quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

BDC - Coluna de Notícias 883.

"DEMOCRATIZANDO A COMUNICAÇÃO – Coluna de Notícias"

"Uma forma diferente de noticiar"!

Ano XII – Edição nº 883 (geral) e 1ª do ano. Fontes de informações: rádios, TVs, jornais e e-mails.

-Contatos eletrônicos: hermesoliveira1@hotmail.com / http://democratizandoacomunicacao.blogspot.com.br/.

Contatos telefônico s: (084) 9.8125-2674/Vivo, 9.8848-2592/Oi (WA), 9.9416-4808/Claro e 9.9921-5275/Tim.

*Hermes Alves de Oliveira, idealizador e editor – Criado em 13 de outubro de 2007.

Mossoró/RN, quinta-feira. 09 de janeiro de 2020. – Edição Especial, atualizações aos sábados.

Túnel do tempo = Ano: 2020. Semana: 2/53, dias: 357/366 e faltam 03 dias para o final do ano.

"Causos, crônicas, contos, poesias e prosas democráticos":

POSIÇÃO DIFERENTE: Marido fala para a esposa. – Vamos tentar uma posição diferente esta noite? – Boa ideia! Você fica na pia lavando a louça e eu fico no sofá! Respondeu ela... .  FONTE: Pitadas de Humor – Guia Comercial com Entretenimento, novembro e dezembro/2019. Abraços, Mané Beradeiro - Cidadão da lendária e mítica São Sarauê. Contador de Causos e declamador de poesia matuta na literatura do Rio Grande do Norte. (Francisco Martins – Escritor e criador d'O Mané Beradeiro. www.franciscomartinsescritor.blogspot.com).

 

Estimados/as Amigos/as:

Acompanhando os fatos da política local, um fato recente me chamou atenção foi que alguns vereadores recusaram fiscalizar as contas do então Prefeito Francisco José Júnior ... . Estranho né? Ora, um dos principais papéis dos edis é fiscalizar os recursos aprovados por estes, fazer valer as leis fiscais, legislar em prol da população mossoroense. Boa leitura nobre leitor/a.

 

DÉBITO AUTOMÁTICO: CONSUMIDOR PODERÁ CANCELAR SEMPRE QUE QUISER. As operações de débito automático em conta passarão a obedecer novas regras para dar maior transparência e segurança ao consumidor, informou o CMN (Conselho Monetário Nacional) na quinta-feira (19/12/19). Atualmente, a norma que rege o débito automático é genérica e traz poucas especificações. Com a mudança, que valerá a partir de maio de 2020, existirá um regramento detalhado.

Um contrato de débito em conta com uma prestadora de serviços, como operadoras de telefonia e televisão, ou com instituições financeiras terá de apresentar especificamente a finalidade, a conta e o prazo da operação.

O chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, João André Calvino Marques, explica que hoje é possível que uma instituição busque qualquer conta de um cliente para fazer o débito. Isso não será mais permitido.

Em outro aprimoramento, o cliente terá o direito de cancelar, a qualquer momento, as autorizações de débito em conta. Hoje, especialmente em empréstimos e financiamentos, há situações em que o cancelamento não é permitido.

No caso de operações de crédito, o fim do débito automático poderá resultar em novo cálculo do valor das parcelas a vencer, o que pode aumentar o custo para o usuário. O Conselho Monetário também definiu regras específicas para os débitos automáticos feitos em operações de crédito. Nesses casos, o cliente poderá decidir se autoriza o acesso ao cheque especial em caso de a conta estar sem fundo no dia da cobrança.

Em outra situação, se não houver recursos suficientes em conta no dia do vencimento, o banco será proibido de fazer novas tentativas de débito na conta em dias posteriores. "É decisão do cliente ter o recurso na conta no dia do pagamento. Se ele não tinha, ele decidiu por não pagar", disse Marques. Segundo ele, se isso ocorrer, a dívida entrará em processo de cobrança e renegociação pelas instituições. FONTE: Folha Online - 19/12/2019, na base dados do sito: sosconsumir.com.br, em 20/1/2019.

