"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO - Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de Noticiar!" Ano III – Edição: 432 (geral) e 36ª do ano. - Fontes de informação: rádios, tvs, jornais e e-mails. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. Contatos telefônicos: (084) 8848-2592, 9416-4808, 9921-5275 ou 9948-4013. Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / www.democratizandoacomunicacao.blogspot.com |
|
Mossoró/RN, sábado, 04 de junho de 2011. Atualizações: 4ª e sábado.
Túnel do tempo = Ano: 2011, Dias: 155/365, Semana: 23ª/52 e faltam 210 dias para término do ano.
"Causo democrático".
Mané Beradeiro observando as intenções dos animais: - "A galinha caipira encontra-se com o avestruz e exclamou: - Menina me apresenta o galo que te cobre!!!". (Por Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro / www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
Muitos ao ler esta coluna a organização do Mossoró Cidade Junina 2011 já tenha aberta, oficialmente, a edição com o evento intitulado Pingo da Mei Dia. Nesse momento são 22h05min (ontem 03) e estava um silêncio no meu apartamento e de repente vem um som bem alto vindo das bandas da Estação das Artes, trata-se de um desses paredões automotivos que de vez em quando param por 5 ou 10minutos e vão embora. A música inicial executada era muito boa com Caetano Veloso cantando "Tiêta", a segunda uma dessas tipo "forruim" (realmente não conheço quem reclamava cantar) e a terceira quase que não acredito... , Luiz Gonzaga com "O galo cantou lá no pé da serra..." . Agora vamos ao volume para cada música, numa escala de 1 a 10 do meu imaginário: a 1ª tocou no volume 6, a segundo DEZ, e a terceira no volume 3. Num dá pra respeitar esse pessoal dá? Tive que agir como o Ronne Von trancando a vida no meu apartamento. Com a licença do Erasmo Firmino - Tio Colorau "vou tomar um burrinho com Coca-cola pra ver se esqueço". Boa leitura nobre leitor/a.
TRAMITA: GRATUIDADE PARA TRATAMENTO DE VITILIGO – Tramita na Câmara o Projeto de Lei 861/11, do deputado Missionário José Olimpio (PP-SP), que obriga os hospitais públicos a prestarem atendimento médico psicológico a pessoas com vitiligo. O texto determina o acompanhamento médico será oferecido ao paciente durante o tempo que o psicólogo julgar necessário.
O vitiligo é uma doença não contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Ainda não há consenso sobre as causas, mas, segundo o deputado, a ansiedade, o estresse físico e emocional são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença.
Tramitação - O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO – A História da União Brasileira de Escritores-UBE, Secção Rio Grande do Norte, passa a partir de hoje, a ter uma nova visão. Trata-se da descoberta de documentos que atestam a criação da UBE-RN em 14 de agosto de 1959, e não como antes pensávamos ter sido em 16 de novembro de 1984. Portanto, a UBE-RN tem atualmente 52 anos e não 27. Todo este material que consta de ofícios, publicações de jornais, edital, estatutos e regimentos foi descoberto por mim, quando trabalhava na catalogação de livros e documentos da Biblioteca Padre Luis Gonzaga Monte, da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.
ACERVO: O acervo será entregue brevemente ao atual Presidente da UBE-RN escritor Eduardo Gosson, pelo Diretor da Biblioteca, Jurandyr Navarro. A idéia de instalação de uma secção da UBE no Rio Grande do Norte partiu do jornalista e escritor Edgar Barbosa, durante a semana de estudos euclidianos, realizado nesta Capital. Apontamentos assinados pelo primeiro Presidente Raimundo Nonato atestam que a UBE-RN teve como berço o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, às 20 horas e 50 minutos.
BLOG "UERN EM GREVE" É LANÇADO – Depois de deflagrada a greve por tempo indeterminado, na última terça-feira (31), o Comando de Greve lança o BLOG UERN EM GREVE para melhor sintonizar a categoria e a sociedade, a estreia do blog foi uma agenda de atividades iniciada no dia de ontem. Hoje mesmo já foram registradas algumas mudanças na agenda e novas atualizações. Visite o blog no endereço: http://uernemgreve.blogspot.com/.
CRONOGRAMA DE VISITAS:
DIA/DATA: | HORÁRIO: | LOCAL: |
Sexta – 03/06/11; | 09h – Visita de mobilização; 12h – Visita de mobilização; | Campi de P. dos Ferros/RN; Campi de Patu; |
Sábado – 04/06/11; | 08h - Apoio aos educadores do estado – Assembléia do SINTE, na Praça Felipe Guerra; | Mossoró/RN; |
Segunda – 06/06/11; | 09h – Visita de mobilização; 9h30min – Visita de mobilização; | Campi de Assu/RN; Natal/RN; |
Terça – 07/06/11; | 09h – Visita de mobilização; | Campi de Caicó/RN; |
Quarta – 08/06/11; | 10h - Audiência Pública; | Câmara M. de Mossoró/RN; |
Quinta – 09/06/11; | Assembléia Geral; | Auditório da FAFIC, Campus Central – Mossoró/RN; |
CINECLUBE EXIBE "PATATIVA DO ASSARÉ – AVE POESIA" logo mais (19h). A entrada é franca, de classificação livre, com duração de 120min, sob a direção de Tim Hunter, lançado em 2003 (EUA) com título original "The Saint of Fort Washington". Após o filme haverá o costumeiro debate. Local: Hotel Villa Oeste, Av. Presidente Dutra, bairro Ilha de Santa Luzia, em Mossoró/RN.
Sinopse: A vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, a relevância dos seus poemas, o significado político dos seus atos e a sua imensa contribuição à cultura brasileira. Dono de um ritmo poético de musicalidade única, mestre maior da arte da versificação e com um vocabulário que vai do dialeto da língua nordestina aos clássicos da língua portuguesa, Patativa do Assaré é a síntese do saber popular versus saber erudito. Patativa do Assaré consegue, com arte e beleza, unir a denúncia social com o lirismo. Aço e rosa. Quem lê ou escuta a poesia de Patativa do Assaré pensa, emociona-se e conscientiza-se do mundo, porque na sua poesia estão presentes todas as lutas e esperanças do povo; estão reunidas palavras e idéias que se erguem com a dignidade guerreira dos justos, contra todas as formas de obscurantismos e de exploração do homem. No ano de 2001, Patativa do Assaré foi escolhido como um dos mais importantes cearenses do século XX.
BRONCA DO LEITOR (233) – Caro Amigo Hermes Alves, boa tarde. Espero que você, seus familiares e seu público leitor do DC estejam bem, em todos os aspectos. Companheiro, a Greve do DETRAN/RN ainda se encontra no impasse, sem que o Governo queira, realmente, negociar com o SINAI? Ou, existe alguma perspectiva do Governo Rosalba Ciarlini abrir-se para negociar com os/as Grevistas daquele órgão governamental? Amigo, só indago-lhe isto, por dois motivos: 1) Como professor aposentado da UERN e ex-dirigente sindical (SINTE/RN / ADUERN), gostaria que @s Companheir@s do DETRAN, representados pelo seu Sindicato, fossem recebidos pelo Governo. E o Executivo Estadual, por sua vez, atendesse às justas reivindicações da categoria; 2) Peço-lhe, encarecidamente, companheiro de lutas, logo que o Movimento Paredista se encerre, por fineza, entre em contato comigo, informando-me sobre o mesmo. Pois, tenho uma pendência burocrática para resolver, naquela repartição. Nós, militantes e ex-militantes do movimento sindical, sabemos muito bem que a Greve ainda é uma ferramenta poderosa de luta da Classe Trabalhadora, podendo, inclusive, quando organizada e coesa, arrancar conquistas históricas do patronato, quer na iniciativa privada, quer no setor público. Portanto, toda a nossa solidariedade, todo o nosso apoio e todo o nosso reconhecimento público à justeza e à legitimidade das Greves das 12 Categorias dos/das Servidores/ras Estaduais do RN, visando conquistar o atendimento de suas Pautas Reivindicatórias específicas. Grato, Luiz Carlos Martins.
NOTA DO EDITOR. Prezado companheiro Luiz Carlos, o SINAI foi recebido na última quinta-feira (02) pela equipe da governadora Rosalba Ciarlini para tratar sobre o pagamento da 2ª parcela dos PCCRs de suas categorias, incluindo-se o Detran. Infelizmente não houve proposta e a greve continua.
FIQUE SABENDO... "Politica do Pão e Circo". Nísia Maria de Sousa Cordeiro – Pedagoga/Analista de Extensão Rural. Fonte: e-mail pessoal em 30/05/2011.
Não sou muito boa em História, mas sempre me fascinam os legados culturais das civilizações. Outra conjuntura que me faz repensar e traçar um caminho dialógico de mim para comigo mesma é a ideia de que a história é cíclica, ela sempre se repete. Presa a estes dois paradigmas estou prestes a oferecer argumentos irrefutáveis para ambos. Nos últimos meses vi-me às voltas com a política do "pão e circo", artimanha do império romano para ludibriar o caos social, o desemprego, o barril de pólvora prestes a explodir no meio do povo sofrido e extenuado pela escravidão e negação dos direitos básicos do ser humano.
Quando o povo não tem emprego, não tem qualidade de vida e há muito já perdeu a sua dignidade enquanto cidadão detentor de seus direitos, nada melhor do que um governo "romanesco" para lhes tapear a visão e toldar-lhes a verdadeira face diante de sua inescrupulosa inércia. É inconcebível, em pleno vigor do século XXI, retroagirmos ao tempo em que, ser político seria a farsa de tentar esconder do povo, o sistema de gestão retrógrado e, até sendo um pouco rude, animalesco a que, em um passado próximo, estivemos sujeitos.
Um dia, acreditamos que, a democracia, finalmente estava instaurada. Ledo engano. A ideia de que o político brasileiro importa-se com a máxima de ser eleito pelo voto direto, de ser representante do povo e, para ele e com ele, gerir os destinos do município, do estado e/ou da nação é ainda um pensamento fantasioso digno dos melhores criadores da arte "futuresca" e inverossímil da ficção científica em seu apogeu. Custo a acreditar que tivemos os sonhos traídos e as nossas convicções de novos tempos lançadas ao caos. Como pode o povo enganar-se tão facilmente?
É aí que vem a velha crença de que a história é cíclica. Já havíamos passado por toda essa construção de grandes lutas, de sangue derramado, de prisões, de confiscos e de expatriações; já havíamos nos despido da ignóbil e torpe ditadura; também já havíamos desistido do coronelismo e suas heranças; ouso até dizer que em grande maioria (até esmagadora maioria) já havíamos aprendido a votar, quando inesperadamente a confiança é traída e tratada como insignificante.
Aonde vamos parar seguindo a sangria desatada dos desmandos e da sujeição subserviente? Onde estão eles, os "caras-pintadas" do século passado? Onde estão os jovens imbuídos de ideais e acreditando na sociedade democrática e fiel aos anseios do povo? Onde estamos nós que construímos um novo pensamento e uma nova realidade sócio-política, econômica e cidadã? Procuro-me e não me encontro. Mas, espere, encontro-me e aos meus concidadãos na voz da professora Amanda Gurgel, garota sortuda que estava no lugar certo, na hora certa e com o discurso politicamente correto, no momento daquela audiência pública.
Mas, não é à toa que nos estatelamos de cara no chão, peito aberto e sorriso gentil transformado em esgar, quando lemos, ouvimos e acompanhados através dos melhores e mais difundidos jornais, telejornais e jornais eletrônicos (entre outros) a retirada do painel que retratava fielmente a cassação de Collor de Melo quando então presidente em outubro de 1992, do túnel do tempo, amplo corredor que passa sob o eixo monumental em Brasília. Havendo, como se não bastasse a frase solta ao ar dos irrespiráveis "futuns" da podridão: "foi um acidente que não deveria ter acontecido".
Estou maluca? Ou simplesmente Collor agora está inocentado de tudo o que lhe conduziu ao impeachment. Se ele era então inocente o que induziu a sociedade proativa ao fato de promover o seu impeachment? Quem está certo? Quem está errado? Ainda bem que há sempre os historiógrafos considerados apócrifos, que não perdem uma centelha dos fatos e retratam, para sei lá qual geração, a verdade. E a liberdade de imprensa? Essa sim é a mais combatida. Não estranharia assistir à promulgação de uma lei que tornasse a mídia sem imagem e sem voz. Em meu mundinho de profissional dedicada e assídua imagino que, "quem não quer ficar mal na fita", trabalha de forma coerente, competente e inteligente e todos os entes perfeitos dessa língua.
Já disse, certa vez, o poeta: "... pau que nasce torto morre torto, eu não sou pau, posso me regenerar..." É, ainda há tempo, pois é tempo de semear, depois virá o tempo de colher. Ainda há tempo para selecionar as sementes, para extirpar as ervas invasoras, para olhar com a mão em pala o horizonte e redesenhar os desígnios da sociedade e... reconstruir.
Fazer política não é brincar de "menina mimada" é antes de tudo fazer acontecer a vontade política da transformação positiva da sociedade; é preocupar-se com os índices e as novas faces da violência; é também acreditar na educação e torná-la essência basilar da construção da sociedade organizada e livre; é fomentar a produção de alimentos até que este esteja acessível em quantidade e qualidade para qualquer "brasileirinho"; é trabalhar pela qualidade do serviço público; é oferecer um sistema de saúde eficiente e efetivo; é antes de tudo, conquistar o voto pelo trabalho desenvolvido, pela coerência política, pela força vital do reconhecimento.
Seria então a hora de votar maciçamente em branco ou mesmo, anular o voto, único legado verdadeiro da cidadania? Trazer a lume não em teatro, nem cinema, mas no picadeiro do grande circo da vida a obra de Saramago: "Ensaio sobre a lucidez"?
Bem, mas isso é outra história... .
CONQUISTE SEU EMPREGO: PB. A Prefeitura de Ingá/PB realizará Concurso Público, oferecendo 163 (cento e sessenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 10 de junho/2011, escolaridade exigida: 1º, 2º e 3º graus. Salários R$ 1.500,00. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
NACIONAL: A FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos realizará Concurso Público oferecendo 601 (seiscentas e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas no período de 10/06 a 03 de julho/2011, escolaridade exigida: 1º e 2º graus. Salários até R$ 6.295,35. Maiores informações e edital pelo site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= LEITOR/A DE PARABÉNS POR IDADE RENOVADA EM JUNHO: "Edvar de Jesus (1º), Walter Silva (04) e Gleide Tomaz (05)";
= "Fantástico o seu comercial da vida (edição 431). Parabéns por sua iniciativa e pela inovação do seu empreendimento. Abraço, Profª Brígida Félix.". Estimada Professora Brígida, que satisfação publicar seu depoimento. Já sabia de seu acompanhamento do nosso trabalho, saúde e paz a você e família;
= Ainda é tempo de registrar que nesta data, 31/051989, era fundado o SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Estado do RN. A partir de 1997 também passou a representar os servidores da administração direta.
**********PANO RÁPIDO**********
- Memória: Na edição no 293/2009 (de 20/12), relatamos os seguintes temas: Desmoralização Legislativa; Justiça Trabalhista é Competente para Julgar Complementação de Aposentadoria; Tibau/RN: 14 Anos de Emancipação Política; Bronca do Leitor (124) – Carlos Santos (UERN). FIQUE SABENDO: A Cerveja: bebendo gato por lebre;
- CENTRAL DO CIDADÃO - No próximo dia 13, segunda-feira, o SINAI realiza assembleia com os trabalhadores lotados nas centrais do Cidadão de Natal e grande Natal. O encontro acontece ás 10 horas, no auditório da Emater, no Centro Adminsitrativo. FONTE: www.sinairn.com.br;
NOTA DO EDITOR: Se os trabalhadores das centrais de Mossoró e Assu interessar mandar uma representação, favor fazer contato pelos telefones ou e-mail acima (no timbre).
- Há um ano, a CPT entregou ao Ministro da Justiça a relação de 1.546 trabalhadores assassinados em 1.162 ocorrências de conflitos no campo nos últimos 25 anos, de 1985 a 2009. Destas, apenas 88 foram a julgamento, tendo sido condenados somente 69 executores e 20 mandantes. Dos mandantes condenados, apenas um, isso mesmo, apenas um, permanece na cadeia. FONTE: SINDSEP/DF – Seção Sindical;
- Hoje é Dia Mundial Contra a Agressão Infantil. Amanhã (05) será Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia;
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de proteção da criança e do adolescente e aos ambientalistas.
Quem canta...
Mas eu trago comigo a Esperança / E acredito numa força maior. / E quem sabe as nossas crianças / Vão viver num mundo bem melhor!... . ("Salve a Terra". De Robson Sé, Enzo Bertolini e Silvio Brito – Canta S. Brito).
...Os males espanta.
VISITE OS SITES: www.sistemajma.blogspot.com "Jurídico e Jornalístico", www.sindbancarios.com e www.professorwilliampereira.blogspot.com, www.germanoelucena.com, http://jose.walter.zip.net, www.franciscomartinsescritor.blogspot.com, http://doherbert.blogspot.com e www.evangelismoemslide.com.br/.
*Hermes Alves de Oliveira (52), natural de Mossoró/RN, é Técnico-Administrativo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte desde 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN, passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos) e há dez anos está lotado na Faculdade de Direito da UERN. Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (2000/2002) e CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador do SINAI – Sindicato dos Serv. Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró e, Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Em 13/07/2010 toma posse no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário