terça-feira, 31 de janeiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 753. (Aneso slide: Teste de DNA).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 753 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, terça-feira, 31 de janeiro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 5ª/52, dias: 31º/365 e faltam 334 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Doravante chamaremos / A humildade dadivosa / Pelo nome de Dindinha / A avó maravilhosa / Que foi mãe dos cinco netos / De Maneira Gloriosa." (2/6). A Avó da saia de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
O bairro em que moro, tem uma população tão volumosa que não sei, precisamente, o número de habitantes. Mas como fica no centro do Alto de São Manoel, creio que o Planalto Treze de Maio está na contabilidade de pelo menos 35% da população de Mossoró. Duas avenidas bem extensas formam "Y" e cada uma delas têm extensão para mais de 2,5km. Trata-se da Sérvulo Marcelino e Joaquim Afonso, a primeira já tem o benefício de asfaltamento e semáforos. Já a segunda, não tem esse fluxo de automóveis por falta desse asfaltamento e outros benefícios como luminárias adequadas e coleta de lixo frequentes. São vários condomínios instalados pelas redondezas e um grande conjunto habitacional – Inocoop. Estou tornando público esse assunto, devido um debate aberto nessa semana num grupo de moradores do Condomínio Alto da Bela Vista que habita 192 unidades habitacionais, e esses moradores pretendem pleitear o asfaltamento do Av. Joaquim Afonso, ótima ideia e que forças sejam somadas juntos aos demais condomínios e principalmente moradores da citada avenida. Vamos em frente pessoal, fazer levantamento de dados para solicitar das autoridades essa importante providência. Aqueça avenida bem cuidada dá outro aspecto ao bairro e inibe ações dos vândalos. Boa leitura nobre leitor/a!

VEJA COMO GARANTIR O SAQUE DAS CONTAS INATIVA DO FGTS. Com a perspectiva de sacar o dinheiro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), muitos trabalhadores começaram a buscar seus extratos para saber quanto e se terão direito à sua retirada, que será liberada entre março e julho.
Como muitos estão procurando essas informações pela primeira vez, só agora estão percebendo que têm falhas nos registros da Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do fundo. Um caso bastante comum é o do trabalhador que descobre ter dois números de PIS, ou um número de PIS e outro chamado NIS (Número de Informações Sociais).
O advogado Danilo Santana diz que esse último caso pode ter ocorrido porque, em vez de pedir o NIS do trabalhador, o departamento pessoal da empresa fez uma nova inscrição.
A falha é similar ao caso do trabalhador com dois números de PIS diferentes, que pode ter sido causada por uma nova inscrição feita por um empregador, mas também quando uma carteira de trabalho é extraviada. As novas carteiras, digitais, trazem o PIS impresso na primeira página. Já nas antigas, o número era registrado em "anotações gerais".
Santana considera que, apesar das muitas dúvidas, e diversas situações encontradas pelos trabalhadores nos extratos, a informação mais importante é a data de saída do trabalho, pois é isso que permitirá acesso ao dinheiro. O governo Temer (PMDB) promete divulgar no próximo mês um calendário de saques de contas inativas até 31 de dezembro de 2015.
O advogado considera, porém, que algumas falhas poderão atrasar o saque, como inconsistências nos dados registrados no sistema. "Pode atrasar um pouco porque vão conferir todos os dados e o trabalhador pode ter que apresentar outro documento que confirme as informações lançadas". FONTE: Folha Online - 30/01/2017, na base de dados do sito: sosconsumidor.com.br/.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (534)Caros amigos e amigas, minha revolta perdida... . Mais um assalto... . Há pouco soube que uma jovem estudante, quase todos os dias passa aqui em frente à minha casa (moro a 50 metros da cerca da UERN), a uns 250m da entrada lateral, perto da quadra de exportes. Vários estudantes moram nessas proximidades e já foram assaltados por aqui, inclusive vizinhos e familiares, é sempre o mesmo modelo - motos, no geral jovens, em dupla.
Não tenho arma de fogo em casa, pois não tenho porte, as vezes penso, melhor assim, pois sinceramente, atirava em caso sem pena, caso ainda pegar um deles, não sei o que vai acontecer, comigo ou com eles. Minha mãe foi quem acolheu a pobre moça em estado de choque, é revoltante! Eram brancos, com certeza, têm casa, comida e roupa lavada, eles não têm é disposição e vontade de trabalhar duro, estudar e ganhar dinheiro de forma honesta! Vitimismo social é algo que não suporto como justificativa nestes casos! A verdade que é uma revolta perdida! Falei... . José Walter Silva, via facebook, em 30/01/2017.

FIQUE SABENDO... "Após décadas pregando a não violência, Gandhi é assassinado a tiros em 1948". Por Max Altman – do Opera Muni. FONTE: http://www.brasildefato.com.br/.
Gandhi foi uma grande influência em outros líderes que lutaram contra o racismo e o colonialismo como Nelson Mandela e Martin Luther King.
O "pai da nação indiana" é assassinado em 30 de janeiro de 1948 em Nova Delhi com três tiros desferidos pelo extremista indu Nathuram Godse, em uma oração pública. Godse reprovava em Gandhi o fato de ser muito tolerante com os indianos muçulmanos.
Durante décadas, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma Gandhi, tinha professado a não-violência radical, a "ahimsa" e a resistência passiva contra o ocupante britânico. Gandhi tinha escolhido se fazer ouvir pelo jejum político até obter a satisfação de suas reivindicações.
Gandhi foi uma grande influência em outros líderes que lutaram contra o racismo e o colonialismo como Nelson Mandela e Martin Luther King. Em uma entrevista em 1957, Luther King fala sobre essa influência:
"Eu já tinha ouvido falar de Gandhi. Mas eu me lembro de ter ouvido uma mensagem do presidente da Universidade de Howard, o Dr. Mordecai Johnson, que acabara de voltar da Índia. Ele falou sobre sua viagem à Índia, sobre a filosofia de Gandhi, e a resistência pacífica não violenta. Eu fiquei tão profundamente comovido com a mensagem que quando fui embora comprei vários livros sobre Gandhi e suas táticas. Eu fui profundamente influenciado por Gandhi, sem perceber que iria viver em uma situação onde ele me seria significativo e útil".
Gandhi teve, em 1888, a oportunidade de estudar direito na Inglaterra. Em 1891, retornou a Índia, e em 1893 aceitou um contrato para trabalhar na África do Sul.
Lá se submeteu às leis racistas sul-africanas que restringiam os direitos dos trabalhadores indianos. Em 1906, Gandhi organizou a primeira campanha da satiagraha, ou seja, desobediência civil em massa. Após sete anos de protestos, negociou um acordo com o governo sul-africano.
Em 1914, Gandhi regressou à Índia, iniciando uma vida de abstinência e espiritualidade, apartado da política. Defendeu o Reino Unido na Primeira Guerra Mundial, mas, em 1919, lançou uma nova satiagraha em protesto contra a conscrição militar obrigatória de indianos. Milhares atenderam ao seu chamamento e em 1920 já era o líder do movimento de independência.
Organizou o Congresso Nacional Indiano como uma força política, deslanchando um boicote maciço aos produtos, serviços e instituições britânicas.
Com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, Gandhi lançou o movimento "Quit India" (Retirem-se da Índia) em 1942, que clamava pela retirada total dos britânicos. Gandhi e outros líderes nacionalistas ficaram presos até 1944.
Com a chegada de novo governo em Londres em 1945, as negociações recomeçaram. Gandhi queria uma Índia unificada, mas a Liga Muçulmana, cuja influência havia crescido durante a Guerra, discordou. Após extensas tratativas, Londres concordou em criar, em 15 de agosto de 1947, dois novos Estados independentes: a Índia e o Paquistão. Pouco demorou para que a violência explodisse entre hindus e muçulmanos.
Foi no curso desses conflitos que ocorreu o assassinato de Gandhi, dois milhões de indianos assistiram aos seus funerais.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
BA: O IF – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da BA realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 69 (sessenta e nove) VAGAS PARA PROFESSORES e TÉCMOCP-ADMINISTRATIVOS, inscrições abertas no período de 02/03 a 02/04/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.114,67. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
CE: A Prefeitura de Chaval/CE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 162 (cento e sessenta e duas) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 03/02/2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 7.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 29: Edy Lemos – Cantor, Elias Ribeiro – Autônomo, Márcio Alexandre e Marcos Antônio Ferreira – Jornalistas (29); Evania Batista – Podófila, Raimundo Nonato Sobrinho "O Cinquentinha" (1953) e Prof. William Pereira (1959) (30); Profª. Hélderi Negreiros – UERN (31); Profª. Brígida Lima – UERN e Marcos Romualdo – EMATER (1º); Adriana Vieira – CM 8, Goretti Freitas – FUNDAC e Prof. João Paulo – FAD (02); Marcos Tinoco – Bancário, Nazaré Davi – Adv., Roselita Vieira – Facebook e Profaª. Socorro Freitas (03). E dia 04: Josafá Inácio da Costa e Ossivaldo Carlos - Professores.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Obrigado pela leitura, Hermes. Cada vez melhor. Um abraço. Dinízio do Apodi".Bravo Dinízio, obrigado pela deferência ao trabalho, e a recíproca é verdadeira! Saúde e paz pra você, equipe e demais familiares.
= HÁ 71 ANOS! Posse do 16º Presidente do Brasil - Eurico Gaspar Dutra (Cuiabá, 18/05/1883 - Rio de Janeiro, 11/06/1974) foi um militar brasileiro, mando de 1946 a 1951 e o único presidente oriundo do atual estado do Mato Grosso. No entanto, o presidente Jânio Quadros nasceu em Campo Grande, em 1917, quando o Estado do Mato Grosso do Sul não havia sido criado e essa cidade ainda pertencia ao Mato Grosso. A posse se deu em 31/01/1946.
= E HÁ 91 ANOS! Êxodo dos mossoroenses pela chegada da Coluna Revolucionária à São Miguel/RN (distante 40 léguas – 190Km de Mossoró) - chefiada por Luiz Carlos Prestes, em 29/01/1926.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 711/2016 (de 09/01), tratamos dos seguintes temas: Homem é condenado por publicar mensagens racistas no Orkut; Marcos Pereira, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (493) por Luiz Carlos Dambroski. E na edição nº 712/2016 (de 30/01), tratamos dos temas: Deputado é cassado por ter aparecido demais em jornais durante a campanha; SINAI ajuíza Dissídio Coletivo, 2014/2015, da DATANORTE; Francisco Martins, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (494) por Iram Oliveira; Fique sabendo... "França, novembro de 1984... Não, de 2015 (parte 2)". Por Vantiê Clínio, Doutor em Ciências Sociais pela UFRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um cantor brasileiro. Começou sua carreira na década de 1940 como integrante de diversos grupos vocais: Anjos do Inferno (que chegou a viajar aos Estados Unidos acompanhando Carmen Miranda), Namorados da Lua, Quatro Ases e Um Curinga, Milionários do Ritmo, Cancioneiros do Luar. Na década de 1960 lançou seu primeiro disco solo, "Um Novo Astro", iniciando uma carreira de enorme sucesso no início da década, marcada pela sua voz anasalada, afeita aos sambas de teleco-teco e às canções românticas. Se consagrou com o sucesso Mulher de 30. Com essa música ganhou muito dinheiro e o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época e de um filme estrelado por Mazzaropi. Recentemente havia lançado um CD com as participações de nomes como Chico Buarque, Elza Soares e Martinho da Vila, entre outros. Com a música "Mulher de 30", nosso homenageado ganhou o reconhecimento do público. Recebeu vários prêmios, participou dos principais programas de televisão da época. No total, gravou mais de cem discos, mas na década de 70, com o declínio do seu gênero musical, saiu de cena nas grandes capitais, concentrando suas apresentações em cidades do interior. O sambista também animou carnavais com marchinhas como "Nós os carecas". No aniversário de 70 anos, em 1998, lançou o CD "Miltinho Convida", com elenco de alguns de seus aprendizes confessos, como João Nogueira, João Bosco, Luiz Melodia, Chico Buarque, entre outros. Já gravou também com Zeca Pagodinho, Elza Soares, Martinho da Vila, Ed Motta e Mariana Baltar. Como intérprete, lançou João Nogueira e Luiz Ayrão. "Rei do Ritmo", "Mulata assanhada", "Palhaçada", "O conde", "Laranja madura", "Volta" e "Menino moça" são outros de seus sucessos, que lhe renderam o apelido de "Rei do Ritmo". "A vida, a meu ver, como ritmista, é um ritmo. Você tem ritmo para andar, para pegar ônibus... Se bobear, tropeça e cai", disse o cantor em entrevista para o documentário "No tempo do Miltinho" (2008), de André Weller. "Eu não sou astro de coisa nenhuma. Sou apenas um mero cantor de samba. O que me honra muito", definiu-se. Também no filme, vencedor do prêmio de melhor curta brasileiro no festival É Tudo Verdade de 2009, Elza Soares, uma de suas parceiras, elogia: "A divisão de Miltinho, acho que ele tem ritmo até na ponta da orelha (...) Para mim, ele é único". De acordo com a filha de Miltinho, ele havia parado de fazer shows há quatro anos, desde quando foi diagnosticado com princípio do mal de Alzheimer. Morte - Em 07/09/2014, morreu aos 86 anos vítima de uma parada cardíaca, no Hospital do Amparo, zona norte do Rio. O cantor deixou uma prole de canções, que montam o grande legado do samba no Brasil. Reportamo-nos sobre MILTON SANTOS DE ALMEIDA (in-memorian), mais conhecido como MILTINHO, (nascido a 31/01/1928, Rio de Janeiro/DF e faleceu em 07/09/2014 (cidade de origem aos 86 anos). Sua discografia consta com de 100 (cem) discos. Dotes musical: vocal e pandeiro. Gênero: Samba, Samba-canção e Sambalanço. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Miltinho_(cantor)..
- Dia: hoje é Dia da Não Violência, Dia da Saudade, Dia de Gandhi e Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Amanhã (1º) será Dia do Eletricitário e Dia do Publicitário.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de combate à violência, apreciadores de histórias de quadrinhos, aos eletricitários e publicitários.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
O menino cansado (Poesia de Rosângela Trajano).

Cansou o menino
de correr atrás do vento
de subir o muro da escola
de gritar cai tanajura
de pegar o fruto no alto da árvore
de olhar às formigas
de fingir quietude
de morder a rapadura
de jogar pedra na lua
o menino cansado
dorme com o brinquedo abraçado.
QUEM canta...
"Ninguém é de ninguém, na vida tudo passa / Ninguém é de ninguém, até quem nos abraça / Não há recordação, que não tenha seu fim / Ninguém é de ninguém, o mundo é mesmo assim...". ("Ninguém é de Ninguém" – Composição: Umberto Silva. Canta: Miltinho).
... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 752. (Anexo slide: A pedra).

  DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 752 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, sexta-feira, 27 de e janeiro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 4ª/52, dias: 27º/365 e faltam 338 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Silvinha foi a mulher / Cujo busto honraria / A praça de Macaíba / E ninguém desmentiria / pois na terra do Brasil / Outra igual não havia!" (1/6). A Avó de sai de merinó, 43º cordel de Mané Beradeiro, em 24/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Passada as temporadas natalina, fim/início de ano e agora terminada, praticamente, as férias gerais; fevereiro já aponta com muita luta no mundo sindical com agenda lotada. No dia 03 próximo, estaremos em Natal para a primeira reunião do ano ocasião em que estarão reunidas as principais instâncias do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, compostas de dirigentes da capital e do interior. A pauta principal e mais importante é a Campanha Salarial de 2017, uma extensa agenda de assembleias será cumprida ao longo de fevereiro iniciando pelo interior do estado: Seridó (07), Alto Oeste (08) e Mossoró (09). Sabemos que essa guerra é velha e duradoura, mas, as batalhas são novas e estamos preparados para esse novo embate. Boa leitura nobre leitor/a!

HONORÁRIOS: ADVOGADO PODE RETER DINHEIRO GANHO POR CLIENTE. Para garantir seus honorários, o advogado pode reter valores ganhos na Justiça por seu cliente — desde que não haja decisão judicial obrigando-o a repassar o dinheiro. O entendimento é da 1ª Turma de Ética Profissional da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil.
Na ementa sobre o tema, o colegiado reforça que os advogados devem sempre tentar chegar a um acordo com o cliente, "eventualmente fazendo as concessões que entenda cabíveis e orientando sobre as consequências do desentendimento", antes de buscar a Justiça.De acordo com a 1ª Turma, muitas pessoas se recusam a pagar seus representantes.
Depois de esgotadas as tentativas de acordo, afirma a decisão, "cabe ao advogado promover a competente ação de arbitramento de seus honorários, para saber se e como deverá devolver ao cliente os valores recebidos".
Anúncio permitido - O advogado pode anunciar em jornais, decidiu também a Turma, mas a propaganda deve ser "obedecer aos critérios de moderação, discrição e sobriedade da profissão e ter caráter meramente informativo, sem qualquer tipo de conotação mercantilista e sem configurar captação de clientela".

DIA DO ORADOR (27 de janeiro). Orador é aquele que apresenta e representa discursos para um determinado público. Oratória é a arte de falar em público. Sintonia, significa acordo mútuo, reciprocidade. Em Psicologia é o estado de quem se encontra em correspondência ou harmonia com o meio.
Auditório, plateia, reunião: conjunto de ouvintes que assiste a algum discurso.
O discurso oratório pressupõe o emissor, a mensagem e o receptor. O orador é o indutor, o emissor da mensagem. À sua frente os ouvintes. Para que seja ouvido deve entrar em sintonia com o auditório. É captar o ponto médio dos ouvintes e trabalhar em cima dele. Pois, se estiver muito acima da média não será entendido e, muito abaixo, tornar-se-á desinteressante. Para que o orador desperte a atenção consciente dos ouvintes, deve falar somente aquilo que interessa ao auditório. Consequentemente, criaremos um campo mental harmonioso entre nossa pessoa e aqueles que nos ouvem. O orador deve ter em mente a sintonia consigo próprio e com aqueles que irão ouvi-lo. A preparação do tema é primordial. Montar e seguir um roteiro, deixando brechas para a criatividade do momento, para atender às necessidades do ambiente.
Poucos nascem com o dom da oratória, mas, felizmente, por meio de domínio de técnicas adequadas, todos podem vir a se tornar excelentes oradores. Como está sua oratória? FONTE: http://www.amambainoticias.com.br/.

ADUERN PARTICIPA DE ATO EM NATAL. – No dia 01/02 (quarta-feira), às 10 horas, o Fórum dos Servidores do Estado irá promover um ato unificado em frente a Governadoria do Estado.
A ADUERN convoca todos os docentes interessados a se fazer presente no referido ato e confirmarem sua participação junto a secretaria da associação (via email ou telefone) até o dia 31/01 às 11 horas. A ADUERN oferecerá transporte, café da manhã e almoço. A concentração será às 05 horas na sede do sindicato e a saída às 5:30. Contatos do sindicato: (84) 3312-2324 ou (84) 9.8870-3983.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (533)Olá, amigos e amigas do facebook! Muitos(as) dos(as) hipócritas, fariseus e fascistas que estão desejando a morte de dona Maria Letícia, esposa do ex-presidente lula, internada com um AVC no Sírio Libanês em São Paulo/SP, ainda não alcançaram a maturidade espiritual, política e ideológica, para conviver e respeitar as pessoas independentemente de sua raça, classe social, religião, concepção político-partidária, orientação sexual, dentre outras. No campo religioso, essas pessoas merecem nossas orações, para que convertam à palavra de Deus. No campo político, merecem nosso respeito e nosso combate permanente, sem jamais abdicarmos de nossas convicções já cristalizadas e formatadas historicamente nas lutas sociais e populares deste nosso Brasil. Abraços fraternos a todos e à todas! Luiz Carlos Martins, em 27/01/2017.

FIQUE SABENDO... "25 de janeiro – Dia do Carteiro". FONTE: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/.
Correios comemora 354 anos e também o Dia do Carteiro.
Em 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado à função de carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.
As outras pessoas que quisessem enviar correspondências, tinham de utilizar os serviços de mensageiros, viajantes (como tropeiros ou bandeirantes), ou de escravos. Só a partir do ano de 1835, a Empresa de Correios deu início à entrega de correspondências em domicílios. E em 1852, o telégrafo foi introduzido no Brasil.
Em quase 350 anos de atividade, muita coisa se transformou. Novas formas de entrega foram sendo somadas às mais antigas. Os "sedex" - serviços de encomenda expressa - podem entregar uma mercadoria em outro estado até no mesmo dia. Por outro lado, ainda há distritos onde não há atendimento domiciliar, cujos moradores resgatam suas cartas na paróquia local.
Mesmo em tempos de Internet e correio eletrônico, as caixinhas de correspondência não perderam sua função. Estão sempre abarrotadas de publicidades, periódicos e faturas, mas às vezes também nos trazem cartas de longe, de parentes ou conhecidos que ainda não usam correio eletrônico ou redes sociais. Precisamos dos carteiros até mesmo para receber encomendas de lojas virtuais.
Atualmente, 50 mil carteiros e carteiras dão conta da distribuição de aproximadamente 40 milhões de objetos diariamente, mantendo o referencial humano desta atividade que se tornou uma das de maior credibilidade junto à sociedade brasileira.
CONQUISTE SEU EMPREGO:
RN: A Prefeitura de Natal/RN realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 02/02//2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL SUPERIOR. Salários: até R$ 2.176,47. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
RN: A Prefeitura de Tenentes Ananias/RN realizaráCOCONCURSO PÚBLICO oferecendo 87 (oitenta e sete) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 09/02/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.640,19. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 22: Ana Mônica – Profª., Bernardino Neto – UERN, Ivoneide Targino – Alemanha, Raissa Medeiros – UERN, e Pe. Sátiro Dantas. Leda Morais – Natal (23); George Filadelfo – SEJUCC, Inalda Cabral Rocha – Professora (mãe de Lúcia Rocha) e Vilsemar Alves – Jornalista (25); Lucélia Balbino – FUNDAC e Prof. Zacarias Marinho – UERN (26); Ana Paula Lopes – ex/Fundac, Ângela Vidal – FUNDAC e Denys Tavares – Prof. (27). E dia 28: Socorro Rocha – Profª. UERN e Zuíla Alves – Emater/RN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Ok. Meu amigo. Muito grato. Um grande abraço, Milton Marques Medeiros.Prof. e amigo M.M., que Deus vos ilumine, sempre, sua pessoa e familiares!
= HÁ 164 ANOS! Instalação da primeira câmara municipal de Mossoró, sob a presidência de Pe. Antônio Pedro de Carvalho. A Primeira Câmara - Período: 24/01/1853 a 7/1/1857 - Instalada em cumprimento a Lei Provincial nº 246, de 15 de março de 1852, assim constituída: Padre Antônio de Carvalho – Presidente, João Batista de Souza de Souza – Vice presidente, Miguel Arcanjo Guilherme de Melo, Vicente Gomes da Silveira, Florêncio Medeiros Cortez, Francisco Bertoldo das Virgens e Luiz Carlos da Costa Júnior.
= E HÁ 244 ANOS! Primeiro batizado realizado na Capela de Santa Luzia, oficializado pelo Pe. José dos Santos Costa, 25/01/1773.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: A história do voto no Brasil começou 32 anos após Cabral ter desembarcado no País. Foi no dia 23 de janeiro de 1532 que os moradores da primeira vila fundada na colônia portuguesa - São Vicente, em São Paulo - foram às urnas para eleger o Conselho Municipal. A votação foi indireta: o povo elegeu seis representantes, que, em seguida, escolheu os oficiais do conselho. Era proibida a presença de autoridades do Reino nos locais de votação, para evitar que os eleitores fossem intimidados. As eleições eram orientadas por uma legislação de Portugal - o Livro das Ordenações, elaborado em 1603. FONTE: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/93439-CONHECA-A-HISTORIA-DO-VOTO-NO-BRASIL.html.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista brasileiro. É considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira pela revista Rolling Stone e um dos criadores e principais forças do movimento da bossa nova. Nascido (1927) no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro (na época Distrito Federal), mudou-se com a família no ano seguinte para Ipanema, onde foi criado. A ausência do pai, Jorge de Oliveira Jobim, durante a infância e adolescência lhe impôs um contido ressentimento, desenvolvendo no maestro uma profunda relação com a tristeza e o romantismo melódico, transferido peculiarmente para as construções harmônicas e melódicas. Aprendeu a tocar violão e piano em aulas, entre outros, com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica do decafônica no Brasil. O trisavô paterno do compositor, José Martins da Cruz Jobim, era natural de Jobim Gondomar, Portugal. O sobrenome de Jobim alude a essa localidade. A bisavó do compositor, Maria Joaquina, era meia-irmã do barão de Cambaí, Antônio Martins da Cruz Jobim. Era descendente, também, do bandeirante Fernão Dias Pais. VIDA PESSOAL - No dia 15/10/1949, nosso homenageado casou-se com Thereza de Otero Hermanny (1930), com quem teve dois filhos, Paulo (1950) e Elizabeth (1957); Em 1976, conheceu a fotógrafa Ana Beatriz Lontra, então com 19 anos, mesma idade de sua filha Elizabeth. Em 30/04/1986, eles se casaram e tiveram dois filhos juntos, João Francisco (1979-19980 e Maria Luiza (1987(. Declarou em entrevista à TV Globo, em 1987, que o Rio de Janeiro onde viveu sua infância era muito diferente do Rio que se encontrava na época da entrevista. TRAJETÓRIA PROFISSIONAL: Pensou em trabalhar como arquiteto, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até a se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista. Tocava em bares e boates em Copacabana, como no Beco das Garrafas no início dos anos 1950, até que em 1952 foi contratado como arranjador pela gravadora Continental, onde trabalhou com Sávio Silveira. Além dos arranjos, também tinha a função de transcrever para a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical. Datam dessa época as primeiras composições, sendo a primeira gravada "Incerteza", uma parceria com Newton Mendonça, na voz de Mauricy Moura. Depois da Continental, foi para a Odeon. Entretanto, não tinha tanto tempo para se dedicar à composição, que lhe interessava mais. É nessa época que compôs alguns sambas, em parceria de Billy Blanco: Tereza da Praia, gravada por Lúcio Alves e Dick Farney pela Continental (1954), Solidão e a Sinfonia do Rio de Janeiro. Tereza da Praia foi o primeiro sucesso. Depois disso, ocorreram outras parcerias, como com a cantora e compositora Dolores Duran, na canção Se é por Falta de Adeus. No ano de 1953, as canções Faz uma Semana e Pensando em Você foram gravadas por Erani Filho. Ainda nos anos 50, com Vinícius de Moraes, produziu as canções para a peça Orfeu da Conceição e, posteriormente, para o filme Orfeu do Carnavalou Orfeu Negro, dirigido por Marcel Camus, ao lado de Luiz Bonfá e Antônio Maria. O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA em 1967 para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. O disco Francis Albert Sinatra & Antônio Carlos Jobim, com arranjos de Claus Ogerman, incluiu versões em inglês das canções de Tom (The Girl From Ipanema, How Insensitive, Dindi, Quiet Night of Quiet Stars) e composições americanas, como I Concentrate On You, de Cole Porter. No fim dos anos 1960, depois de lançar o disco Wave (com a faixa-título, Triste, Lamento, entre outras instrumentais), participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacionalo da Canção (Rede Globo), com Sabiá, em parceria com Chico Buarque, interpretado por Cynara e Cybele, do Quarteto em Cy, Sabiá conquistou o júri, mas não todo o público, que em grande parte preferia que a vencedora fosse "Pra não Dizer que não Fale das Flores" (ou, como ficou mais conhecida popularmente, "Caminhando"), composta e interpretada por Geraldo Vandré, por seu conteúdo de confrontação à ditadura política por que passava o país. Assim, uma grande parte do público vaiou ostensivamente tanto a divulgação do resultado quanto toda a interpretação da vencedora, para constrangimento de seus compositores. Era doutor honoris causa pela Universidade Nova Lisboa / Universidade Nova de Lisboa / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, por volta de 1991. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro foi renomeado Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antônio Carlos Jobim junto ao Congresso Nacional por uma comissão de notáveis, formada por Chico Buarque, Oscar Niemeyer, João Ubaldo Ribeiro, Antônio Cândido, Antônio Houaiss e Edu Lobo, criada e pessoalmente coordenada pelo crítico Ricardo Cravo Albin. Em 25 de janeiro de 2011, dia em que Jobim completaria 84 anos, o Google alterou o logo da sua página inicial em sua homenagem. Grandes nomes da música internacional tocaram e cantaram as músicas de Tom Jobim, como Stan Getza, Dizzy Gillespie, Ella Fitzgerald, Count Basie, Oscar Peterson, Sarah Vaughan, além de Frank Sinatra, a Voz do Século XX, simbolizando a consagração internacional de sua produção musical. Essa admiração fez com que ele fosse chamado por músicos do jazz de o George Gershwin do Brasil, uma grande honraria. Com a obra de Antônio Carlos Jobim, a música brasileira experimentou uma projeção internacional inédita, rigorosamente sem precedentes e definitiva. Até o movimento da Bossa Nova, a presença brasileira, ainda que marcada pela excelência, como nas obras de Ary Barroso, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu e Waldir Azevedo, era eventual; com Jobim, contudo, ela se tornou permanente, estrutural e influenciou a produção posterior. Uma vertente musical que nasceu do samba-canção se abriu ao diálogo com as tendências internacionais da música, marcou gerações e exibiu a riqueza que nasce da disposição ativa para conhecer a diversidade cultural dos povos, articulando o popular e o erudito, sem nenhum preconceito, reverenciando os clássicos, oferecendo uma nova leitura da música popular, superando estereótipos, expressando, assim, uma marca indelével de sua produção musical, constituída de obras de rara beleza com amplo reconhecimento internacional pela crítica especializada e o grande público. Reportamo-nos sobre ANTÔNIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM (in-memorian), mais conhecido como TOM JOBIM, (nascido a 25/01/1917, Rio de Janeiro/DF e faleceu em 08/12/1994 em Nova Yorque (Estados Unidos aos 67 anos). Sua discografia consta com 50 discos: 13 álbuns de estúdios (1944/1994), 25 com parcerias (1954/1985), 04 compilações (1978/2005), 06 álbuns ao vivo, 05 álbuns de tributo. Dotes musical: vocal, piano, violão e flauta transversal. Gênero: Bossa Nova, Samba, MPB, Jazz e Latin Jazz. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Antônio_Carlos_Jobim.
- Dia: hoje é Dia do Orador. Amanhã (28) será Dia do Comércio Exterior e Dia do Portuário.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos oradores, profissionais do comércio exterior, e aos portuários.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Um menino assim (Poesia de Rosângela Trajano).

Era um menino assim
Assim de nãos
Como assim
Não, nãos
Apenas de nãos.

Por ser um menino assim
O não dizia logo de ser não
Não e não, pronto, ponto.

Era um menino assim
Assim de mãos
Como assim
Mãos, mãos
Duas mãos na cabeça!
QUEM canta...
"Olha que coisa mais linda / Mais cheia de graça / É ela menina / Que vem e  que passa / Num doce balanço / A caminho do mar...". ("Garota de Ipanema" – Composição: Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Canta: Tom Jobim).
... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

DC - Coluna de Notícias 751. (Anexo slide: Aprender).

   DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano IX – Edição nº 751 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Mossoró/RN, quinta-feira, 19 de janeiro de 2017. Edição Especial - Atualizações aos sábados.
   Túnel do tempo = Ano: 2017, Semana: 3ª/52, dias: 19º/365 e faltam 346 para o final do ano).
"Causo democrático!"
"Por mais virtual que pareça / A luz daquele orifício / Que existe no frontispício / Por onde passa a cabeça / No momento que apareça / O períneo se adelgaça / Vezes mesmo se estilhaça / Mas, a cabeça passando / E externamente rodando / O resto do corpo passa". De Doutor Maria Coelho - Conversa de Canela VI, em 04/01/2017. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Mesmo numa férias branca, onde não trabalhamos na intensidade mas sempre em estado de alerta como PMs, principalmente em crise do sistema penitenciário que passa o país no momento e especialmente em nosso RN. Acompanhando as rebeliões, embora não seja esse o meu perfil de combater a violência e ao mesmo tempo dar plateia para esse terrível e real espetáculo fúnebre. Sei que tudo isso tem seus culpados e devem ser responsabilizados ao rigor da lei. Esses culpados são os poderes constitucionalizados nas esferas federal e estaduais, passando pelos judiciários que, estes, encaminham condenados pela sociedade cumprir suas penas em presídios sem a mínima estrutura de segurança e se agravando com as superlotações. Tem presídios com até 200% acima de sua capacidade. Tem um ditado popular sentenciando que "o mal se corta pela raiz", acredito, mas, a raiz nessa situação está na construção de mais escolas e campo de emprego para o cidadão instruído e qualificado. Boa leitura nobre leitor/a!

APOSENTADORIA DE BRASILEIROS EQUIVALE A 82,5% DO SALÁRIO. Ao se aposentar, o brasileiro consegue manter em média 82,5% do salário que recebia na ativa. Para um trabalhador de renda média, esse percentual é de 76,4%, segundo levantamento da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) com 42 países.
No Chile, as aposentadorias asseguram 37,7% da renda da ativa. No México, apenas 28,4%. Nos EUA, 44,8%. Elevada para padrões internacionais, a chamada taxa de reposição do sistema brasileiro tende a ser reduzida se a proposta de reforma da Previdência enviada pelo governo ao Congresso passar.
A proposta dificulta o acesso à aposentadoria, exigindo idade mínima de 65 anos e pelo menos 25 anos de contribuição, além de mudar a fórmula de cálculo do benefício.
Entre brasileiros que se aposentam por idade, a mais comum pelas regras atuais, o benefício equivale a 96,3% dos rendimentos, segundo cálculos do economista Luís Eduardo Afonso, da Universidade de São Paulo (USP). A aposentadoria por idade é mais comum entre trabalhadores do setor informal, que em geral contribuem pouco com a Previdência e às vezes ganham menos do que o salário mínimo. Como esse é o piso para as aposentadorias, há casos em que o trabalhador passa a ganhar uma renda maior ao se aposentar. FONTE: www.sosconsumidor.com.br/.

FÓRUM DE SERVIDORES RENDE ORÇAMENTO PARA 2017. A luta do Fórum Estadual dos Servidores, entidade formada por sindicatos do funcionalismo público estadual, rendeu a aprovação do orçamento do RN para 2017 um pouco mais próximo da realidade. A assembleia Legislativa se preparava para votar, no dia 15/12, o orçamento, do jeito que sempre foi votado: superestimadas, as receitas e as despesas. Desprezando os argumentos oficiais, de que sem a garantia de receitas compatíveis com os que se propunham a fazer, os poderes, inclusive o Legislativo, o Estado continuaria no caos.
Até 2015 o orçamento era feito a partir da estimativa do que seria gasto ao longo do ano posterior. O resultado era a frustração de receitas. Agora para 2017, o orçamento foi modificado e feito com base na arrecadação conseguida no mês de junho deste ano, mais a inflação calculada em 7%. O Fórum dos Servidores, compreendendo essa realidade já prevista e anunciada foi à luta, em defesa da aprovação de um orçamento que tivesse a marca do equilíbrio e, num fato inédito, somando-se inclusive aos militares do estado, haja visto todos estarem prejudicados.
A votação da Lei Orçamentária aconteceu no dia 21 de dezembro. Isso porque a sessão que votaria o orçamento aconteceria no dia 15 de dezembro, foi adiada após a pressão dos Sindicatos, que conseguiram uma reunião de urgência com a presidência da Assembleia Legislativa. Na Assembleia Legislativa, os Sindicatos obtiveram o recuo, não somente daquela Casa, mas também dos demais poderes, que acabaram votando o orçamento no formato encaminhado pelo Executivo, com o aval do Fórum dos Servidores, que buscava o equilíbrio nos serviços e a atualização quanto o pagamento dos salários. "Claro que nem tudo está resolvido quanto a essa questão, mas entendemos que ao menos no que diz respeito ao desequilíbrio entre os três poderes no quesito atualização de pagamento de salários, há grandes chances de acontecer em tempos mais próximos", declarou o coordenador geral do SINAI, Santino Arruda – Coordenador Geraldo SINAI (Sindicato dos Servidores Públicos do RN). FONTE: sinairn.com.br.

UERN: IVANALDO GAUDÊNCIO É PRÉ CANDIDATO. Encontro o amigo e professor Ivanaldo Gaudêncio, numa "rápida fila bancária" e bom papo rolou sobre a UERN. Afirmou que registrará candidatura a vice-reitor e não descarta conversar com demais colegas reitoráveis. Desde que suas bandeiras administrativas estejam em sintonia com as suas. Tá falado companheiro!

FRANCISCO MARTINS, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nosso amigo Chico Martins ou Mané Beradeiro é colaborador no espaço Causo Democrático desde 19/06/2010, estreou na edição de n. 343, daqui papouco fogos de artifícios celebram 7 anos de parceria. Ele traz novidades pessoais para esse ano e sapeca: "QUEM SEREI EU EM 2017?" Diga logo home!
Tomei a séria resolução de que em 2017 eu serei menos Leiturino, um pouco Mané Beradeiro, já preparando o público para que em 2018 eu aposente de vez esses personagens, por ocasião dos 10 anos do projeto Momento do Livro. Entretanto, isso não significa que deixarei de produzir pela cultura, ao contrário, terei muito mais tempo disponível para minhas linhas de produções. A prova disso vocês testemunharão esse ano, quando terão oportunidades de acompanhar vários trabalhos que serão publicados.
Começo uma nova fase dentro de mim, diria que acordei o pesquisador, que foi alimentado ao longo do período de 2004 a 2016 com as minhas leituras. Sempre encontrava algo que me alertava: será que já pesquisaram sobre isso? E fui anotando os temas. Agora é tempo de amadurecer e colher. O batismo do pesquisador aconteceu com "A Grande Pesquisa – homenagem aos 80 anos da Academia Norte-rio-grandense de Letras", publicado em novembro de 2016.
Dando prosseguimento virão por aí, brevemente:
1) Autores e assuntos (livro que vai reunir mais de 200 autores que escreveram artigos, ensaios, crônicas, poesias, discursos, palestras com foco na literatura potiguar);
2) Os Três Reis Magos da Cultura: ...., .... e ..... (60 anos de um importante evento que aconteceu em Natal);
3) O Legado de Rômulo Wanderley – ensaio biográfico;
4) Doutor Buti – livro infantil, lançamento em abril.
É notório que em 2017 procurei uma trilha que deixará marcas mais duradouras da minha existência neste solo cultural. Obs.: as reticências são para aguçar a curiosidade. Francisco Martins – Momento do Livro (franciscomartinsescritor.blogspot.com.br), em 10/01/2017.

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (532)Nunca tinha visto tantos especialistas em Segurança Pública e Sistema Prisional, por aqui, como nesses últimos dias. Que bom! Gerson Fernandes, via facebook, em 18/01/2017.

FIQUE SABENDO... "18 de janeiro – Dia Internacional do Riso – Conheça os benefícios da gargalhada". FONTE: http://www.suadieta.com.br/Materias/1748/saude/dia-internacional-do-riso-conheca-os-beneficios-da-gargalhada.
O riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.
No dia 18 de janeiro comemora-se o Dia Internacional do Riso. E nesta data, o ditado popular "rir é o melhor remédio" torna-se muito mais que uma simples frase. Rir é, de fato, um dos melhores caminhos encontrados até o processo de cura de muitas doenças. Para especialistas holísticos, a terapia do riso é uma forte aliada na luta contra vários males, já que além de proporcionar uma sensação bastante agradável, o riso diminui o grau de estresse, aumenta a circulação sanguínea e melhora o desempenho sexual.
De acordo com esta terapia, quanto mais intensa for a gargalhada, maior será a produção de endorfinas, chamadas também de hormônios da felicidade. Especialistas afirmam que o riso envia ao cérebro um comando, por meio do hipotálamo, para que ele produza as endorfinas. Ainda segundo especialistas, o riso leva ao organismo uma sensação de tranquilidade orgânica, psíquica e emocional. Essa melhora no humor pode ser fundamental no seu dia-a-dia e funcionar, por exemplo, como gatilho para ter ânimo de começar uma dieta, ir à academia, ter disposição para o trabalho e até melhorar os relacionamentos.
Os benefícios da terapia do riso já foram comprovados por pesquisas internacionais. De acordo com um estudo feito com idosos e divulgado na publicação Geriatrics and Gerontology International, o riso reduziu a depressão nos pacientes estudados, além de ter melhorado a qualidade do sono e reduzido a insônia. Em outra pesquisa, realizada com pessoas que sofrem de dores crônicas, na Espanha, o riso foi responsável por reduzir as dores pelo período de 45 minutos.
Em muitos hospitais a presença de pessoas com o objetivo de amenizar a dor e melhorar o humor de pacientes já é considerada fundamental. Vários projetos em todo o mundo envolvem o riso como terapia. Um bom exemplo fica por conta dos famosos palhaços brasileiros, membros dos Doutores da Alegria, que levam o riso como forma de ajudar aos doentes e as suas famílias durante a internação.
É possível praticar o riso diariamente. Ria em frente a um espelho de 5 a 10 minutos e provoque a risada emitindo sons como ra-ra-ra, re-re-re, ri-ri-ri, ro-ro-ro, ru-ru-ru. Esta é uma prática cotidiana que pode ser feita na companhia de amigos. O que importa é sorrir e viver bem.

CONQUISTE SEU EMPREGO:
PE: A Prefeitura de Serra Talhada/PE realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 112 (cento e doze) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 27/01//2017. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 2.500,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
PI: A SESAPI – Secretaria da Saúde do Estado do Piauí realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 174 (cento e setenta e quatro) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas até o dia 26/01/2017. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.474,91. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********PANO RÁPIDO**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!" Dia 15: Iata Anderson – UERN, Jairo Nunes – DATANORTE, João Batista de Almeida Lopes – Cantor "João Mossoró e Rui Maurício – Radialista. Canindé Freitas – Sebista e Maria Consuêlo Oliveira - Profª. e minha mãe querida (16); Amós Teixeira – Corretor, Adalzira Jales – FUNDAC, Aldezira Marques – Profª., Aparecida Nogueira, Edimar Vieira – Prof. e Nara Nascimento – DETRAN/RN (17); Elaine Nascimento - Leninha; Ivanaldo Xavier – UERN e Rita Oliveira – Doze Anos (18); Mazinha Santos – Prima e Nazareno Silva – Jornalista (20). E dia 21: Lourdes Carvalho – Tia e Sérgio Luiz Lobato - UERN.
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Prezado amigo Hermes, as palavras de «Mané Beradeiro» tornam-se recheadas de reflexão — não somente pela realidade que estampa —, mas exatamente pela outra que se reveste de desejo: antes fosse uma "bala que cai da boca de uma criança". Talvez não seja a bala que encontra-se perdida, mas alguém desprevenido de uma realidade contínua que acaba encontrando a bala. Realmente é difícil sabermos quem encontra quem... O que de fato temos a certeza é de que uma mão dispara pólvora, e, «muitos doces» são tirados das bocas dessas crianças —, pois que são pais, mães, irmãos, tios e tias que desaparecem no rastro da pólvora. Até quando? É possível que estes disparos cessem quando já não tivermos mãos em sua completude para acionarmos o gatilho. Por uma «cultura de paz»: que não permitamos mais que «as balas» se percam! Abraço fraterno. Paz e luz! Kildare Medeiros".Amigo e professor Kildare Medeiros, com imensa satisfação registrar suas observações e reflexões em tudo que o contornam. Agradeço a amizade e acompanhamento do nosso trabalho. Saúde e paz companheiro!
= HÁ 88 ANOS! Circulou o primeiro número do jornal "O Comércio de Mossoró". FONTE: Mossoró Nossa Terra, 2009 - Vol. 1, por Prof. Almir Nogueira Inaugurado.

**********REGISTROS**********
- MEMÓRIA: O CRUZADO NOVO (NCz$) foi a moeda brasileiro de 16 de janeiro de 1989 a 16 de março de 1990. Foi consequência da reforma monetária promovida pelo Plano Verão, instituído pelo ministro Maílson da Nóbrega, em 1989. O cruzado novo correspondia a mil cruzados, ou seja houve um corte de três zeros na data de 16 de janeiro de 1989. O código ISO 4217 desta moeda era BRN.
- DO MUNDO ARTÍSTICO. É um humorista, apresentador de televisão, escritor, dramaturgo, diretor teatral, ator, músico e pintor brasileiro.  Apresentou de 2000 a 2016 o Programa do Jô na Globo. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal, Jô queria ser diplomata quando criança. Estudou no Colégio de São Bento  do Rio de Janeiro, no Colégio São José de Petrópolis e em Lausana, na Suíça, no Lycée Jaccard, com este objetivo. Porém, percebeu que o senso de humor apurado e a criatividade inata o apontavam para outra direção. Detentor de um talento versátil, além de atuar, dirigir, escrever roteiros, livros e peças de teatro, Jô Soares também é um apreciador de jazz e chegou a apresentar um programa de rádio na extinta Jornal do Brasil AM, no Rio de Janeiro, além de uma experiência na também extinta Antena 1 Rio de Janeiro. 1967 - Em "Família Trapo", roteirizava ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega e atuava como Gordon, o mordomo -  TV Record-SP. 1970 - "Faça Humor, Não Faça Guerra" foi primeiro humorístico da TV Globo a contar a com a participação do comediante. O programa em meio à Guerra Fria e ao conflito do Vietnã brincava com o slogan pacifista hippie "Make love, don't make war" (Faça amor, não faça a guerra). 1973 - "Satiricom", novo humorístico da TV Globo, com direção de Augusto César Vanucci, realizava roteiros com Max Nunes e Haroldo Barbosa. A atração satirizava o título do filme homônimo de Federico Fellini - "Satyricon". Na promoção do programa, todavia, diziam que era a "sátira da comunicação" num mundo que tinha virado uma "aldeia global", expressão que esteve na moda depois dos primeiros anos da TV via satélite. 1976 - "Planeta dos Homens", nova sátira com o cinema - desta vez, a série cinematográfica "O Planeta dos Macacos", atuava com roteiros de Haroldo Barbosa. 1981 - "Viva o Gordo", com direção de Walter Lacet e Francisco Milani, foi o primeiro programa solo dele. Tinha roteiros de Armando Costa. Deu origem ao espetáculo do gênero "one man show" de Jô chamado "Viva o Gordo, Abaixo o Regime" (sátira explícita ao Golpe Militar de 1964 ainda vigente àquela época). As aberturas do programa brincavam com efeitos especiais usando técnica de inserção de imagens de Jô entre cenas famosas do cinema (como em "Cliente Morto Não Paga" e "Zelig") ou "contracenando" com políticos nacionais e internacionais, como Orestes Quercia, Jânio Quadros, Ronald Reagan etc. 1982 - Participação no "Chico Anysio Show". 1983 - Participação no musical infantil "Plunct, Plact, Zuuun". Comentários no Jornal da Globo até 1987. 1988 - "Veja o Gordo", estreia no SBT com o mesmo estilo do "Viva o Gordo" da Rede Globo. Estreia neste ano, ainda no SBT, -show "Jô Soares Onze e Meia" 1988-1999. 2000 - Participação no especial de Natal do programa "Sai de Baixo" - episódio "No Natal a Gente Vem Te Mudar" (sátira ao título da peça de Naum Alves de Souza, "No Natal a Gente Vem Te Buscar". VIDA PESSOAL: Entre 1959 e 1979, Jô Soares foi casado com a atriz Teresa Austregésilo, com quem teve um filho: Rafael Soares (1964-2014), que era autista. Entre 1980 a 1983, foi casado com atriz Sílvia Bandeira, doze anos mais nova. Em 1984 começou a namorar a atriz Claudia Raia, romance que durou dois anos. Já namorou a atriz Mika Lins e em 1987, casou-se com a designer gráfica Flávia Junqueira Pedras Soares, de quem se separou em 1998. O apresentador admitiu sofrer de TOC. Em sua casa os quadros, precisam estar tombados levemente para a direita. Jô é sobrinho de Togo Renan Soaresm conhecido como "Kanela", ex-treinador da seleção brasileira de basquetebol. No dia 1 de outubro de 2013, levou ao ar um programa especial que reprisou uma entrevista com Lolita Rodrigues e Nair Bello em homenagem à apresentadora Hebe Camargo, com quem declarou ter vivido intensas alegrias. O apresentador fala, com diferentes níveis de fluência, cinco idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol, além de bons conhecimentos de alemão. Traduziu um álbum de histórias em quadrinhos de Barbarella, criação do francês Jean-Claude Forest. Jô Soares é católico, sendo devoto de Santa Rita de Cássia. No dia 25 de julho de 2014, Jô Soares foi internado no Hospital Sírio-Libanês, para tratar de uma pneumonia, permanecendo no hospital por 22 dias. No dia 31 de outubro de 2014, morreu seu único filho, Rafael Soares, no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio de Janeiro. No dia 3 de novembro, Jô dedicou o programa ao seu filho, ao qual fez um discurso contando um pouco da história do filho. No dia 4 de agosto de 2016, foi eleito para a Academia Paulista de Letras, assumindo a cadeira 33, que pertenceu ao escritor Francisco Martins. Reportamo-nos sobre JOSÉ EUGÊNIO SOARES (79), mais conhecido como Jô Soares, nascido a 16/01/1938 na cidade Rio de Janeiro. Sua carreira artística consta com 16 programas televisivos (1966/2016), 22 filmes (1960 a 2013) e 07 livros entre 1985 e 2011. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jô_Soares.
- Dia: ontem foi o Dia Internacional do Riso. Amanhã (20) será Dia da Penitência.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos profissionais do riso em geral.

**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********
Era um menino (Poesia de Rosângela Trajano).

Era um menino chegando da lua
Indo pra casa dormir de lado
De querer muito não sabia se sim
Também não sabia o querer que tinha.

Era um menino chegando da rua
Trazia nas costas uma livraria
Dizia-se menino de algodão
Sem pés e sem mãos.

Era um menino chegando da sua
Caminhada ausente do riso
Descendo escadas sem degraus
Em busca do gato e do auau.
QUEM canta...
"É o defensor das minorias (gay!) / E é sempre contra as tiranias (gay!) / É avião, passarinho sem rabicho? / Ou se parece mais com outro bicho? / É o Capitão Gay, gay, gay! / Capitão Gay... / Capitão Gay!...". ("Capitão Gay" – Composição: Jô Soares. Canta: Jô Soares).
... os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (57), é sindicalista, natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, onde ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN na Regional do Médio Oeste em Mossoró, no período de julho1995 a novembro de 2016. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato no triênio 2016/2019.