sábado, 21 de fevereiro de 2026

BDC - Coluna de Notícias n. 1.157.

 

“SISTEMA BDC / FM – Blog Democratizando a Comunicação – Coluna de Notícias e

Frequência Música Rádio (Web)”.

“Uma forma diferente de noticiar e músicas de todos os tempos, o tempo todo!”

Ano XVIII – Edição nº 1.157 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

Contatos eletrônicos:

hermesoliveira1@hotmail.com / https://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br e https://www.frequenciamusica.com.br/.

Contatos telefônicos: (084) 9.9921-5275/Tim (WA).

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, sábado, 21 de fevereiro de 2026 – Atualização aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2026. Semana: 8ª/52; dias 52/365 e faltam 313 dias para o final de ano.

 

“Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos”:


POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA! A velha vira-se pro velho e diz: - José, você observou que nosso vizinho ao sair cobre a esposa com beijos e abraços? – Sim, responde o velho. – Por que você não faz o mesmo? – Eu nem conheço ela?! Fonte desconhecida. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. Francisco Martins – Escritor e criador d’O Mané Beradeiro (www.franciscomartinsescrtor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Eis as manchetes e matérias desta edição: Hospital Alerta Aumento de Fraturas Penianas Durante o Carnaval; Luta do SINAI Resulta em Anúncio de Concursos no DETRAN, IPERN e CEASA; A Primeira Transmissão em Cores Pela Televisão Brasileira; A Soltura de Caetano e Gilberto Gil; “Dia do Cumpra-se”; Vagas Para Empregos; Do Amigo Leitor Evandro Cunha; Memória BDC; Pano Rápido; Do Mundo Artístico; Quem Canta os Males Espanta; Dedicação e Página da Danda. Boa leitura nobre leitor/a.

RIO – HOSPITAL ALERTA AUMENTO DE FRATURAS PENIANAS DURANTE O CARNAVAL. O Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA), no Rio de Janeiro emitiu um alerta para o aumento de atendimentos de fratura peniana registrados durante as épocas festivas de verão. Segundo especialistas da unidade médica, esse fator está relacionado a comportamentos típicos do Carnaval e de festas de fim de ano que registram maior frequência de relações sexuais em locais improvisados.

Segundo o hospital, apesar de ser um assunto tratado com tabu e desinformação, essa ocorrência é "relativamente frequente" e deve ser tratada com emergência.

O QUE É FRATURA PENIANA? - A fratura peniana ocorre quando há a ruptura da estrutura rica em vasos sanguíneos que permite a ereção, conhecida como túnica albugínea. Os médicos destacam que não necessariamente há a quebra do osso, mas sim do corpo interno do pênis.

O trauma ocorre quando o corpo está ereto ou quando há movimentos bruscos no órgão. "É uma situação que assusta, causa muita dor e não pode ser ignorada”, afirma Leandro Koifman, chefe do setor de urologia do Hospital Municipal Souza.

“ASPECTO BERINGELA” E TRATAMENTO - O paciente pode relatar um estalo no momento da ruptura seguida de dor intensa e inchaço que deforma visualmente o pênis com "aspecto de beringela". Em alguns casos, há sangramento pela uretra e dificuldade para urinar, devido a uma possível lesão na própria uretra. FONTE: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/rj/hospital-no-rio-alerta-para-aumento-de-fraturas-penianas-durante-carnaval/. Por Giuliana Zanin, da CNN Brasil*, em São Paulo, em 21/01/2026.

LUTA DO SINAI RESULTA EM ANÚNCIO DE CONCURSOS NO DETRAN, IPERN E CEASA Como resultado das lutas e mobilizações dos trabalhadores e da atuação permanente do SINAI-RN (Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN), o Governo do Estado anunciou a realização de concurso público para o Detran, o Ipern e a Ceasa, com a oferta de 175 vagas imediatas, além de cadastro de reserva. A medida atende a uma reivindicação antiga do Sindicato, que vem cobrando do Executivo estadual a recomposição dos quadros funcionais dos órgãos públicos.