 

OPERAÇÃO SORRISO SERÁ NA PRÓXIMA SEMANA. A secretária de Saúde Saudade Azevedo assinou, mês passado, ao lado do diretor executivo da Operação Sorriso Charles Rosenburst, um termo de cooperação para a realização de mais uma edição da Operação Sorriso em Mossoró. Com a assinatura do termo, a missão solidária acontecerá entre os dias 13 e 18 de janeiro um mutirão de profissionais de várias partes do mundo e estarão resgatando a autoestima de inúmeros mossoroenses, pessoas de cidades circunvizinhas e de outros estados que têm o lábio leporino ou fenda palatina.

Todos os indivíduos que têm a necessidade da cirurgia devem comparecer na triagem que vai ser realizada na segunda-feira (13) no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado (PAM do Bom Jardim). Os procedimentos cirúrgicos devem ocorrer entre os dias 15 e 18 no Hospital Wilson Rosado. A previsão é que, pelo menos, 50 cirurgias sejam realizadas.

A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria de Saúde, vem assegurando as condições necessárias para que o mutirão solidário se instale mais um ano no Município. A Prefeitura tem um papel decisivo para trazer a Operação Sorriso à cidade porque assegura todo apoio logístico à concretização dos procedimentos.

No ano passado vieram para Mossoró 70 voluntários da Operação Sorriso oriundos de países como o Brasil, Guatemala, Honduras, Marrocos, Estados Unidos, Suécia e Equador. Pelo site da Prefeitura de Mossoró inscreveram-se 440 e foram escolhidos 125 para as atividades durante a triagem no PAM. A Marinha do Brasil também contribui com a missão realizada em Mossoró. FONTE: defato.com, publicado em 12/12/2019.

 

BRONCA DO LEITOR/INTERNAUTA (648): Fico triste em publicar isso, mas hoje (08/01) enxerguei que podemos incentivar as pessoas a terem uma atitude ecológica. Estamos no quinto dia de coleta de lixo derivado de petróleo na praia, na nossa querida Tibau, quarenta minutos por dia, já coletamos três picapes cheias - quantas pessoas têm na praia de Ttibau hoje? Agora? Já pensou se todos coletassem cinco lixos? Cinco apenas, vezes a quantidade de pessoas, teríamos uma praia limpa, exemplo para o Nordeste! Esta nossa visão ecológica foi muito incentivada pelas filhas: Verônica Medeiros Negreiros, Marília Negreiros e Beatriz Negreiros. Uma bióloga, já doutora, outra engenheira ainda fazendo mestrado na Universidade de Stuttgart, Alemanha. Porfírio Negreiros, via facebook, na base de dados do Blog de Tibau – Por Lúcia Rocha, em 08/01/2020.

 

FIQUE SABENDO... "08 de janeiro – Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia". FONTE: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-fotografo/.

É comemorado anualmente em 8 de janeiro, a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico.

Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

ORIGEM DO DIA NACIONAL DA FOTOGRAFIA.

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.

No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris.

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

 

CONQUISTE SEU EMPREGO:

BA: A Prefeitura do Catu/BA realizará PROCESSO SELETIVO oferecendo 361 (trezentas e sessenta e uma) VAGAS PARA VÁRIOS CARGOS, inscrições abertas até o dia 16/01/2020. Escolaridade exigida: FUNDAMENTAL / MÉDIO / SUPERIOR. Salário: até R$ 3.600,00;

 

RN: A UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte realizará CONCURSO PÚBLICO oferecendo 09 (nove) VAGAS PARA PROFESSORES, inscrições abertas no período de 20/01 a 18/02/2020. Escolaridade exigida: SUPERIOR. Salário: até R$ 10.074,18. Maiores informações do edital acesse o site: www.pciconcursos.com.br/concursos.

 

PANO RÁPIDO:

RAPIDÍSSIMO DE BRASÍLIA: # LIDERANÇAS POLÍTICAS SUL-AMERICANAS estigmatizadas por desvios de recursos públicos propagam que são vítimas em processos dirigidos por magistrados a serviço de interesses que criminalizam a justiça. Um dos personagens é Lula da Silva, duas vezes presidente do Brasil e premiado cabo eleitoral de sua sucessão. O petista foi condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Também enquadrados como usuários de dinheiro público para ampliação dos seus investimentos, citam-se argentina Cristina Kirchner, peruano Ollanta Humala e equatoriano Rafael Correa. Do quarteto, apenas Kirchner tem hoje mandato popular. Depois de presidente reeleita, foi senadora e, agora, é vice de Alberto Fernández, novo dirigente nacional também alinhado ao peronismo. Na contabilidade dos quatro há um denominador comum: Odebrecht. A empreiteira é ré confessa nos países de Lula, Kirchner, Humala e Correa.

# REFORMAS ADMINISTRATIVA ESTÁ NA PAUTA - Manifestação oficiosa: em fevereiro, o Palácio do Planalto encaminha ao Congresso Nacional proposta da reforma administrativa. Presidente da República repete declaração: "O projeto não vai mexer na estabilidade dos servidores atuais". Certamente, vai alterar regras para os funcionários que ingressarem no serviço público após mudanças na legislação, explicita Jair Bolsonaro.

# LEGISLATIVO PÕE BOLSONARO NA BERLINDO - Não se trata apenas de previsão interesseira sobre reforma do primeiro escalão do governo Bolsonaro. Ampliam-se comentários a respeito da insensibilidade política e administrativa do Presidente da República. Maioria dos ministros é criticada – alguns, até agredidos com expressões grosseiras por parlamentares que prometem reação forte contra "esses despreparados e arrogantes". Um senador, do grupo que faz interlocução com o Palácio do Planalto, prevê que as mudanças "podem e devem ocorrer antes do primeiro de abril, Dia da Mentira". FONTE: Walter Gomes - Jornalista, https://walgom.com.br, de 05 a 08 de 2020.

 

REGISTROS:

AMIGOS/AS DE PARABÉNS NA SEMANA!"Chegou a hora de apagar a velinha / Vamos cantar, aquela musiquinha! / Parabéns! / Parabéns! Pelo seu aniversário"! DIA 05: Benedita Paiva – DATANORTE, Hamilton Vieira – Professor e Tiago Mateus – Imprensa. SEGUIDOS POR: Márcio Costa – Jornalista e Tárzia Medeiros – Psol (06); Luiza Roldão – Autônoma, Fernando Andrade – Recife/PE, Haroldo – Despachante, Marcos Romero – Comerciário, Matheus Romero - PM e Neófita Maria de Oliveira – UERN (07); Ana Paz – Autônoma e Eliane Fernandes – Professora (08); Ady Canário – Professora, Fátima Resende – SINTAUERN, Disraeli Moura – Letras, Jane Nogueira – UERN, Pedro Nobre – Corretor, Sueldo Leite - Professor e Tuca Viegas – Jornalista (09); Olegário Gurgel – Prof. (10). E DIA 11: Daisy Fernandes – Professora e Aldivete Maria – UERN.

 

DO AMIGO/A LEITOR/INTERNAUTA: "Olá Hermes. Desejo a você, um feliz 2020, enfim ano novo, espero que a sociedade comece a buscar alternativas para um mundo de vivencia melhor do que foi até agora na existência da humanidade. Que a busca da solidariedade se torne a meta principal da boa vida. A tecnologia esteja a serviço do homem e não a sua escravização, sempre no sentido da busca do ser mais. Enfim que este novo venha como processo apareça e se evidencie para todos em 2020. Muito sucesso a todos. Abraços, Pedro Ernani Kosiba".Corretíssimo amigo Pedro, corroboro com sua linha de pensamento. Como cita o Diassis Linhares (grande desportista mossoense): "Deus ainda credita no homem – só ele têm razões para isso". Saúde e paz amigo Pedro!

