domingo, 21 de outubro de 2012

DC - Coluna de Notícis 556. (Anexo pps: Casa e Lar).


DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IV – Edição nº 556 (geral) e 72ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2677 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) ou 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, domingo, 21 de outubro de 2012. Atualizações: 4ª feira e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2012, Semana: 43ª/52, Dias: 295/366 e faltam 71 dias para término do ano.

"Causo democrático!"
"Dizem que Eva era tão ciumenta que contava as costelas de Adão todo os dias". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. Fonte: www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:

Estivemos ausentes na semana passada em virtude de muitos afazeres e esta edição foi redigitada por várias vezes pela falta de tempo para conclusão. Amanhã continuaremos com a maratona de atividades sindical com visitas as bases divulgando a Assembleia Geral para eleger delegados a fim de participarem do XI CONSINAI – Congresso do SINAI (29/11 a 1º/12/2012 em São José do Mipibu), a citada assembleia se dará na próxima quinta-feira (25), às 14h, na sede do SINAI – Regional de Mossoró. Oportunamente divulgaremos a realização da festa do servidor público (ver matéria abaixo). Um ótimo domingo e uma semana de realizações, vem aí o Dia do Servidor Público e boa leitura nobre leitor/a.

VETOS DE DILMA À MP DO CÓDIGO FLORESTALParlamentares ruralistas criticaram, nesta quinta-feira (18), os vetos à medida provisória do Código Florestal anunciados na véspera. A presidente da República, Dilma Rousseff, vetou nove pontos do projeto de lei de conversão da MP 571/12 aprovado pelo Congresso.

Entre os pontos vetados, está a diminuição dos limites obrigatórios de proteção às margens de rios em médias propriedades. Em decreto publicado juntamente com os vetos, Dilma Rousseff retomou a chamada "escadinha" nas regras de recomposição das Áreas de Preservação Permanente (APPs), com regras diferenciadas apenas para pequenos produtores. A "escadinha" é a regra que determina a recuperação de uma área maior de APP para propriedades maiores.

Segundo o texto aprovado pelos parlamentares, em imóveis com áreas superiores a quatro e até 15 módulos fiscais, as margens de cursos d'água de até 10 metros seriam preservadas em 15 metros. Com o veto e as regras fixadas pelo decreto para o Programa de Regularização Ambiental, o limite mínimo de proteção voltou a ser de 20 metros para rios com que passem por propriedades com área superior a quatro módulos.

SINAI COMEMORA DIA DO SERVIDOR PÚBLICO - O SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN convida todos os servidores sindicalizados de sua base para participarem da festa em comemoração ao "28 de Outubro - Dia do Servidor Público". A festa será no dia 27/10 (sábado), a partir das 11h, na sede da ASSEMA, em Macaíba/RN. Será servido um churrasco aos convidados, ao som de música ao vivo com o cantor Messias Paraguai. Em Mossoró, Pau dos Ferros (em 10/11) e Caicó com data a ser definida.

NATAL/GRANDE NATAL - O Sindicato providenciará o transporte, saindo ônibus às 10h30min, da Praça Opção, do Conjunto Santa Catarina e às 11h, da área de lazer do Conjunto Panatis, ambos na Zona Norte de Natal. As senhas estarão sendo entregues no período de 22 a 25/10, na sede do SINAI, em Natal no horário comercial do sindicato. Outras informações: (84) 3206-1851.

REGIONAIS – As regionais de Mossoró e Pau dos Ferros farão suas festas no dia 10/11 (sábado), nas sedes sociais Clube da CAERN em suas respectivas cidades. Aos sócios de Mossoró e região o evento é denominado XIV ENBASINAI – Encontro de Bases do SINAI e será servido um almoço/churrasco aos convidados, ao som de música ao vivo com o Grupo Musical.3. As senhas serão distribuídas no período de 29/10 a 1º/11/2012, no horário correspondente de 08 às 11h, e de 13h30 às 16h30min. Maia informações pelos fones (84) 3321-1271 ou 9913-9677 para Mossoró/RN, 9609-9568 para P. dos Ferros/RN, 3421-2999 ou 9919-9487 para Caicó/RN.

MOMENTO DO LIVRO COMPLETA 4 ANOSNesse mês de outubro, quando o projeto Momento do Livro completa quatro anos, você pode se tornar um colaborador especial. Para isto, basta adquirir o broche de Mané Beradeiro, confeccionado em prata, do tamanho de uma polegada. O valor do broche é de R$ 50,00 (cinquenta reais). A entrega é feita através dos Correios para pedidos no interior e em outros estados. Ao comprar o broche de Mané Beradeiro você contribui para a manutenção do projeto, cujo valor será revertido para a compra de livros que serão doados às crianças. Quem se sentir no desejo de levar Mané Beradeiro no peito é só entrar em contato através do email: maneberadeiro@hotmail.com/.

O broche é um resgate de um ferro que era usado pelo pai do escritor Francisco Martins, nos rebanhos da fazenda. O escritor fez uma adaptação, dando destaque ao M e ao B, mantendo a forma original de uma chave, símbolo que para ele, abre as portas da sabedoria às crianças jovens e adultos ao mundo da leitura. A temporada de pedido continua aberta. A meta é atingir 50 colaboradores. Quem reside em Natal eu posso entregar o broche diretamente ao comprador. Obrigado, Mané Beradeiro.

ROGÉRIO DIAS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! - Nosso estreante na séire é deveras conhecido do nosso país de Mossoró, o bravo Halamid Rogério Dias é um dos homens mais antenados e defensor da boa cultura em nossa terra e região. É o tipo do cara que não tem papas na lingua; manda se recado homem, junto com a poesia de mestre Antônio Francisco.
"Vamos novamente reerguer o barzinho mais cultural desa cidade. CHAP CHAP é cultura, cultura é vida e você é nosso convidado", Rogério Dias.

"O Chap-Chap é um pouco / Da companhia do só / Um pedacinho de todos / Poetas de Mossoró. O Chap-Chap é a lua / Dos raios da boemia / A minha igreja poética / Onde eu rezo todo dia". Antônio Francisco.

BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (352) Caro amigo Hermes. A BRONCA 348 (Edição 551), aqui bem próxima, traz uma pergunta interessante. Eu respondo dizendo que o nosso País tem jeito, sim. Basta haver uma conscientização de que não devemos vender nossa cidadania - o voto, por exemplo. Basta também o povo saber que paga impostos altos, muitas vezes engessados, como ocorre com o ICMS, para sustentar vagabundos apaniguados em cargos de confiança - o CC - com raríssimas exceções, fica menosprezando o contribuinte. Basta o povo mostrar a esses políticos que administram o nosso Erário que tudo isso faz parte da coisa pública. Não é à-toa que a nossa forma de governo é REPÚBLICANA. Finalmente, basta que o povo se conscientize que o trabalho é uma expressão de grandeza, e uma justa aposentadoria não se constitui vagabundagem, como quis um presidente da República, que até hoje pensa que o aposentado esqueceu. Diante dessa mudança, podemos dizer que vivemos num Brasil Brasileiro, sem essas agruras por que passou o autor da bronca a que nos referimos. Forte abraço, Amigo Hermes. José Santos Diniz.

FIQUE SABENDO... "21 de outubro: Dia do Contato Publicitário". Por Nair Paz Siqueira – Publicitária e Consultora de Mídia. FONTE: http://targetconsultores.wordpress.com, em 2010/10/2011.

Se engana quem acredita que o Contato Publicitário apenas leva e trás briefings ou apenas retransmite os pedidos do cliente.

Executivo de Contas? Atendimento? Contato? Esses são alguns dos nomes que qualificam o oficio do Contato Publicitário. De importância impar em qualquer empresa de comunicação, em geral são profissionais requisitados em agências de propaganda, o Contato Publicitário atua diretamente ligado no atendimento externo, ou seja, como muitos deles se definem: "…na agência sou o cliente, no cliente sou a agência".
Se engana quem acredita que o Contato Publicitário apenas leva e trás briefings ou apenas retransmite os pedidos do cliente. A atividade requer muita convivência com o segmento que atende, muita habilidade para enfrentar as demandas vindas de todas as partes (Marketing, Mídia, Produção, etc.) e perfil de fácil relacionamento.
Assim, como o profissional de Planejamento, o Contato Publicitário pode e deve atuar com pró-atividade para gerar e potencializar oportunidades, ter compromisso com marca e produto e ser um elo produtivo e criativo entre agência e cliente.

Hoje, os departamentos de atendimento podem ter sua equipe divididasem Diretores, Gerentese Contatos e podem também contar com profissionais publicitários específicos para prospecção de novos negócios e novas mídias. As universidades e os centros acadêmicos cada vez mais estão investindo em disciplinas que incentivem essa bonita carreira dentro da comunicação.
Nossa especial homenagem ao Contato Publicitário nesse 21 de outubro, seu dia.

CONQUISTE SEU EMPREGO: PE. A Prefeitura de Itaíba/PE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 386 (trezentas e oitenta e seis) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 31 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: 2.650,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

SE. A Prefeitura de Neópolis/SE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 115 (cento e quinze), em três editais, VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 26 de outubro/2012. Escolaridade exigida: Fundamental / Médio / Superior. Salários: até R$ 2.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********REGISTROS**********
 = "leitor de PARABÉNS" – É tempo de parabenizar aniversariantes da semana: Fátima Costa – Comerciária (18/10), Genivan Vale – Vereador (19/10), Erneide Alves – Serv. Pública (21/10), Prof. Castelo (22) e Rogério Dias - Artista;

 = "Parabéns, amigo Hermes. Só você na sua Coluna de Notícias e eu, na Rádio Difusora (1.170KHz), lembramos que o dia 12 de Outubro, além de ser Dia da Padroeira do Brasil, é também o Dia do Agrônomo. Crispiniano Neto"– É companheiro agrônomo e poeta Crispiniano, naquele dia ainda se comemora: dia da cirurgia infantil, dia da hispanidade, dia da raça, do basquete, do descobrimento da América e dia do mar, ;

 = Há exatos 34 anos (20/10/1978) fora inaugurada a agência de número 560, da Caixa Econômica, em Mossoró;

**********PANO RÁPIDO**********
 - MEMÓRIA: Na edição no 418/2011 (de 17/04), relatamos os seguintes temas: Devolvendo em Dobro; Lisboa Batista, Repórter por uma Edição; Bronca do Leitor (220) – Prof. Diniz; FIQUE SABENDO: Anestesiamento Social: será culpa da fumaça;

 - LEGISLATIVO 2013/2016 – Dos 21 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Mossoró, 10 possuem ensino superior completo, 06 possuem ensino médio, 03 possuem ensino fundamental incompleto e 02 possuem curso superior incompleto. Quanto à idade, o mais velho é o professor Luiz Carlos (PT), que tem 62 anos, e o mais novo é o empresário Tassyo Mardonny (PSDB), com 24 anos. Quanto aos bens, quem lidera é o ex-secretário Alex Moacir (PMDB), que declarou patrimônio de R$ 458 mil. O vereador Jório Nogueira (PSD) foi o único dos 21 eleitos que declarou não possuir nenhum bem. Fonte: Tio colorau (www.tiocolorau.com.br, em 09/10/12.

 - CARTA ABERTA EM DEFESA DA CIÊNCIA - Acadêmicos do todo o mundo estão firmando uma carta aberta em defesa da ciência e da equipe do pesquisador francês Gilles-Eric Seralini, que publicou no mês passado os resultados de uma pesquisa que avaliou, em 200 ratos de laboratório, os efeitos de uma dieta contendo milho transgênico NK603. A carta, os cientistas resgatam o histórico de ataques e perseguições que, sistematicamente, têm sofrito todos os pesquisadores que desenvolvem experimentos para avaliar a segurança dos transgênicos (e de alguns agrotósicos) para a saúde e o meio ambiente e tornam públicos resultados considerados incovenientes para as indústrias de biotecnologia. POR UM BRASIL ECOLÓGICO, LIVRE DE TRANSGÊNICOS E AGROTÓXICOS. FONTE: www.adital.com.br, em 19/10/2012;

 - DIA: hoje Dia do Contato Publicitário e Dia do Mackenzi (congrega as diversas ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social e ambiental, desenvolvidas ao longo do ano em entidades sociais, comunidades carentes, na sociedade em geral). Amanhã (21) será Dia do Paraquedista.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos publicitários, marckenzis e paraquedistas.
QUEM CANTA...
"E pra você que vai viajar / O tempo é bom / Sujeito a amores impossíveis no final do período / Dia após dia durante semanas... . ("Weekend" – Composição: Indisponível – Canta: Blitz).
...OS MALES ESPANTA.
VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; http://jose.walter.zip.net; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com e www.jornalporanduba.com/.

Antes de imprimir reflita se é realmente necessário, o Meio Ambiente agradece!

*Hermes Alves de Oliveira (53), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010) e há onze anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 18/07/2012 toma posse como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. como suplente (para mandato de dois anos) no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário