor público estão, aos poucos, sendo sucateadas e perdendo competência e qualidade. As áreas de expansão do setor privado encontram um potencial de crescimento com baixa capacidade de regulação e fiscalização do Estado. A mercantilização tende a provocar uma segmentação baseada no nível de rendimento dos usuários dos sistemas, com a complementação de recursos públicos sem a correspondente qualidade na prestação dos serviços "públicos" oferecidos. A relação mercantil pressupõe um contrato. E o contrato estabelece a restrição do uso ao pagamento prévio.

Os recursos orçamentários deixam de ser utilizados para reforçar e reconstruir um sistema público à altura das necessidades de nossa população. Na verdade, são drenados para apropriação privada em um sistema onde a lógica predominante é a da remuneração do capital.

CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A SECRETARIA DAS CIDADES DO ESTADO DO CEARÁ realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 44 (quarenta e quatro) VAGAS PARA ANALISTAS, inscrições prorrogadas até o dia 17 fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 4.576,74. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PB. A CODATA – Companhia de Processamento de Dados/PB realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 91 (noventa e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições prorrogadas até o dia 13 fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Médio e Superior. Salários: 2.029,09. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: João Paulo – Professor (dia 02);

 = "Você está em todas! parabéns pela disposição. É muito fazer aquilo que gostamos. Bom domingo, boa semana. Lisboa Batista". – Bravo Lisboa de ouro e prata, sempre formoso a brilhar nas plagas da brava Pau dos Ferros. Obrigado amigo, saúde e paz pra você e demais familiares;

 = Há 87 anos (29/01/1926) aconteceu o Êxodo dos Mossoroenses, a São Miguel, pela chegada da Coluna Revolucionária (distante 40 léguas de Mossoró), chefiada por Luiz Carlos Prestes.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição nº 437/2011 (de 22/06), relatamos os seguintes temas: Plano de Saúde Com Prazo para Marcar Consultas; Symara Tâmara, Repórter por uma Edição; Greve na UERN: Segmentos em Ação Conjunta; Bronca do Leitor (237) – Prof. Walter Silva; FIGUE SABENDO: Governo X Servidores Públicos. E na Edição 438/2011 (de 25/06) estes foram os temas: Aviso Prévio Será Proporcional ao Tempo de Serviço; Terceirização Frauda Esquema de Funcionamento no Detran; Íbero Hipólito, Repórter por uma Edição; Greves Causam Alteração em Calendário da UERN; Bronca do Leitor (238) – Prof. Flávio Xavier; FIQUE SABENDO: Sindicato dos Radialistas Denuncia José Agripino por Ferir Direitos Trabalhistas;

 - DIA: hoje é Dia da Não Violência, Dia da Saudade, Dia de Gandhi, Dia do Portuário e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Amanhã (31) será Dia Mundial da Solidariedade e Dia Mundial do Mágico.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos eternos lutadores pela paz, aos portuários, leitores de revistas em quadrinhos, aos solidários e mágicos.
QUEM canta...
"Saudade palavra triste, quando se perde um grande amor / Na estrada longa da vida, eu vou chorando a minha dor..." . ("Meu Primeiro Amor". Autoria: Não disponível – Canta: Joanna).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

sábado, 26 de janeiro de 2013

DC - Coluna de Notícias 574. (Anexo slide: O sonho e o amor).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano V – Edição nº 574 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 26 de janeiro de 2013. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 4ª/52, Dias: 26/365 e faltam 339 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Quem não tem palavra é o governo, pois suas juras e promessas são mais falsas que beijo de rapariga". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Na quarta-feira (23) saiu uma matéria no RN Notícias, via Tv Cabugi, que precatórios aguardam por reclamantes para quitar dívidas trabalhistas. É preciso ter cuidados no que se está vendo e ouvindo, vez que a matéria chama os reclamantes "que ainda" não receberam os créditos e que se encontram no âmbito do TJRN (Tribunal de Justiça do RN). Na manhã de quinta-feira foram muitos os telefonemas sobre esses precatórios noticiados e um possível precatório (RPV) da ação contra a FUNDAC (Processo 866/96). Tentarei esclarecer em 03 linhas.
A ação envolvendo servidores da FUNDAC foi uma previsão dada pelo sindicato com "possibilidade de pagamento" para fevereiro/2013 e que essa ação trabalhista "geraria" precatório (RPV) e que não vingou, está tramitando no TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Vem aí o feriadão de carnaval!!! Boa leitura, nobre leitor/a!

PAIS SÃO OBRIGADOS A MATRICULAR FILHOS EM ESCOLA – Um casal foi obrigado pela Justiça a matricular, em até 30 dias, os dois filhos, de 15 e 13 anos, em escolas do ensino público ou privado. Os adolescentes não frequentavam escola regular, e os pais foram denunciados pelo Ministério Público por cometer abandono intelectual dos filhos. Por opção da própria família, eles eram educados em casa numa modalidade alternativa de ensino.

A decisão do juiz Marcos Flávio Lucas Padula, da Vara Cível da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, proferida no dia 16 de janeiro, obriga ainda os pais a pagarem multa de três salários mínimos por descumprirem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

O juiz lembrou que, apesar de deterem o poder familiar, os pais não estão autorizados a simplesmente retirar os filhos da rede regular de ensino, uma vez que isso os priva também do convívio social. O magistrado destacou que a quantidade de países que admitem o ensino domiciliar é prova de que o método pode ser uma alternativa viável, mas a modalidade precisa ser definida claramente na legislação. "Sem uma legislação específica que regulamente o ensino domiciliar e estabeleça detalhadamente os critérios de ensino e avaliação do estudo no lar, (é) inviável que o Poder Judiciário permita que os pais retirem os filhos das escolas", afirmou. FONTE: www.conjur.com.br/.

VEREADORA DOARÁ SALÁRIOS PARA ENTIDADES FILANTRÓPICAS – Eleita pela primeira vez vereadora de Natal, a professora Eleika Bezerra (PSDC) doará seu primeiro salário para 4 instituições filantrópicas do bairro de Mãe Luiza, zona leste da capital potiguar. O anuncio foi feito nesta sexta-feira (25), dias antes da parlamentar receber o subsídio do Legislativo. A Casa do Bem, o Espaço Solidário, a Casa Crescer e o Espaço Livre serão as instituições beneficiadas com o primeiro salário da vereadora.
Em Natal, os parlamentares municipais recebem R$ 15.019,00. Com os descontos de Imposto de Renda e INSS, o valor líquido é de R$ 11.306,56. Cinco por cento será doado para o Partido Social Democrático Cristão (PSDC), R$ 6 mil reais serão distribuídos entre as instituições e o restante será aplicado em uma conta bancária como reserva para projetos sociais que já estão sendo elaborados.
A escolha das instituições foi feita pela vereadora e uma comissão de três técnicos formada por ela. O critério utilizado foi a seriedade do trabalho desenvolvido pelas instituições. FONTE: Coluna do Herzog - por Carlos Santos, http://blogdocarlossantos.com.br, em 25/01/2013.

POSSE – No dia 04 de fevereiro, às 18h30, será realizada na sede do CORECON/RN – Conselho Regional de Economia, situada à Rua Princesa Isabel, 815, Cidade Alta, a solenidade de posse da nova Diretoria deste Conselho.

Na ocasião será ministrada palestra pelo Secretário Estadual do Desenvolvimento Econômico, Economista Rogério Simonetti Marinho, com o tema "Perspectiva da Economia do Estado do RN". O CORECON/RN convida toda a categoria a se fazer presente. Mais informações através do telefone (84) 3201-1005 ou pelo e-mail: assessoriacorecon-rn@cofecon.org.br/.

A VOLTA DO "SEMELHANÇAS"As duas últimas edições do blog Tio Colorau (Erasmo Firmino), www.tiocolorau.com.br, trás de volta o quadro "Semelhanças" que curto muito como um todo. Quem quiser dá dicas enviem as sugestões para o e-mail: erasmo@tiocolorau.com.r. Daqui já mando as minhas sugestões: as semelhanças entre Dr. Herval Júnior e o cantor Roberto Leal, a Jornalista Valéria Bulcão e Zélia Duncan. Finalizando indico este editor e o Professor Piolho (FANAT/UERN). Abraços caro Erasmo e sucessos com o Tio Colorau!

BENILSON SILVA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! – O amigo Benilson é um companheiro bastante conhecido por nós daqui, agora o homem está morando na região do Seridó repaginando sua história de vida, felicidades camarada. Por falar em história, a meu pedido, ele fez uma rápida pesquisa sobre sua nova cidade, vejamos:

São Fernando – RN. Cidade com 4.301 habitantes, a 269Km de Natal e 18Km de Caicó/RN, fundada em 31 de dezembro de 1958. Atualmente é abastecida pela adutora de Jardim de Piranhas, e assim como a maioria das cidades interiorana, tem uma economia bastante limitada. Como muitos outros municípios interioranos, composta, por 46% de uma população jovem, e com grandes perspectivas de possíveis explorações de jazigos de ouros. O que em breve com o benéfico da transposição das águas do rio São Francisco, poderá ter um impacto positivo na qualidade de vida de sua população.

Atualmente, a cidade São Fernando passa pelo processo de criação do seu plano diretor em parceria com o Ministério da Integração Regional, uma equipe, de geólogos, sanitaristas, engenheiros, desenvolvem estudos com tal finalidade. Tem uma administração do PSB que vem dando uma atenção diferenciada, com grande foco no social. Abraço, Benilson Silva.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (369)Enfim, conforme o papagaio me contou, todos os macunaimas foram corrigidos e devidamente tratados. E ainda tem gente que tem a coragem de me perguntar, num sábado pela manhã ou qualquer outro dia e hora: "Tava dormindo?". De lascar, criatura, vc já atravessou o atlântico e o canal da mancha? Ave, Maria. E os meus alunos ainda ficam abismados com o tanto que Macunaima andou pelos rumos do Brasil. Vou ali num e volto noutro. Só o tempo de descansar o meu juízo. E peço a Deus para não adoecer, viu!!! Aluísio Barros.

Nota do editor. Bronca colhida do facebook do professor Aluísio, nesta data.

FIQUE SABENDO... "Como se preparar para uma aposentadoria tranquila com investimentos?". Por Gabriella D. Andréa, fonte: Infomoney, na base de dados do site: www.endividado.com.br, em 24/01/2013.

"Para ter uma boa aposentadoria é preciso saber o quanto é necessário para se manter mensalmente sozinho".

SÃO PAULO – O sonho de muitas pessoas é se aposentar em algum lugar tranquilo, com qualidade de vida e dinheiro para realizar viagens e outros objetivos que não foram possíveis durante o tempo em que elas trabalhavam. Nesta quinta-feira (24/01) é comemorado o Dia do Aposentado e especialistas ouvidos pelo InfoMoney apontam o melhor jeito de conseguir realizar este sonho é se preparando desde cedo, planejando e investindo.

"O primeiro passo para se preparar para a aposentadoria é se perguntar por quanto tempo você conseguiria manter seu padrão de vida se não estivesse mais recebendo salário", coloca o presidente da DSOP Educação Financeira, Reinaldo Domingos. Afinal de contas, esse deve ser o princípio básico de uma aposentadoria: conseguir se manter apenas com aquilo que foi acumulado. Portanto, é importante fazer as contas de quanto você precisa investir por mês para se manter sem o auxílio de outras pessoas no momento em que decidir parar de trabalhar. Mas aonde é possível investir para acumular esse dinheiro?

Pensando em uma pessoa mais jovem que possui mais tempo para se preparar, a sugestão do Coordenador do Investmania, Thiago Pessoa, é montar uma carteira com 20% em ações ou ETFs (Exchange Traded Funds) e 80% em títulos do Tesouro Direto, mesclando papéis prefixados e atrelados à inflação. Os títulos indexados à inflação de prazo mais longo são sempre muito indicados para quem pretende usar o dinheiro para se aposentar. Isso porque eles garantem ganho real (acima da inflação) com um risco de crédito muito baixo, além de os custos também serem inferiores à maioria dos fundos de investimentos e planos de previdência privada. Estes títulos possuem volatilidade no meio do caminho (o seu valor de face muda de acordo com mudanças econômicas e influenciados pela oferta e procura), mas para quem só pretende resgatar quando o título vencer, eles são uma boa opção.

Já no caso de uma pessoa mais velha e que está mais próxima da idade da aposentadoria, o ideal é não arriscar muito com as ações. Para Domingos, aplicações como o CDB (Certificado de Depósito Bancário), títulos do Tesouro e ouro são as alternativas mais interessantes. Outra possibilidade é adquirir um imóvel. "Nesse caso, o aluguel é uma garantia de renda a mais quando para quando essa pessoa se aposentar", pontua.

Carteira diversificada ou plano de previdência privada?

Ao pensar no longo prazo, muitas pessoas ficam em dúvida se deveriam aplicar em um plano de previdência privada ou em uma carteira diversificada. Conforme indicam os especialistas, caso o investidor seja mais jovem, vale a pena aderir a um plano de previdência privada.
"O plano de previdência é muito bom para o jovem ou um pai que está fazendo para um filho, porque é um investimento de longo prazo. Para uma pessoa mais velha, o melhor é ir para um fundo, por exemplo, com a menor taxa de administração possível e com posições em ações e títulos públicos", coloca Pessoa.

Complementando a fala de Pessoa, Domingos aponta que, caso o investidor escolha um plano, deve buscar por um que seja isento da taxa de carregamento e possua taxa de administração próxima de 1% para valer a pena. Já no caso do fundo de investimento, ele sugere um que seja mais moderado, com menos alocação em ações. "É importante estar acompanhado de um especialista para ele apresentar no que o fundo está lastreado e evitar que seja de ações, que não condiz com o objetivo de uma aposentadoria, já que a bolsa é bastante volátil", diz.

O investidor que pretende fazer um plano de previdência privada também precisa se atentar para os dois tipos disponíveis: o PGBL (Plano Gerador Benefício Livre) ou um VBGL (Vida Gerador Benefício Livre). A principal diferença está nos benefícios fiscais. Quem contrata um PGBL pode deduzir até 12% da renda tributável no ano no imposto de renda. Por isso, este tipo de plano é indicado para aqueles que entregam a declaração completa do imposto de renda, que permite deduções específicas.

Já o VGBL não oferece nenhuma vantagem de dedução durante a fase de acumulação - ou seja, a fase em que ainda está aplicando no plano. Em compensação, tem este benefício no momento do resgate. Isso porque, no VGBL, o imposto incide apenas sobre os rendimentos obtidos e não sobre o valor total acumulado, como acontece no PGBL.

CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Polícia Civil do Estado da Bahia realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo600 (seicentas) VAGAS PARA DELEGADO, ESCRIVÃO E INVESTIGADOR, inscrições reabertas no período de 29/01 a 19 de fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 9.155,28. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

PI. O Hospital Universitário da UFPI realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo172 (cento e setenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 04 de fevereiro/2013. Escolaridade exigida: Superior. Salários: 6.495,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;

**********REGISTROS**********
 = "AMIGOS/AS DE PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Denys Tavares – Professor (dia 27), Zuíla Alves – Emater (28), Márcio Alexandre – Jornalista (29), William Pereira – Professor (30), Brígida Lima (1º) e João Paulo – Professor (02);

 = "Prezado Hermes, senti satisfação em receber nosso querido "Democratizando a Comunicação", primeiro deste 2013. Como sempre leitura imprescindível. Ainda não me veio a disposição de trazer o Poranduba de volta. A preguiça por enquanto está vencendo o desejo. Grande e fraternal abraço, Rubens Coelho". Que quer é isso companheiro! Sigamos o velho Raulzito Santos Seixas: "... coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz. Coragem, coragem, eu sei que você pode mais..." – Por quem os sinos Dobram. Saúde amigo, pra você e familiares;

 = "Meu prezado amigo Hermes vlw, além das notícias importantes, uma bela mensagem. Fica com Deus, abç. Cezôca". - Obrigado grande Cezôca, nos veremos em março na apresentação da banda PANNDORA, grupo de heave metal formado por mulheres, de Maringá/PR – aguarde detalhes;

 = Há 240 anos (25/01/1773) realizou-se o primeiro batizado na Capela de Santa Luzia, oficializado pelo Pe. José dos Santos Costa.

**********PANO RÁPIDO**********
 - Memória: Na edição no 436/2011 (de 19/06), relatamos os seguintes temas: Vitória Contra Comissionados e Terceirizados; Sintest Lança Blog da Greve; Bronca do Leitor (236) – Santino Arruda; FIQUE SABENDO: 19 de Junho: Dia do Vigilante. E na Edição 486/2012 (de 04/02) estes foram os temas: Drogas: consumo (in)consciente; Punição para Estudantes Agressores; Para DIEESE Falta Clareza nos Dados de Rosalba; UERN: Mestrado em Ciências Sociais e Humanas; Genildo Costa, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (284) – Jadismar Costa; FIQUE SABENDO: "O Caminho da Verdadeira Cura: façamos nossa parte" – por Vinícius Guerra";

 - SECA E FOME - A fome vem imperando em comunidades rurais espalhadas pela região mossoroense. Em São João da Várzea, concentração populacional campesina localizada ás margens da RN-117, caminho para os sertões potiguares e paraibanos, a falta de alimentos vem penalizando seriamente famílias inteiras que tem na agropecuária quase que a única fonte de renda a fim de manter os membros das famílias. Não é diferente a situação das famílias que habitam comunidades rurais ao longo da citada rodovia estadual. No município de Governador Dix-sept Rosado, a fome vem assolando impiedosamente, não obstante a proximidade com o curso do rio Apodi-Mossoró. Por Prof. Romero Cardoso;

 - AÇÕES JUDICIAIS - A ADUERN – Associação dos Docentes da Universidade do Estado do RN irá realizar Assembleia Geral Extraordinária na próxima quinta-feira (31). O objetivo é a proposição de ações judiciais para os docentes. Na ocasião, o professor Lindocastro Nogueira, assessor jurídico da entidade, prestará os esclarecimentos. A Assembleia será realizada na sede da ADUERN em Mossoró, às 10h. Por Jornalista - Talita Lucena (DRT 1551-JP/RN);

 - DIA: ontem foi Dia do Carteiro. Amanhã (27) será Dia do orador.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos carteiros/as, oradores e oradoras.
QUEM canta...
"Brasil, Brasil / Quem são suas verdadeiras crias? / As leis, gerais, não afetam a cor de Brasília..." . ("Sem Saída". Autoria: Cezôca – Canta: Cezôca).
...os males espanta.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.