"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias" "Uma forma diferente de noticiar"! Ano XII – Edição nº 916 (geral) e 34ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails. -Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/. Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim. *Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007. |
Mossoró/RN, sábado, 15 de agosto de 2020. - Atualizações aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 34/53, dias: 235/366 e faltam 131 dias para o final do ano.
"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":
SÓ TEM MANICACA: Num recrutamento de empregos só para casais, uma arrogante gerente do RH ordena. – As mulheres ficam onde estão, homens mandados pelas mulheres vão pra ala direita..., os não mandados vão pra esquerda. Todos riam de único homenzinho posto à esquerda. – Senhor, o que faz aí sozinho? Perguntou a gerente. – Sei não, foi a muié que mandô. Respondeu o marido. FONTE: Autoria desconhecida. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro - www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).
Estimados/as Amigos/as:
*"EU SÓ QUERIA CONGELAR O TEMPO" pra ficar mais um tempo com vocês: Carlos Augusto – UERN (Guguch em nossa infância) e Sgt. Francisco Barros que nos deixaram para o andar de cima, na sexta-feira (21) e sábado (22), respectivamente. FRANCISCO o conheci há quase 30 anos passados: com ambos tínhamos bom relacionamento e amizade. Eu já estava com dificuldades de encontrar assunto para comentar aqui e com essas duas perdas me resta registrar nossas condolências aos familiares de "Guguch" e "Francisco". Boa leitura nobre leitor/a. *Congelar o Tempo (música de Walter Silva).
JUIZ GAÚCHO GARANTE TRABALHO REMOTO A CARTEIRA COM FILHO AUTISTA. O juiz titular da 2ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul (RS), Maurício Machado Marca, deferiu liminar que garante a uma empregada dos Correios a permanência em trabalho remoto enquanto as escolas de educação infantil não retomam as aulas presenciais na cidade. A decisão foi publicada na última segunda-feira (17/8). A autora da ação, que atua como carteira, é mãe de um menino autista de quatro anos de idade. Ele é aluno de escola de turno integral que realiza tratamento especializado.
A funcionária vem realizando atividades em casa desde o mês de março, quando os Correios publicaram uma norma interna que assegura o trabalho remoto aos empregados que não têm com quem deixar seus filhos em idade escolar ou menores. Foi comprovado no processo que o pai da criança cumpre jornada de trabalho externa, como motorista, durante o dia todo. Mesmo com a vigência dos decretos estaduais e municipais, que mantêm as escolas fechadas, a carteira foi convocada para retornar ao trabalho presencial, sob pena de as faltas serem consideradas ausências injustificadas.
Ao analisar o pedido liminar, o juiz Maurício Marca considerou que a norma interna publicada pelos Correios aderiu aos contratos de trabalho, não sendo possível efetuar mudanças que acarretem prejuízos aos empregados.
"A convocação ao trabalho da reclamante em regime presencial, sem que tenha havido alteração no estado de fato, afronta claramente as disposições do artigo 468 da CLT, porque implicam em alteração contratual em prejuízo da obreira", ressaltou o magistrado.
Por fim, o juiz ainda enfatizou a presença dos requisitos necessários à concessão da medida liminar: probabilidade de que o direito antecipado seja confirmado em sentença e a urgência para garantir a assistência ao menor no período da pandemia. Com informações do TRT-4. FONTE: Revista Conjur Jjurídico: conjur.com.br/.
JUSTIÇA: SINAI COBRA NA JUSTIÇA FOLHA SALARIAIS EM ATRASO. A assessoria jurídica do SINAI-RN informa aos trabalhadores e trabalhadoras que integram a Administração Indireta que, o Sindicato tem se movimentado na esfera judicial a fim que de os salários atrasados da gestão Robinson Faria (dezembro e 13º de 2018), bem como a correção monetária das folhas salariais pagas com atraso, sejam quitados.
Nesse sentido, a entidade vem ajuizando ações coletivas e a expectativa é de que com a conclusão dessas ações, o funcionalismo seja beneficiado e finalmente tenha o acesso aos salários garantido. A informação é do coordenador jurídico do SINAI-RN, Eliel Bezerra, que esclarece ainda que quando as atividades presenciais foram retomadas na sede da entidade sindica, os trabalhadores serão chamados se "houver necessidade de apresentação de documento para as ações".
Segundo Eliel, alguns desses processos conduzidos pelo Sindicato estão mais adiantados. Inclusive, trabalhadores da EMPARN recentemente receberam os créditos relativos à correção monetária das folhas pagas em atraso durante a gestão Robinson Faria (2015-2018). FONTE: sinairn.com.br, em 18/08/2020.
RECEITA LIBERA CONSULTA AO 4º LOTE DE RESTITUIÇÃO. Terão direito ao quarto lote de restituição 4,4 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho. A Receita Federal abre na segunda-feira (24), às 9h, a consulta ao quarto lote de restituição do imposto de renda de 2020. Serão pagos R$ 5,7 bilhões, repetindo os valores recordes dos lotes anteriores de restituição, para 4,5 milhões de contribuintes. Desse valor, R$ 248,6 milhões serão pagos aos contribuintes que têm prioridade legal, como idosos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Terão direito ao quarto lote de restituição também 4,4 milhões de contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar o site da Receita Federal. Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza também um aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
O pagamento do quarto lote será realizado em 28 de agosto. Neste ano os lotes foram reduzidos de sete para cinco com pagamento iniciando antes mesmo do fim do prazo de entrega. O primeiro lote foi pago em 29 de maio e o prazo de declaração, em decorrência da pandemia, acabou apenas em 30 de junho, diferentemente dos outros anos, quando termina no último dia de abril. As datas de pagamentos das próximas restituições do imposto de renda são: 28 de agosto e 30 de setembro. A restituição paga ao contribuinte ficará disponível no banco informado da declaração durante um ano.
Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o pedido por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja depositado em sua conta no banco, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
DANTAS JÚNIOR, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO. Há 33 anos o Baraúnas – O Leão do Doze Anos quebrara a polarização entre ABC e América do futebol norte-rio-grandense, ao conquistar o segundo turno do Campeonato de 1987 e disputar o título naquele ano com uma equipe modesta e caseira. O América conquistou o primeiro e terceiro turno, a grande final ocorreu no dia 23 de agosto no antigo Castelão entre América 2 X 1 Baraúnas com gols de Silva e Severinho pró time americano e o saudoso Magno descontou para o Baraúnas aos 42 minutos do segundo tempo. O Baraúnas foi Vice-campeão de 1987 com o seguinte elenco: Miranda, Gilmar Carioca, Esmerino (quebrou a perna) substituído por Batista, Joel Bangu, Nonato, Zácone, Silva, Carlinhos de Renê (substituído por Adson), Escurinho, Magno e Humberto. Treinador José Augusto. FONTE: Túnel do Tempo - por Dantas Júnior, Programa Panorama Esportivo pela Rádio Difusora de Mossoró (AM 1.160KHZ) em 21/08/2020.
FIQUE SABENDO... "Dia 22 de Agosto – Dia Nacional da Criança Excepcional". FONTE: https://www.orientarcentroeducacional.com.br/noticias/somos-todos-iguais-nas-diferencas.html.
NAS DIFERENÇAS.
A Semana Nacional da Criança Excepcional com início em 21 de agosto, é uma comemoração até 28 de agosto de cada ano no Brasil, que foi criada pelo Decreto Nº 54.188 de 24 de agosto de 1964. A Semana Nacional da Criança Excepcional, que mais tarde, passou a se chamar Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, e há três anos foi sancionada a Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017, que instituiu a data dedicada às pessoas excepcionais.
De acordo com o Decreto Federal supracitado, por ocasião dessa semana comemorativa, o então Ministro da Educação e Cultura do Brasil deveria expedir instruções a todos os órgãos que lhe fossem subordinados, e recomendações as instituições vinculadas direta ou indiretamente ao referido Ministério, para que se desse o maior relevo às celebrações dessa semana festiva.
Para conhecimento, desde há muito várias tentativas têm sido feitas no sentido de se definir o significado real do termo "criança excepcional", e todas devem ser ainda bastante elaboradas para que as mesmas possam ser compreendidas.
Algumas pessoas utilizam o termo "criança excepcional" para se referirem a uma criança particularmente inteligente ou a uma criança com talentos pouco comuns.
No entanto, o termo tem sido geralmente aceite para designar tanto a criança deficiente quanto a criança superdotada ou por demais talentosa.