No Detran, serão ofertadas 80 vagas imediatas, sendo 24 para nível superior, no cargo de analista de trânsito, e 56 para nível médio, no cargo de assistente de trânsito. O Ipern contará com 90 vagas, das quais 45 são destinadas a cargos de nível superior, em qualquer área, para assistente técnico previdenciário, e 45 para nível médio, no cargo de agente administrativo previdenciário. Já a Ceasa terá cinco vagas de nível superior para o cargo de técnico em abastecimento.

O Sinai-RN seguirá acompanhando todas as etapas do processo seletivo, desde a publicação do edital até a homologação do resultado, para garantir transparência, legalidade e respeito aos direitos dos candidatos e dos futuros servidores. Leia matéria completa acessando: https://www.sinairn.com.br/noticia/luta-do-sinai-rn-garante-anuncio-de-concurso-para-detran-ipern-e-ceasa/.

COLUNA ACONTECEU E ACONTECE/NDO - por Hermes Oliveira, editor:

A PRIMEIRA TRANSMISSÃO EM CORES PELA TELEVISÃO BRASILEIRA ocorreu em 19 de fevereiro de 1972, durante a 12ª Festa da Uva em Caxias do Sul (RS), realizada pela Rede Globo. O evento foi transmitido com imagens da TV Difusora de Porto Alegre e narração de Cid Moreira, utilizando o sistema PAL-M. FONTE: Agência Brasil, em 19/01/2022.

A SOLTURA DE CAETANO E GILBERTO GIL aconteceu em 19 de fevereiro de 1969, foram presos por 55 dias, acusados de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Foram levados para o quartel do Exército de Marechal Deodoro, no Rio, e tiveram suas cabeças raspadas. Era quarta-feira de cinzas, e seguiram para Salvador, onde tiveram de se manter em regime de confinamento, sem aparecer nem dar declarações em público;

O FALECIMENTO DE JOSEMAR BARRETO DE MOURA aconteceu em 20 de fevereiro de 2025, fomos amigos desde nossa infância iniciada na Rua Nísia Floresta. Filho de José Dantas (Zé Dantas do Misto) e Dona Biô (também falecidos) todos muito conhecidos no bairro Boa Vista. Josemar tinha 67 anos e lutava contra um câncer no Pâncreas.

FIQUE SABENDO... “Dia do Cumpra-se” – 21 de fevereiro. Por Rainer Sousa – Graduado em História. FONTE: https:/brasilescola.uol.com.br/historia-organizacao-independencia-brasileira.htm.

O regente confirmava seu apoio à independência ao assegurar sua permanência no Brasil no “Dia do Fico”. Logo em seguida, baixou o “Cumpra-se”.

Temendo as possíveis pretensões políticas de D. Pedro I, as Cortes de Portugal enviaram um documento em que ameaçavam o envio de tropas que trariam o príncipe regente à força para o Velho Mundo. Mediante a represália, os membros do partido brasileiro aconselharam D. Pedro I a proclamar a independência imediatamente, antes que os conflitos com as tropas portuguesas transformassem nossa independência em um movimento popular.

Temendo perder a condição de rei de Portugal, D. João VI voltou à Europa para participar das discussões que pretendiam mudar a situação política de Portugal. As Cortes Portuguesas, nome dado à assembleia que havia tomado o poder, tinham intenção de modernizar o regime político de seu país. Contudo, sob o ponto de vista econômico, tinham o expresso interesse de recolonizar o Brasil e dar fim aos privilégios assegurados pela administração joanina.

Em 1820, os portugueses organizaram a chamada Revolução Liberal do Porto. Nesse advento, lideranças políticas lusitanas formaram uma assembleia que exigia o retorno de D. João VI para a elaboração de uma nova carta constitucional. Desde 1808, este monarca se encontrava em terras brasileiras e havia transformado a cidade do Rio de Janeiro na nova capital do império.

A explicação para o tom conservador desse projeto de independência se manifestava na própria origem social de seus representantes. Na maioria, os partidários de nossa autonomia definitiva eram aristocratas rurais, funcionários públicos e comerciantes que figuravam a elite econômica local. Por isso, vemos que a possibilidade de organização de um movimento popular ou o fim do regime escravocrata foi indiscriminadamente descartada por esse grupo político.

A organização da independência brasileira.

Dessa forma, percebemos que a elite agrária e os demais membros das classes dominantes do Brasil conduziram habilmente o nosso processo de independência. Mesmo alcançando a condição de nação soberana, boa parte da população se viu atrelada às mesmas práticas e instituições que garantiam os privilégios dos mais poderosos. Sendo assim, o nosso “7 de setembro” se transformou em uma ruptura cercada por uma série de problemáticas continuidades.

A realização dessa e outras ações políticas, que sugeriam a permanência de Dom Pedro I no poder, foram determinantes para que a independência alcançasse esse modelo conservador. Nos primeiros meses de 1822, o regente confirmava seu apoio à independência ao assegurar sua permanência no Brasil no “Dia do Fico”. Logo em seguida, baixou o “Cumpra-se”, decreto que estabelecia que nenhuma lei portuguesa seria válida no Brasil sem a autorização prévia do regente.

Ao saber das intenções políticas das Cortes, as elites brasileiras se organizaram em um partido que pretendia viabilizar a organização de nossa independência. Entre as várias opções de projeto, os membros do Partido Brasileiro preferiram organizar uma transição política sem maiores levantes populares na qual o Brasil fosse controlado por um regime monarquista. Para tanto, se aproximaram de D. Pedro I, que ocupava a função de príncipe regente, e seria empossado como futuro imperador.

Dia do Cumpra-se (que nenhuma lei promulgada pela corte de Lisboa fosse obedecida, em 1821).

Entre os principais integrantes destaca-se a atuação de Gonçalves Ledo, Januário da Cunha Barbosa e José Bonifácio de Andrada e Silva. Esse último, praticante da maçonaria, conseguiu reunir vários membros da elite nas reuniões de sua loja maçônica, incluindo o próprio príncipe regente Dom Pedro I. Outra importante ação desse partido foi a organização de um documento, com mais de oito mil assinaturas, que pedia pela permanência de D. Pedro I no Brasil.

CONQUISTE SEU EMPREGO:

SUDESTE: A CRAISA – Companhia Regional de Abastecimento Integrada de Santo André, realiza CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 95 (NOVENTA E CINCO) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 12/03/2026. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 10.868,02;

MA: A Prefeitura de Bacuri, Estado do Maranhão, realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 40 (QUARENTA) VAGAS PARA AGENTE DE TRÂNSITO e GUARDA MUNICCIPAL, inscrições abertas até o dia 13/03/2026. Escolaridade exigida: ENSINO MÉDIO. Salários: até R$ 2.500,00;

PB: A Prefeitura de São José dos Cordeiros, Estado da Paraíba, realizará CONCURSO PÚBLICO, oferecendo 42 (QUARENTA E DUAS) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS. Inscrições abertas até o dia 08/03/2026. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL, MÉDIO, TÉCNICO e SUPERIOR. Salários: até R$ 4.345,07. Maiores informações acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

REGISTROS:

DE AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: “Que maravilha mestre Hermes!! Vamos vibrando com a volta do nosso querido e magnífico BDC..., avante guerreiro véi de guerra! Evandro Cunha – Eita Majestade Sábio Evandro, tamo juntos mesmo a distância física. Tu em Ribeirão Preto e euziim nesse torrão bom no país de Mossoró. Aquele abraço irmão bom, grato pela força!

Ah!, amigos e amigas, escutem nossa rádio acessando o link: https://frequenciamusica.com.br ou www.radios.com.br; no campo “buscar rádios” digite Frequência Música Mossoró – clic na lupa, espere abrir e outro clic “ouvir”. Pelo link você tem a opção de votar na enquete e escrever algo no campo “recados”.

MEMÓRIA bdc:

DIA: hoje é Dia Internacional da Língua Materna e Dia do Cumpra-se. Amanhã (22) será: Dia Mundial da Justiça Social.

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA“Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário”! DIA 21: Daniel Couto – UERN, José Maximiliano e Talita Lucena - Jornalista. SEGUIDOS POR: Crispiniano Neto – Poeta, Gleidson Rodrigues – PM, Lahyrinho Rosado – ex-Vereador, Vânia Albuquerque – Fundase e Shirley Targino – Messias Targino (2017/2020) (22); Ceição Chagas – Autônoma, Davi Costa, Eliana do Monte - CRESS, Izolda Silva - Comerciária, José Mário – TRT, Maria dos Aflitos e Rita Soares – FUNDASE, Robson Júnior – Autônomo (23), Amarildo Souza – Bancário, Caio – Bela Vista e José Mário - TRT e Leda Melo – FUNDASE (24); Adail Ribeiro – Ag. Penitenciário, Fco. Vieira – FUNDASE, Helena Lima – Professora e Maurílio Santos – Cantor e Poeta (25); Maria Emília – Professora (26). E DIA 27: Alex Polary – Sêbado, Carlos Filgueira – Prof., Paula Ferrante - Sobrinha, Kleverton Nascimento e Socorro Pereira – SêBadO.

HÁ 81 ANOS! Término da Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália. A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito. A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Monte_Castello.

PANO RÁPIDO:

TRETA NA DIREITA: NIKOLAS REBATE ATAQUE DE EDUARDO BOLSONARO E DIZ QUE EX-DEPUTADO “NÃO ESTÁ BEM”. 247 – O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) reagiu neste sábado (21) às críticas feitas por Eduardo Bolsonaro e afirmou que não há “amnésia” por parte dele nem de Michelle Bolsonaro. O parlamentar, segundo a Folha de São Paulo, também declarou que o colega de partido “não está bem” e defendeu que o foco do grupo político esteja voltado para o que considera prioridades diante do atual cenário.

As declarações foram feitas após Nikolas visitar Jair Bolsonaro (PL) no Complexo da Papuda, em Brasília. Bolsonaro está preso no local desde 15 de janeiro, por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que ordenou sua transferência da sede da Polícia Federal para o presídio. FONTE: brasil247.com.br em 21/02/2026.

DO MUNDO ARTÍSTICO:

Foi uma cantora, compositora e instrumentista brasileira. Intérprete de canções românticas, dentre elas as mais tocadas: "Fim de Tarde" e "Eu Preciso Te Esquecer". Nossa homenageada, ainda menina, foi convidada pela mãe, a cantora Sylvia Telles, para subir ao palco do Teatro Santa Rosa, no Rio, no último show da temporada do espetáculo "Reencontro", que reuniu Sylvia Telles, Edu Lobo, Trio Tamba e Quinteto Villa-Lobos, para cantar "Arrastão" (de Edu Lobo e Vinicius de Morares). Ficou órfã de mãe aos nove anos, tendo sido criada por seus avós maternos, tendo tido pouco contato com o pai. Aos dezesseis anos, após ter perdido os avós, foi viver sozinha no apartamento que era de sua mãe, em Copacabana. Nesta época trabalhava em musicais no teatro.

Ela iniciou sua carreira fazendo coro para artistas famosos em suas gravações, entre eles The Fevers, Roberto Carlos, José Augusto, Gilberto Gil, Jerry Adriani, Jorge Bem, Belchior, Simone, Rita Lee, Fafá de Belém, entre vários outros. Sua chance de "brilhar" veio, entretanto, quando uma amiga do Trio Esperança, Regina, precisou se afastar do grupo por causa da gravidez, e a substituiu em gravações e shows, ganhando experiência de público. Daí para frente ela se dedicaria completamente à arte musical.

Além das gravações em estúdio, ela foi crooner do conjunto de Chiquinho do Acordeon, um dos mais conceituados da época, durante um ano. Saiu quando Walter D'Ávila Filho, ao escutar uma canção nova de seu parceiro e também produtor na época da CBS (hoje Sony Music) Mauro Motta, se lembrou dela e de sua voz - um pouco parecida com a da mãe, mas com um timbre metálico, diferente das vozes que havia no mercado e deu-lhe, a título de experiência a “tal” música para gravar. O sucesso foi estrondoso.

A canção logo passou aos primeiros lugares das paradas. Todos queriam saber de quem era aquela voz suave e vieram os diversos convites para programas de televisão. O público jovem se identificou imediatamente com aquela menina de cabelos escorridos, tímida, que lhes derramava versos de amor. "Fim de Tarde" foi um dos grandes sucessos daquele ano de 1976 e agora menina-mulher, amadurecida pelo tempo e pelas circunstâncias, conhecia a fama. Foram vendidas mais de 500 mil cópias do compacto simples, o que lhe valeu o primeiro disco de ouro da carreira, oportunidades para excursionar e também para gravar a música em inglês e espanhol.

Aos 19 anos, se projetava nos mesmos caminhos antes trilhados com incomparável êxito pela mãe. Passou então a ser requisitada para shows, cantando do samba ao bolero. Mas sua paixão era a Bossa Nova, chegando a ser considerada a mais perfeita intérprete de "Dindi", uma das muitas músicas que havia feito de sua mãe uma celebridade e unanimidade nacional, ultrapassando as fronteiras do Brasil.

No seu primeiro LP, em 1977, regrava “Dindi”, de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira, grande sucesso na voz de sua mãe, e faz mais dois grandes sucessos, “Eu preciso te esquecer” e “Aprenda a Amar”. "Eu Preciso Te Esquecer" acabou sendo incluída na trilha sonora da novela "Locomotivas", de 1977 da TV Globo. Na trama de Cassiano Gabus Mendes a canção foi tema dos protagonistas "Milena" e "Fábio", interpretados por Aracy Balabanian e Walmor Chagas.

Ela nunca escondeu de ninguém o prazer que sentiu ao gravar "Dindi", um dos grandes sucessos de sua mãe Sylvinha Telles: "Foi uma forma de homenageá-la". A homenagem foi além, veio em forma de batalha. A mesma batalha empreendida por Sylvinha para mostrar o que queria e do que era capaz, apenas com uma diferença: a dura comparação do seu trabalho com o da mãe, a eterna luta para provar que chegou onde quis sem nunca contar apenas com o fato de ser mais uma filha da mãe famosa.

Quatro anos após o sucesso de "Fim de Tarde", em entrevista à revista O Cruzeiro, contou do seu desejo de resgatar à memória os sucessos da Bossa Nova. Seria um tributo a sua mãe e ao maior movimento da história da música brasileira. Entrou em contato com sua gravadora e discutiram esta possibilidade. A ideia, entretanto, nunca saiu da gaveta, deixando seu sonho adormecido por algum tempo.

Morte - Morreu no fim da noite de sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020, aos 62 anos, de insuficiência cardíaca e disfunção da válvula aórtica, causadas por endocardite. Era separada e teve três filhos homens, que não seguiram a carreira artística.

Reportamo-nos sobre CLÁUDIA TELLES DE MELLO MATTOS, em memória, conhecida artisticamente por “CLÁUDIA TELLES”, nasceu na cidade Rio de Janeiro/GB no dia 26/08/1957 e faleceu no dia 21/02/2020 no Rio de Janeiro – capital. Sua discografia consta de 16 discos gravados entre 1977/2009, sendo 06 compactos 10 álbuns. Dotes artísticos: cantora, compositora e instrumentista. Gêneros musicais: Bossa Nova, MPB - romântica. Atividade artística: de 1970 a 2020. FONTES: pt.wikipedia.org/wiki/Claudia_Telles.

Dentre suas composições e sucessos destacam-se: “Fim de Tarde, “Eu Preciso Te Esquecer, “Aprenda a Amar”, “A Noite Vai Chegar”, e “Pra Que Chorar”.

QUEM CANTA ...

Hoje eu sinto tanto não ter você / E nem o tempo fez eu te esquecer / E pra que chorar se você não vem / Não vem!...”. (“Fim de Tarde”. Compositores: Mauro da Motta Lemos & Robson Jorge da Costa Brito – Canta: Cláudia Telles.).

... OS MALES ESPANTAM!

Dedicamos essa EDIÇÃO: Aos dominantes da língua materna, cumpridores e agentes de justiça social.

PÁGINA DA DANDA:

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

“O Chinelo Velhinho”. (Poesia Para Criança – 04/01/2026).

 

O chinelo velhinho

Parou de fazer

Ploct, ploct, ploct.

Estava cansado

Andou bastante

Conheceu mundos. Diferentes e bonitos.

Visitou gigantes

Desfez conflitos

Pisou no chão sem atritos.

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!        

Nenhum comentário:

Postar um comentário