sábado, 4 de junho de 2011

DC - Coluna de Notícias 432. (Anexo. Viva!).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de Noticiar!"

Ano III – Edição: 432 (geral) e 36ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com

Mossoró/RN, sábado, 04 de junho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.

Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 155/365, Semana: 23ª/52 e faltam 210 dias para término do ano.

"Causo democrático".

Mané Beradeiro observando as intenções dos animais: - "A galinha caipira encontra-se com o avestruz e exclamou: - Menina me apresenta o galo que te cobre!!!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


Estimados/as Amigos/as:


Muitos ao ler esta coluna a organização do Mossoró Cidade Junina 2011 já tenha aberta, oficialmente, a edição com o evento intitulado Pingo da Mei Dia. Nesse momento são 22h05min (ontem 03) e estava um silêncio no meu apartamento e de repente vem um som bem alto vindo das bandas da Estação das Artes, trata-se de um desses paredões automotivos que de vez em quando param por 5 ou 10minutos e vão embora. A música inicial executada era muito boa com Caetano Veloso cantando "Tiêta", a segunda uma dessas tipo "forruim" (realmente não conheço quem reclamava cantar) e a terceira quase que não acredito... , Luiz Gonzaga com "O galo cantou lá no pé da serra..." . Agora vamos ao volume para cada música, numa escala de 1 a 10 do meu imaginário: a 1ª tocou no volume 6, a segundo DEZ, e a terceira no volume 3. Num dá pra respeitar esse pessoal dá? Tive que agir como o Ronne Von trancando a vida no meu apartamento. Com a licença do Erasmo Firmino - Tio Colorau "vou tomar um burrinho com Coca-cola pra ver se esqueço". Boa leitura nobre leitor/a.


TRAMITA: GRATUIDADE PARA TRATAMENTO DE VITILIGO Tramita na Câmara o Projeto de Lei 861/11, do deputado Missionário José Olimpio (PP-SP), que obriga os hospitais públicos a prestarem atendimento médico psicológico a pessoas com vitiligo. O texto determina o acompanhamento médico será oferecido ao paciente durante o tempo que o psicólogo julgar necessário.


O vitiligo é uma doença não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Ainda não há consenso sobre as causas, mas, segundo o deputado, a ansiedade, o estresse físico e emocional são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.

Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A História da União Brasileira de Escritores-UBE, Secção Rio Grande do Norte, passa a partir de hoje, a ter uma nova visão. Trata-se da descoberta de documentos que atestam a criação da UBE-RN em 14 de agosto de 1959, e não como antes pensávamos ter sido em 16 de novembro de 1984. Portanto, a UBE-RN tem atualmente 52 anos e não 27. Todo este material que consta de ofícios, publicações de jornais, edital, estatutos e regimentos foi descoberto por mim, quando trabalhava na catalogação de livros e documentos da Biblioteca Padre Luis Gonzaga Monte, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.


ACERVO: O acervo será entregue brevemente ao atual Presidente da UBE-RN escritor Eduardo Gosson, pelo Diretor da Biblioteca, Jurandyr Navarro. A idéia de instalação de uma secção da UBE no Rio Grande do Norte partiu do jornalista e escritor Edgar Barbosa, durante a semana de estudos euclidianos, realizado nesta Capital. Apontamentos assinados pelo primeiro Presidente Raimundo Nonato atestam que a UBE-RN teve como berço o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, às 20 horas e 50 minutos.


BLOG "UERN EM GREVE" É LANÇADO – Depois de deflagrada a greve por tempo indeterminado, na última terça-feira (31), o Comando de Greve lança o BLOG UERN EM GREVE para melhor sintonizar a categoria e a sociedade, a estreia do blog foi uma agenda de atividades iniciada no dia de ontem. Hoje mesmo já foram registradas algumas mudanças na agenda e novas atualizações. Visite o blog no endereço: http://uernemgreve.blogspot.com/.


CRONOGRAMA DE VISITAS:


DIA/DATA:

HORÁRIO:

LOCAL:

Sexta – 03/06/11;

09h – Visita de mobilização;

12h – Visita de mobilização;

Campi de P. dos Ferros/RN;

Campi de Patu;

Sábado – 04/06/11;

08h - Apoio aos educadores do estado – Assembléia do SINTE, na Praça Felipe Guerra;

Mossoró/RN;

Segunda – 06/06/11;

09h – Visita de mobilização;

9h30min – Visita de mobilização;

Campi de Assu/RN;

Natal/RN;

Terça – 07/06/11;

09h – Visita de mobilização;

Campi de Caicó/RN;

Quarta – 08/06/11;

10h - Audiência Pública;

Câmara M. de Mossoró/RN;

Quinta – 09/06/11;

Assembléia Geral;

Auditório da FAFIC, Campus Central – Mossoró/RN;


CINECLUBE EXIBE "PATATIVA DO ASSARÉ – AVE POESIA" logo mais (19h). A entrada é franca, de classificação livre, com duração de 120min, sob a direção de Tim Hunter, lançado em 2003 (EUA) com título original "The Saint of Fort Washington". Após o filme haverá o costumeiro debate. Local: Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra, bairro Ilha de Santa Luzia, em Mossoró/RN.


Sinopse: A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.


BRONCA DO LEITOR (233)Caro Amigo Hermes Alves, boa tarde. Espero que você, seus familiares e seu público leitor do DC estejam bem, em todos os aspectos. Companheiro, a Greve do DETRAN/RN ainda se encontra no impasse, sem que o Governo queira, realmente, negociar com o SINAI? Ou, existe alguma perspectiva do Governo Rosalba Ciarlini abrir-se para negociar com os/as Grevistas daquele órgão governamental? Amigo, só indago-lhe isto, por dois motivos: 1) Como professor aposentado da UERN e ex-dirigente sindical (SINTE/RN / ADUERN), gostaria que @s Companheir@s do DETRAN, representados pelo seu Sindicato, fossem recebidos pelo Governo. E o Executivo Estadual, por sua vez, atendesse às justas reivindicações da categoria; 2) Peço-lhe, encarecidamente, companheiro de lutas, logo que o Movimento Paredista se encerre, por fineza, entre em contato comigo, informando-me sobre o mesmo. Pois, tenho uma pendência burocrática para resolver, naquela repartição. Nós, militantes e ex-militantes do movimento sindical, sabemos muito bem que a Greve ainda é uma ferramenta poderosa de luta da Classe Trabalhadora, podendo, inclusive, quando organizada e coesa, arrancar conquistas históricas do patronato, quer na iniciativa privada, quer no setor público. Portanto, toda a nossa solidariedade, todo o nosso apoio e todo o nosso reconhecimento público à justeza e à legitimidade das Greves das 12 Categorias dos/das Servidores/ras Estaduais do RN, visando conquistar o atendimento de suas Pautas Reivindicatórias específicas. Grato, Luiz Carlos Martins.


NOTA DO EDITOR. Prezado companheiro Luiz Carlos, o SINAI foi recebido na última quinta-feira (02) pela equipe da governadora Rosalba Ciarlini para tratar sobre o pagamento da 2ª parcela dos PCCRs de suas categorias, incluindo-se o Detran. Infelizmente não houve proposta e a greve continua.


FIQUE SABENDO... "Politica do Pão e Circo". Nísia Maria de Sousa Cordeiro – Pedagoga/Analista de Extensão Rural. Fonte: e-mail pessoal em 30/05/2011.


Não sou muito boa em História, mas sempre me fascinam os legados culturais das civilizações. Outra conjuntura que me faz repensar e traçar um caminho dialógico de mim para comigo mesma é a ideia de que a história é cíclica, ela sempre se repete. Presa a estes dois paradigmas estou prestes a oferecer argumentos irrefutáveis para ambos. Nos últimos meses vi-me às voltas com a política do "pão e circo", artimanha do império romano para ludibriar o caos social, o desemprego, o barril de pólvora prestes a explodir no meio do povo sofrido e extenuado pela escravidão e negação dos direitos básicos do ser humano.


Quando o povo não tem emprego, não tem qualidade de vida e há muito já perdeu a sua dignidade enquanto cidadão detentor de seus direitos, nada melhor do que um governo "romanesco" para lhes tapear a visão e toldar-lhes a verdadeira face diante de sua inescrupulosa inércia. É inconcebível, em pleno vigor do século XXI, retroagirmos ao tempo em que, ser político seria a farsa de tentar esconder do povo, o sistema de gestão retrógrado e, até sendo um pouco rude, animalesco a que, em um passado próximo, estivemos sujeitos.

Um dia, acreditamos que, a democracia, finalmente estava instaurada. Ledo engano. A ideia de que o político brasileiro importa-se com a máxima de ser eleito pelo voto direto, de ser representante do povo e, para ele e com ele, gerir os destinos do município, do estado e/ou da nação é ainda um pensamento fantasioso digno dos melhores criadores da arte "futuresca" e inverossímil da ficção científica em seu apogeu. Custo a acreditar que tivemos os sonhos traídos e as nossas convicções de novos tempos lançadas ao caos. Como pode o povo enganar-se tão facilmente?


É aí que vem a velha crença de que a história é cíclica. Já havíamos passado por toda essa construção de grandes lutas, de sangue derramado, de prisões, de confiscos e de expatriações; já havíamos nos despido da ignóbil e torpe ditadura; também já havíamos desistido do coronelismo e suas heranças; ouso até dizer que em grande maioria (até esmagadora maioria) já havíamos aprendido a votar, quando inesperadamente a confiança é traída e tratada como insignificante.


Aonde vamos parar seguindo a sangria desatada dos desmandos e da sujeição subserviente? Onde estão eles, os "caras-pintadas" do século passado? Onde estão os jovens imbuídos de ideais e acreditando na sociedade democrática e fiel aos anseios do povo? Onde estamos nós que construímos um novo pensamento e uma nova realidade sócio-política, econômica e cidadã? Procuro-me e não me encontro. Mas, espere, encontro-me e aos meus concidadãos na voz da professora Amanda Gurgel, garota sortuda que estava no lugar certo, na hora certa e com o discurso politicamente correto, no momento daquela audiência pública.


Mas, não é à toa que nos estatelamos de cara no chão, peito aberto e sorriso gentil transformado em esgar, quando lemos, ouvimos e acompanhados através dos melhores e mais difundidos jornais, telejornais e jornais eletrônicos (entre outros) a retirada do painel que retratava fielmente a cassação de Collor de Melo quando então presidente em outubro de 1992, do túnel do tempo, amplo corredor que passa sob o eixo monumental em Brasília. Havendo, como se não bastasse a frase solta ao ar dos irrespiráveis "futuns" da podridão: "foi um acidente que não deveria ter acontecido".


Estou maluca? Ou simplesmente Collor agora está inocentado de tudo o que lhe conduziu ao impeachment. Se ele era então inocente o que induziu a sociedade proativa ao fato de promover o seu impeachment? Quem está certo? Quem está errado? Ainda bem que há sempre os historiógrafos considerados apócrifos, que não perdem uma centelha dos fatos e retratam, para sei lá qual geração, a verdade. E a liberdade de imprensa? Essa sim é a mais combatida. Não estranharia assistir à promulgação de uma lei que tornasse a mídia sem imagem e sem voz. Em meu mundinho de profissional dedicada e assídua imagino que, "quem não quer ficar mal na fita", trabalha de forma coerente, competente e inteligente e todos os entes perfeitos dessa língua.


Já disse, certa vez, o poeta: "... pau que nasce torto morre torto, eu não sou pau, posso me regenerar..." É, ainda há tempo, pois é tempo de semear, depois virá o tempo de colher. Ainda há tempo para selecionar as sementes, para extirpar as ervas invasoras, para olhar com a mão em pala o horizonte e redesenhar os desígnios da sociedade e... reconstruir.

Fazer política não é brincar de "menina mimada" é antes de tudo fazer acontecer a vontade política da transformação positiva da sociedade; é preocupar-se com os índices e as novas faces da violência; é também acreditar na educação e torná-la essência basilar da construção da sociedade organizada e livre; é fomentar a produção de alimentos até que este esteja acessível em quantidade e qualidade para qualquer "brasileirinho"; é trabalhar pela qualidade do serviço público; é oferecer um sistema de saúde eficiente e efetivo; é antes de tudo, conquistar o voto pelo trabalho desenvolvido, pela coerência política, pela força vital do reconhecimento.


Seria então a hora de votar maciçamente em branco ou mesmo, anular o voto, único legado verdadeiro da cidadania? Trazer a lume não em teatro, nem cinema, mas no picadeiro do grande circo da vida a obra de Saramago: "Ensaio sobre a lucidez"?


Bem, mas isso é outra história... .


CONQUISTE SEU EMPREGO: PB. A Prefeitura de Ingá/PB realizará Concurso Público, oferecendo 163 (cento e sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10 de junho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários R$ 1.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


NACIONAL: A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos realizará Concurso Público oferecendo 601 (seiscentas e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10/06 a 03 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º e 2º graus. Salários até R$ 6.295,35. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********REGISTROS**********

 = LEITOR/A DE PARABÉNS POR IDADE RENOVADA EM JUNHO: "Edvar de Jesus (1º), Walter Silva (04) e Gleide Tomaz (05)";

 = "Fantástico o seu comercial da vida (edição 431). Parabéns por sua iniciativa e pela inovação do seu empreendimento. Abraço, Profª Brígida Félix.". Estimada Professora Brígida, que satisfação publicar seu depoimento. Já sabia de seu acompanhamento do nosso trabalho, saúde e paz a você e família;

 = Ainda é tempo de registrar que nesta data, 31/051989, era fundado o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do RN. A partir de 1997 também passou a representar os servidores da administração direta.


**********PANO RÁPIDO**********

 - Memória: Na edição no 293/2009 (de 20/12), relatamos os seguintes temas: Desmoralização Legislativa; Justiça Trabalhista é Competente para Julgar Complementação de Aposentadoria; Tibau/RN: 14 Anos de Emancipação Política; Bronca do Leitor (124) – Carlos Santos (UERN). FIQUE SABENDO: A Cerveja: bebendo gato por lebre;

 - CENTRAL DO CIDADÃO - No próximo dia 13, segunda-feira, o SINAI realiza assembleia com os trabalhadores lotados nas centrais do Cidadão de Natal e grande Natal. O encontro acontece ás 10 horas, no auditório da Emater, no Centro Adminsitrativo. FONTE: www.sinairn.com.br;

NOTA DO EDITOR: Se os trabalhadores das centrais de Mossoró e Assu interessar mandar uma representação, favor fazer contato pelos telefones ou e-mail acima (no timbre).

 - Há um ano, a CPT entregou ao Ministro da Justiça a relação de 1.546 trabalhadores assassinados em 1.162 ocorrências de conflitos no campo nos últimos 25 anos, de 1985 a 2009. Destas, apenas 88 foram a julgamento, tendo sido condenados somente 69 executores e 20 mandantes. Dos mandantes condenados, apenas um, isso mesmo, apenas um, permanece na cadeia. FONTE: SINDSEP/DF – Seção Sindical;

 - Hoje é Dia Mundial Contra a Agressão Infantil. Amanhã (05) será Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia;


DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de proteção da criança e do adolescente e aos ambientalistas.

Quem canta...

Mas eu trago comigo a Esperança / E acredito numa força maior. / E quem sabe as nossas crianças / Vão viver num mundo bem melhor!... . ("Salve a Terra". De Robson Sé, Enzo Bertolini e Silvio Brito – Canta S. Brito).

...Os males espanta.

VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.

*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário