sábado, 23 de novembro de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.133.


“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVII – Edição nº 1.133 (geral) e 38ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 23 de novembro de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 47º/53; dias: 329/366 e faltam 37 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

SECO OU MOLHADO. – O que fica mais úmido quanto mais seca? A toalha! FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/piadas-para-descontrair-no-trabalho/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

“DE NOVEMBRO E O PAGAMENTO DENTRO DO MÊS TRABALHADO”, O DIA É 29 (sexta-feira) II. Lembro ao governo Fátima Bezerra que, para ela pagar ao funcionalismo dentro do mês trabalhado, é sexta-feira (29) próxima, o último dia útil de novembro. Repito o que disse na edição anterior: pagamentos em dia não útil (sábado e domingo) o sistema bancário já trabalha com data de segunda-feira “do mês seguinte” e “não em dias não úteis” do mês anterior. Boa leitura nobre leitor/a.

MAIS DE R$ 8,5 BILHÕES SEGUEM “ESQUECIDOS” POR PESSOAS NO BC; VEJA COMO CONSULTAR. Você pode ter dinheiro "esquecido" por ai e nem sabia, veja como consultar antes do prazo acabar.

O Banco Central revelou na quinta-feira (07) que existem esse montante “esquecidos” por pessoas físicas em instituições financeiras. Anteriormente, havia informações que a partir de 16 de outubro o valor seria remetido ao Tesouro Nacional.

Porém, o Ministério da Fazenda, em nota à imprensa, revelou que o prazo é maior do que este, na verdade. Veja detalhes abaixo.

60 DIAS APÓS LEI - De acordo com o Ministério da Fazenda, a lei original dava 30 dias para resgate após a publicação da lei. Porém, além desse prazo, as pessoas têm mais 60 dias para contestar o valor. Esse dinheiro pode ser consultado e resgatado por pessoas físicas ou empresas.

"Apenas após o término desse segundo prazo, e caso não haja manifestação daqueles que tenham direito sobre os depósitos, os valores serão incorporados ao Tesouro Nacional", disse o Ministério.

Além disso, os interessados têm seis meses para entrar com processo judicial e reconhecer o direito aos depósitos. "Logo, não há que se falar em confisco", afirmou.

O valor só irá definitivamente para o orçamento de tesouro caso, mesmo após esse prazo, não houver recolhimento. O Ministério afirmou que a medida tem precedentes no Brasil.

COMO SABER SE TENHO DINHEIRO “ESQUECIDO” NO BANCO?

Você pode fazer consulta de EMPRESAS PELO CNPJ e data de abertura da empresa, ou de PESSOAS VIVAS ou MORTAS pelo CPF e data de nascimento. Basta acessar: https://valorsareceber.bcb.gov.br.

O BC dá preferência para chaves pix. Se não tiver, a pessoa precisa entrar em contato com a instituição para combinar recebimento.

Apenas herdeiros, testamentários, inventariantes ou representantes legais podem consultar valores de pessoas falecidas, e depois entrar em contato com a instituição que está com o dinheiro. FONTE: economia.ig e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br em 08/11/2024.

ESQUEMA DE FRAUDES EM EXAMES OFTALMOLÓGICOS NO DETRAN: SINAI exige que caso seja investigado e governo faça concurso público. O Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do Rio Grande do Norte (SINAI-RN), por meio desta nota, exige que as pessoas acusadas de participarem do esquema de fraude em exames oftalmológicos no DETRAN/RN, noticiado na imprensa nos últimos dias, sejam investigadas e, se culpadas, punidas exemplarmente, após apuração dos fatos, respeitando o processo legal.

É fato que o crescente processo de terceirização na autarquia, iniciado em governos passados e mantido pelo atual, fragiliza o Departamento, abrindo portas para atos de corrupção difíceis de identificar e coibir. Para termos ideia, o setor de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é o mais privatizado da autarquia. O setor clínico, por exemplo, não tem nenhum servidor efetivos nos citados exames, uma vez que todos os médicos são todos oriundos de clínicas privadas. A quem interessa o aumento da terceirização?

Exigimos que o Governo do Estado realize concurso público imediatamente, conforme acordou em 2019, 2022 e 2024, e passe a respeitar e valorizar os trabalhadores do DETRAN/RN, que tanto contribuem, apesar das precárias condições de trabalho, para melhorar o trânsito do Rio Grande do Norte. FONTE: sinairn.org.br, em 20/11/2024.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

O NASCIMENTO DE ALMIR DE ALMEIDA CASTRO aconteceu em 23/11/1914, faleceu no dia 06/01/1962, e tornou-se médico pela UFPE. O patrono atual do Hospital Dr. Almir de Almeida Castro graduou-se em medicina em 08/12/1941, pela Universidade Federal de Pernambuco. Filho de Antônio Florêncio de Almeida, industrial e dono de salinas, e de Maria Estela Câmara de Almeida Castro. Dr. Almir era consorciado com Maury Galvão de Sabóia, filha do Cel. Vicente Carlos Sabóia Filho. Deste consórcio teve os seguintes filhos: Maria Estela, Clara, Lenira e Almir Filho. FONTE: http://blogdetelescope.blogspot.com/2013/12/av-dr-almir-de-almeida-castro.html.

O FALECIMENTO DE JESUÍNO ALVES DE MELO CALADO (*Patu/RN em 1844) aconteceu no dia 21 de novembro de 1879, aos 35 anos. O desfecho final de Jesuíno foi numa emboscada em área rural de Belém do Brejo do Cruz, Estado da Paraíba, quando levou dois tiros e morreu pouco depois. Também chamado de "Jesuíno Brilhante" ou "O Cangaceiro Romântico", nasceu de uma família da aristocracia rural sertaneja, no sítio Tuiuiú, região da cidade de Patu, e virou bandoleiro para alguns e justiceiros pelos pobres, em 1871, pelo fato de seu irmão ter apanhado no meio da rua de sua cidade natal e pelo roubo de uma cabra que lhe pertencia. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jesuino_Brilhante.

FIQUE SABENDO... “Dia Nacional do Engenheiro Elétrico – 23 de novembro”. Por Luiz Miranda. FONTE: https://querobolsa.com.br/revista/23-de-novembro-dia-do-engenheiro-eletricista, em 06/07/2023.

Saiba a razão para o dia do Engenheiro Eletricista ser comemorado em novembro e entenda a importância da profissão e dessa data!

Na sociedade moderna, a profissão de engenheiro eletricista desponta como uma das mais relevantes. Estes profissionais são responsáveis por projetar, construir e manter sistemas elétricos que alimentam nossas casas, impulsionam a indústria e revolucionam a tecnologia.

Sem eles, o mundo, como conhecemos hoje, seria muito diferente. É por isso que, no dia 23 de novembro é comemorado o dia do engenheiro eletricista. Um dia reservado para homenagear aqueles que, de maneira incansável e muitas vezes invisível, constroem e sustentam as redes elétricas que iluminam nossas vidas.

Ao conhecer essa data, explorando a história, a relevância e as inovações dessa profissão fascinante, honrando o trabalho de engenheiros eletricistas no passado, presente e futuro, contribuímos para o reconhecimento de uma profissão tão importante no mundo contemporâneo.

HISTÓRIA DA ENGENHARIA ELÉRICA - A engenharia elétrica, tal como a conhecemos hoje, não nasceu do dia para a noite. Sua origem é um reflexo da evolução humana, do nosso incessante desejo de descoberta e inovação. Pode-se dizer que a engenharia elétrica se iniciou quando o ser humano descobriu pela primeira vez que o âmbar (resina fóssil), quando esfregado, atraía pequenas partículas – uma manifestação do que hoje chamamos de eletricidade estática.

Desde então, temos visto uma ascensão constante dessa disciplina, alicerçada nas conquistas de muitos pioneiros que abriram caminho para o nosso mundo energizado.

A evolução desta profissão é marcada por descobertas importantes e invenções revolucionárias, desde o estabelecimento das leis fundamentais da eletricidade por Michael Faraday e James Clerk Maxwell até o desenvolvimento da lâmpada incandescente por Thomas Edison. Estes e muitos outros contribuíram para a formação da base sólida sobre a qual a engenharia elétrica moderna é construída.

POR QUE O DIA 23 DE NOVEMBRO É O DIA DO ENGENHEIRO ELETRICISTA?

A comemoração do Dia do Engenheiro Eletricista no dia 23 de novembro foi estabelecida para homenagear esses profissionais incríveis, e também para marcar a importância que a engenharia elétrica desempenha na nossa vida diária.

A data foi oficializada através da Resolução Nº 345, de 27 de outubro de 1992, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), sendo escolhida devido ao Dia da Santa Ifigênia, padroeira dos Eletricistas. Embora seja mais celebrada no Brasil, a data ganha reconhecimento em muitos outros países, servindo como um lembrete da indispensabilidade desses profissionais.

O PAPEL DO ENGENHEIRO ELETRECISTA - Os engenheiros eletricistas atuam em uma variedade de áreas, desde a concepção e projeto de novos dispositivos eletrônicos, passando pelo desenvolvimento de sistemas de energia, até o trabalho com comunicações sem fio, computadores e uma infinidade de outras aplicações elétricas.

Eles são responsáveis pela criação, manutenção e melhoria dos sistemas e tecnologias que usamos todos os dias. Seja para iluminar nossas casas, carregar nossos smartphones ou garantir que as indústrias funcionem sem problemas, o engenheiro eletricista é um profissional indispensável.

O mundo contemporâneo não seria o mesmo sem o trabalho destes profissionais. Eles estão na linha de frente da inovação tecnológica, moldando o futuro de maneiras que nem podemos começar a imaginar. O impacto de seu trabalho é sentido em quase todos os aspectos de nossas vidas, desde os menores dispositivos pessoais até as grandes infraestruturas de energia que sustentam nossas cidades.

Além disso, os engenheiros eletricistas têm uma responsabilidade única de garantir a segurança. Todos os sistemas e dispositivos elétricos que projetam devem ser seguros para uso e operação.

Isso significa que eles devem entender e seguir rigorosos padrões e regulamentos técnicos, contribuindo ainda mais para a importância de seu papel.

A CELEBRAÇÃO DO 23 DE NOVEMBRO - Compreendendo o papel fundamental desempenhado pelos engenheiros eletricistas, fica fácil entender por que o 23 de novembro, dia do engenheiro eletricista, é uma data tão significativa. A celebração dessa data é uma oportunidade de expressar nossa gratidão e reconhecimento pelo trabalho árduo desses profissionais.

GRANDES NOMES DA ENGENHARIA ELÉTRICA - Nesta celebração do dia do engenheiro eletricista, seria injusto não mencionar alguns dos grandes nomes que ajudaram a moldar a engenharia elétrica.

Um grande exemplo nesta área é Nikola Tesla, conhecido por suas contribuições inovadoras para o design do moderno sistema de fornecimento de energia elétrica de corrente alternada. Sua genialidade e visão estabeleceram os alicerces para muitas das tecnologias elétricas que usamos hoje.

Outro engenheiro elétrico notável é Thomas Edison, cuja invenção da lâmpada elétrica prática e eficiente revolucionou o modo como vivemos e trabalhamos. Além disso, suas contribuições para a criação de sistemas de geração e distribuição de energia elétrica deixaram um legado.

Estas e muitas outras figuras inspiradoras influenciaram fortemente a profissão de engenheiro eletricista. Eles estabeleceram os padrões de inovação e excelência que os engenheiros eletricistas de hoje se esforçam para seguir.

Suas contribuições têm um impacto contínuo na maneira como entendemos e utilizamos a eletricidade, e como a engenharia elétrica continua a evoluir e a se adaptar às necessidades da sociedade moderna.

O FUTURO DA ENGENHARIA ELÉTRICA - Ao olharmos para os pioneiros da engenharia elétrica e as inovações que eles trouxeram, somos naturalmente conduzidos a pensar no futuro desta fascinante profissão. As constantes mudanças tecnológicas propõem desafios e oportunidades excitantes para os engenheiros eletricistas.

No cerne dessas tendências estão inovações como a Internet das Coisas (IoT), veículos elétricos, energias renováveis e inteligência artificial, áreas em que os engenheiros eletricistas desempenham um papel crucial. Eles serão os responsáveis por projetar e desenvolver os sistemas que farão essas inovações funcionar eficientemente e de forma segura.

Também há um crescente foco na sustentabilidade na engenharia elétrica. Os engenheiros de hoje e do futuro serão encarregados de encontrar soluções inovadoras para reduzir o consumo de energia e minimizar o impacto ambiental.

Finalmente, a digitalização e a automação continuarão a ser tendências importantes. Os engenheiros eletricistas estarão na linha de frente, trabalhando para integrar sistemas elétricos com tecnologias digitais e automatizadas.

QUER SE TORNAR UM ENGENHEIRO ELÉTRICO?

É possível encontrar exemplos do trabalho dos engenheiros elétricos desde a energia que ilumina nossos lares até as inovações tecnológicas que revolucionaram nossas vidas. Com um passado inspirador e um futuro promissor, a engenharia elétrica continuará a ser uma área de estudo e trabalho vital para a sociedade.

Se você está pensando em seguir carreira em Engenharia Elétrica, a QUERO BOLSA tem a ferramenta ideal para ajudá-lo a encontrar a melhor bolsa de estudos de acordo com suas necessidades.

Pelo QUERO BOLSA é possível entrar no curso ou na faculdade que você sempre quis com Bolsa de Estudos durante todo o curso. São mais de 1,2 mil universidades espalhadas por todo o Brasil, oferecendo cursos em todas as áreas com bolsas de estudo de até 80%. Para ver as ofertas disponíveis, é só acessar: https://querobolsa.com.br/.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A SEAP – Secretaria de Administração Penitenciária, Estado do Rio de Janeiro, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 300 (TREZENTAS) VAGAS PARA INSPETOR DE POLÍCIA PENAL. Inscrições abertas até o dia 12/12/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 7.337,58;

AL: A Prefeitura de São Sebastião, Estado de Alagoas, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 299 (DUZENTAS E NOVENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 28/11/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00;

CE: A PREVFOGO/IBAMA do município de Quixeramobim, Estado do Ceará, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 15 (QUINZE) VAGAS PARA BRIGADISTA, CHEFE DE ESQUADRÃO E CHEFE DE BRIGADA. Inscrições nos dias 27 e 28/11/2024. Escolaridade exigida: ALFABETIZADO, MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salários: até R$ 3.200,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 23: Almir Nogueira – Professor, Batista Dantas - Comerciário e Francinildo Costa – Professor. SEGUIDOS POR: Ari Pereira – Facebook, João Victor Lemos – Téc. Informática, Sandeje Zuza - Autônomo e Vilaine Franco – FUNDASE (24); Edilson Peres – FUNDASE e Fátima Reis – Facebook (25); Maria Dores “Menininha” – Autônoma e Giovanni Vasconcelos – Facebook (27), Dirceu Lima - Contabilista, Jaqueline Marques – Comerciária, João Neto – Professor, Juliana Cordeiro – Prima e Pedro Rebouças – UERN (28). E DIA 29: Hannah Yasmin Araújo – Movimentos Sociais/Natal.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes, obrigado pelo prazer da boa leitura que o Excelente Democratizando a Comunicação me proporciona nesse domingo. Grande abraço, Rubens Coelho. – Eu que agradeço nobre leitor RC que, em nosso 17º ano de existência completados e outubro próximo passado, ao menos 14 anos tenho sua honrosa leitura e colaboração em centenas edições. Por falar em anos, registro aqui mais um aninho de vida completados nesta sexta-feira (22)..., muita saúde e paz amigo camarada Rubens Coelho, muitas felicidades pra você e demais familiares!

