domingo, 31 de julho de 2016

DC - Coluna de Notícias 730. (Anexo slide: Um Dia no Céu).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VIII – Edição nº 730 (geral) e 20ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, domingo, 31 de julho de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 31ª/53, dias: 213/366 e faltam 153 dias para o final do ano).


"Causo democrático!"

"Os burros de minha terra / são mais burros do que os burros de outras terras / Os burros de minha terra não tem orelhas compridas, / não ornejam, não são quadrúpedes, e não tem aquela cor de burro quando foge" (1/3). "Os Burro", (Natal/RN, 23/08/1987 – Luiz Rabelo) Caldas, Dorian Gray. Poemas Luiz Rabelo – organização, seleção, notas. Natal, DEI, p. 83. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


 

Estimados/as Amigos/as:

A Central do Cidadão abre normalmente em agosto. Final de tarde de sexta-feira (29) chega informação de que tudo continuará normalmente "até segunda ordem"! Servidores lotados na Central do Cidadão em Mossoró, passaram semanas de tensão sobre a possível unificação dos turnos. A cerca de quinze dias foi anunciado internamente que, a partir de 1ª de agosto o turno vespertino seria fechado e com isso os servidores da tarde passariam para o matutino. Isso gera uma série de conflitos na vida dos que trabalham há mais de quinze anos em distintos turnos, agravado com a mudança do habitual horário de funcionamento de 07 às 17 horas, para 08 às 14h. Pasmem, a unificação de horário não é de agrado de nenhum dos servidores e trabalhadores ali lotados, não ouve debate ou até mesmo consulta aos usuários, pois, o desejo destes é que a central tenha seus serviços ampliados, bem aparelhados e contratação de profissionais através de concurso público. A demanda é muito grande e a unificação dos turnos só vai piorar vez que não amplia postos de atendimento e incha de pessoal nas salas. Só beneficia o ITEP com apoio de poucos servidores disponíveis para atender as necessidade, resolvendo paliativamente. Boa leitura nobre leitor/a!

 

ANVISA PROÍBE VENDA DE EXTRATO E MOLHO DE TOMATE com pelo de roedor. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda e distribuição em todo o país de quatro lotes de extrato de tomate das marcas Amorita, Aro, Elefante e Predilecta e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.

A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta quinta-feira (28). As fabricantes terão que recolher os produtos do mercado, conforme a seguir:

A resolução nº 1.995 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Amorita, fabricado pela empresa Stella D′Oro, lote L 076 M2P, válido até 01/04/2017.

A resolução nº 1.996 proíbe a distribuição e venda do extrato de tomate da marca Predilecta lote 213 23IE, válido até 03/2017, e também do extrato de tomate da marca Aro, lote 002 M2P, válido até 05/2017. A Predilecta Alimentos é responsável pela fabricação dos produtos.

A resolução nº 1.997 proíbe a distribuição e venda do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017, e t        ambém do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017. A Cargill Agrícola é a fabricante dos produtos. Segundo a decisão, o Laboratório de Saúde Pública de Santa Catarina (LA-CEN-SC) foi o responsável pelas análises e detectou matéria estranha indicativa de risco à saúde humana. FONTE: www.endividado.com.br/.


DÍVIDA, poderes zombam da situação - Os poderes públicos, zombando da situação crítica do País, com as dívidas atingindo a estratosfera, passam a insinuar o trabalhador a contrair mais dívidas. Desta feita usando o FGTS, quase o último recurso usado por alguns dias, de na hipótese de perda do emprego. Acham pouco o descalabro dos empréstimos consignados com dosagem de corrupção, nas taxas extras cobradas; e não aparecem os mentores nem os autores da cavilação? Uma simples medida provisória compromete até a multa por dispensa sem justa causa. É mais uma forma de 'tirar o cavalo da chuva'; enquanto o inusitado estará se envolvendo com empréstimos desproporcionais ao seu poder aquisitivo, os políticos estarão nas ruas fazendo proselitismo com a saúde, a educação e a segurança pública. Um sem número de desempregados sentem na pele a situação calamitosa. E se estivessem comprometidos com dívidas referentes ao FGTS, seria mais degradante. Por José Santos Diniz – Jornalista – RN242JP.


LÚCIA ROCHA, REPÓRTER POR UMA EDIÇÃO! Nossa amiga, leitora e orientadora Lúcia Rocha volta a colaborar na série. Traz boas novas sobre seu novo livro, confiram!

É com satisfação anunciar o livro "Tibau de Todos os Tempos - Volume I" - que estarei lançando no dia 19 de agosto, às 20 horas, na Feira do Livro de Mossoró, na Expocenter. Sinta-se convidado. Arte da capa de Augusto Paiva e a foto de Manuelito Pereira, em 1932. A foto mais antiga que encontrei de Tibau, está escrito na foto. Lúcia Rocha.


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (511) - Professor Hermes Oliveira. Gratidão sempre pelo importante informativo. É impressionante os intelectuais, se consideram guardiã da Ética, Moral e das Garantias Individuais do povo, é mole ou quer mais. Os textos do Professor Rinaldo Barros são recheados de um conservadorismos e um preconceituosos conceitos já batidos e desbotados no tempo. São idênticos aos profissionais da política do Rio G. do Norte, tais como: José Agripino, Henrique Alves, Garibaldi, Vilma e outros que vivem falando de Ética e propagando as inverdades. É triste, o Rio Grande do Norte é sétimo em corrupções o que vem afirmar o Ministério Público Federal e ninguém é dos quadros do PT. Ele mesmo como Professor, deveria ser sincero em reconhecer o avanço que nosso País teve com os Governos do PT. E mais, o texto é um pagode carioca que não tem uma harmonia, arranjo e letra autêntica. E viva ao povo de Mossoró, abraços. Afrânio Melo.


FIQUE SABENDO... "Fazer sexo com regularidade pode rejuvenescer até sete anos". Por Carolina Ambrogini - sexóloga e ginecologista brasileira. FONTE: Redação. http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/amor-e-sexo/sexóloga-explica-a-verdade-sobre-13-supersticoes-sexuais, 19/07/2013.

Sexóloga explica a verdade sobre 13 superstições sexuais.

Se você ainda tinha dúvidas de que o sexo, de fato, rejuvenesce, esqueça-as! Uma pesquisa feita pelo Royal Edinburg Hospital, na Escócia, chegou à conclusão de que as pessoas que fazem sexo regularmente aparentam ser 5 a 7 anos mais novas que a idade real. O estudo, divulgado esse mês, analisou ainda que o prazer é um fator crucial para a "manutenção" da juventude. A pesquisa durou 10 anos e contou com a participação 3.500 homens e mulheres europeus e americanos, com idades entre 20 e 104 anos (a maioria tinha média de idade de 45 a 55 anos). Todos os entrevistados foram observados por meio de um espelho unidirecional por um grupo de seis juízes, que adivinhou a idade dos indivíduos. A conclusão geral foi a de que o fator mais importante para a aparente jovialidade dos voluntários é uma vida fisicamente ativa e, em segundo lugar, ter uma vida sexual vigorosa. A pesquisa indicou ainda que fazer sexo, incluindo a masturbação, pelo menos três vezes por semana, seria suficiente para conferir o benefício de uma aparência mais jovem, isto é, de 7 a 12 anos a menos que sua idade cronológica. Os especialistas descobriram também que a atividade sexual que "tornaria o indivíduo mais jovem" é mais eficiente quando faz parte de um bom relacionamento com uma parceria fixa em vez de sexo frequente com parceiros múltiplos e/ou ocasionais. As razões estariam ligadas a benefícios, como a queima de calorias, tonificação dos músculos pélvicos e liberação de endorfina e hormônios que nos fazem sentir bem. Além do mais, pessoas que fazem muito sexo costumam se cuidar mais para continuarem atraentes.

A sexóloga e ginecologista brasileira, Carolina Ambrogini, que coordena o Projeto Afrodite, um centro de sexualidade feminina do Departamento de Ginecologia da Unifesp, em São Paulo, acrescenta que, durante o ato sexual, algumas substâncias são liberadas no organismo principalmente quando a mulher atinge o orgasmo. "Hormônios como a endorfina e a serotonina, que levam ao bem-estar, fazem com que ela se sinta mais relaxada, calma e com uma sensação de felicidade", explica a sexóloga.

Bom, essa dúvida você já tirou, mas e as superstições que costumam envolver o sexo? Quais? São inúmeras! Alimentos afrodisíacos funcionam? Todas as mulheres têm orgasmos múltiplos? O Ponto G realmente existe? Os homens conseguem atingir um orgasmo sem ereção? Sexo durante a menstruação não engravida mesmo? Por que essas dúvidas se perpetuam?

"Estas crenças são de ambos os sexos, são ensinamentos passados culturalmente, já que ninguém fala e sabe muito sobre sexo, estas crendices se perpetuam", comenta a sexóloga que responde 13 questões sobre superstições sexuais.

LEIA TAMBÉM:

Livro ensina 201 maneiras de enlouquecer um homem;

Dicas para aproveitar uma rapidinha ao máximo;

Confira 10 maneiras de melhorar sua vida sexual;

Sexo tântrico: orgasmos mais intensos e satisfatórios;

Sexo tântrico: orgasmos mais intensos e satisfatórios;

Conheça 10 curiosidades sobre o orgasmo;

10 dicas para não dar aquele vacilo no motel;

10 questões para entender o sadomasoquismo;

Veja 7 razões para praticar sexo regularmente;

7 dicas para você driblar a falta de desejo e turbinar sua vida sexual;

Conheça 10 dicas para sua primeira vez ser segura.


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 10 (dez) VAGAS PARA ESPECIALISTA EM SAÚDE PÚBLICA, inscrições abertas até o dia 08/08/2016. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 16.867,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

RN: A FUNPEC – Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura, realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo VAGAS PARA ADMINISTRADOR E REDES, inscrições reabertas até o dia 03/08/2016. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salários: até R$ 3.121,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********PANO RÁPIDO**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 21: Andréia Morais – Facebook e Ednaldo Calisto – Prof.; Edmilson Martins – FUNDAC e Jacira Guimarães (24); Ivanilson Maia –UFERSA (25); Márcio Pereira – Facebook (26); Almir Alves – 12 Anos e Ferreira Júnior - Imprensa (27); Edson Ribeiro – Motorista e Railton Gurgel – PMM (28); Ari França – Comunicador, Graça Nunes – DATANORTE, Redjane Oliveira – Corretora e Rosineide Assis – FUNDAC (29); Arilúcia Freire - UERN, Danila Lima – Natal, Ivan Nogueira – CEF, Marileide Franco – A. Social e o Prof. Wanderley Silva (30); Algecira Nascimento – UERN, Creuzeluce Almeida – FUNDAC, Veralúcia Lima – FUNDAC (31); Amanda Costa – Vereadora (PSTU/Natal), Creuzeluce Almeida - FUNDAC e Magnólia Pinto – UERN (1º) Aldaci de França – Poeta, Omar Oliveira – Autônomo, Togo Ferrário – Beatlemaníaco (02), Virgínia Urbano – FUNDAC (03), Nevinha Gurgel – UERN e Rosana Soares – CEF (05. E dia 06: Assis Neto – CEF, Maria Oliveira – Sêbado e Semíremes Marques – ex-UERN.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Professor Hermes Oliveira. Gratidão sempre pelo importante informativo. É impressionante os intelectuais, se consideram guardiais da Ética, Moral e das Garantias Individuais do Povo, é mole ou quê mais. Os textos do Professor Rinaldo Barros são recheados dê um conservadorismos e de preconceituosos conceitos já batidos e desbotados no tempo. São idênticos aos profissionais da política do Rio G. do Norte, tais como: José Agripino, Henrique Alves, Garibaldi, Vilma e outros que vivem falando de Ética e propagando as inverdades. É triste, o Rio Grande do Norte é sétimo em corrupções (afirma o Ministério Público Federal) e ninguém é dos quadros do PT. Ele mesmo como Professor, deveria ser sincero em reconhecer o avanço que nosso País teve com os Governos do PT. E mais, o texto é um pagode carioca que não tem uma harmonia, arranjo e letra autêntica. Viva o povo de Mossoró. Abraços, Afrânio Melo". Verdade amigo Afrânio, hoje o que vemos é algo parecido com o velho ditado... "cuspindo no prato que comeu". É muito bom atirar na vidraça alheia, sem reflexão de que todos é que pagam a conta através de imposto. Sou contra a qualquer tipo de vandalismo. Nunca participei e nem participo. Particularmente e o nosso sindicato. Saúde e paz grande A.M.

= SETHAS NÃO VALORIZA SERVIÇOS DA FUNDAC. Olá pessoal, quero fazer um registro qual seja de que na reunião do último dia 21, com o Governo, em discussão sobre o encaminhamento do Plano da FUNDAC, uma coisa nos chamou muito atenção, foi o fato de a Secretária Ajunto da SETHAS não tem dado nenhuma palavra em todo o tempo de reunião. Já que havia umas resistências grande do Governo, de todos os Secretários, sobre o não encaminhamento do Plano agora, na forma do que se comprometera o Governador Robinson, se a Secretaria Adjunto da SETHAS foi chamada à estar presente, seria lógico que, para defender a Fundação e seus serviços, o fato dela ter ficado calada, todo o tempo, em observância a metralhadora contra a Fundação, disparada pelas autoridades do Governo, não tendo nada dito, nem a favor, nem outra, o que se pode depreender? que ela não tem interesse nos serviços prestados pela FUNDAC, menos ainda que o Plano seja encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação, o que é uma lastima. Santino Arruda, via facebook, em 25/07/2016.

= HÁ 111 ANOS. Criada a Brigada de Cavalaria de Guardas Nacionais, de Mossoró, em 30/07/1905.


**********REGISTROS**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 695/2015 (de 25/07), tratamos dos seguintes temas: Aposentadoria do INSS terá um novo índice de reajuste; SINAI convoca assembleia com trabalhadores da DATANORTE; Cristiano Rojas, repórter por uma edição!; Bronca do Leitor/internauta (480) por Fábio Cabral; Fique sabendo... "O que fazer se tem férias vencidas e seu empregador não o permite gozá-las?". por Jean de Magalhães Moreira – Técnico Judiciário na Justiça Federal de Colinas/ES.

- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi uma infância feliz, com muito sorvete, cinema, soltando pipa e jogando bola (meio perna de pau) – era bom de carrinho de rolimã. Meu pai teve um papel determinante na minha formação musical, tocando seu violão brasileiro (tocava super bem, numa linguagem do regional tradicional, com sambas, sambas-canção, chorinhos). Também foi ele quem sempre levou discos pra casa, da bossa-nova aos Beatles, constantemente antenado nas novidades. Pois não fomos dos primeiros no bairro a ter um Hi Fi – uma vitrola estereofônica, a última palavra… . Aos seis anos eu já tocava um cavaquinho, presente de um Natal, e mais tarde um bandolim. Depois fui encaminhado por meus pais a estudar piano, por volta dos seis anos, quando eles compraram um Kastner de armário, muito bom por sinal, fabricado pela Pianofatura Paulista, com máquina alemã, o que seria mais tarde chamado de Fritz Dobbert… A música sempre soou dentro de minha cabeça, como se houvesse um radinho ali sempre ligado. Talvez por isso em nunca consegui (e ainda não consigo) ficar ouvindo muitos discos. Menino, eu ficava ouvindo música e pensando como deveria ser bom ser aquela figura oculta, o COMPOSITOR, aquele que bola a música, que gera o sinal inicial, o fundamento… . Claro que alguns discos foram exaustivamente ouvidos ao longo da minha vida, e eu enumeraria aqui: o vinil Chega de Saudade, de João Gilberto, com Bim Bom do outro lado, é o campeão absoluto; Edu Lobo com o Samba Trio, Baden Powell e tantos outros da Gravadora Elenco de Aloysio de Oliveira; Elis e Tom (aliás o Tom é meu Rei absolutíssimo), muito Taiguara, muito Chico, Caetano, Gil, muito Milton, Lô Borges e o maravilhoso movimento de Minas. Dos internacionais, Glenn Miller, Ray Charles, Beatles, Stones, Santana, Steppenwolf, The Who, Yes, Genesis, Emerson, Lake & Palmer, Clapton, Faces com Rod Stewart, Gentle Giant, Hendrix, Vangelis solo e em seu Aphrodide´s Child e o grupo progressivo italiano Le Orme são os que mais me recordo. A década de 60 foi riquíssima, é impossível não estar aqui sendo injusto com alguma coisa… . Estudando no Roosevelt, pra onde eu ia de bonde, pegava na Pamplona, ia pela Paulista, entre os casarões, atravessava o Paraiso dos árabes e das lojas de sapatos, e descia a Vergueiro até a Liberdade. Não existia nem a 23 de Maio, onde havia um vale com um riacho no meio – tinha a fábrica de chocolates da Söhnksen e a da Brahma, exalando seu cheiro de malte. Dos anos 60, lembro-me dos festivais e sua sensação maravilhosa do novo. Meu tio Cyro Lima Arantes trabalhava na TV Record, junto ao Marcos Lázaro, e sempre pintavam convites para os Finos da Bossa, Jovem Guarda, etc. Fui um rapaz de sorte, vi com meus próprios olhos o surgimento de toda uma geração de ouro da MPB, todos novinhos, universitários tímidos no palco, sem saber bem o que fazer com a fama – que lindo – quanta diferença se a gente comparar com os ídolos de hoje, empresários milionários com sua eficiência específica, previsível, e muitas vezes corruptora, com a ascensão do jabá. Acho que ocorreu uma mudança na cultura de massa, em direção ao funcional, à esperteza marqueteira, onde tudo parece compartimentado e bem comportado. Enfim, cada tempo é de um jeito – e naquela época havia muita utopia no ar – as pessoas estavam juntas pensando diferente – hoje cada um está na sua, mas todo mundo pensa igual. Reportamonos sobre a síntese biográfico de GUILHERME ARANTES, 63 anos, paulista de São Paulo e nasceu em 28/07/1953, artisticamente chamado de mesmo nome. Sua discografia consta de 15 discos gravados de 1974 a 2009 (Álbuns em estúdios, solos e parcerias). Gênero musical: MPB, Pop, Rock e Rock Progressivo; instrumentos: teclados, piano, órgão e cravo. Atividade: desde 1973. FONTE: www.guilhermearantes.com.

- Dia: Hoje é Dia Nacional do Outdoor; Dia de Congadas em Araguari (MG) e Dia Mundial do Orgasmo. Amanhã (1º) será Dia do Cerealista; Dia do Selo Postal Brasileiro; Dia Mundial da Amamentação e Dia Municipal do Agente Fiscal (P. Alegre/RS).

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos especialistas em outdoor, aos "gozadores" (orgasmistas), cerealistas, as lactantes e agentes fiscais.


**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

O Porquinho (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Vi um porquinho

Por ele me apaixonei

Pequeno rabinho

Logo com ele fiquei.

 

É um porquinho engraçado

Focinho achatado

Adora ser abraçado

Por mim muito amado.

 

Ronc, ronc, ronc...

É só me ouvir falar

Mais alto é o ronc, ronc

Quando me ver chegar.

QUEM canta.

"Amanhã será um lindo dia, da mais louca alegria / Que se possa imaginar, Amanhã redobrada a força / Pra cima que não cessa, há de vingar... ." . ("Amanhã". Composição: Guilherme Arantes. – Canta: G.A.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.


Livre de vírus. www.avast.com.

terça-feira, 19 de julho de 2016

DC - Coluna de Notícias 729. (Anexo slide: A viagem de trem).

DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar!"

Ano VIII – Edição nº 729 (geral) e 19ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Contatos telefônicos: (084) 98125-2674/Vivo, 98848-2592/Oi, 99416-4808/Claro, 99921-5275/Tim, 99948-4013/WA.

Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

 

Mossoró/RN, terça-feira, 19 de julho de 2016. Edição Especial - Atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2016, Semana: 29ª/53, dias: 202/366 e faltam 164 dias para o final do ano).


"Causo democrático!"

"Cuidado com que escolhe para ser amigo, pois cabaça que leva leite nunca mais deixa a catinga". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).


 

Estimados/as Amigos/as:

Os movimentos sociais já se articulando para a realização da 22ª edição do Grito dos Excluídos, na última quinta-feira aconteceu a primeira reunião entre a organização central, sindicatos e entidades da sociais da cidade. Uma comissão foi criada para levantamento de dados e visitas aos bairros estão concentrados os maiores problemas de exclusão econômicas e sociais. Ficou definido que as plenários de construção do Grito dos Excluídos 2016 acontece todas as terças-feiras, as 17h30min, na sala de reuniões do SECOM – Sindicato dos Comerciários de Mossoró e Região, situado à Rua Jerônimo Rosado, 0131, Centro de Mossoró. Boa leitura nobre leitor/a!


MENOR APRENDIZ QUE SE MACHUCA DENTRO DA EMPRESA DEVE SER INDENIZADO. O menor aprendiz não pode transitar em nenhuma área da empresa na qual sua integridade física esteja em risco, e é responsabilidade do empregador se certificar de que isso não aconteça. Com esse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região garantiu a um jovem estabilidade provisória de 12 meses, indenização substitutiva dos salários e indenizações de dano moral e material, respectivamente nos valores de R$ 4,5 mil e R$ 1,5 mil.

O menor de 17 anos sofreu acidente durante a movimentação de uma carga pela ponte rolante que estava sendo operada por outro empregado da empresa. A carga prendeu o pé esquerdo do aprendiz, que fraturou um dedo.

"Não há como considerar que a reclamada tenha cumprido o dever de reduzir os riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança (artigo 7º, XXII, da CF), apontou também, acrescentando que o fato de se tratar de menor aprendiz exigia atenção redobrada por parte da empresa. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3. Processo 0002395-91.2014.5.03.0057 ED. FONTE: www.conjur.com.br.


BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (510) – O Pte. Interino, Sr. Michel Temer, vem a TV dizer que garanti pessoalmente a segurança e que os turistas estrangeiros podem vir ao RJ. Gostaria se alguém puder informá-lo de que além do Rio de Janeiro, existem o resto do Brasil, inclusive Mossoró e que precisamos urgente da mesma garantia? Obrigado! José Walter Silva. Por José Walter Silva – Professor, via facebook.


FIQUE SABENDO... "Repensando nosso tempo". Por Rinaldo Barros – é professor (rb@opniaopolitica.com).

A conversa de hoje é uma reflexão em defesa da nossa jovem Democracia, duramente conquistada; uma espécie de alerta sobre um fenômeno político ainda em gestação aqui no patropi, mas com raízes já fincadas em alguns países da América Latina: o surgimento de uma nova Autocracia. Vejamos.

Estamos assistindo o alvorecer de uma nova era política em terras crioulas.

Com a mundialização da economia, com a crise na União Europeia, com o enfraquecimento do Mercosul, com novo governo federal à vista, necessariamente, teremos uma nova realidade política em toda América Latina e Caribe, como de resto em todo o planeta.

Todavia, o impeachment presidencial é necessário, mas não é suficiente.

Nossos governantes e parlamentares, assim como, todos os homens de boa vontade, estão obrigados a repensar o nosso tempo. Como já tive oportunidade de lembrar aqui, o sucesso de rótulos como "pós-moderno" e "pós-industrial" evidenciam a incapacidade de os nossos dirigentes e intelectuais pensarem a partir do nosso próprio tempo.

Temos tentado pensar a partir do que já foi, e já não é mais.

Como se não bastasse, é lamentável a palpável cooptação de muitos outrora importantes movimentos sociais (como o sindical, o de mulheres e o de estudantes, por exemplo). É igualmente preocupante a despolitização das novas gerações, às voltas com um individualismo estéril, terreno fértil e perigoso para as manipulações. E somente os dinossauros ainda não perceberam a força descomunal da internet, revelando inusitadas formas de comunicação social.

Ninguém está preparado ainda para lidar com essa novíssima realidade. Trata-se de uma série de especificidades, eivada de ambiguidades, tecendo redes complexas e fragmentadas de conceitos e paradigmas, as quais vão se redefinindo, por sua vez, junto a cada movimento do real, a uma velocidade alucinante.

É uma espécie de entrelaçamento de novas reflexões que envolvem a arte, a cultura, a pedagogia, a tecnologia, a política, a economia, a produção de conhecimento, a internet e, como não poderia deixar de ser, os pressupostos filosóficos. Há um silêncio ensurdecedor da "intelligentsia" sobre o nosso tempo.

Acredito que o próprio papel de intelectual está igualmente se redefinindo, da mesma forma que cabe o questionamento dos conceitos do que antes se entendia como sendo "esquerda" e "direita".

Não se trata, é bom que fique claro, de afirmar o fim da história. Muito pelo contrário.

Trata-se, mais do que nunca, de reencontrar um Novo Iluminismo, como continuidade do processo histórico, das manifestações do novíssimo fazer humano.

Esta reflexão tem a influência direta das minhas releituras, notadamente de um dos livros de Cornelius Castoriadis, filósofo francês (Encruzilhada do Labirinto), a partir do qual ousei intitular este texto.

O cenário atual do patropi é composto por partidos fracos e sem novas lideranças, Congresso desmoralizado, corrupção endêmica, sindicalistas que viraram banqueiros, fundos de pensão (milionários) atraindo sócios privados privilegiados. Ressalte-se que, no Brasil, os fundos de pensão não são apenas acionistas - com a liberdade de vender e comprar em bolsas – mas são gestores que controlam os conselhos de grandes empresas. Uma baita fonte de corrupção.

O fato é que - devagarinho, o vírus da Autocracia minou o espírito da nossa Democracia constitucional; a qual pressupõe regras, informação, participação, transparência, representação, deliberação consciente e controle social. Nada disso existe em nossa República Surrealista dos Trópicos (Mestre Walter, sua bênção!)

Em verdade, continuamos a ser uma República sem povo.

Trata-se de um processo de desmoralização das instituições, combinada com o incessante culto à personalidade, a um só tempo autoritário e popular. Uma espécie de "fulanização" da política.

A meu ver, o Brasil vivenciava com o PT (e ainda corre o risco) um processo de criação de um novo e duradouro bloco de controle da máquina estatal, capaz de se manter por algumas décadas. (Aliás, este sempre foi o projeto do PT: conquistar o poder e governar para transformar, autocraticamente, o Brasil numa "potência" bolivariana.

Por trás desse "imbróglio" gigantesco, há toda uma camada de valores a ser estudada pelos analistas sociais. Com um problema: seu estamento intelectual - e aí se incluem os políticos - não pensa como a maioria do povo. Pior: nem sabe como essa maioria pensa.

E não adianta maldizer a realidade. Ela não deixará de ser real por isso. Estes são os fatos!


CONQUISTE SEU EMPREGO:

NACIONAL: A FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 21 (vinte e uma) VAGAS PARA ASSISTENTE TÉCNICO DE GESTÃO EM SAÚDE, inscrições abertas até o dia 08/08/2016. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 5.180,81. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

RN: A SERGAS – Sergipe Gás S.A., realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 09 (nove) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições reabertas até o dia 20/07/2016. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 6.910,31. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.


**********PANO RÁPIDO**********

= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! Dia 11: Júlio César Fernandes – Empresário; Lúcia Regina – A. Social (12); Edson Carneiro – Intersindical, Francisco Piolho – Prof., Sérgio Miranda – Adv. (17); Chagas Silva – Prof.; Diego Tavares – DETRAN, Mizael Gadelha – Adv. e Vinícius G. A. Guerra – Pesquisador (18); Américo Oliveira – DATANORTE, Debora Azevedo – A. Social, Eliel Elias – DATANORTE, Izaíra Thalita – Jornalista e Prof. Lemuel Rodrigues – UERN (19); Fernanda Dutra – A. Social e Gledson Mário – Facebook (20); Cesi Nogueira – C. E. Nosso Lar (21); Antônio Antonino – UERN; Eve Maria UERN e Larissa Rosado – PSB (22); e Dia 23: Edgar Alves – Emater, Erasmo Firmino – Blogueiro e Josué Moreira – Professor.

= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Retorno a este bom e democrático meio de comunicação, depois de certo tempo, faltava-me tempo, e já enalteço, com louvor, o dito cujo, visto que traz importantes notícias do nosso cotidiano, como a mudança de órgãos do Estado, recém instalados na Central do Cidadão mossoroense, que ocupa espaçoso local trazendo conforto ao que lá buscam atendimento. Registro que naquele bom lugar, mesmo que distante do centro, isso é verdade, tem igualmente bom estacionamento, o que não se terá, seguramente, no centro da cidade, a menos que a custo sempre bem acima do que a economia popular permite. Parabéns pra você e pela notícia. E, para brindar seus bons leitores, a abertura do jornal com o caso da economia (Mané Beradeiro), dá uma boa rizada para brindar o início da semana que promete arrojada. Mas, como alegria de pobre, diz o velho ditado, dura pouco, vem do DC a notícia e que a Câmara Municipal desse promissor município, de Mossoró, efetuou tanto o pagamento de junho como a parte prometida do 13º do ano, o que está correto. A pergunta é, se o puder executivo fez o mesmo, porque se não o fez, nova pergunta, por ai os procedimentos são como os daqui do Estado? Funcionalismo de 1ª e, de segunda 2ª? Se é assim, teremos que abrir o debate público sobre esse quadro, de degeneração no âmbito do serviço público, não pelos que recebem seus vencimentos em dia, mas pelos puderes que assim não o fazem. Santino Arruda". Grande Companheiro S.A, muito pertinente suas colocações. O pior de tudo é vermos servidores (estaduais e municipais – principalmente) de braços dados e face-a-face pousando e mostrando caras de saudades de suas gestões. Acredite, nem é preciso ver!

= BANCO DE DADOS SOBRE VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Câmara dos Deputados, aprovou, na quarta-feira (6), o Projeto de Lei 5000/16, do Senado, que cria a Política Nacional de Informações Estatísticas Relacionadas à Violência contra a Mulher (Pnainfo). O Pnainfo permitirá a consulta detalhada sobre as características principais das agredidas e dos agressores; os tipos de violência mais cometidos e em quais localidades; além de informar a respeito de inquéritos e processos em trâmite no Judiciário. O texto também permite a adesão de estados, Distrito Federal e municípios ao Pnainfo por meio da cooperação federativa. FONTE: http://www2.camara.leg.br/.

= HÁ 97 ANOS. Inauguração da Igreja de São Vicente de Paula, em 20/07/1919.

= E HÁ 47 ANOS. Dia da Conquista da Lua - Neil Armstrong - astronauta americano, é a primeira pessoa a pisar na Lua (20/07/1969).


**********REGISTROS**********

- MEMÓRIA: Na edição nº 694/2015 (de 19/07), tratamos dos seguintes temas: Rodízio de abastecimento d'água em Mossoró; Flor de Setembro; Bronca do leitor/internauta (479) por José Ronaldo – Professor; Fique sabendo... "Dois anos dos mais médicos. O que a mídia (ou governo) não diz". Por Cynara Menezes e autoria de Fernando Brito.

- DO MUNDO ARTÍSTICO. Foi um compositor, pianista e organista inglês, mais conhecido por ter integrado as bandas Deep Purple, Whitesnake, Paice, Ashton & Lord, The Artwoods e Flower Pot Men, além de ser pioneiro na fusão do com música clássica. Em 1968, fundou a banda de rock inglesa Deep Purple, onde, praticamente, era o líder da banda, até 1970. Ele e o baterista Ian Paice foram os únicos integrantes constantes da banda durante a fase inicial da sua existência (1968-1976) e, a partir do momento em que eles refundaram a banda, em 1984, até sua saída do Deep Purple, em 2002. Em 11 de novembro de 2010, nosso homenageado foi eleito membro honorário da Faculdade de Stevenson, em Edimburgo. Em 15 de julho de 2011, foi concedido a ele um grau honorário de Doutor em Música pela Universidade de Leicester, em sua cidade natal. O Deep Purple teve início em 1968, com o nome Roundabout (português: rotunda). A banda se apresentava na América a início como acompanhantes do artista Chris Curtis. A primeira formação, que lançou três discos de pouca repercussão (Shades of Deep Purple, The Book of Taliesyn e o álbum homônimo Deep Purple) contava com o vocalista Rod Evans, o guitarrista Ritchie Blakmore, o baixista Nick Simper, e o baterista Ian Paice, além do próprio nos teclados. O nome Deep Purple foi sugerido por Ritchie Blackmore, e retirado de uma música que a sua avó gostava. Em 1969, resolveram arriscar uma mudança no direcionamento musical da banda, convidando o vocalista Ian Gillan (ex-Episode Six) e o baixista Roger Glover (ex-Episode Six), passando a buscar um estilo que misturasse música europeia ao hard rock, que surgia na inglaterra, com as bandas Yardbirds e Led Zeppelin. O primeiro álbum com esta formação, com o sugestivo nome de "Concert for Group and Orchestra" foi recebido com respeito (e um pouco de estranheza) pela crítica. Não foi, todavia, um grande sucesso de público. Dariam uma virada de 180 graus em 1970, com o álbum Deep Purple In Rock, que com seu hard rock direto e bem feito, rapidamente chegou ao topo das paradas, transformando imediatamente os Deep Purple em uma banda muito conhecida e influente. São deste disco alguns dos primeiros grandes clássicos da banda,"Speed King", "Child in Time" e "Black Night". O álbum Foreball, de 1971, confirmou o sucesso da banda, e com o álbum Machine Head (um dos clássicos do rock de todos os tempos, lançado em 1972) atingiram o auge de sua fama. Constam deste álbum dois de seus maiores hits, o hino "Smoke On The Water" (com o riff mais marcante da história do hard rock) e a contagiante "Highway Star". A turnê que se seguiu rendeu um outro álbum clássico, o ao vivo Made In Japan. O Northern Echo publicou uma entrevista com o lendário ora homenageado, em que ele discute o seu passado com os Deep Purple, e a difícil decisão de deixar a banda. "Foi terrível sair. Era a minha banda, eu era um membro fundador e os caras eram grandes amigos meus. Eu passei noites e noites sem dormir, mas percebi que estava começando a gostar menos da situação e ficando apenas acostumado com a mesma. De repente me descobri pensando que não gostaria de tocar noite após noite, e quando percebi aquilo, eu sabia que tinha de tomar uma decisão. Eu verifiquei se seria possível tirar um ano de férias, mas eles disseram que não achavam isso viável. Então eu disse que, naquele caso, teria de sair". Em 2002, deixou o Deep Purple e 2004 gravou um single chamado"The Sun Will Shine Again" com Anni-Frid Frida Lyingstad, ex-integrante do grupo sueco ABBA. Faleceu em Londres no Clinic Hospital, aos 71 anos de idade após sofrer uma embolia pulmonar, sofria de câncer no pâncreas e estava e estava ao lado de sua família na hora de sua morte. Deixa mulher e duas filhas. Foi sepultado em Hambleden (St. Mary) New Churchyard, Buckinghamshire, na Inglaterra. Reportamonos sobre JONATHA DOUGLAS LORD, in memoriam, nasceu em Leicester/Inglaterra, em 09/06/1941 e faleceu em Londres em 16/07/2012 aos 71 anos, artisticamente chamado de "Jon Lord" e fundador do Deep Purple. Sua discografia consta de 39 discos gravados de 1972 a 2004 (Álbuns em estúdios, solos e parcerias). Gênero musical: Hard rock, heavy metal, blues-rock e música clássica; instrumentos: teclados, piano e baixo. Atividade: 1956/2012. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Jon_Lord.

- Dia: Hoje é Dia Mundial da Caridade e Dia Nacional do Futebol. Amanhã (20) será Dia da Conquista da Lua, Dia da Junta Comercial, Dia do Amigo, Dia Internacional da Amizade, Dia do Revendedor de Petróleo e Derivados, Dia Nacional da Prevenção do Diabetes e Dia Panamericano do Engenheiro.

DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes de caridade, aos profissionais do futebol, trabalhadores da junta comercial, aos amigos, revendedores de petróleo, agentes de prevenção de diabetes e aos engenheiros panamericanos.


**********DEMOCRATIZANDO A POESIA**********

O Cururu (Poesia de Rosângela Trajano).

 

Na fazenda tem animais

E a lenda do lobisomem

Lindos canaviais

Onde corta cana o homem.

 

Fui pego de surpresa

Um cururu na sala apareceu

Subi em cima da mesa

A noite ele comeu!

 

Meu grito alcançou léguas

Veio gente de todo canto

Assustei até as éguas

Que sorriram do meu espanto.

QUEM canta.

"Doce criança, em tempo você verá a linha / A linha que está desenhada (traçada) entre o bom e o ruim / Veja o homem cego atirando no mundo / Balas voando, tirando vidas... ." . ("Child In Time". Composição: Deep Purple. – Canta: Ian Gillan.).

...os males espanta!

VISITE OS SITES: http://sistemajma.blogspot.com; www.sindbancarios.com; http://universowilliampereira.blogspot.com; www.franciscomartinsescritor.blogspot.com; http://doherbert.blogspot.com; www.evangelismoemslide.com.br; http://gazetadenoticiascariri.blogspot.com; www.sisjern.org.br; www.tiocolorau.com.br; www.folhacerta.blogspot.com.br/.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (57), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.


Livre de vírus. www.avast.com.