 

MEMÓRIA:

DA EDIÇÃO Nº 831/2018 (em 27/11): UBER: aplicativos poderão ter limite de comissão por corrida; Fux revoga auxílio-moradia para juízes; Santino Arruda, repórter por uma edição! Fique sabendo... "27 de novembro – Dia do engenheiro e técnico de segurança no trabalho";

DA EDIÇÃO Nº 832/2018 (em 02/12): Carteira verde-amarela pretende instituir a novidade da elisão trabalhista; 14º CONSINAI: "O estado e as reformas, para que e para quem"; XIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do RN; Cláudio Palheta, repórter por uma edição; Bronca do leitor/internauta (603) – por Carlos Escóssia; Fique sabendo... "Novembro Azul chama atenção para saúde integral do homem". Fonte: www.diariodepernambuco.com.br, em 06/11/2018.

DIA: ontem foi Dia Nacional da Fotografia e Dia Nacional do Fotógrafo. Hoje é Dia do Astronauta e Dia do Fico (esse deu-se em 9 de janeiro de 1822 quando o então príncipe regente D. Pedro de Alcântara foi contra as ordens das Cortes Portuguesas que exigiam seu retorno à Portugal).

 

DO MUNDO ARTÍSTICO:

É um cantor e compositor brasileiro, filho de músicos, começou a carreira musical em 1989 quando decidiu, ao lado do irmão Fernando e do primo Juliano, montar o Só Pra Contrariar (SPC), nome dado em homenagem à canção do Fundo de Quintal, banda que atingiu grande sucesso em pouco tempo. Quando aprendeu a tocar em seu cavaquinho o samba "Só Pra Contrariar", do grupo Fundo de Quintal, nosso homenageado não imaginou o quanto essa canção seria importante para sua carreira. Reuniram alguns amigos de Uberlândia, no estado de Minas Gerais; vizinha de sua cidade natal; e começaram os ensaios. A década de 1990 foi de extrema importância para o grupo, que viu suas vendas crescerem ao longo da década. As apresentações em Uberlândia levaram o grupo a gravar o primeiro álbum em 1993, intitulado Que Se Chama Amor. Após lançar sete discos com o SPC, ele parte para carreira solo com o disco É Por Amor de 2001, dedicado ao mercado internacional. Mesmo cantado em espanhol, o álbum ganhou uma versão em português. Com as músicas "Que Se Chama Amor", "A Barata" e "Domingo" que estouraram nas paradas das rádios brasileiras, o grupo de pagode ganhou fama nacional, gravou mais seis álbuns de sucesso e alcançou a impressionante marca de três milhões de discos vendidos com um único trabalho e 10 milhões ao todo. A carreira internacional do cantor também teve início com a banda. O sucesso das músicas "Depois do Prazer" e "Mineirinho", lançadas no Brasil em 1997, levou o SPC a gravar um álbum em espanhol, que vendeu 700 mil cópias nos países hispânicos. O sucesso fez com que, em 1999, o cantor fosse convidado por Gloria Estefan para gravar um dueto na música "Santo Santo", que o consagrou como um dos grandes intérpretes da América Latina. Mesmo em turnê com o SPC, em 2001 chegou às lojas seu primeiro álbum solo em espanhol, É Por Amor, que depois ganhou versão em português. Produzido por Emílio Estefan e dirigido ao público internacional; ele mudou o estilo e trouxe várias baladas românticas. A música "Usted Se Me Llevó La Vida" entrou na trilha sonora da novela Porto dos Milagres e o consagrou como o mais novo intérprete nacional de sucesso. Sem conseguir acompanhar todos os compromissos, o cantor deixou o SPC em 2002, depois de uma apresentação para mais de 14 mil pessoas em Nova York. A boa produção do primeiro álbum rendeu, em 2002, um Grammy na categoria "Engenharia de Som" e o reconhecimento da revista Billborard, com o prêmio no Latin Music Awards, de "Melhor Artista do Ano" em 2001. No mesmo ano, lançou "Minha Vida Minha Música", um projeto da BMG que trouxe participações especiais e alguns depoimentos de artistas. No álbum de Alexandre, a atriz Susana Vieira narrou a faixa de abertura. Em 2003, lançou o terceiro disco solo, Estrela Guia, com versão em espanhol para os países latino-americanos e Europa. O álbum contou com as participações de Alejandro Sanz em "Solo Que Me Falta" e de Rosário Flores na música "Inseguridad". Além disso, cantou para