sábado, 28 de fevereiro de 2015

DC - Coluna de Notícias 677. (Anexo slide: Aprendendo com as formigas).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 677 (geral) e 5ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 28 de fevereiro de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 8ª/52, dias: 56/365 e faltam 309 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Dotô, a minha visão / Também nega clarear / Já fiz promessa pra santa / Mas ela não quer curar / E as pernas? Só eu sei! / O tutano já sumiu / O regeto inflamado / Parece que sucumbil!" Do folheto "Lamento do Sertanejo", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
"Talento Potiguar" inserção em segundos que a InterTV (associada da Globo no RN) apresenta diariamente com a finalidade de divulgar nossos artistas, assim penso. Ótima a ideia, só que deixa a desejar, pois, temos uma imensidão de talentos no centro e quatro cantos do nosso estado que até o momento não são lembrados. Ideia semelhante existe há bastante tempo na rádio Fm Universitária com sede (também na capital) que tem o quadro "Momento do Artista Potiguar" tocando a música inteira com várias inserções diariamente. O que quero aqui é reclamar, com as melhores das intenções, que os produtores de programação desses veículos lembrem-se dos demais artistas! Com as avançadas tecnologias não há necessidade de saírem pelo interior para gravações, é só solicitar que os artistas mandem seus vídeos ou CDs. Para não ser injusto, registro que assisto a InterTV tocar nosso talentoso Mazinho Viana "O Mazola" mossoroense morando na grande Natal. Saliento que essa minha observação vale para todas as emissores de rádios e Tvs em todo território do RN. Por falar em talentos, vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado!
REGULAMENTAÇÃO DE DIREITOS DE TRABALHADORES DOMÉSTICOS – Brasília. A regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos é o destaque da pauta do Plenário da Câmara dos Deputados para a primeira semana de março. Também estão marcadas comissões gerais (sessões de debates) nas manhãs de quarta-feira (4) e quinta-feira (5) com a presença dos ministros de Minas e Energia, Eduardo Braga; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, respectivamente.
O primeiro item da pauta de terça-feira (3) é o Projeto de Lei Complementar 302/13, que regulamenta a Constituição quanto aos direitos dos trabalhadores domésticos, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, pagamento de horas extras, adicional noturno e seguro contra acidente de trabalho. A matéria, de autoria de uma comissão mista de regulamentação da Constituição, já foi aprovada pelo Senado. Se não houver mudanças, o texto irá à sanção presidencial.
Salário mínimo - Outro projeto com regime de urgência que pode ser analisado é o PL 3771/12, do deputado Jorge Boeira (PP-SC). O texto institui uma política permanente para o reajuste do salário mínimo semelhante à atual para os próximos dez anos (inflação mais variação do Produto Interno Bruto) e, depois disso, uma fórmula para aumentos maiores baseada na variação do PIB per capita mais a inflação. De 2003 a 2012, o PIB real per capita aumentou 27,8%.
GANHO DE CAUSA BENEFICIA SERVIDORES DO IDEMA E EMATERO STJ negou o recurso impetrado pelo Governo do Estado no processo que trata do realinhamento das tabelas salariais dos trabalhadores do IDEMA. E sobre a ação da EMATER, o STF acaba de conceder o Trânsito em Julgado, ou seja, à justiça deu ganho de causa ao SINAI-RN. Agora, a direção do Sindicato vai pedir no TJ/RN o cumprimento integral das leis aprovadas em 2010, obrigando o governo a implementar os 60% restantes dos PCCRs nos salários dos trabalhadores dos dois órgãos. FONTE: www.sinairn.com.br/.
ALDACI DE FRANÇA, REPÓRTER POR UMA EDIÇAO! – Há tempos que não víamos os sinais do grande poeta. Após tríade cultura do natal, ano novo e carnaval é hora de fazer valer a cultura nordestina! Manda ver cabra bão!
Vamos com o "Pé direito" reabrir o Clube da Poesia no 7 de Março, próximo,  com a dupla Acrisio de França e Jonas Bezerra numa promoção do CP, onde tenho a incumbência de organiza-la. Também sou responsável pela venda de senhas individuais e de reservas de mesas da grande cantoria, com essa brilhante dupla de repentistas.
LOCAL: Recebemos o apoio do "Instituto Sonho Colorido" para sediar o evento, a partir das 20h30min, situado ao lado da BR 110, saída para Areia Branca e vizinho ao Posto de Saúde dos Pintos. Conto com a presença dos amigos e amigas que apreciam a verdadeira cultura nordestina. Aldaci de França, contatos: (84) 9949 7066 (Tim) ou 9423 2780 (Claro).
BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (464) - O Gugu estreou seu novo programa na Rede Record, e o que há de novo nisso? Nada! Programas de auditório no Brasil se baseiam em sensacionalismo barato em cima de acontecimentos bizarros, desastres da natureza humana. Não há espaço para cultura, nem pra boa música... . Aqui os crimes de repercussão ganham o glamour, onde seus protagonistas viram celebridades! Viva o Povo Brasileiro! "não é fácil estar presa sem minha família." (Suzane Von Richtofen). Perdoem o humor negro (sei que não é politicamente correto), mas essa declaração da moça que matou pai e mãe a marretadas me lembra uma história do Millôr Fernandes, acho que uma de suas "fábulas fabulosas". Dizia ele que um eremita, morto de fome, foi obrigado a sacrificar e comer o cãozinho que por muitos anos fora sua única companhia. Saciada a fome, ao final do repasto o sujeito olhou para o que restara do amigo – um monte se ossinhos – e murmurou: o Totó adoraria estar aqui para comer esses ossos. Airton Cilon, via facebook, em 27/02/2015.
FIQUE SABENDO... "Fusão de fundos é irregular para a Previdência Social". Por Rafael Barbosa.
"Além disso, a falta de CRP impede a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social".
O Ministério da Previdência Social considera irregular fusão dos fundos previdenciários dos servidores do Rio Grande do Norte, promovida em dezembro passado pelo Governo do Estado, ainda na administração Rosalba Ciarlini. E vai incluir isso como mais uma das pendências que impedem o Rio Grande do Norte de renovar seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP), o que por sua vez gera uma série de empecilhos para a administração estadual. A informação foi dada ontem pelo próprio Ministério da Previdência.
Segundo o órgão, a existência de dois fundos (previdenciário e Financeiro, como era antes) é uma recomendação do órgão a todos os estados, "principalmente aos deficitários, como é o caso do Rio Grande do Norte". Ainda segundo o Ministério, o Governo do Estado realizou a unificação sem apresentar nenhum projeto à entidade federal e também não informou detalhes sobre o impacto financeiro da medida e nem como pretende devolver o dinheiro da previdência do Estado para pagar os salários. De acordo com as informações repassadas pelo Ministério da Previdência, mesmo reunindo todas essas informações e repassando-as, o Executivo ainda precisaria do aval do órgão para pôr em prática a fusão. O Governo do Estado unificou os fundos previdenciários em dezembro do ano passado, anunciando a medida como a solução para garantir o pagamento dos salários dos servidores. Ainda de acordo com o Ministério, o governador Robinson Faria foi notificado no dia 13 de fevereiro e "nos próximos dias" a unificação deve ser registrada no extrato previdenciário como uma irregularidade contra o Rio Grande do Norte.
Quando isso ocorrer, será apenas mais uma das pendências que impedem hoje o Estado de renovar seu Certificado de Regularidade Previdenciária.
Conforme o MPAS, o CRP é "um documento fornecido pela Secretaria de Políticas de Previdência Social (SPS), do Ministério da Previdência Social, que atesta o cumprimento dos critérios e exigências estabelecidos na Lei nº 9.717, de 27 de novembro de 1998, pelo regime próprio de previdência social de um Estado, do Distrito Federal ou de um Município". Ou seja: "atesta que o estado segue normas de boa gestão, de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários aos seus segurados". Sem esse certificado, o Estado fica impedido de realiza transferências voluntárias de recursos pela União; celebrar acordos, contratos, convênios ou ajustes; obter a concessão de empréstimos, financiamentos, avais e subvenções em geral de órgãos ou entidades da Administração direta e indireta da União.
Além disso, a falta de CRP impede a liberação de recursos de empréstimos e financiamentos por instituições financeiras federais; e o pagamento dos valores referentes à compensação previdenciária devidos pelo Regime Geral de Previdência Social – RGPS, em razão do disposto na Lei nº 9.796, de 5 de maio de 1999.
EMPRÉSTIMO
Diante das informações referentes ao Certificado, o NOVO JORNAL tentou descobrir se esse problema afeta a obtenção do empréstimo de R$ 850 milhões com o Banco do Brasil que teve seu plano de aplicação recentemente aprovado na Assembleia Legislativa. Questionada sobre esta possibilidade, a assessoria de comunicação da instituição financeira disse que não comentaria o assunto. Já o Governo do Estado foi procurador para falar sobre a falta de CRP e sobre a possibilidade de prejuízo ao empréstimo. Por e-mail, o Executivo respondeu: "Coube ao atual governo buscar os entendimentos necessários a renovação do certificado em reunião no Ministério da Previdência Social esta semana, em Brasília, com a presença do governador Robinson Faria e do Procurador Geral do Estado, Francisco Wilkie. Um grupo de trabalho foi montado no âmbito do executivo com a finalidade de responder os questionamentos encaminhados ainda na gestão anterior e oferecer as soluções para garantir a renovação do certificado". Fonte: Novo Jornal, na base de dados do site: www.sinairn.com.br/.
CONQUISTE SEU EMPREGO: BA. A Prefeitura de Guanambi/BA realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 419 (quatrocentas e dezenove) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 08/03/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.166,84. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Boa Viagem/CE realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 543 (quinhentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 08/03/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Maria Emília – Gazeta do Oeste (dia 26), Ana Paula Ferrante (27), Hermes Oliveira – Democratizando e Julimar Monte – Caminhoneiro (02), Gersonete Melo – DETRAN e Rodrigo Santos - Goianinha (03), Aparecida Bezerra - Fundac e Valmir Alves – PT (05), Miriam Pinto – UERN (06), Italo Rebouças e Leonardo Honorato – Professores (07).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Bom dia amigo Hermes, saúde e paz. Obrigado pela coluna. É de prima. Liszt Madruga. Obrigado, obrigado e muito obriga Mestre Liszt Madruga, quanta satisfação e que Deus continue abençoando você e demais familiares.
" Obrigado meu bom amigo Hermes. Muita paz, saúde e vida. Milton Marques. - Com a graça e benção de Deus sobre todos nós. Obrigado!
= HÁ 29 ANOS! Instituição do Cruzado (Cz$), por José Sarney – Presidente pós-ditadura militar, em 28/02/1986.
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 630/2014 (de 17/02), tratamos dos seguintes temas: Aumenta número de consumidores endividados em janeiro; Viva Zé Valdi; ADUERN convoca assembleia; Flávio Resende, repórter por uma edição; Bronca do leitor(a)/internauta (419) por Erasmo Firmino; Fique Sabendo... "A falência múltipla dos órgãos da administração direta e indireta do estado do rio grande do norte" – por Herbert Mota. E na edição nº 629/2014 (de 08/02), tratamos dos seguintes temas: Tratamento de câncer sem queda de cabelo; Bronca do leitor(a)/internauta (418) por Mazinha Santos; Fique sabendo... "Profissões que podem ser extintas pela tecnologia".
- ROUBO DE CAIXAS. O Governo Federal e os Estados se articulam para tornar mais duras as penas para os roubos de caixas eletrônicos. A pena que varia de três a seis anos agora pode chegar a 12. A impunidade é um dos fatores que mais motivam os bandidos que enveredam para esse ramo. FONTE: Coluna Bruno Barreto, www.omossoroense.com.br, em 27/02/2015!
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Considerado o Rei da Lambada, surgiu na década de 1980. Famoso compositor de "Adocica", um de seus grandes sucessos que vendeu cerca de três milhões de cópias. Ao longo de sua carreira, gravou 10 LPs e 11 CDs. Ganhou diversos prêmios, como o Troféu Imprensa. O grande ídolo do nosso homenageado é o cantor Roberto Carlos. Porém seu gosto musical é bastante eclético. Beto aprecia desde a música clássica até a MPB. Raimundo Fagner, Belchior e Tim Maia são também alguns dos títulos que não podem faltar em sua discoteca. Elvis Presley é um dos ídolos internacionais do cantor. Ele foi o único artista do Norte do Brasil ganhar o Troféu Imprensa de melhor cantor, título que dividiu na época com o cantor José Augusto, em votação realizada por Silvio Santos em 1991. O programa Fantástico, da Rede Globo, chegou a apresentar 3 clipes do cantor aniversariante. Em um deles, se apresentava no Mangueirão, em Belém, quando foi registrado o maior público de toda a história do Pará. O disco "Preta", lançado em 1980, foi recorde de vendas e autor de todas as músicas. Foi recorde de público, até hoje, em sua apresentação no Espaço Cultural, em João Pessoa. No dia 8 de outubro de 2010, morreu sua filha Monique aos 28 anos, no Pará. Ela foi vítima de uma bactéria misteriosa que atacou seu pulmão. Estava em coma há 23 dias. Reportamo-nos sobre RAIMUNDO ROBERTO MORHY BARBOSA (60 anos), conhecido no mundo artístico como BETO BARBOSA e ficou famoso pelos ritmos dançante e a lambada. Nasceu em Belem/Pará aos 27 de fevereiro de 1955. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Beto_Barbosa.
- DIA: Ontem (27) foi Dia do Agente Fiscal da Receita Federal e Dia Nacional do Livro Didático. Amanhã (1º) será Dia da Vindima, Dia das Crianças Doentes, Dia do Pan-Americano do Turismo, Dia do Turismo Ecológico e Dia Internacional da Criança no Rádio e na TV.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos agentes fiscais da receita federal, aos vindimos, crianças enfermas, aos turistas pan-americanos e ecológicos, e as crianças no rádio e na Tv.
QUEM canta...
"Hei, Al Capone, vê se te emenda / Já sabem do teu furo, nego / No imposto de renda / Hei, Al Capone, vê se te orienta / Assim desta maneira, nego / Chicago não agüenta... ." ("Al Capone". Composição: Raul Seixas & Paulo Coelho. Canta: R.S.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

DC - Coluna de Notícias 676. (Anexo slide: As vezes sinto saudades).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 676 (geral) e 4ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015. Atualização aos sábados (Edição Especial).
Túnel do tempo = Ano: 2015, Semana: 8ª/52, dias: 56/365 e faltam 309 para o término do ano.

"Causo democrático!"
"O pior é à noitinha / Quando chego do trabalho / Após tomar meu banho / Mais pareço um chocalho / Esmoreço a cada dia / Minhas mãos fracas são / Já não suporto a luta / Da enxada e facão!" Do folheto "Lamento do Sertanejo", dezembro/2012. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
Ficou para manhã visita do FES – Fórum Estadual de Servidores à Assembleia Legislativa do Estado, desta feita não é sobre a sequência de sagues do Fundo Previdenciário. É sobre a mensagem que altera a Lei Complementar 308 de 2005 mudando a forma de escolha para a presidência do Conselho Previdenciário do Estado. O objetivo do fórum é conversar com o presidente da câmara e parlamentares pela não aprovação da mensagem e que seja aberto um amplo debate sobre a destruição fundiária e organizacional da previdência com um todo. O encontro com os deputados e dirigentes sindicais (que compõe o fórum) acontecerá às 10h. Boa leitura nobre leitor/a.
RECEITA DIVULGA AS NOVIDADES DE IR/2015 – O Subsecretário de Arrecadação e Atendimento, Carlos Roberto Occaso, concedeu entrevista coletiva na segunda-feira, 23, informando que "todos os anos a Receita Federal faz um esforço para facilitar o preenchimento da declaração de imposto de renda". Para a DIRPF 2015, as novidades começaram a ser lançadas em outubro do ano passado, quando foi disponibilizado o Rascunho, um aplicativo para que o contribuinte possa informar dados de pagamento e recebimentos no decorrer do ano. Durante o período de entrega o PGD importa as informações, se o contribuinte fizer essa opção.
Mobilidade – Esse ano, uma das facilidades anunciadas é a possibilidade do contribuinte salvar o arquivo da declaração e recuperá-la noutro dispositivo. São três as formas de preenchimento:
1.    No microcomputador - utilizando o PGD IRPF;
2.    Em dispositivos móveis - utilizando o aplicativo m-IRPF;
3.    Ou através da declaração online, disponível no e-CAC. Será possível começar o preenchimento utilizando uma forma e continuar em outra, sempre salvando as informações online.
Pré-Preenchida - foram acrescentados na declaração pré-preenchida os dados da DMED e DIMOB. Até o ano passado o programa utilizava dados apenas da DIRF.
O supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, anunciou ainda algumas novidades que vão ser lançadas ainda este ano, como o aplicativo para cálculo do RRA (Rendimentos Recebidos Acumuladamente), "esse aplicativo vem para resolver as dificuldades que sempre existiram em relação a isso", afirmou Adir. A fonte pagadora só precisará preencher os dados no aplicativo e o imposto será calculado. Não será necessário login, nem armazenamento de informações, apenas geração de relatório, para impressão com os valores calculados.
Ainda este ano será possível também o contribuinte optar por receber alerta, no celular e tablet, sobre a evolução do processamento da declaração entregue.
Programa Carnê Leão - médicos, dentistas, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, psicanalista e advogado terão de informar através do Carnê Leão, os valores pagos por pessoas físicas e seus respectivos números de CPFs. Esses dados serão utilizados na DIRPF do ano que vem. O objetivo é diminuir o número de contribuintes com declarações retidas na malha por divergências nas informações com despesas médicas.
O prazo para a entrega da DIRPF 2015 começa dia dois de março e termina no dia 30 de abril. O PGD IRPF estará disponível para download, às 8h do dia 2 de março.
DESEMBARGADOR ABRE PRAZO PARA DEPUTADO APRESENTAR DEFESA - O desembargador Vivaldo Pinheiro é o relator, pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, da Ação Penal ajuizada pelo Ministério Público Estadual, na qual foi apresentada denúncia contra o deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza, presidente da Assembleia Legislativa, na última sexta-feira (20), por suposta participação em esquema investigado pela Operação Sinal Fechado. A decisão sobre o recebimento ou não da denúncia, nos termos da lei, será do Pleno do TJRN.
Antes de levar o processo ao Pleno, o desembargador abrirá um prazo para a defesa do denunciado. Vivaldo Pinheiro encaminhará uma notificação para o presidente da Assembleia, com o prazo legal de 15 dias para que apresente suas contrarrazões. Se na defesa apresentada pelo deputado forem incluídos novos documentos, o Ministério Público também poderá ser provocado a se pronunciar.
Após isso, o relator Vivaldo Pinheiro apresentará seu voto em uma sessão do Pleno, em que caberá ao colegiado decidir se acata ou não a denúncia. O Pleno poderá deliberar pelo recebimento da denúncia nos termos da lei, pela rejeição ou pela improcedência, com consequente arquivamento.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (463) – Governo do RN vai sacar R$ 35 milhões do fundo previdenciário para pagar salários de fevereiro/2015. Robinson "Faria" e tá fazendo..., surrupiando meu futuro aposento. É uma Rosalba, não mudou nada! Marcos Romualdo.
FIQUE SABENDO... "Gestão Robinson Faria inicia sob olhares atentos e desconfiados". Por Santino Arruda – Secretário Geral do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indereta do RN. (FONTE: www.sinairn.com.br, com o título "No apagar das luzes, governo Rosalba consegue aprovar lei que unifica os fundos da previdência estadual", edição fevereiro/2015).
No final de dezembro, em apenas três dias foram sacados R$ 235 milhões de reais e agora em janeiro sacaram mais R$ 80 milhões do fundo previdenciário. Calcula-se que em cerca de 10 meses a reserva acumulada ao longo de 10 anos vai acabar.
No apagar das luzes, governo Rosalba consegue aprovar lei que unifica os fundos da previdência estadual Governo coloca em risco a segurança das futuras aposentadorias dos servidores o final do mandato, para encobrir os desmandos e se eximir de qualquer responsabilidade, o governo Rosalba pressionou o legislativo estadual para que fosse aprovada a Lei Complementar que visava unificar os fundos Previdenciário e Financeiro. A matéria foi aprovada em caráter emergencial e os fundos foram unificados para tapar o rombo do governo estadual.
Em plena democracia, os servidores bem como os sindicatos que os representam, sequer foram consultados. E quem vai pagar a essa conta? Os trabalhadores, os aposentados e os pensionistas, claro.
E a conta é altíssima. Isto porque mexeu no fundo previdenciário, que hoje está acumulado em cerca de menos de R$ 1 bilhão de reais, colocando em risco a segurança das futuras aposentadorias dos servidores. De acordo com informações recebidas pela direção do SINAI-RN, no final de dezembro, em apenas três dias foram sacados R$ 235 milhões de reais e agora em janeiro sacaram mais R$ 80 milhões do fundo previdenciário. Calcula-se que em cerca de 10 meses a reserva acumulada ao longo de 10 anos vai acabar.
Para promover as alterações e causar esse desmonte na previdência estadual, o governo alegava déficit financeiro e dificuldades para cumprir a folha de pagamento do funcionalismo estadual. Entretanto, um estudo do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), feito em novembro passado, com base nos relatórios do governo do estado, contraria essa versão e mostra que os gastos com a folha de pessoal estavam dentro da normalidade.
O estudo mostrou os gastos com uma média de cerca de 49% ao longo dos últimos 12 anos. Ou seja, restaria ainda 51% para as demais despesas. Um outro levantamento feito pelo DIEESE comprova que a arrecadação estadual de impostos vem aumentando. A prova é que nos 4 primeiros meses de 2014 cerca de 1 bilhão de reais foram recolhidos do contribuinte potiguar.
A verdade é que o fundo previdenciário vem sendo saqueado há tempos e sem o devido conhecimento dos trabalhadores e não se sabe o real destino destes recursos. Irregularidades em meio a todo esse caos nas contas da previdência com a fusão dos fundos, o Fórum Estadual dos Servidores do RN, representado pelo SINAI e demais sindicatos, entrou com uma representação junto ao Ministério Público do Estado e ao Ministério Público de Contas no TCE do RN contra o presidente do Instituto, José Marlúcio Diógenes Paiva, para apurar possíveis irregularidades em sua gestão.
José Marlúcio foi denunciado por ser sócio titular em três empresas, podendo ser configurado como impedimento para quem exerce cargo público, além ainda da relação comercial de algumas dessas três empresas com o Banco do Brasil. E tem também o fato de José Marlucio manter mais de 80% das reservas do IPERN aplicados exatamente no Banco do Brasil, quando a norma previdenciária recomenda a diversificação desses recursos em bancos públicos.
CONQUISTE SEU EMPREGO: CE. A Prefeitura de Boa Viagem/CE realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 543 (quinhentas e quarenta e três) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições prorrogadas até o dia 08/03/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 9.000,00. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Parnamirim/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 424 (quatrocentas e vinte e quatro) VAGAS PARA VÁRIOS, inscrições até o dia 09/03/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 1.803,11. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Crispiniano Neto – Poeta e Lahyre Neto – Vereador (dia 22); Ceição Chagas, Izolda Silva, José Mário – TRT, Maria dos Aflitos – FUNDAC e Tony Morais – Radialista (23); Amarildo Souza – Bancário (24); Adail Ribeiro – Ag. Penitenciário, Maurílio Santos – Cantor e Westerley Cavalcante - Comerciário (25); Alex Polary – Comerciante e Kleverton Nascimento (27); Antônio de Souza e Vicente Rêgo – DATANORTE (28).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Hermes. Nestes dias paradoxais explosão/recolhimento esta reflexão cai bem. Vera Abreu". Ó grande companheira Vera, sempre muitíssima ocupada e ainda cabe reserva de tempo para acompanhar nosso trabalho. Renovamos votos de felicidades pelo "niver" e vida renovada no último dia 19. Valeu a reflexão na mensagem do slide "Quando me amei" anexa na edição 675.
"Abraço, prezado Hermes. Walter Gomes". Amigo Walter, bastante honrado pela amizade mesmo que virtualmente. O carinho é o mesmo e, oportunamente, comunico-lhe que a excelente revista eletrônica Brasília em Dia não chega há meses! Saúde e paz amigão.
= HÁ 48 ANOS! Criação do Ministério das Comunicações e do Ministério dos Transportes, em 25/02/1967.
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 628/2014 (de 03/02), tratamos dos seguintes temas: Paulo Wagner terminou ano como maior gastador; Francisco Martins, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (417) por Rogério Dias; Fique sabendo... "A verdade de um país". por Cristovam Buarque. E na edição nº 627/2014 (de 25/01), tratamos dos seguintes temas: Ata do COPOM indica que juros vão continuar subindo; Governadora anuncia reajuste, progressão e pagamento de férias a professores; UERN recebe alunos de Moçambique; Aldaci de França, repórter por uma edição!; Bronca do leitor(a)/internauta (416) por Diniz Santos; Fique sabendo... "Profissão versus terminologia". Por *José Santos Diniz – Professor Emérito da UERN.
- VOTO FEMININO. 24 de fevereiro de 1932 – data que registra 83 anos da instituição do voto feminino no Brasil. O direito ao voto feminino começou pelo Rio Grande do Norte. Em 1927, o Estado se tornou o primeiro do país a permitir que as mulheres votassem nas eleições. Naquele mesmo ano, a professora Celina Guimarães de Mossoró (RN) se tornou a primeira brasileira a fazer o alistamento eleitoral. A conquista regional desse direito beneficiou a luta feminina da expansão do "voto de saias" e Alzira Soriano, foi a primeira mulher a ser eleita no Brasil, tornando-se prefeita de Lajes/RN em 1928. Fonte: Facebook: Carlos Cunha, na base de dados do sitio: http://walter.zip.net/ (em 24/02/2014) e atualizado por Hermes Oliveira. Parabéns a todas as mulheres que lutam e sonham!
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Nasceu na Inglaterra em Liverpool no dia 25 de fevereiro de 1943, foi um artista inglês cuja carreira abrangeu diversas áreas; músico, compositor, ator e produtor de cinema. Atingiu fama internacional como guitarrista dos Beatles. Por vezes referido como "o Beatle quieto",  com o passar do tempo, tornou-se um admirador do misticismo indiano, introduzindo-o aos Beatles, assim como aos seus fãs do Ocidente. Após a dissolução da banda, ele teve uma bem-sucedida carreira solo, posteriormente, também obteve sucesso como membro do Traveling Wilburys e como produtor de cinema e musical. Ocupa a 11ª posição da lista "Os 100 Maiores Guitarristas de Todos os Tempos", da Revista Rolling Stone. Ainda que a maioria das músicas dos Beatles tenham sido compostas por Lennon e McCartney, os álbuns do grupo, a partir de With the Beatles (1963), geralmente incluíam uma ou duas músicas de autoria guitarrista. Suas últimas composições com o grupo incluíram "Here Comes the Sun", "Something" e "While My Guitar Gently Weeps". À época do fim da banda, ele havia acumulado uma grande quantidade de material, lançado em seu aclamado álbum triplo "All Things Must Pass", de 1970, do qual saíria o single "My Sweet Lord". Em complemento à sua carreira solo, co-escreveu, junto de Ringo Starr, músicas de sucesso, assim como músicas para os Traveling Wilburys — o supergrupo formado por ele, Bob Dylan, Tom Petty Jeff Lynne e Roy Orbison, em 1988. Se envolveu com a cultura indiana e hinduísmo no meio dos anos 60, ajudando a expandir e disseminar, pelo Ocidente, instrumentos como o sitar e o movimento Hare Krisna. Juntamente de Ravi Shankar, ele organizou um grande evento de caridade em 1971, o Concert para Bangladesh. Além de músico, também foi um produtor musical e co-fundador da Hand Made Films. Em seu trabalho como produtor de cinema, ele colaborou com artistas como Monty Phyton e Madonna. Casou-se duas vezes, com a modelo Pattie Boyd, de 1966 a 1974, e por 24 anos com Olívia Trinidad Arias, com quem teve um filho, Dhani Harrison. Era amigo íntimo de Eric Clapton. É o único Beatle a ter publicado uma autobiografia, "I Me Mine", em 1980. O último de quatro filhos de Harold Hargreaves Harrison e sua esposa Louise, nascida Louse French. Sua primeira escola foi a Escola Primária de Dovedale, bastante próxima da Peny Lane, a escola onde John Lennon estudava. O guitarrista disse que, quando tinha 12 ou 13 anos, ele teve uma "epifania" - andando de bicicleta pela vizinhança, ele ouviu "Heartbreak Hotel", de Elvis Presley, tocando em uma casa próxima, e ficou chocado. Ainda que, à época, ele tivesse tido um bom desempenho escolar, ele já havia perdido o interesse pelos estudos. Com 14 anos, ele se sentava ao fundo da sala de aula, tentando desenhar guitarras nos livros escolares: "Eu estava completamente vidrado em guitarras. Eu ouvi que um garoto na escola tinha uma guitarra de três libras e dez xelins, era só um pequeno buraco acústico. Eu pedi três libras e dez xelins à minha mãe; isso era bastante dinheiro pra nós." Comprou um violão Dutch Egmond. Enquanto estava no Liverpool Institute, formou um grupo de skiffle com seu irmão Peter e um amigo chamado Arthur Kelly. Foi nessa escola que ele conheceu Paul MacCartney, que era oito meses mais velho. McCartney, posteriormente, se tornaria membro da The Quarrymen, banda de John Lennon, à qual Harrison se juntaria, em 1958. ALGUMAS CURIOSIDADES: A canção "Something", totalmente de sua autoria, é a segunda música dos Beatles mais regravada de todos os tempos, atrás apenas de "Yesterday" e a única outra de sua autoria a chegar ao topo das paradas na época dos Beatles, além de "For You Blue", também de sua autoria, que foi single número um em 1970 junto com "The Long nd Winding Road" como um sucesso de "single dois lados", pela Billboar Hot 100. Foi o primeiro ex-Beatle a visitar o Brasil em 1979, quando deu uma entrevista exclusiva para o repórter Ricardo Pereira, do Fantástico. Reportamo-nos sobre GEORGE HARRISON, conhecido como O Beatle Quieto, faleceu em Los Angeles, Estados Unidos no dia 29 de novembro de 2001 com 58 anos de idade. Seu corpo foi cremado no Hollywood Forever Cemetery às 06h30 (hora de Lisboa) do dia 30/11 e no dia 03/12/2001 as cinzas voam para a Índia e espalhadas provavelmente no Rio Yamuna, rio sagrado que o ex-Beatle amava. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/George_Harrison.
- DIA: Amanhã (26) será Dia do Comediante.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos comediantes.
QUEM canta...
"O galo que vai cantar, cocorocar / A cobra que vai dançar, o tchá-tchá-tchá / O bode com o seu chapéu, bé, bé, bé / E palhaço quem é? Quá, quá, quá! E o palhaço quem em é? Valença-çá... ." ("Leque Moleque". Composição: Alceu Valença. Canta: A.V.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.
-->-->

sábado, 14 de fevereiro de 2015

DC - Coluna de Notícias 675. (Anexo slide: Quando me amei).

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"
"Uma forma diferente de noticiar!"
Ano VII – Edição nº 675 (geral) e 3ª do ano. Fontes de informações: rádios, tvs, jornais e e-mails.
*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e edito r – Criado em 13 de outubro de 2007.
Contatos telefônicos: (084) 8125-2674 (Vivo), 8848-2592 (Oi), 9416-4808 (Claro) e 9921-5275 (Tim).

Mossoró/RN, sábado, 14 de fevereiro de 2015. Atualização aos sábados.
Túnel do tempo = Ano: 2014, Semana: 7ª/52, dias: 45/365 e faltam 320 para o término do ano.
"Causo democrático!"
"Seu dotô eu vim aqui / Pra balar do baticum / Que bate tão fortemente / De Maneira incomum! "Lamento do Sertanejo". Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

Estimados/as Amigos/as:
De volta com a normalização das edições desse veículo de comunicação, reafirmo que no período de férias vivenciamos as movimentações sindicais. Tive até de encurtar as férias para umas providências junto aos companheiros da DATANORTE e participarmos de algumas semi-assembleias nas categorias da base do SINAI aqui em Mossoró dentro do programa da Campanha Salarial 2015 (veja abaixo e no site). E vamos ao SÊBadO porque hoje é sábado. Boa leitura nobre leitor/a! 

RICOS DEMAIS PARA A CADEIA?! – Um escandaloso vazamento de documentos mostrou que brasileiros super ricos escondem quase R$ 20 bilhões em 8 mil contas secretas – e possivelmente ilegais – na filial suíça do banco HSBC. Vamos agir rápido e garantir que eles não escapem da justiça. O governo brasileiro sabe quem está na lista de clientes e disse que está investigando, mas até agora não houve ação real para agilizar a investigação e punir os sonegadores e os banqueiros corruptos. Outros governos já estão agindo, mas cadê o Brasil?
O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, pode agir sobre o caso, mas para isso ele precisa ouvir de centenas de milhares: ninguém é rico demais para não ser preso! Quando atingirmos massa crítica, organizaremos ações para pressionar a Receita e outras autoridades relevantes a fazerem seu trabalho e investigarem o caso antes que tudo acabe em pizza. FONTE: Por Josehp HH – Avaaz, na base de dados do site: http://secure.avaaz.org/po/hsbc_tax_scandal_loc_br/.
SINAI INICIA CAMPANHA SALARIAL 2015 – Iniciada em 05/02 (até o dia 12) pelo interior do estado e se estendo na capital do RN (de 19/02 a 04/03) a CS dos servidores públicos estaduais que formam a base do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN, a pauta principal consta e quatro pontos principais: 1) Concurso Público, 2) Cumprimento Integral dos PCCR, 3) Reposição das perdas salariais e, 4) Melhorias das condições de trabalho. O tema da campanha é "Promessa é dívida e estamos cobrando!". Essa e outras matérias no site: www.sinairn.com.br/.
BRONCA DO LEITOR(A)/INTERNAUTA (462) – Logo que meu sogro, "seu" José de Almeida, faleceu um vereador (cujo nome eu não recordo) colocou o nome dele, com muita justiça, numa rua do bairro Nova Betânia. Dia desses, eu e familiares buscando localizar a dita rua eis que nos deparamos surpreendentemente com a tal rua com outra denominação onde a placa alusiva acrescentava "Rua Fulano de Tal, ex-José de Almeida". Eu queria saber quem ordenou a tal mudança e por quê? Emery Costa – Jornal O Mossoroense.
FIQUE SABENDO... "Isso é só o começo: vai piorar". Por Rinaldo Barros - professor. (FONTE: e-mail pessoal, em 11/02/2015).
Há mais coisas no ar além dos aviões de carreira, e urge capacitar e aparelhar melhor o Estado brasileiro para conviver com o Regime Democrático de Direito; pois a insatisfação popular é crescente, e está só no começo.
Entre 1930 e 1945, o Brasil enfrentou movimentos, como a Revolução Constitucionalista, em 1932; a Intentona Comunista, em 1935; a Intentona Integralista, em 1938; que levaram grande número de pessoas às ruas. Mas protestos ou tentativas de levantes não aconteceram apenas durante o governo de Vargas. Antes de seu primeiro mandato, homens pegaram em armas em São Paulo tentando derrubar as oligarquias que há anos vinham governando o país.
Mais tarde, nos anos 1960, com a recessão econômica, inflação, desemprego e o arrocho salarial, o povo manifestou seu descontentamento por meio de greves e passeatas; culminando com o movimento militar de 1964, regime autoritário que perdurou até 1985.
Atualmente, é impossível ignorar a dimensão social e política que os desmandos do PT governo e o descontrole da economia têm adquirido em todo o país. A indignação coletiva com a precariedade do transporte público remete à Revolta do Vintém de 1879, quando manifestantes no Rio de Janeiro desafiaram a monarquia do Brasil por causa das tarifas dos bondes.
O fato é que, de um modo geral, o transporte público no Brasil é caro, inseguro e mal gerido, afetando especialmente passageiros pobres que não têm escolha a não ser contar com esse sistema.
Há uma espécie de ira popular difusa represada que pode explodir por qualquer motivo, até mesmo num simples jogo de futebol. São milhões de pessoas sofridas e estressadas, no limite de sua capacidade, prontas para explodir em violência inconsequente.
Em plena vivência da normalidade democrática, a insatisfação popular alimentada pela perda da segurança, em diversas áreas urbanas, chegou a tal ponto que os manifestantes protestam contra aumento nas passagens ou por qualquer acidente ou atraso; e depredam ônibus, trens, lojas, bancos e logradouros públicos; em confronto com forças policiais, atirando bombas de efeito moral e balas de borracha.
Aliás, tropas cada vez menos preparadas para conviver com os movimentos sociais em luta; porquanto são treinadas fundamentalmente para combater a criminalidade. Os especialistas na questão afirmam que, nas periferias das cidades, onde a presença do Poder Público é fraca, o crime consegue instalar-se mais facilmente.
São os chamados espaços segregados, áreas urbanas em que a infraestrutura urbana de equipamentos e serviços (não existe saneamento básico, saúde, sistema viário, iluminação pública, transporte, lazer, educação, segurança pública, nem acesso à justiça) é precária ou insuficiente.
Por sua vez, a Segurança deve ser (mas ainda não é) considerada um direito de cidadania, fundamental para o desenvolvimento econômico e social. Nem o Estado nem o cidadão possui essa consciência.
Todavia, e para piorar o cenário atual do patropi, a situação é - perigosamente - ainda mais grave: a insatisfação não se restringe às áreas urbanas, pois também há conflitos no campo e nas áreas indígenas.
Os brasileiros vivemos a ressaca de uma eleição vencida à base de muita mentira, promessas frustradas e uma prática de governo diametralmente oposta à discurseira da campanha eleitoral. O corte de benefícios sociais, o aumento de impostos e das tarifas de água e luz, o racionamento, os apagões, a alta dos juros e da inflação, e a elevação do desemprego apenas começaram.
Diante da avalanche de corrupção, cresce a sensação mista de desalento, vergonha e revolta.
O caro leitor há de convir que a combinação desses movimentos de insatisfação popular - nas cidades e no campo - com a tendência atual da economia brasileira (eivada de incertezas), aponta para um aumento das tensões, com resultado imprevisível. Recomendo "encostar o ouvido no chão, para sentir o porvir".
É preciso atentar para o seguinte: o controle de multidões ainda não faz parte do currículo das nossas Academias de Polícia. Tal como ocorre atualmente, a Polícia, o Estado, tende a enxergar os manifestantes insatisfeitos (o povo) como se fossem inimigos. Pode acontecer tudo, inclusive nada.
Registre-se que dezenas de manifestações - tendo como tema o "impeachment" da presidente (que não controla sua "base aliada" nem seus 39 ministros, até porque não tem programa de governo) - estão sendo organizadas em diversas cidades brasileiras para o dia 15 de março, via redes sociais.
Resumo: há mais coisas no ar além dos aviões de carreira, e urge capacitar e aparelhar melhor o Estado brasileiro para conviver com o Regime Democrático de Direito; pois a insatisfação popular é crescente, e está só no começo: vai piorar.
CONQUISTE SEU EMPREGO: NACIONAL. O MPU – Ministério Público da União realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 25 (vinte e cinco) VAGAS PARA TÉCNICOS e ANALISTAS, inscrições prorrogadas até o dia 18/02/2015. Escolaridade exigida: MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 8.178,06. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos;
RN: A Prefeitura de Natal/RN realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 386 (trezentas e oitenta e seis) VAGAS PARA EDUCADOR INFANTIL e PROFESSORES, inscrições até o dia 16/03/2015. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salários: até R$ 5.209,31. Maiores informações pelo edital no site: www.pciconcursos.com.br/concursos.
**********REGISTROS**********
= AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": "Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário!": Íbero Hipólito – PT (dia 07); Eliane Bandeira – Profª., Iara Monteiro, Marcelo Melo Costa – Prof. Letras/UERN e Matews Aires (08); Fátima Guimarães – UERN, José Estrela – Adv., Matuzael Aires (09); Rokátia Kleania – Profª. (10); Ana Lucas – Profª., Fátima Oliveira – As. Social, Liliane Balbino – SP e William Robson – Jornalista (12); Emilly Caroline – Comerciária, Janaiky Almeida – A. Social, Marcos Oliveira – Gazeta do Oeste e Symara Tamara – Cantora (14); Arimatéia Lucas - PT e Cesimar Oliveira (15); Geraldo Carneiro – Prof. (16); Flaubert Torquato – Prof. (19); Itamiram Oliveira – Datanorte, Lúcia Fernandes – Fundac e Vera Abreu – Professora (19).
= DO AMIGO/A LEITOR/A: "Amigo Hermes Oliveira, sou Marcelino Neto responsável pelo o Blog "O Câmera". Há dias venho analisando a possibilidade de uma parceria para publicar todo domingo ou periodicamente, sua coluna. Não tenho sua autorização e pouca capacidade para resumí-la de forma que se encaixe no sistema Blog. Proponho e aguardo seu parecer, para uma edição "Teste" especial e resumida, em nível Blog. Que Tal? Amigo Marcelino, com imensa satisfação recebi seu e-mail, há um pouco mais de 30 dias, e hoje oportunizo o registro. Porém, conversamos via telefone ocasião que me encontrava de férias e como ver, estou retomando as edições do DC. Após o carnaval te procurarei para viabilizarmos sua ideia. Acho ótimo e vamos ao teste! Grande abraço e saúde e paz companheiro.
= HÁ 119 ANOS! A cidade de Mossoró era iluminada por lampiões a querosene. No orçamento constava a verba de seiscentos réis para a iluminação pública. Ocasião em que criou-se o Cargo de Zelador da Iluminação Pública e autoriza-se a compra dos lampiões, em 14/02/1896. Segundo o historiador Câmara Cascudo (in memorian).
**********PANO RÁPIDO**********
- MEMÓRIA: Na edição nº 629/2014 (de 08/02), tratamos dos seguintes temas: Tratamento de câncer sem queda de cabelo; Bronca do leitor(a)/internauta (418) por Mazinha Santos; Fique Sabendo... "profissões que podem ser extintas pela tecnologia". fonte: bbcbrasil, na base dados do blog: iramdeoliveira.blogspot.com.br, em 07/02/2014. E na edição nº 625/2014 (de 12/01), tratamos dos seguintes temas: Fundo para fiscalizar Teles é usado para pagar INSS e bolsa família; ADUERN: hidroginástica e natação para sócios e comunidade; Bronca do leitor(a)/internauta (414) por Álamo Kário; Fique Sabendo... "Evolução no mundo do trabalho". Por Rinaldo Barros.
- MP DENUNCIA GRAFITH E EX PREFEITO DE MACAU. O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) denunciou dez pessoas por desvio de dinheiro da Prefeitura de Macau. Entre os denunciados, estão o ex-prefeito Flávio Veras, o vereador de Natal e integrante da banda Grafith Junior Grafith e o empresário Alex Padang, do ramo de entretenimento. Além deles, são acusados servidores públicos municipais. Conforme a denúncia, o grupo desviou mais de R$ 1,2 milhão no carnaval de 2011, em contratações de bandas, sem licitação, com valores superfaturados. Todos foram denunciados ontem (11) e, conforme o MP, contrataram, sem licitação, 27 bandas para o carnaval de 2011, promovido pela Prefeitura de Macau, cujo valor gasto somente com tais contratações totalizaram R$ 2,7 milhões. FONTE: www.jornalomossoroense.uol.com.br, em 13/02/2015.
- DO MUNDO ARTÍSTICO: Filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas quatro anos. Quando se tornou conhecido, voltou a Duas Barras para ser homenageado pela prefeitura em uma festa, e descobriu que a fazenda onde havia nascido estava à venda. Não hesitou em comprá-la e hoje é o lugar que chama de "meu off-Rio". Cidadão carioca criado na Serra dos Pretos-Forros, a primeira profissão foi como Auxiliar de Químico Industrial, função aprendida no curso intensivo do SENAI. Mais tarde, enquanto servia o exército como Sargento Burocrata. Ele começou na Escola de Instrução Especializada, tornando-se escrevente e contador, profissões que abandonou em 1970, quando deu baixa para se tornar cantor profissional. A carreira artística surgiu para o grande público no III Festival da Record, em 1967, quando concorreu com a música "Menina Moça". O sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, lançando a canção "Casa de Bamba", um dos clássicos de sua vida artística. O primeiro álbum, lançado em 1969, intitulado Martinho da Vila, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico, incluindo, além de "Casa de Bamba", obras-primas como "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa" e "Prá Que Dinheiro" entre outras menos populares como "Brasil Mulato", "Amor Pra que Nasceu" e "Tom Maior". Logo tornou-se um dos mais respeitados artistas brasileiros além de um dos maiores vendedores de disco no Brasil, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias com o CD Tá Delícia, Tá Gostoso lançado em 1995 (o primeiro foi Agepê, que em 1984 vendeu um milhão e meio de cópias com seu disco Mistura Brasileira). Destacam-se Zeca Pagodinho, Simone (CD Café com Leite, um tributo a Martinho da Vila, 1996) e Alcione como os maiores intérpretes. A celebração do 75º aniversário do cantor, bem como 45 anos de carreira, levou Martinho a receber o segundo volume da série Sambabook em 2013, depois de João Nogueira receber o original no ano anterior. Embora internacionalmente conhecido como sambista, com várias composições gravadas no exterior, Martinho da Vila é um legítimo representante da MPB e compositor eclético, tendo trabalhado com aspectos da cultura brasileira e criado músicas dos mais variados ritmos brasileiros, tais como ciranda, frevo, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, sama-enredo, toada e sambas africanos. O espírito de pesquisador incansável viaja desde o disco "O Canto das Lavadeiras", baseado na cultura brasileiro, lançado em 1989, até o mais recente trabalho Lusofonia, lançado no início de 2000, reunindo canções de todos os países de língua portuguesa. Em setembro de 200 concretizou, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos projetos mais cultuados: a apresentação do Concerto Negro. Idealizado por Martinho e pelo maestro Leonardo Bruno, o espetáculo enfoca a participação da cultura negra na música erudita. Para cuidar ds diversas atividades, criou o Grupo Empresarial ZFM abrindo as portas para sambistas com um selo musical e inaugurando sua própria editora, com o primeiro romance Joana e Joanes. Reportamo-nos sobre MARTINHO JOSÉ FERREIRA, conhecido como MARTINHO DA VILA (nome artístico), nasceu em Duas Barras/RJ 12 de fevereiro de 1938. FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/MartinhodaVila.
- Hoje é DIA: Dia Internacional do Amor (Valentine's Day) e Dia da Amizade. Amanhã (15) se dará início a Semana Nacional Contra o Alcoolismo.
DEDICO ESTA EDIÇÃO: aos que vivem amorosamente, ao que vivem eternas amizades e aos agentes de combate ao alcoolsmo.
QUEM canta...
"O meu verso dá pulo e cambalhotas quando te vê / Porque você é meu único e definitivo poema /  Daí meus dedos batucarem ritmos / Escrevendo teu nome / Tatuando seu peito... ". ("Cambalhotas". Composição: Alceu Valença. Canta: A.V.).
...os males espanta!
ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!
*Hermes Alves de Oliveira (55), natural de Mossoró/RN, Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Milita nos movimentos social e sindical desde 1980, atualmente é Coordenador de Tesouraria do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Direta e Indireta do RN, na Regional do Médio Oeste em Mossoró. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição a IES, aposentou-se em setembro de 2014.