Ah!, amigos, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia do Policial Federal, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil e Dia Nacional do Engenheiro Eletricista. Amanhã (24) será Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 91 ANOS! Inaugurado o cinema falado em Mossoró, quando começavam a espocar foguetões na praça do Almeida Castro, era sinal de que a fita havia chegado de Aracati; à noite haveria sessão de cinema – relembrou o saudoso Lauro da Escóssia no livro “Memórias de um Jornalista de Província.” O Cine Almeida Castro, aliás, foi o primeiro que exibiu filme falado na capital do Oeste, o que ocorreu a 22 de novembro de 1933, apresentando a película “Ama-me Esta Noite”, com o ator e cantor Maurice Chevalier e a atriz Jeanethe McDonald. FONTE: https://www,assessom.com/2016/08/o-cenema-em-mossoro.htlm.

PANO RÁPIDO:

MP DO TCU PEDE SUSPENSÃO DE SALÁRIOS DOS 25 MILITARES ENVOLVIDOS NA TENTATIVA DE GOLPE. 247 - O subprocurador-geral Lucas Furtado, representante do Ministério Público (MP) junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), solicitou a suspensão dos salários de 25 militares indiciados pela Polícia Federal (PF) no âmbito do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. A representação foi encaminhada ao TCU nesta sexta-feira (22), segundo informações divulgadas pelo portal Metrópole.

A iniciativa foi motivada pela revelação de que o governo destina aproximadamente R$ 8,8 milhões anuais para pagar os salários desses militares. O cálculo foi feito com base nos vencimentos individuais dos 25 militares envolvidos na tentativa de golpe.

Na representação, Furtado enfatizou que os agentes tinham o dever de defender a Pátria, mas, em vez disso, formaram uma organização criminosa com o objetivo de realizar a abolição violenta do Estado Democrático de Direito. FONTE: brasil247.com em 22/11/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Nasceu na cidade interiorana de São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo. Desde pequeno tocava viola e aos doze anos começou uma empreitada musical com o seu irmão, formando a dupla "Boy e Formiga", que era bem-sucedida na rádio da cidade.

Aos dezesseis anos, incentivado pelo pai, foi para a capital paulista de carona em um caminhão. Lá, antes de emplacar na carreira de cantor, foi sapateiro, frentista, carregador, garçom e ajudante de farmacêutico. Aos dezoito anos prestou serviço militar no Exército, em Quitaúna. Nos anos que se seguiram dedicou-se à atividade musical.

Debutou na música em 1960, como participante do disco de sua futura esposa, que se tornou sua produtora, Lurdinha Pereira.

Em 1974 lançou seu primeiro disco solo, "O Cantadô", pela Continental. Também teve uma grande experiência como ator de televisão da TV Tupi, entre o final da década de 1950 e começo da de 1960, ao lado de Lima Duarte, Lauro Cardoso, Dionízio Azevedo e outros. O livro "A TV antes do VT" mostra várias de suas passagens na emissora, em fotos das gravações dos programas da TV Tupi, quando não havia videoteipe.

Entre as décadas de 1960 e 1980, atuou em aproximadamente trinta novelas das emissoras Record, Tupi e Bandeirantes;

Como apresentador de televisão, na década de 80, esteve à frente dos programas Som Brasil, (TV Globo), Empório Brasileiro (TV Bandeirantes) e Empório Brasil (SBT). Seu último trabalho como apresentador foi o programa Sr. Brasil, pela TV Cultura de São Paulo.

Recebeu o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília, por sua atuação como Pedro Melo, em O Tronco (1990), filme baseado no romance homônimo do escritor goiano Bernardo Élis.

DIVULGAÇÃO DA CULTURA BRASILEIRA.

Aproveitando o espaço na televisão, foi um dos maiores divulgadores da música sertaneja e caipira. Em agosto de 1981 estreou o programa Som Brasil, na TV Globo, com o objetivo de divulgar a música brasileira de inspiração regional. Ele contava "causos", dançava e exibia peças teatrais e pequenos documentários. Mas o destaque eram as atrações musicais, cujo repertório incluía músicas de cantores e compositores que tinham como fonte a cultura popular. Deixou o programa em 1984, mas levou a ideia a outros programas apresentados por ele, Empório Brasileiro, Empório Brasil e Sr. Brasil.

Em 2010 foi tema do desfile da escola de Samba Pérola Negra, no Carnaval de São Paulo, com o enredo "Vamos tirar o Brasil da gaveta", tendo como ponto central o empenho de Boldrin em ressaltar a cultura nacional.

Em 2022, a TV Cultura homenageou o ator pelos seus 85 anos de vida com a exibição do documentário "Eu, a Viola e Deus", dirigido por João Batista de Andrade.

MORTE: morreu em decorrência de insuficiência respiratória e renal, aos 86 anos, em 09 de novembro de 2022. O velório foi realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e o sepultamento no Cemitério Gethsêmani, na capital paulista. Seu último trabalho, o programa Sr. Brasil, na TV Cultura, foi apresentado por ele durante dezessete anos. Era casado com a produtora e cenógrafa Patrícia Maia Boldrin.

Reportamos sobre ROLANDO BOLDRIN, em memória, ele nasceu no dia 22/10/1936 em São Joaquim da Barra/SP e faleceu no dia 09/11/2022, aos 86 anos, na capital paulista em decorrência de insuficiência respiratória e renal. Dotes artísticos: foi ator, compositor, cantor, cantador de causos e apresenador de televisão. Instrumento de trabalho: voz e viola caipira. Em sua discografia constam de 60 discos gravados entre 1963 e 2019 sendo: 01 78rpm, 13 compactos, 25 LPs e 21 CDs. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rolando_Boldrin.

Dentre seus sucessos destacam-se: “Vide Vida Marvada”, “Eu, a Viola e Deus”, “Coração de Violeiro”, “Futebol da Bicharada” e “Marvada da Pinga”.

QUEM CANTA ...

Cumpade meu que envelheceu cantando / Diz que ruminando dá pra ser feliz / Por isso eu vagueio ponteando / E assim procurando a minha flor-de-lis... .”. (“Vide Vida Marvada”. De Rolando Boldrin. Canta: R.B.).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: aos policiais federal, agentes de combate ao câncer infantil, aos engenheiros eletricistas e ais agentes de combate ao câncer de pele.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“Que Alegria Tragos Nos Olhos”. (Poesia Para Criança – 15/12/2022).

 

Vivo mais um belo natal
cada luz da cidade decorada
pisca para mim com esperança
de que voltarei a brincar
de que novamente farei peraltices.

Assim como pintar de azul os lábios do sol
ou quem sabe puxar a barba de Papai Noel
nasce o menino jesus
será meu maior amiguinho
nunca me deixará sozinho.

Me amará nas horas mais difíceis do meu viver
toca o sino no alto da igreja
famílias se abraçam
blém, blém, blém, blém
feliz natal aonde houver alguém.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

sexta-feira, 1 de novembro de 2024

BDC - Coluna de Notícias n. 1.132.

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVI – Edição nº 1.132 (geral) e 37ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.8848-2592/Vivo (WA) e 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 02 de novembro de 2024 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2024. Semana: 44º/53; dias: 307/366 e faltam 59 para o final do ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:

REAJA – Por que piadas sobre Ciência não têm graça? – Tente até conseguir uma reação! FONTE: https://www.feedz.com.br/blog/piadas-para-descontrair-no-trabalho/. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescritor.com). 

Estimados/as Amigos/as:

“DE NOVEMBRO E O PAGAMENTO DENTRO DO MÊS TRABALHADO”, O DIA É 29 (sexta-feira). O governo Fátima Bezerra, que orgulhosamente bate na tecla de atualização de 04 folhas em atraso e é aprovada e aplaudida inclusive por esse editor. Mas, peca quando afirma que paga dentro do mês trabalhado e aqui apresento a controvérsia.

Nesse ano ao menos em três meses isso não aconteceu: março (domingo 31), junho (domingo 30) e agosto (sábado 31). Pagamentos em dias não úteis (sábados e domingos) o sistema bancário já trabalha com data de segunda-feira “do mês seguinte” e “não do mês trabalhado”, é fato que no sábado o dinheiro já encontra-se disponível em conta a partir de sábado e causa prejuízo ao trabalhador que, por sua vez, supomos que ele tenha um limite de saque diário de R$ 1.000,00. Fazendo esse saque no sábado, só poderá fazer outro saque na terça-feira subsequente ao mês trabalhado.

Ainda é tempo dos sindicatos buscar essa correção junto ao governo Fátima Bezerra (PT). Boa leitura nobre leitor/a.

BANCO DEVE INDENIZAR IDOSA POR FRAUDE EM CONTRATO CONSIGNADO, TJ determinou devolução em dobro e indenização por danos morais. 17ª câmara Cível do TJ/MG manteve sentença que condenou banco a indenizar em R$ 10 mil por danos morais idosa vítima de fraude em contrato de cartão consignado. O colegiado reconheceu a nulidade do contrato, e também ordenou a devolução em dobro dos valores descontados indevidamente do benefício previdenciário da cliente.

No processo consta que a aposentada identificou descontos no benefício previdenciário referentes a um contrato de cartão consignado que não contratou. Perícia comprovou a fraude, atestando falsificação nas assinaturas do contrato apresentado. Na sentença inicial, o juiz da 6ª vara cível de Belo Horizonte/MG acolheu os pedidos da autora, obrigando o banco a devolver em dobro os valores descontados, corrigidos e acrescidos de juros.

A instituição financeira também foi condenada a pagar R$ 10 mil por danos morais, devido à vulnerabilidade da idosa, cuja renda se limita ao benefício previdenciário. O banco apelou, sustentando que a cliente utilizou o cartão para saques e que os juros cobrados seguiam normas legais, além de contestar a condenação por danos morais e a devolução em dobro.

O relator, desembargador Roberto Soares de Vasconcellos Paes, manteve a decisão. Argumentou que o banco não comprovou a autenticidade do contrato e que sua responsabilidade objetiva inclui fraudes de funcionários.

Além de manter a condenação, o relator determinou que ofícios fossem enviados ao MP/MG e ao Banco Central do Brasil, recomendando medidas preventivas contra fraudes similares no sistema financeiro. O tribunal não divulgou o número do processo. FONTE: migalhas.com.br e na base de dados do site: sosconsumidor.com.br, em 31/10/2014.

DATANORTE – TRABALHADORES SÃO CONVOCADOS PARA ATUALIZAR DADOS BANCÁRIOS E RECEBER CRÉDITOS TRABALHISTAS. Os trabalhadores da DATANORTE cujos nomes estão listados no site: sinairn.com.br devem entrar em contato com o SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN) para fornecer seus dados bancários atualizados (Banco, Agência e Conta Corrente). Essas informações serão enviadas ao Poder Judiciário.

Os 25 trabalhadores listados são os primeiros beneficiários preferenciais da ação de cumprimento nº 0053400-80.2009.5.21.2008; ação relacionada a um processo movido pelo SINAI solicitando correção monetária durante o governo Vilma Maia (ano 2009). Essa ação já transitou em julgado, e os pagamentos para esse grupo estão previstos para ocorrer até o final de novembro. Posteriormente, outros grupos serão chamados.

O contato com o Sindicato pode ser feito presencialmente na sede em Natal ou pelos seguintes números: (84) 3206-1851, 3206-1861, 3206-1899 ou pelo WhatsApp: 99649.0107. Caso o nome na lista seja de um trabalhador falecido, o/a herdeiro/a ou pensionista deve comparecer ao SINAI ou regionais nas cidades de Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros.

A sede da entidade está localizada na Rua Leonardo Drumond, 1661, bairro Lagoa Nova, CEP: 59075-210, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

O FALECIMENTO DO MAESTRO BATISTA aconteceu em 02 de novembro de 2007, seu nome de batismo e registro é JOÃO BATISTA DE SOUSA, seu nascimento natural se deu no dia 31 de dezembro de 1934, mas, o Marcos Batista é também músico e professor dos bons, filho do maestro nos afirma que sua certidão cartorial registra seu nascimento em 31/12/1933.

A POSSE DO PRESIDENTE MAIS LONGEVO DO BRASIL aconteceu no dia 03 de novembro de 1930, Getúlio Dorneles Vargas, como Presidente do Brasil (1930-1945) com 15 anos de mandatos. Júlio Prestes (eleito em 1930, não chegou a ser empossado, por conta da eclosão do movimento Revolução de 1930 liderado por Getúlio Vargas, quando a Junta Governativa assume o poder. FONTE: https://guiadoestudante.abril.com.br/.

SUSPENSÃO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM MOSSORÓ E CIDADES VIZINHAS acontece entre terça-feira (05) e sábado (09). No domingo o abastecimento começa a se normaliza, bom toda a população se preparar com racionamento e encher reservatórios até lá. Quase toda Mossoró será afetada, cerca de 20 bairro além de comunidades; cidades vizinhas afetadas são Assú e Serra do Mel. FONTE: defato.com.br, em 31/10/2024.

FIQUE SABENDO... “Dia de Finados – 02 de novembro”. FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm.

Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos.

Na maioria dos países ocidentais, o Dia de Finados é celebrado em 02 de novembro. Isso ocorre desde a Idade Média, após essa data ter sido sugerida pelo abade *Odilon de Cluny.

"No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados”. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.

De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).

ORIGEM DO DIA DE FINADOS: Desde a época do cristianismo primitivo, que se desenvolveu sob as ruínas do Império Romano, que os cristãos rezavam por seus mortos, em especial pelos mártires, onde estes eram frequentemente enterrados: nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.

O costume de rezar pelos mortos foi sendo introduzido paulatinamente na liturgia (conjunto de rituais que são executados ao longo do ano) da Igreja Católica. O principal responsável pela instituição de uma data específica dedicada à alma dos mortos foi o monge beneditino Odilo (ou Odilon) de Cluny."

*Odilo (962-1049) tornou-se abade de Cluny, em Borgonha, na França, uma das principais abadias construídas no mundo medieval e responsável por importantes reformas no clero no período da Baixa Idade Média. Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.

Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos.

Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc."

Veja mais sobre "02 de Novembro – Dia de Finados" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-finados.htm.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A PC – Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, realizará CONCURSOS PÚBLICOS, oferecendo 255 (DUZENTAS E CINQENTA E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 19/11/2024. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 14.931,31;

AL: A Prefeitura de São Sebastião, Estado de Alagoas, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 299 (DUZENTAS E NOVENTA E NOVE) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições até o dia 28/11/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 5.000,00;

BA: A Prefeitura de Potiraguá, Estado de Bahia, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 183 (CENTO E OITENTA E TRÊS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições até o dia 10/11/2024. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL INCOMPLETO, FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR. Salários: até R$ 3.200,00. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 02: Alexandre Marques, Fernando Alci – DETRAN/RN, Fca. Miriam – FUNDASE, Manoel Galdino – Professor, Uyranday Lemos - Músico, Waldélia Costa - SINTE e Yarajane Góes – Professora. SEGUIDOS POR: Lênim Tierra – M. Sociais (03); Andresa Souza, Gilton Sampaio – Prof., Monaliza Suza / FETAM e Naide Fernandes/UERN (04); Francisco Valadares Filho – Prof., Laís Lacerda, Miriam Felinto – Autônoma, Odiléia Morais - FUNDASE e Pablo Nikson - Autônomo (05), Verônica Lima - Autônoma (06); Alexandre Guedes – DETRAN/RN, Gesimar Alves – Prima, Haída Oliveira – UERN, Luiz Fernandes – FUNDASE, Marcos Eduardo e Zezineto Mendes – Professor (07). E DIA 08: Aristósteles Oliveira – Autônomo, Arminda Mendes – FUNDASE, César Henrique – Advogado, Edemias Júnior, Lourdes Melo – FUNDASE e Jean Morais – Téc. Informática.