o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, a música "Garota de Ipanema", de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em português, na comemoração do mês da Independência Hispânica nos Estados Unidos. Para aumentar a sua participação no mercado musical americano, foi lançada uma tiragem especial de Estrela Guia, acompanhada de um DVD com os videoclipes já gravados pelo artista em foco. No ano seguinte, o cantor voltou ao Brasil e realizou diversas apresentações por todo o país, enquanto preparava seu novo trabalho inédito. Em Alto-Falante, lançado em 2004, expôs seu pensamento e mostrou um repertório quase que totalmente autoral. A exceção é uma música inédita de Jorge Vercilo, "O Que Você Fez", em rhythm and blues americano. Gravado no estúdio do artista, em Uberlândia, o álbum contou com as participações de Fat Family, Sampa Crew, Netinho de Paula e a dupla Caju & Castanha. Em 2005, lançou o disco Meu Samba. O álbum, que contou com a produção de Cláudio Rosa, marca o retorno do cantor às raízes do samba. Ainda em 2005, no Dia Nacional da Consciência Negra, ele recebeu o Troféu Raça Negra, na categoria "Melhor Cantor". Em 2007, lançou mais um álbum, visando o mercado exterior e também foi um dos seus grandes sonhos, que era gravar um álbum só com canções de Julio Iglesias, intitulado A un idolo. Mas foi em 2008 que seu maior sonho foi realizado, no dia 8 de janeiro de 2008, data em que comemora seu aniversário, foi gravado em sua cidade natal o seu mais recente álbum, o CD e DVD Em Casa. Com uma equipe de 150 pessoas e afirma ter acompanhado tudo de perto. Destaque para as canções "Pode Chorar", e "Delírios de Amor" com o Grupo Revelação, além de canções conhecidas da carreira do cantor. O DVD conta com a participação também de Ivete Sangalo, Daniel, Alcione, Perlla e dos cantores angolanos Yolá Araújo e Anselmo Ralph. Em 2010, nosso artista volta com um CD de inéditas, intitulado Mais Além. O álbum extraiu os sucessos "Eu Sou o Samba" que conta com a participação de Seu Jorge e as baladas "Quem é Você" e "Erro Meu". O álbum rendeu no ano seguinte um CD/DVD ao vivo: Mais Além - Ao Vivo. Em 2012, grava seu terceiro DVD da carreira solo em São Paulo no dia 11 de abril de 2012, intitulado Eletrosamba, com a participação de Cláudia Leitte, Xuxa, Abadia Pires, Só Pra Contrariar e Mumuzinho. Em março de 2013 retorna ao grupo Só Pra Contrariar para turnê em comemoração dos 25 anos de carreira do grupo. Foi prometido uma turnê de pelo menos 3 anos, e ainda, novo CD e DVD. O cantor já estava 11 anos em projetos solo. Em 2017, lança o novo trabalho, em CD e DVD, intitulado "DNA Musical" que exploram as influências essencialmente do cancioneiro da MPB que o cantor teve da família. O trabalho conta com as participações de Caetano Veloso, Milton Nascimento, Jorge Ben Jor, Martinho da Vila, Gilberto Gil e Djavan. Em 2018 e 2019, lança a turnê "Baile do Nêgo Véio", com 3 horas de show, cantando clássicos dos anos 90, com músicas de pagode, axé e outros estilos da época e claro, com as músicas do Só Pra Contrariar, grupo que o consagrou. Foi lançado um CD gravado no Rio de Janeiro e 2 DVDs da turnê de um show em Jurerê internacional, Santa Catarina. VIDA PESSOAL – O cantor é casado com a consultora de moda Sara Campos desde 2008. Reportamos-nos sobre ALEXANDRE PIRES DO NASCIMENTO, conhecido artisticamente por ALEXANDRE PIRES, 44 anos, nasceu no dia 08/01/1976 na cidade Urberlândia/MG. Sua discografia consta de 60 discos gravados entre 1993/2018, sendo 08 discos em estúdios (2001/2017), 04 álbuns ao vivo (2008/2018), 04 em espanhol (2001/2007), 04 coletâneas (2006/2011), 15 singles (2001/2015), 02 em espanhol (2007/2011), 03 DVDs (2008/2012), 11 álbuns com o SPC (1993/2013), 02 DVDs com o SPC (2002/2013) e 07 versões de músicas estrangeiras. Dotes artísticos: compositor, cantor e barítono. Instrumentos: cavaquinho, violão, baixo e pandeiro. Gênero: samba, pagode e pagode-romântico. Atividade: desde 1989. FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexandre_Pires.