Diante disso, "criança excepcional" pode ser definida como aquela que difere de criança típica ou normal por:
* características mentais;
* capacidades sensoriais;
* capacidades neuro-motoras ou físicas;
* comportamento social;
* capacidades de comunicação; e
* deficiências múltiplas.
Essas diferenças devem ser suficientemente notáveis, a ponto de requererem a modificação das práticas escolares, ou de necessitarem serviços de educação especiais para possibilitar o desenvolvimento dessa criança até à sua capacidade máxima.
Mas essa é uma definição bastante geral, que levanta uma série de questões, tais como:
O que é uma criança típica ou normal?
Que grau de desvio requer educação normal?
Qual é o papel do ambiente na definição?
O que é educação especial?
Se definirmos uma criança excepcional como aquela que se desvia da norma do seu grupo, teremos então muitos tipos de excepcionalidades.
Na prática, as crianças são consideradas educacionalmente excepcionais, somente quando as suas necessidades exigem a alteração do programa, isto é, quando os desvios do seu desenvolvimento atingem um tipo e um grau que requerem providências pedagógicas desnecessárias para a maioria das outras crianças.
Com frequência, as crianças excepcionais são agrupadas para facilitar a comunicação entre os profissionais. É comum encontrar-se a seguinte classificação:
* desvios mentais (intelectualmente superiores ou lentas quanto à capacidade de aprendizagem);
* deficiências sensoriais (deficiências auditivas ou deficiências visuais);
* desordens de comunicação (distúrbios de aprendizagem ou deficiências da fala e da linguagem);
* desordens de comportamento (distúrbio emocional ou desajustamento social); e
* deficiências múltiplas e graves (paralisia cerebral e retardamento mental, surdez e cegueira, deficiências físicas ou deficiências intelectuais graves).
PANO RÁPIDO:
WOLKSWAGEN NEGOCIA CORTE DE 5.000 FUNCIONÁRIOS. A Volkswagem abriu negociações com os sindicatos dos metalúrgicos do ABC e da Grande Curitiba para reduzir seu quadro de funcionários no Brasil. A entidade afirma que a iniciativa da reunião, realizada nesta terça (18), partiu da empresa. De acordo com os sindicalistas, a montadora propõe a redução de 35% da mão de obra no Brasil, que está distribuída por três fábricas no estado de São Paulo e uma no Paraná. O corte representaria a demissão de aproximadamente 5.000 funcionários em diferentes setores.
A montadora não confirma o número, mas diz que há um excedente de mão de obra devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A Volkswagen diz que as negociações foram abertas, mas ainda tenta atenuar o problema por meio de medidas de flexibilização do trabalho.
De acordo com o sindicato, a empresa apresentou propostas que incluem flexibilidade de jornada, corte do reajuste salarial, redução do valor da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e alterações em benefícios como transporte, alimentação e plano médico. A Volkswagen afirma que decisões sobre cortes dependem da evolução do mercado automotivo no Brasil. Hoje, a montadora trabalha com uma previsão de queda de 40% nas vendas de automóveis e de 45% na produção, dado levantado pela Anfavea (associação das montadoras). FONTE: Folha Online, na base de dados do sito: sosconsumidor.com.br, em 20/08/2020.
REGISTROS:
AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA! – "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 23. Ninete Dantas – FUNDASE. SEGUIDOS POR: Amâncio Honorato – UERN e Irinaldo Alves – Facebook (24); Esione Bandeira – C. Cidadão/Mossoró, Jadismar Costa – FUNDASE, João Morais – SINDSAÚDE e Sávio Barbosa – Vara da Família (25); Arnóbio Xavier – INSS, Marilene Rebouças – FUNDASE e Maritza Arruda – Professora (26); Antônio Dantas – "Antoim Buchudim" – Autônomo, Jackson Lima Manu Duarte – IDEMA, Selandia Lima - Autônoma e Vera Araújo – Adv. (27); Fernanda Silva – Autônoma, Guilherme da Silva – Professor e Laíre Rosado Filho – Médico. (28). E DIA 29: Conceição Lopes – Daniel Oliveira – Enfermeiros.
DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Hermes, você é o cara, Grande Homem. Saudades de nossos encontros no Sêbado, vamos se reunir pra tirar um som de viola e prosear. Olívio Santiago". – Sim amigo Olívio! Esperando as adaptações dos barzinhos no critério aglomeração, pois, álcool é que não falta e nem pode faltar! Tamos juntos e nesses dias combinares. Saúde e paz Companheiro!
MEMÓRIA:
DA EDIÇÃO Nº 866 (em 25/08/2019): Estimulados por Bolsonaro, fazendeiros promovem "Dia do fogo" na Amazônia; SINAI - Dissídio 2011/12: sindicato convoca beneficiários da DATANORTE; Bronca do leitor(a)/interna (635) – por Santino Arruda; Fique sabendo... "Má distribuição de renda coloca 728 mi na lista dos que têm insuficiência alimentar". Fonte: folha online - 22/08/2019, na base de dados do site: sosconsumidor.com.br/;
HÁ 141 ANOS! – Instalada a Estação Telegráfica de Mossoró, em 21 de agosto de 1879;
DIA: hoje Dia do Excepcional, Dia do Religioso, Dia do Supervisor Educacional e Dia Nacional do Folclore. Amanhã (23) será Dia de Luta contra a Injustiça / Dia da Injustiça e Dia do Artista.
DO MUNDO ARTÍSTICO:
É um cantor e compositor brasileiro; começou cantando desde menino e foi no concurso de calouros de Sílvio Santos que "Américo Francisco", como era conhecido, despontou para o cenário nacional, ganhando todas as provas do concurso. Surgiram os convites de grandes gravadoras e aí já como Luiz Américo conseguiu seu primeiro sucesso, Desafio, mais conhecida como "Cuca cheia de cachaça" e daí em diante foram vários, Camisa 10, Fio da véia, Carta de alforria, Casa cheia, O gás acabou, Na hora da sede, entre tantos outros.
Foram oito discos de ouro e suas músicas executadas em todas as rádios do Brasil e exterior e imagem marcada pelo seu boné em todos os programas de TV da época, sem dúvida um dos maiores ídolos da geração das décadas de 1970 e 1980.
Seu maior sucesso foi a canção Camisa 10, que teve uma grande repercussão por falar da Seleção Brasileira de Futebol de 1974, que depois de se tornar tricampeã no Mundial do México, atravessava um período de altos e baixos para disputar a Copa da Alemanha. Vendeu milhares de cópias e recebeu prêmios no Brasil e no exterior.
Hoje ele é dono de uma casa noturna chamada Lucky Scope no Guarujá, e seus filhos, Luizinho, Sandro Mastellari e Rodrigo Francisco, cantores no Grupo Feitiço (banda de samba) montaram uma casa de samba em sua homenagem com o nome de Typographia Brasil em Santos, onde o cantor se apresenta até hoje. Seus sucessos já foram gravados por Clementina de Jesus, Ângela Maria, Alcione, Sílvio Caldas, Wilson Simonal e estão sendo regravados por cantores da atualidade como Zélia duncan, Zeca Baleiro, Marcelo D2 entre outros. Atualmente reside na cidade do Guarujá, em São Paulo.
Reportamo-nos sobre AMÉRICO FRANCISCO FILHO, 74 anos - conhecido artisticamente por LUIZ AMÉRICO, nasceu no dia 22 de agosto de 1946 na cidade de Santos/SP e está em atividade até o presente momento. Sua discografia constam 13 discos gravados entre 1972/1984 sendo: 11 álbuns de estúdio e 02 singles/compactos. Dotes artísticos: cantor e compositor. Gênero: MPB e Samba. FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Americo.
.
.DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):
(https://rosangelatrjano.com.br).
POESIAS PARA CRIANÇAS.
"Menino da guerra". (Rosângela Trajano, 19/11/2019).
O menino da guerra
Não mais sorriu
Com medo da bomba
Que lá explodiu.
O menino da guerra
Bastante chorou
Ao ver as crianças
Que a guerra matou.
O menino da guerra
Seu papai muito amou
Soldado na guerra
Para casa não voltou.
ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos excepcionais, religiosos, supervisor educacionais, folcloristas, agentes de combate as injustiças e aos artistas.
QUEM canta ...
"E aqui estou / Pedindo carona pra ir trabalhar / Pensando na nega, mãe dos meus moleques / Que nunca se queixa / E está sempre a cantar / Seja lá...". ("O Gás Acabou". - Compositor: Luiz Américo – Canta: L.A.).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (61 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos x'dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.