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Amigo Hermes tempão que não escutava a música Poxa, Gilson de Sousa que relembrei minha juventude. Parabéns, Abelardo Dutra de Mossoró”! – Valeu amigo ouvinte AD, fazendo valer o nosso slogan “músicas de todos os tempos, o tempo todo”. Obrigado pelo registro e passe aos demais amigos e amigas que apreciam a boa música.

Ah!, amigos, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br, no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

DIA: hoje é Dia de Abalualê (Orixás) e Dia de Finados. Amanhã (03) será Dia da Instituição do Direito de Voto para a Mulher (1930) e Dia Nacional do Quilo.

MEMÓRIA bdc:

HÁ 94 ANOS! Inauguração da Capela de São Sebastião no cemitério, de mesmo nome, da cidade de Mossoró em 02 de novembro de 1930.

PANO RÁPIDO:

YTAMARATY CRITICA ESCALADA RETÓRICA DA VENEZUELA E REFORÇA RESPEITO À SOBERANIA DO PAÍS. 247 - O Ministério das Relações Exteriores afirmou nesta sexta-feira (1º) que foi surpreendido pelo "tom ofensivo" adotado por manifestações de autoridades venezuelanas em relação ao Brasil e aos seus símbolos nacionais, após o veto brasileiro à entrada de Caracas no BRICS.

"A opção por ataques pessoais e escaladas retóricas, em substituição aos canais políticos e diplomáticos, não corresponde à forma respeitosa com que o governo brasileiro trata a Venezuela e o seu povo", diz a nota. Destaca ainda que o Itamaraty "sempre teve muito apreço ao princípio da não-intervenção e respeita plenamente a soberania de cada país e em especial a de seus vizinhos".

O Brasil segue interessado no processo eleitoral venezuelano por conta do Acordo de Barbados, diz a nota. "O interesse do governo brasileiro sobre o processo eleitoral venezuelano decorre, entre outros fatores, da condição de testemunha dos Acordos de Barbados, para o qual foi convidado, assim como para o acompanhamento do pleito de 28 de julho", acrescenta a nota. FONTE: brasil247.com em 1º/11/2024.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos artistas da história da música e dono de uma voz primorosa, alcunhada como a "voz de Deus". Carioca de nascença e mineiro de coração (criado em Três Pontas), tornou-se conhecido nacionalmente quando a composição "Travessia" (do próprio e de Fernando Brant) ocupou a segunda posição na edição de 1967 no Festival Internacional da Canção.

Gravou, ao todo, 43 álbuns, sendo condecorado com cinco estatuetas do Grammy Awards entre as quais se destacaram a de “Bers World Music em 1998” e a de “Best Contemporary Pop Album” em 2000 do Grammy Latino por Crooner.

Teve inúmeras parcerias que regravaram suas canções como: Angra, Beto Guedes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Criolo, Fafá de Belém, Gilberto Gil, Bem Jor, Samuel Rosa, Maria Bethânia, Simone e as saudosas Elis Regina e Gal Costa. E artistas estrangeiros como Bjork, Duran Duran (com quem co-escreveu e gravou a faixa “Breath After Breath” em 1993, Herbie Hancock, Pat Metheny, Paul Simon, Peter Gabriel, Quncy Jones, Sarah Vaughan & Waine Shorter e a saudosa Mercedes Sosa,

É um cantor, compositor e multi-instrumentista brasileiro, reconhecido mundialmente como um dos mais influentes e talentosos artistas da história da música e dono de uma voz primorosa, alcunhada como a "voz de Deus". Carioca de nascença e mineiro de coração (criado em Três Pontas), tornou-se conhecido nacionalmente quando a composição "Travessia" (do próprio e de Fernando Brant) ocupou a segunda posição na edição de 1967 no Festival Internacional da Canção.

Gravou, ao todo, 43 álbuns, sendo condecorado com cinco estatuetas do Grammy Awards entre as quais se destacaram a de “Bers World Music em 1998” e a de “Best Contemporary Pop Album” em 2000 do Grammy Latino por Crooner.

Teve inúmeras parcerias que regravaram suas canções como: Angra, Beto Guedes, Caetano Veloso, Chico Buarque, Clementina de Jesus, Criolo, Fafá de Belém, Gilberto Gil, Bem Jor, Samuel Rosa, Maria Bethânia, Simone e as saudosas Elis Regina e Gal Costa. E artistas estrangeiros como Bjork, Duran Duran (com quem co-escreveu e gravou a faixa “Breath After Breath” em 1993, Herbie Hancock, Pat Metheny, Paul Simon, Peter Gabriel, Quncy Jones, Sarah Vaughan & Waine Shorter e a saudosa Mercedes Sosa,

Nosso homenageado nasceu num quarto da pensão de Dona Augusta, na rua Conde de Bonfim 472, no bairro da Tijucal, no Rio de Janeiro. Filho da empregada doméstica Maria do Carmo do Nascimento, que, como fora abandonada grávida pelo namorado, registrou o filho como mãe solteira. Maria do Carmo o criou com ajuda de sua mãe, mas, ainda muito jovem, entrou em depressão e morreu de tuberculose antes de seu filho completar dois anos. Ficou entregue aos cuidados da avó materna, viúva, também empregada doméstica.

Uma das duas filhas do casal para o qual sua avó trabalhava, a professora de música Lília Silva Campos, era recém-casada e não estava conseguindo engravidar. Imediatamente, Lília apegou-se ao menino e propôs adotá-lo. A avó concordou, desde que o trouxessem para ela vê-lo algumas vezes e não tirassem o nome da sua mãe do registro. O casal concordou e foi adotado por Lília e seu marido Josino Campos, dono de uma estação de Rádio.

A família mudou-se para Três Pontas, em Minas Gerais. Por alguns anos ele foi filho único. Mesmo fazendo tratamento, Lília não engravidava. O casal, então, passou a visitar orfanatos e adotou um menino e, poucos anos depois, uma menina. O casal só teve uma filha biológica, alguns anos depois. Ele sempre soube ser adotado, assim como seus irmãos.

Foi apelidado de "Bituca" ainda criança, por fazer um bico quando estava contrariado, numa referência aos índios botocudos. Começou a gostar de música por influência da mãe, que havia estudado com Heitor Villa-Lobos. Aos quatro anos, ganhou uma sanfona de dois baixos, e desde cedo explorou sua voz.

Aos 13 anos, era crooner do conjunto Continental de Duilio Tiso Cougo, grupo musical de baile de Três Pontas. Aos 26 anos casou-se no cartório e na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, em 1968, com uma estudante chamada Lurdeca. O casal foi viver em Copacabana, porém o matrimônio durou apenas um mês. Após dois meses separados, veio a anulação do casamento, voltando ao estado civil de solteiro. Teve depois diversas namoradas, uma delas, chamada Kárita, uma socialite paulistana muito rica, que foi sua namorada por mais de cinco anos.

TREJETÓRIA PROFISSIONAL - Gravou a primeira canção, "Barulho de Trem", em 1962. Em Três Pontas integrava, ao lado de Wagner Tiso, o grupo W's Boys, que tocava em bailes. Mudou-se para Belo Horizonte para cursar Economia, onde, tocando em bares e clubes noturnos, começou a compor com mais frequência; datam dessa época as composições "Novena" e "Gira Girou" (1964), ambas com Márcio Borges.

CLUBE DA ESQUINA - Na pensão onde foi morar na capital mineira, no Edifício Levy, Milton conheceu os irmãos Borges, Marilton, Lô e Márcio. Dos encontros na esquina das ruas Divinópolis com Paraisópolis, no tradicional bairro belo-horizontino de Santa Tereza, surgiram os acordes e letras de canções como "Cravo e Canela", "Alunar", "Para Lennon e MaCartey", "Trem Azul", "Nada Será Como Antes", "Estrelas", "São Vicente" e "Cais". Aos meninos fãs do The Beathes e do The Platers vieram juntar-se Tavinho Moura, Flávio Venturini, Beto Guedes, Fernando Brant e Toninho Horta.

Em 1972 a EMI gravou o primeiro LP, Clube da Esquina, que era duplo. Milton Nascimento foi convidado por Wayne Shorter a gravar um disco com ele, em 1975. O disco chamava-se Native Dancer e serviu para projetar Milton no mercado norte-americano.

DIVERSIFICAÇÃO - Valendo-se ainda do filão engajado da pós-ditadura, participou em 1985 do Nordeste Já, versão brasileira do USA for África que criou as canções "Chega de Mágoa" e "Seca D'água".

Bituca será homenageado pela Portela no carnaval de 2025. Com o enredo "Cantar será buscar o caminho que vai dar no sol - Uma homenagem a Milton Nascimento", será a primeira vez que a escola contará a história de um personagem importante para o país, de alguém ainda em vida. Será a segunda vez de Milton como enredo na Sapucaí — a primeira havia sido em 1989, com a Unidos do Cabuçu.

Reportamo-nos sobre MILTON SILVA CAMPOS DO NASCIMENTO, é seu nome de registro e batismo, mas, conhecido artisticamente por “MILTON NASCIMENTO”, 82 anos, ele nasceu no dia 26/10/1942 no município Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Dotes artísticos: cantor, compositor e multi-instrumentista. Instrumento de trabalho: voz e violão. Gêneros musicais: Bolero, Música Romântica, MPB, Jazz, Samba-canção, Folk Rock, Pop Rock, Experimental e World Music. Esteve em atividade profissional de 1962 até sua aposentadoria, dos palcos, em 2022. FONTE: pt.wikipedia.org/wiki/Milton_Nascimento.

Em sua discografia constam de 43 discos gravados entre 1967 e 2024 sendo: 32 álbuns de estúdio, 10 ao vivo e 01 de compilação.

Dentre seus sucessos destacam-se: “Travessia”, “Coração de Estudante”, “Maria Maria”, “Caçador de Mim” e “Fé Cega, Faca Amolada”.

QUEM CANTA ...

Debulhar o trigo / Recolher cada bago do trigo / Forjar no trigo o milagre do pão / E se fartar de pão...”. (“Cio da Terra”. De Chico Buarque & Milton Nascimento. Canta: M.N.).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: aos trabalhadores da construção civil e aos missionários pela oração pela Paz.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“A Chuvinha Assustada”. (Poesia Para Criança – 31/05/2024).

 

Todo mundo na Terra

Estava com medo dela

Diziam que a chuva

Destruía casas na serra.

Eu que morava no alto

Lá em cima do morro

Numa casa de papelão

Senti tremer o coração.

Papai me explicou

Que não era a chuva

A culpada da destruição

Mas os homens sem noção.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!