 

DEMOCRATIZANDO A POESIA (poesia para crianças):

(https://rosangelatrajano.com.br).

 

POESIAS PARA CRIANÇAS.

 

"Menino da Vizinhança". (Rosângela Trajano).

 

O menino da vizinhança
Fez ontem um rebuliço
Era já tarde da noite
Menino, pare com isso.

 

O menino da vizinhança
Gritou e esperneou
Não se sabia o que era
Bem muito chorou.

 

O menino da vizinhança
Do remédio reclamou
Uma simples pomadinha
No seu corpo a mãe passou.

ESTA EDIÇÃO É DEDICADA: aos fotógrafos e aos astronautas.

QUEM canta ...

Sai pra lá, se manca, vê se me esquece / Não agüento mais já estou com estresse / Se dou a mão, quer logo o pé / Isso me aborrece / Sai pra lá bicão, sai pra lá mané / Vê se desaparece ... . ("Sai da Minha Aba - Bicão". – Autor: Alexandre Pires & Lourenço. Canta: A.P.).

... os males espanta!

ANTES DE IMPRIMIR REFLITA SE É REALMENTE NECESSÁRIO, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

*Hermes Alves de Oliveira (60 anos), é sindicalista, natural de Mossoró/RN e Técnico-Administrativo aposentado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, admitido em 1º de agosto de 1976. Por vinte anos dedicou seus serviços no então Instituto de Letras e Arte - ILA, hoje FALA – Faculdade de Letras e Artes, onde ocupou o cargo de Secretário da FALA por quatro anos. É sócio fundador da antiga AFFURRN – Associação dos Funcionários da FURRN (hoje SINTAUERN) onde ocupou o cargo de tesoureiro na gestão 1985/1988. Em 1997 integrou equipe da Assessoria de planejamento da UERN (1997/1998), passou pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (03 anos), e foi Membro (suplente) do Conselho Curador da FUERN – Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2008/2010). Integrou o CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social (como suplente na primeira gestão em 1996/2000) e assumiu a titularidade (2000/2002) e posteriormente o CMS – Conselho Municipal de Saúde (2003/2006). Foi editor e apresentador do Programa Trabalho e Cidadania pela extinta FM Alternativa (96,5) no período de 2001/2006. A partir de março/2010 passou a colaborar mensalmente para o jornal impresso O Jabá assinando a Coluna Arrumadinho. De 18/07/2012 a 09/09/2014 foi suplente no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social, representando a Sociedade Civil pelo SINAI. Por treze anos (2001/2014) trabalhou na Faculdade de Direito da UERN, lotado no Departamento de Direito e depois na Secretaria da Faculdade que, completados 38 anos de contribuição à IES, aposentou-se em setembro de 2014. É funcionário da DATANORTE (ex-COHAB) desde outubro de 1981. Militou no movimento estudantil (1978/1981), nos movimentos social e sindical desde 1980, a partir de 1995 ocupou vários cargos como diretor do SINAI – Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN e no SINAI - Regional do Médio Oeste em Mossoró. Em 23/11/2016 tomou posse no Conselho de Representantes Sindical do SINAI para mandato até 31 de maio de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário